Resenha 390 | Agora e para sempre, Lara Jean

Oi, pessoal, tudo bem?

Sumida, sim, mas ainda esperançosa de que consigo manter tudo no lugar por aqui.
Hoje vamos falar do livro que encerra a história de Lara Jean, da série "Para todos os garotos que amei". Tem resenha dos anteriores aqui: Para todos os garotos que amei | P.s ainda amo você

Título: Agora e para sempre, Lara Jean
Autor: Jenny Han
Páginas: 336
Editora: Intrínseca
Livro cedido em parceria com a editora


Sinopse: Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta.
Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás.
Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?

O que eu vou falar talvez choque um pouco os fãs dessa série, mas  não consegui me apaixonar pelo livro. O que me chamava a atenção nos livros anteriores é que, além de super fofinhos, mostravam uma Lara Jean ainda dependente e muito fechada, que precisa ganhar segurança e lidar com várias situações como o primeiro namorado, a perda de uma pessoa querida, a ida da irmã mais velha para outro país...

A questão é que, mesmo após três livros, Lara Jean continua insegura ( às vezes até um pouco chata) Isso me fez questionar se ela era assim nos livros anteriores e eu não havia notado. "Agora e para sempre" se passa no final de ensino médio, às vésperas da faculdade, e mesmo assim Lara Jean ainda tem comportamentos muito infantis que poderiam ser justificáveis em uma adolescente de 15 anos, mas não em uma pessoa que é quase maior de idade. Veja bem, eu entendo que realmente é uma grande pressão ter que entrar para a faculdade, escolher o curso que provavelmente será a sua profissão para a vida toda, talvez  ter que sair de casa para morar em um campus distante. Eu entendo. Mas além de todas essas dúvidas, Lara Jean não me passou muita maturidade, coisa que a Kitty, irmã mais nova dela, tem em muitas situações.


Admito que foi um pouco difícil ler o livro. Ainda que eu tenha muito carinho pela personagem, afinal eu adorei os livros anteriores, o que mais me incomodou é que Lara Jean prefere agradar as outras pessoas e simplesmente ignora o que é melhor para si. Detesto esse pensamento "mártir" e a falta de atitude dela em alguns momentos. Queria que a Lara Jean se arriscasse mais e saísse da zona de conforto que ela quase nunca sai. 

A história pode ser bem doce, assim como os volumes anteriores, mas é previsível, chega a ser arrastada em algumas partes. Acho que eu me interessaria mais pelo livro se ele abordasse o futuro dos personagens, de repente no final da faculdade. Optar pela trama em um período tão recente foi mais do mesmo. 

Claro que foi bom rever personagens e, principalmente, saborear um pouco mais da escrita da Jenny Han, que sempre vai ser um enorme prazer. O final do livro é muito bom, o que reforça ainda mais o conceito de romantismo. Lara Jean e Peter realmente foram feitos um para o outro. Mas, "Agora e para sempre, Lara Jean" é o típico exemplo de série que não precisava de mais um livro para ficar bom, bastava os dois primeiros. 



0 comentários:

Deixe seu comentário

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!