Resenha 388 | Os 27 crushes de Molly

Fala, galera, tudo bem?

Se você leu e amou "Simon vs a agenda homos sapiens" precisa ler o novo livro da autora, "Os 27 crushes de Molly". Confere aí na resenha o que eu achei desse lançamento da Intrínseca. 

Título: Os 27 Crushes de Molly (The Upside of Unrequited)
Autora: Becky Albertalli
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Livro cedido em parceria com a editora




Sinopse: Molly já viveu muitas paixões, mas só dentro de sua cabeça. E foi assim que, aos dezessete anos, a menina acumulou vinte e seis crushes. Embora sua irmã gêmea, Cassie, viva dizendo que ela precisa ser mais corajosa, Molly não consegue suportar a possibilidade de levar um fora. Então age com muito cuidado. Como ela diz, garotas gordas sempre têm que ser cautelosas.



Molly e Cassie são gêmeas e não poderiam ser mais diferentes, não só fisicamente como na personalidade. Aos 17 anos, Cassie já passou por mais experiencias que a irmã, que coleciona crushes (um total de 26) e nenhum beijo na boca. Molly é gorda e isso faz com que ela se sinta insegura por medo de rejeição.

As irmãs, antes inseparáveis, se distanciam quando Cassie começa a namorar Mina. Sentindo-se ainda mais sozinha, Molly passa a se dedicar ao trabalho de férias em uma loja de móveis. É lá que ela conhece Reid Wertheim, um nerd fã de Tolkien, Game of Thrones e de tênis extremamente brancos. Ele é filho dos donos da loja e se torna, oficialmente, o crush número 27 de Molly.

Desde "Simon" percebi que Becky tem o dom de tratar "tabus" com naturalidade, o que faz com que suas histórias sejam muito palpáveis. Aqui o destaque é para a gordofobia, sem esquecer o amor entre pessoas do mesmo sexo. Mas primeiro vamos falar sobre a necessidade de nos importarmos com o peso dos outros. O interessante desse tema é que ele já se manifesta nas próprias resenhas de “27 crushes” quando colocam Molly como alguém "fora dos padrões" para justificar o fato dela ser gorda. Afinal, quem inventou esses padrões? Molly não precisa se enquadrar e é isso que ela descobre ao longo do livro.



Nossa protagonista sofreu bullying no colégio por ser gorda, o que reflete nas atitudes que leva para o presente. Isso significa se esconder em cardigãs e roupas compridas, achar que ninguém nunca vai olhar para ela e até ter medo de esmagar algum futuro namorado durante o sexo. A verdade é que o relacionamento da irmã acaba afetado Molly e faz com que ela se sinta ainda mais sozinha. Felizmente, com o tempo ela vai ganhando confiança e Reid é o principal responsável desta transformação.

A autora potencializa a diversidade através da família de Molly e Cassie. Elas tem duas mães incríveis. Durante o livro o casamento gay é aprovado nos Estados Unidos e é super legal ver essa celebração do amor.

Lúdico e inteligente, "Os 27 crushes de Molly" é uma história que poderia ser sua ou a de qualquer pessoa a sua volta.





2 comentários:

  1. Oi, Kel!

    A capa desse livro é maravilhosa! Quero muito ler porque vai além de um livro adolescente comum, abordando temas sérios e necessários. Nunca li nenhuma obra dessa autora, mas também quero demais ler Simon vs. A agenda Homo Sapiens!

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  2. Saudações Lady Kel,
    Simon vs a agenda homos sapiens está na lista de leituras, e acabei de adicionar mais um livro da autora.
    Gosto de sair da frase "fora dos padrões". Ela é tão ofensiva. Tão feia e pesada! Difícil não valorizar alguém que coloca isso em suas obras e faz questão ser apenas algo natural ♥ além das questões "polêmicas" do relacionamento homo. Torcendo para conseguir colocar no carrinho logo!

    Venha visitar o Castelo
    Att.
    A Rainha ♛ The Queen's Castle
    As vidas impossíveis de Greta Wells
    Norse Mythology/Mitologia Nórdica
    O gigante enterrado

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!