Semana Loney | Terror psicológico

E ai, pessoal?

Essa semana a Intrínseca organizou com os seus parceiros um especial do livro Loney, cuja resenha vocês conferem na sexta-feira, então voltem aqui para lerem o que eu achei. Mas em linhas gerais, trata-se de um terror psicológico. Eu sou uma pessoa medrosa? Eu sou uma pessoa medrosa! Mas até que eu gosto de um suspense psicológico. E você, gosta também?

Existe uma linha tênue que separa o terrorzão clássico (O exorcista, Pânico, e todos os discípulos do King) daquele terror que mexe mais com a sua cabeça, que faz o seu inconsciente. Falar de um terror/suspense psicológico é ir além de uma carnificina, massacre da serra elétrica, zumbis comedores de cérebro, criancinhas psicopatas e bonecos assassinos. 

Muitas das vezes, a simples sugestão de que algo não está certo surte um efeito bem mais devastador que uma cena de susto ou sangue. Quando o medo está implícito, as chances dele ficar com você depois de ver o filme ou ler um livro, são muito maiores.

Loney é exatamente assim. O livro traz as lembranças de Tonto da época em que ele, seu irmão mudo e sua mãe extremamente religiosa, fizeram uma peregrinação até um povoado na Inglaterra, na década de 70. Claro que o local é sinistro, a atmosfera é sombria e você vai ficar o livro inteiro com os olhos atentos, esperando por algo terrível que pode acontecer, mas você não sabe quando isto pode acontecer. 

Como este livro, existem vários outros que seguem o gênero de terror psicológico. Por isso, separei algumas dicas por aqui.


Garota exemplar





Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?



Caixa de pássaros





Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.



As gêmeas do gelo




Um ano depois de Lydia, uma de suas filhas gêmeas idênticas, morrer em um acidente, Angus e Sarah Moorcroft se mudam para a pequena ilha escocesa que Angus herdou da avó, na esperança de conseguirem juntar os pedaços de suas vidas destroçadas. Mas quando sua filha sobrevivente, Kirstie, afirma que eles estão confundindo a sua identidade — que ela é, na verdade, Lydia — o mundo deles desaba mais uma vez. Quando uma violenta tempestade deixa Sarah e Kirstie (ou será Lydia?) confinadas naquela ilha, a mãe é torturada pelo passado — o que realmente aconteceu naquele dia fatídico, em que uma de suas filhas morreu?'



Já leu algum?

4 comentários:

  1. Já li caixa de pássaros e adorei. As gêmeas de gelo, não é um livro tão aterrorizante assim

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo Loney.. super na expectativa! sexto volto aqui pra ler sua resenha. Da lista já li garota exemplar e caixa de pássaros, ambos são bons! posta mais na listinha pra gente!

    ResponderExcluir
  3. As gêmeas do Gelo terminei de ler antes de ontem e bom, eu gostei do livro, porém achei um pouco confuso o final. :/

    A minha nota sobre o livro foi: 4 no skoob.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adoooro um terror psicológico, desses que você indicou só não li o das gêmeas. Tenho uma estante cheio de livros e 90% é nessa temática. Gosto de histórias que nos envolve de uma forma desconcertante, que nos prende e nos faz prender a respiração. Iniciei a leitura de Loney, confesso que ainda não achei o que todos que leram tem falado, mas como ainda estou no início acredito que irei me surpreender. Estou com o mais novo livro da Gillian Flynn "O adulto" (li todos dela),também gosto muito dos livros do King, terminei o "Mr Mercedes" que por sinal é maravilhoso e não tem aquela pegada de terror característico. É muito inteligente e prende bastante. Mas voltando para o Loney, estou ansiosa para terminar a leitura.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!