31 maio 2016

# Papo Literário // O drama das séries

Oi pessoal, tudo bem?

Ô assunto para ter polêmica é a questão das séries. Porque, realmente, é chato ter que esperar tanto tempo para poder ler a continuação. Muitas vezes o autor sequer começou a escrever a sequencia e já tem aquele mala no facebook da editora querendo saber quando que vai sair.





Sei exatamente como você se sente, porque eu sou uma pessoa totalmente ansiosa e esperar para ler minha série preferida é realmente uma droga. Às vezes o livro terminou naqueeeela parte crítica e você daria o mundo para saber o que vem a seguir. 

Mas, vim aqui para explicar o que se passa neste gap entre um livro e outro da série. 

Tirando o fato de que, muitas vezes o autor ainda está escrevendo a sequencia quando o anterior é lançado, é preciso levar em consideração que o livro precisa ser traduzido, revisado, diagramado, impresso... e isso, amigos, não dá para fazer em um mês.

Claro que algumas exceções acontecem. Mas, na maioria das vezes, as editoras precisam aguardar o recebimento do material que vem de fora. É preciso começar a tradução. E muitas traduções, principalmente de livros de fantasia época, são bem chatinhas de serem feitas. É preciso muito cuidado para não sair muito da ideia original. 

Feito isso, o livro passa para a revisão, afinal ninguém gosta de receber um exemplar cheio de erro de português. Em seguida vem a diagramação,  A capa é feita em paralelo a todo este processo. Com tudo isto em mãos, o livro é levado para a impressão.

E aí fica a pergunta: dá para fazer isto tudo (sem levar em consideração que a editora não publica APENAS o seu livro preferido) em um mês?


Pois é, gente, não dá! A espera dói, a espera machuca mas, no final, acaba valendo a pena. E, acreditem, não é vantagem nenhuma para a editora demorar tanto assim na publicação de uma série de sucesso. Mas, às vezes é preciso olhar além do comportamento de consumidor e pensar em todo o processo para que aquele produto lindo e divino chegue nas suas mãos.

3 comentários

  1. E quando a editora desiste de lançar o resto da série? Só tristeza.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Filmes Séries Online
    Eu procurei por um item como este, e felizmente encontrei aqui.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, Kel!
    Assim, eu não sou muito de séries (talvez justamente por causa disso haha), então sempre espero lançar pelo menos dois antes de começar a ler. Só que esses tempos eu li um que eu NÃO SABIA que seria duologia e agora o segundo foi lançado mas não tenho dinheiro pra comprar :'( tristeza define
    E tem também um livro de parceria que eu já sabia que seria duologia, só não imaginava que ficaria tão curiosa pela continuação.
    O negócio é ficar de boa, fingir que não leu e deitar e esperar :/

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!