03 maio 2016

# Papo Literário // Desdobramentos do plágio

Oi pessoal, tudo bem?

Há duas semanas comentei sobre um instagram que havia plagiado o banner do blog, vocês lembram?
Se não, basta clicar aqui e ler o meu relato (WWW). E hoje eu quero explicar que fim levou toda essa história!

Antes de fazer o post aqui no blog eu já havia notificado a dona do instagram sobre a violação de direitos autorais, denunciei o perfil diversas vezes, mas nada parecia adiantar. A sensação de impotência só aumentava. Tudo proporcional à minha irritação. Como um último recurso, desabafei por aqui e escrevi um e-mail para o instagram reclamando.

Dois dias depois eles me responderam falando que "ainda não estava claro" (?) que eu havia sido vitima de plágio. Foi aí que enviei para eles todas as trocas de e-mails com a ilustradora, desde o inicio das negociações da imagem.

No dia seguinte, o Instagram me notifica avisando que a imagem foi retirada do tal perfil. O alívio foi enorme!! Ainda assim eu continuei visitando o instagram para me certificar de que ele não iria voltar a utilizar a mesma ilustração. Para a minha surpresa, menos de uma semana depois o mesmo, finalmente, foi desativado! Completamente!




Foi um pequeno estresse para que eu conseguisse o meu direito: usufruir da imagem encomendada de forma exclusiva. Mas fiquei satisfeita em ver que, pelo menos, a rede social, se mostrou solicita e preocupada em resolver o meu problema.

Não desejo que ninguém passe por alguma situação semelhante. Mas, caso isso aconteça com você, vá fundo até conseguir um esclarecimento. Não dá para fazer vista grossa e simplesmente “deixar para lá”. Infelizmente na internet ainda não existe uma lei (e uma fiscalização) realmente eficaz para inibir o plágio. Mas a minha dica é: salvem todas as conversas, tudo o que possa provar que aquela ilustração (layout, banner, o que for) é realmente seu.

Obrigada mais uma vez a todos que me ajudaram a denunciar o perfil!

4 comentários

  1. Nossa que situação desagradável. Ainda bem que teve um fim justo.
    Parabéns pela determinação. Abraçado!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kel, tudo bem?
    Que situação complicada né?
    Parabéns por ter ido tão longe, não sei se eu teria saco para correr atrás sabe? Mesmo sabendo que é isso que devemos fazer.
    E que bom que você conseguiu resolver tudo :)
    Mas ao mesmo tempo, acho que surtaria. Tipo no meu novo livro, eu paguei por cada ilustração para ser única. Se alguém copiar, acho que também vou ficar muito brava :P
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você conseguiu resolver. Normalmente as redes sociais cagam na nossa cabeça quando tentamos entrar em contato com elas.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que deu tudo certo, Kel!
    Infelizmente muita gente ainda acredita que Internet é terra de ninguém e "se tá no google, eu posso pegar" ¬¬ já vi dessas em grupo de blogueiras
    Enfim, tomara que não aconteça de novo :)

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!