Resenha 345 | Simon vs a agenda Homo Sapiens

Oi pessoal, tudo bem?

Precisamos falar de "Simon vs a agenda Homo Sapiens"! Precisamos falar desse livro tão fofo e tão maravilhoso que chegou às livrarias pela Intrinseca.

Título: Simon vs a agenda Homo Sapiens
Autora: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Livro cedido em parceria com a editora


Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu. Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.


Simon tem 16 e é gay, mas ninguém pode saber disto. Não que ele tenha vergonha de ser gay ou porque tenha medo de ser aceito, mas ele tem medo da necessidade de se assumir publicamente. No tumblr do colégio, Simon descobre que outro aluno também é gay e eles começam uma troca de e-mails, usando pseudônimos, onde conversam abertamente sobre o dia a dia e sobre como se sentem diante da sociedade. E assim começa a relação entre Jacques (Simon) e Blue. Algo que vai um pouco além da amizade.

O problema é que um dia, Simon esquece o seu e-mail aberto em um computador compartilhado do colégio e Martin, seu colega de turma, descobre todos os seus segredos. Claro que esta “bisbilhotada” resulta em uma grande chantagem e, o preço de manter a boca de Martin fechada, é ajuda-lo a sair com uma das meninas do colégio.


Gosto muito da literatura homossexual. São livros que ganharam grande espaço e tratam sempre da homossexualidade com muito carinho e sensibilidade. Não é preciso ser gay para gostar ou ler este tipo de livro! Infelizmente, muita gente ainda tem esse tipo de preconceito, então, por favor, desencanem! Ninguém vai te julgar por isso.

Mas, voltando para a história, boa parte dela é escrita através dos e-mails de Jacques e Blue. Aliás, eles são essenciais para que o leitor entenda os sentimentos dos rapazes. Ambos são bem diferentes. Jacques é mais inseguro, mas os dois são igualmente apaixonantes.



Já estava curiosa para ler esse livro há muito tempo e não me decepcionei.  A autora escreve com muita propriedade e sabe envolver o leitor. A leitura é leve e bem humorada.

A obra é recheada de tabus, todos tratados de forma bem aberta. Além da homossexualidade, a autora fala do preconceito racial e vários outros dilemas que os jovens enfrentam.  “Simon vs a agenda Homo Sapiens” é um livro livre de qualquer estereótipo, o que me deixou ainda mais encantada com a leitura.




14 comentários:

  1. Olá, por todas as resenhas que já li desse livro (gostei muito da sua), é uma obra que quero ler assim que possível. Acho que é exatamente o tipo de leitura que eu gosto: leve e cativante ao mesmo tempo, e tenho curiosidade de saber como o Simon vai ficar no final e como vai sair da chantagem.

    ResponderExcluir
  2. Vi em vários booktubers e parece ser bem interessante, mesmo não não conseguindo me imaginar lendo esse gêneros.
    Sua resenha só mostra que vele a pena ler o livro.
    beijos
    http://estudiodecriacaoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vejo tantas resenhas positiva sobre este livro que fico cada dia mais e mais ansiosa por ler. Espero comprar logo, pra poder mergulhar nessa aventura.
    Ótima resenha, parabéns
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  4. Kel, eu amo livros que tem boa parte feitas em forma de cartas ou emails e amei o tema do livro.
    Não li muito sobre histórias homossexuais por falta de chance, mas não tenho nada contra, pelo contrário costumo gostar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Nunca li nada de literatura homossexual. Mas tenho vários na minha lista, inclusive esse, que parece ser um livro incrível!
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel, Adorei o enredo dessa obra, ano passado li algo bem parecido e gostei bastante. Parabéns pela resenha!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  7. 'Gosto muito da literatura homossexual. São livros que ganharam grande espaço e tratam sempre da homossexualidade com muito carinho e sensibilidade. Não é preciso ser gay para gostar ou ler este tipo de livro! Infelizmente, muita gente ainda tem esse tipo de preconceito, então, por favor, desencanem! Ninguém vai te julgar por isso.' Já posso chorar com esse trecho? Me senti representada com essas palavras. Perfeito! Maravilhoso! <3

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Adorei a resenha, esse é um dos livros que eu quero muito ler, apesar de ter ouvido muitas críticas negativas a respeito dele. Adoro livros com tabus envolvidos.

    ResponderExcluir
  9. Oioi! Tudo bem?
    GOstei mto dos livros apresentados na Turnê da Intrínseca e um deles foi Simon vs a agenda Homo Sapiens.
    Acho que a tematica está bem em alta e ainda nao li nenhum, por isso fiquei mais curiosa pra saber da historia.
    Adorei conhecer mais do livro aqui e que bom que gostou, me motivou a ler com certeza.
    Acho que vou gostar e Simon parece ser um fofo.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Olá, já tinha lido este livro em inglês, e é muito bom, recomendo também, parabéns pela resenha. Um Grande abraço e até mais!

    diurnosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Esse livro parece ser bem legal, estou vendo muitas resenhas positivas sobre e ele está começando a chamar minha atenção. Vou por na minha lista de leituras :)
    Adorei sua resenha!!

    Bjs :*

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha sobre o livro, fiquei com muita vontade de ler Simon, me deixou muito curiosa para saber sobre esse univesrso homessexual.
    Parabéns!
    Um beijo grande
    Daniela

    ResponderExcluir
  13. Acabei de baixar pro kobo. Espero gostar da leitura. O assunto abordado pela autora sempre é interessante.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  14. Kel! Essa é a primeira vez que leio algo sobre esse livro e me surpreendi. Aliás, não sabia o que esperar por causa desse título, e confesso que ainda estou me perguntando o motivo dele, rs.
    Parece um livro muito fofo, daqueles pra indicar pra deus e o mundo e principalmente para os pré-adolescentes que tão nessa fase mais propícia a serem meio babacas e até se tornarem homofóbicos.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!