25 abril 2016

# Resenha 346 // Boneca de Ossos

E aí pessoal, tudo bem?

Tenho certeza de que todo mundo conhece a Holly Black, certo? Hoje vamos falar de Boneca de Ossos, livro perfeito para quem gosta de um suspense jovem.


Título: Boneca de Ossos
Autor: Holly Black
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito



Sinopse: Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...


Todos os dias depois das aulas, Poppy, Zach e Alice brincam juntos; todos os dias, eles e seus bonecos entram num mundo mágico criado por eles, repleto de aventuras com piratas, sereias, maldições e mais o que eles imaginassem. Mas, nesse mundo, ninguém é mais poderoso do que a Grande Rainha, uma boneca de porcelana que fica guardada dentro de uma cristaleira na casa de Poppy; nas histórias, ela é uma rainha aprisionada em seu castelo que anseia por alguém que possa libertá-la.

Estando eles com doze anos de idade, todos acham que já estão grandinhos de mais para brincar com bonecos, principalmente o pai de Zach. Ele quer que o garoto se interesse mais pelo basquete, mesmo ele já sendo um ótimo jogador, e pare de brincar com as garotas; ele acaba jogando os bonecos de Zach no lixo e o garoto, enfurecido, não quer contar para as garotas e diz apenas que já está cansado de brincar, mesmo sabendo que não é verdade. O mundo e as aventuras que eles criaram é tudo para ele.

"Ele se perguntava se crescer era descobrir que a maioria das histórias não passava de mentira."

Mas, então, Poppy diz que começou a ter sonhos com a Grande Rainha e tem certeza de que viu o fantasma de uma menina, que lhe conta a maldição por trás da boneca; a porcelana usada na boneca tem, realmente, ossos humanos e dentro dela tem mais ossos e cinzas de uma garotinha que morreu. Tudo o que Poppy sabe é que eles precisam enterrar a Grande Rainha no túmulo vazio da garota para libertar seu espírito, para que ela possa descansar em paz. 

Então, outra vez juntos, Zach, Poppy e Alice partem numa aventura real dessa vez, para salvar sua Grande Rainha. Mas, será mesmo que toda essa história é verdade e a boneca tem uma maldição, ou é apenas mais uma invenção de Poppy para reuni-los? 

Há algum tempo eu vinha querendo ler Boneca de Ossos; sempre ouvi falarem muito bem da Holly Black e o enredo desse livro sempre me instigou, e devo dizer que ele conseguiu alcançar e superar as minhas expectativas. 

Está bem óbvio que o livro é destinado para público jovem, infanto-juvenil, então não espere que seja O Livro que vai te fazer se arrepiar de medo, ok? Na realidade, o livro quase não tem terror; a maldição, a história macabra por trás da boneca e as formas como o fantasmas aparecem, são o que chegam mais perto de algo assustador. Imagine estar com a sensação de estar sendo observado a todo momento, saber que as pessoas vêem alguém ao seu lado, e você não vê nada? Que medo haha

Boneca de Ossos foi uma surpresa! Eu já esperava (e já sabia que isso aconteceria) gostar do livro, mas acabei gostando mais do que eu imaginava. Para uma primeira experiência com os escritos da Holly, foi uma boa impressão que ficou. A narrativa dela é dinâmica, divertida e cativante; eu não queria largar o livro e adoraria ler mais histórias com Poppy, Zach e Alice, que são ótimos personagens. Algo que achei legal neles foi ver a forma como o "crescimento" afeta as crianças; o garoto que está sendo forçado a crescer, uma garota que já se interessa por garotos e outra garota que não quer largar aquilo que ela tem de mais precioso: a inocência. 

Repleto de aventura e mistério, Boneca de Ossos é um dos melhores livros infanto-juvenis que já li. Encantador seria uma palavra para descrever esse livro; tem uma história original, divertida e cativante e é escrito por uma autora incrível, além de ter uma capa linda e ilustrações tão lindas quanto no interior do livro. Quem não gostar desse livro... aiai, não sabe de nada! Fiquei super ansioso para ler mais algo da Holly!



12 comentários

  1. Agora tô morrendo de vontade de ler! Já até adicionei na wish list! Adorei a resenha 😘
    Meu blog: Laradianam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Como você eu também sempre tive curiosidade para ler esse livro. Não sabia que se tratava de uma história infato-juvenil, queria um pouquinho mais de terror sabe? haha mas nem por isso deixo de me interessar pela obra, mesmo que personagens mais novos não me atraiam tanto. Estou curiosa para saber mais sobre essa maldição e como os meninos vão solucionar esse mistério. Parabéns pela excelente resenha.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Confesso que antes eu não tinha vontade de ler esse livro, mas com essa sua resenha já estou curioso! Espero gostar tanto quanto você.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Desde que li a trilogia Mestres da Maldição e amei, tenho vontade de ler tudo dessa autora, e esse livro está na minha lista de desejados.
    É bom quando começamos uma leitura e percebemos que o livro é mais do que esperávamos, pelo visto não é tão assustador. Aventura e mistério é tudo que eu gosto em infanto juvenis e espero poder ler logo esse livro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Henrique, tudo bem?
    Realmente você me surpreendeu diante dessa resenha maravilhosa que eu fiquei louquinha para ler o quanto antes hahaha sempre tive vontade de ler esse livro quando teve o lançamento, agora você só aumentou aas minhas expectativas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Henrique adorei a sua resenha e a sua escrita, mas lamento confessar que o livro não me atraiu muito.

    ResponderExcluir
  7. Oie
    sempre ouço falar do livro e parece ser muito legal mas não tive oportunidade de ler, sua resenha me deixou bem curiosa e espero poder ler em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi. Dos selos da Novo Conceito, o Irado é o único que tem livros que gosto. Achei o enredo bem bacana e sua resenha ajudou bastante e me deixar curiosa. A capa linda.

    ResponderExcluir
  9. Oioi! Tudo bem?
    Nossa, que capa linda, gostei logo de cara do livro Boneca de Ossos.
    Não conhecia, mas ao ler a sinopse fiquei interessada e depois de conhecer mais pela resenha, fiquei mais curiosa ainda.
    Não sou mto de ler infanto-juvenis, mas esse achei mais bem elaborado e pelo terror ser zero ja me anima, pq eu evito qq coisa que me deixe com medo.
    Adorei a recomendação.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Olá Henrique, faz algum tempo que tenho essa obra aqui em casa, mas ainda não consegui ler. Adoro o gênero e quero ler em breve. Parabéns pela resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. lembro que na época que esse livro lançou fiquei mega curiosa por ele, atualmente não tenho menor animo em ler =/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Henrique, tudo bem?
    O livro pode ser um "terror adolescente", mas achei a capa mais fofinha do que qualquer coisa hehe minhas irmãs mais novas já me pediram esse livro várias vezes.
    Beijos <3

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!