Papo Literário | Plágio ainda é crime?

Oi pessoal, tudo bem?

Quem acompanha o blog sabe que estamos ativos há três anos Entre altos e baixos, posts diários e mais espaçados, já vi muita coisa absurda acontecer na grande blogosfera. Entre essas coisas vi: nome de blog plagiado, resenha plagiada na cara dura sem mudar nenhuma vírgula de lugar, vi layout  plagiado, vi blog apagado... Mas sabe quando você, ao ver isso, dá sempre aquele suspiro de “Ufa, não aconteceu comigo?”. Pois é. Eu era dessas. Era.

Até que uma semana atrás me mandaram o link de um instagram e ADIVINHEM o que tinha lá? A malandrinha da dona plagiou o banner do meu blog. Pois é. Vocês podem ver aqui abaixo que eu não estou mentindo.




O que eu senti? Senti raiva, muita raiva ao ver um plágio tão descarado. Senti pena dessa pessoa porque, nitidamente, ela não tem capacidade de fazer algo sozinha e precisa copiar dos outros. Mas, principalmente, senti uma sensação enorme de impotência. Eu não sou a primeira pessoa plagiada e não serei a última. Até quando a gente vai tentar trazer coisas legais para os nossos blogs, até quando a gente vai se preocupar em deixar um visual atrativo para quem está consumindo o nosso conteúdo sem que nenhum plagiador se aproprie do que é dele?




Em um destes casos de plágio que eu citei no inicio do post, a plagiadora teve a cara de pau de falar que “mas estava no Google e se está no Google pode pegar”. Sério, gente? SÉRIO isso? Qualquer pessoa que tenha pelo menos um neurônio que funcione sabe que não se pode pegar imagens do Google e é por isso que  existem bancos de imagens gratuitos para pegar imagens.

Não é apenas o ato de plagiar que é absurdamente nojento. É o trabalho de uma pessoa que é jogado na lata do lixo. Eu paguei para que a ilustradora fizesse o meu banner. Ela gastou seu tempo para fazer. A imagem é baseada nos meus traços. Cabelo, formato do rosto e até mesmo o detalhe do cordão. Não admito que outra pessoa se aproprie com total descaso do que não é dela. Essa imagem, amigos leitores, contém direitos autorais. Direitos intelectuais, no caso da Suellen, que foi a ilustradora da imagem. E direitos de propriedade, no caso meu, por ter comprado a ilustração. Mexer com direitos autorais, amigo, é CRIME.



Por isso, peço demais, demais, demais, que me ajudem denunciando o instagram da plagiadora. Somente eu posso denunciar como uso indevido de uma imagem, mas vocês podem denunciar como SPAM. Não leva nem 2 minutos! Já reclamei com ela, já mandei vários directs, deixei comentários, mas a imagem ainda não foi resolvida. Sendo assim, peço a ajuda de vocês para tentarmos tirar o perfil do ar.

beijos

23 comentários:

  1. Oi Kel!

    Vi seu desabafo na page sobre esse plágio, e é um absurdo, já passei por plágio também, no caso foi uma resenha minha que copiaram do Skoob, fiquei com muita raiva, pois é um tipo de coisa que deixa qualquer um louco da vida. Consegui que o plágio fosse retirado, mas acredita que me deram a desculpa que a pessoa que plagiou estava passando por problemas e que não era a intensão dela fazer isso? Enfim, denunciei como SPAM a plagiadora, espero sinceramente que o IG tome providências, já que a dona do perfil parece não ligar.

    Beijos.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  2. Oi Kel!
    Nossa gente que absurdo. A pessoa inicia um blog ou conta pública nas redes sociais (tipo que TODO MUNDO VÊ) e diz que pegou a foto porque estava no google e que se está no google pode usar. Mas gente, como?? Então eu vou colocar um logo da globo no meu blog, afinal está no google... absurdo. Kel, perfil denunciado. Espero que tudo se resolva e que não aconteça novamente.
    Sucesso!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, é triste ver o trabalho que você tanto se esforçou para fazer, que você passou tanto tempo se dedicando, pensando como seria melhor ou pior para seu público, ser pego dessa forma.

    Sinceramente, acho que a menina deveria ter, no mínimo, pedido sua permissão antes de se apropriar - e respeitado sua decisão de não permitir o uso, já que essa é a sua identidade, que vc trabalhou tanto para manter. E, a partir do momento em que você pediu para ela parar de usar, ela já deveria ter parado.

    Todos já sabemos que não podemos simplesmente nos apropriar de qualquer imagem que está no google. É inocência alegar isso nos dias de hoje e achar que alguém vai acreditar, né? O Google ainda tem a opção de se pesquisar imagens de acordo com a proteção que ela tem!

    Enfim, espero que ela tire logo a imagem do ar! Já denunciei. Boa sorte!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Isso é muito revoltante, Kel!
    Vou denunciar, mas se isso continuar você deve buscar medidas na justiça. Espero realmente que você consiga se livrar desse problema, porque é muito chato investir em algo e alguém tomar isso para si.

    Beijos e que tudo se resolva,
    S de Sarah

    ResponderExcluir
  5. Minha nossa, a mulher ainda teve a cara de pau de falar isso de Google? Ai, Kel, infelizmente, as pessoas não conhecem as regras e saem falando merda. Preciso te contar de quando uma loja roubou uma foto minha do Uma Pessoa e usou pra divulgação dos produtos dela... Nossa, que dor de cabeça que foi! Mas isso é história pra ser contada ao vivo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Que coisa mais besta dessa pessoa e não se toca AINDA.
    É bom sempre falar sobre isso... Essa pessoa poderia conferir da onde é a imagem.
    Se acontecesse isso comigo, iria reclamar também! Pois o que não é dela não pode ser usado... Eu iria compreender e faria de tudo para contorcer a situação, mas é cara de pau e você tem todo o direito.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Nossa eu tenho ficado cada vez mais chocada com a forma como essas coisas tem acontecido com frequência ultimamente, seja uma foto, um livro, um trabalho, a verdade é que estamos vivendo uma era em que o respeito pelo trabalho dos outros não tem existido e isso com certeza gera muita frustração. Sinto muito pelo que ocorreu e espero que a pessoa que o tenha o feito, tenha ao menos um pouco de peso na consciência e não volte a fazer isso novamente. Lhe desejo melhores momentos flor.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que saco viu, super apoio a causa, e pode ter certeza que irei lá denunciar por você, e um saco mesmo quando isso acontece.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel, tudo bem?
    Assim como você, eu também já passei por isso.
    Já plagiaram o nome do meu blog e quando não foi plágio direto foi indireto com nomes que derivam do meu ex "Eu leio, e você?" sendo o meu "Eu li, e você? inclusive já pegaram toda a minha parte de contatos. Isso é muito triste e claro, irei denunciar sim pois sei como isso é horrível!

    ResponderExcluir
  10. Oiii, tudo bem?
    Fiquei completamente de cara com isso, ja viu muita gente plagiando até fotos dos livros, que a gente mesmo tira sabe? Aquelas normais, até então estou começando a escrever na imagem para evitar o plágio. E acredite com toda certeza irei te ajudar com isso!
    Beijão linda, que isso passe logo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel,
    Deve ser muito ruim passar por uma situação dessas! Poxa, espero que você consiga resolver logo isto!
    Não fique estressada por causa disso, não vale a pena perder sua saúde por coisas assim. Como você mesma disse, ela não tem a capacidade de fazer e por isso copia... Com certeza também não tem a capacidade de compreender que o que ela fez está errado e é crime, inclusive.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Ai que situação ruim, einh!
    Tomara que tudo se resolva logio, e da melhor forma possível.
    Fico triste com esse tipo de coisa, sabe.
    Mas não vale muito à pena você se incomodar. Não é saudável.
    Torcendo aqui pra que tudo dê certo!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oioi! Tudo bem?
    Nossa que revolta que da na gente ao se deparar com gente assim.
    Copiam na cara de pau e ainda tenta justificar com desculpinhas ridiculas.
    Fiquei sabendo do seu caso e até compartilhei, absurdo demais e que bom que isso está sendo divulgado para galera entender mais e ver que nao é certo.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  14. Hey, Kel!

    Dá mesmo uma raiva, né?
    Até onde eu sei, eu ainda não tive posts plagiados, mas nunca se sabe, né?
    Agora, o nome do blog.
    Meu blog antes se chamava Universo Literário e, um bom tempo depois, umas meninas (não me lembro quantas) criaram um blog com o mesmo nome. Eu mandei e-mail e tudo, mas se fizeram de desentendidas e acabei deixando pra lá pra evitar o desgaste. Foi aí que mudei pro nome que ele tem agora.
    Mas é sempre chato mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. "Tá no google pode pegar" como eu já ouvi essa frase. Plagiaram algumas imagens do meu blog há um tempo atrás com essa mesma desculpa e eu sei exatamente como você está se sentindo. Sinto muito que você tenha tido que passar por essa situação Kel e espero que tudo tenha sido resolvido!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ainda não passei por nada parecido (ainda bem), mas já vi acontecer com muitos amigos, tanto de texto, quanto de imagem. Usar o Google como desculpa (esfarrapada) é ridículo... Espero que consiga resolver tudo! bjs!

    ResponderExcluir
  17. Olá
    nossa,que triste, realmente é muito triste ver uma coisa dessas, eu imagino como vc deve estar, também estria muito mal no lugar pois já passei por algo parecido, espero que consigam descobrir a autora disso e acabar logo com a palhaçada

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Que horror. sinto por você passar por isso e que cara dura dessa pessoa sem ética. Lamentável.

    ResponderExcluir
  19. Oi Kel!
    Nossa que triste isso, é realmente algo bem chato. Recentemente eu me senti no papel do plagiador quando eu estava mudando o layout do blog (usando um desses free disponíveis) e depois no mesmo dia eu vi que um blog que eu gosto muito tinha mudado o layout para um extremamente parecido com o meu, porém antes de mim. Mas é aquele ditado né, vamos fazer o que? Haha!
    Pode deixar que eu vou dencunciar essa conta, e espero que seja retirada do ar.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bem? Poxa, que chato isso! Eu sempre que quero usar alguma imagem bacana no meu blog dou os créditos, mas ultimamente estou fazendo as minhas próprias, pra não precisar usar imagem os outros mesmo com créditos. Agora plagiar é falta e noção né!

    ResponderExcluir
  21. Kel, eu vi que você postou no IG e denunciei há uns dias, e hoje fui verificar e sumiu o/
    De fato deve ser chatíssimo! Cara, tem vezes que eu vejo "fonte" da imagem assim: Google
    Ahhhhh pá p*t4 que pariu! ¬¬
    Claro que não se aplica a seu caso. Enfim, é triste ver que muitos blogs tem que usar a ferramenta que proíbe de copiar simplesmente porque sempre tem uns espertinhos ¬¬
    E tomara que não surja outra dessas :)

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  22. Olá Kel, mega absurdo desse perfil se apoderar de uma imagem, mesmo que ela desse os devidos créditos eu acho inadmissível a pessoa querer uma coisa que não pertence a ela. Concordo contigo e farei o que puder para ajudar. Bjkas

    ResponderExcluir
  23. Oi!!
    Eu ainda estou na fase do 'ufa não foi comigo' e espero continuar assim, não entendo como as pessoas podem acreditar que ninguém vai perceber, que a pessoa plagiada não vai ficar sabendo.
    Quando fiz o layout novo do meu blog eu fiz questão de mandar fazer a imagem, justamente para que não acontece isso, mas mesmo assim ainda corremos o risco de alguém usar a mesma imagem, nossa imagino o quanto você deve ter ficado revoltada e o pior é como você disse a gente se sente impotente mesmo.
    Eu nem sei como reagiria frente a algo desse tipo, mas é revoltante ver uma pessoa fazer isso.
    Beijão!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!