Top Sunday | Protagonistas femininas

Oi pessoal, tido bem?

Terça feira é o dia da mulher. É dia de comemorar! Nós que estamos bem longe do sexo frágil, que fazemos mil coisas ao mesmo tempo. Que lutamos pelos nossos direitos, que encaramos, até hoje muito preconceito (salarial, ou o puro preconceito de gênero). Mas nunca abaixamos a cabeça. Nossa garra, nossa fibra vai ser sempre maior que qualquer coisa.


Por isso, separei as minhas três protagonistas referência que, não importa o universo em que estejam: fantasia, distopia, romance de época... elas são o retrato da mulher na atualidade. Aquela que pode ser forte e feminina ao mesmo tempo. Aquela que é dona do próprio destino sem precisar depender de ninguém.

# 3º. Lugar: Hermione Granger





A primeira personagem feminista que eu “conheci”, acho que foi a Hermione. Ela é “julgada” por ser a estudiosa, por não ser “sangue puro”, mas ela simplesmente não liga e continua se destacando, sendo boa em tudo o que faz pelo seu próprio esforço. E, como se não fosse o bastante, ela ainda luta pelos menos favorecidos, ainda que precise fazer isso sozinha. É o caso do FALE, a causa dos duendes da cozinha de Hogwarts. Hermione luta contra o mal, não leva desaforo de qualquer Malfoy para a casa, se arrisca pelos seus amigos e dá um belo exemplo de compaixão.


# . Lugar: Laia
Personagem principal de “Uma chama entre as cinzas”. Ela é aquela jovem que vai crescendo e tomando o seu espaço ao longo do livro. Depois que seu irmão é raptado pelo Governo, ela precisa enfrentar as piores situações para conseguir resgatá-lo. Acrescente a isto uma vida de espiã, aprender a se virar sozinha, encarar todos os caprichos de uma Comandante totalmente insana. Laia cresce e amadurece, perde o medo e decide não abaixar a cabeça para ninguém. Admiro ela.


# lugar: Aelin Galathynius




Verdadeiro nome de Celaena Sardothien, a assassina mais bad ass de todo o oeste (e de todo o norte, e sul e leste). Sua vida foi difícil desde pequena. Seus pais morreram, ela reprimiu todos os seus poderes,  foi recrutada por um mestre que a ensinou a ser a maior assassina de todas. Foi presa e escravizada, levada para competir no torneio do Rei. Aelin é exemplo de força e coragem. Mas, acima de tudo, ela mostra que não precisa depender de ninguém para salvá-la. Ela sabe se virar muito bem sozinha. Na verdade, ela sabe se defender melhor que muita gente.

6 comentários:

  1. Olá, Kel.
    Não conheço nenhuma dessas protagonistas, mas fiquei curioso para conhecer Aelin Galathynius.
    Minhas personagens femininas favoritos são Daenerys Targaryen (As Crônicas de Gelo e Fogo), Imani (Mulheres de Cinzas) e Aurélia Camargo (Senhora).

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Oi!!

    E eu ainda nomearia Katniss, Tris, Bianca Piper (the duff), América (A Seleção), Sky (Hopeless) e muitas outras personagens que estão mudando esse modelo de personagem feminina.

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esta tendo cada vez mais protagonistas femininas poderosas, determinadas, fores e muito mais isso é maravilhoso. Adoro a Hermione Granger ela é fenomenal. Laia não conheço e nem a Aelin, preciso conhecê-las.

    ResponderExcluir
  4. Olá Kel, eu gosto muito da Hermione e seu jeitinho peculiar, ela rouba a cena em muitas das situações. As outras duas personagens quero muito conhecer, então em breve te falo a respeito delas. Mas suas escolhas foram bem fortes! Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Adorei o post, a única que eu conhecia era a Hermione, até porque quem não conhece? Mas adorei as outras acho que os livros precisam de mais protagonistas assim, principalmente nos romances,mulheres quem vão a luta, que não esperam os outros resolver seus problemas, o bom é que as protagonistas estão mudando e cada vez mais vemos protagonistas fortes e seguras de si.

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. oi Kel, tudo bem?
    Adorei as escolhas, porque realmente, estamos longe de ser o sexo frágil. Destas só conheço a Hermione, mas já comprei Uma chama entre as cinzas, muito pela indicação de vocês
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!