Sessão Cinema | Star Wars: Episode VII - The Force Awakens

Oi pessoal, tudo bem?

Aqui é o Bruno para falar daquele que foi indiscutivelmente o filme mais esperado de 2015: Star Wars episódio VII - O Despertar da Força. Para aqueles que ainda não viram o filme (se é que isso é possível), podem ficar tranquilos que não darei nenhum spoiler!

Título: Star Wars: The Force Awakens (Original)
Direção: J. J. Abrams
Roteiro: J.J. Abrams, Lawrence Kasdan, Michael Arndt
Elenco: Aaron Kennedy, Adam Driver, Alan Chimes, Amybeth Hargreaves, Andrew Mackinnon, Andy Serkis, Anthony Daniels, Billie Lourd, Billy James Machin, Carrie Fisher, Christina Chong, , Daisy Ridley, Dante Briggins, Darl Ferm, Dixie Arnold, Domhnall Gleeson, Greg Grunberg, Gwendoline Christie, Harrison Ford, John Boyega,




Sinopse: Décadas após a queda de Darth Vader e do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República e que tem Kylo Ren (Adam Driver), o General Hux (Domhnall Gleeson) e o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis) como principais expoentes. Eles conseguem capturar Poe Dameron (Oscar Isaac), um dos principais pilotos da Resistência, que antes de ser preso envia através do pequeno robô BB-8 o mapa de onde vive o mitológico Luke Skywalker (Mark Hamill). Ao fugir pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey (Daisy Ridley), que vive sozinha catando destroços de naves antigas. Paralelamente, Poe recebe a ajuda de Finn (John Boyega), um stormtrooper que decide abandonar o posto repentinamente. Juntos, eles escapam do domínio da Primeira Ordem.


O filme se passa 30 anos após a destruição do Império em O Retorno de Jedi e mostra que as coisas estão bem diferentes do que todos imaginavam. Em vez da paz após o fim da guerra, percebemos logo no início que o Império ainda vive, mas agora sob o nome de Primeira Ordem, e que a resistência enfrenta grandes dificuldades para manter o equilíbrio na galáxia.

Star Wars episódio VII segue a risca a fórmula que consagrou a série mundialmente. As semelhanças com o episódio IV, primeiro filme lançado da saga, podem desagradar algumas pessoas, mas também cria uma nostalgia que vai agradar os fãs mais fiéis da saga. O trio escolhido para ser o futuro da sagra agrada e mostra que possuem um grande potencial para os próximos filmes. Especial destaque para Rey (Daisy Ridley) que demonstra muita desenvoltura no papel e provavelmente será um dos grandes nomes do cinema nos próximos anos.


O filme funciona como um rito de passagem. A passagem do velho para o novo, uma ponte necessária para dar continuidade para a saga e para o desenvolvimento de novas histórias. Minha única crítica ao filme foi sua pouca coragem de arriscar, parece que o roteiro foi construido de forma simples, imparcial e que não supreende. Para os próximos filmes é importante buscar inovar e se desprender dos antigos filmes, para que tenhamos o início de uma história original para a franquia.

Com relação ao trio de atores da trilogia original, vale destacar a importância dada a Han Solo (Harrison Ford) que revive muito bem o seu icônico papel. Leia e Luke possuem uma participação menor no filme, até para não tirar o foco dos novos atores, entretanto acredito que eles vão ter uma participação maior nos próximos filmes.


É muito bom voltar a ver Star Wars no cinema e o surgimento de uma nova franquia. Acredito que a franquia está em boas mãos com a Disney e que existe um grande potencial para o desenvolvimento de uma das histórias mais populares do cinema. O eposódio VIII será lançado em Dezembro de 2017, mas esse ano teremos mais um gostinho da saga com o lançamento de Rogue One, um spin-off que passará entre os episódios III e IV.




17 comentários:

  1. Por incrível que pareça ainda não assisti kkk. Mas pretendo sou fã da série dos tempos antigos. Que bom que o filme não decepcionou, confesso que tive receio de estragarem a série. E ouvi dizer que Rey é forte e decidida, gosto de personagens assim.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    já assisti o episódio VII e achei muito bom, é claro que tem alguns episódios que são melhores. Sou fã de Star Wars desde a década de 90, no início da minha adolescência. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei da postagem, mas preciso confessar que pulei algumas partes, pois ainda não assistir e fiquei com medo de pegar spolier, mas vou mudar isso, pois sou fã!

    ResponderExcluir
  4. eu me senti nostálgica, foi com um prazer imenso que sai da sessão no cinema... o filme é incrível, as interpretações são maravilhosas e quando vi Han meu coração disparou ahhahaah
    :D

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não assisti (perdão rs), aliás nunca li nada de Star Wars... Sinto vontade? Sinto, porém acho que não é tipo de "gênero" que me faz ficar satisfeita. Contudo, adorei a resenha do filme, meus amigos assistiram e disseram quase a mesma coisa que você.
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruno
    Como não acompanho muito Star Wars, acho que não ia perceber que o roteiro estava bem simples. Acho que como primeiro contato, acharia um máximo rs
    Mas de toda a forma, o filme realmente parece ótimo. Pretendo assistir em breve.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii Bruno, tudo bem?
    Confesso que eu estava esperando muito filme, e até hoje não assisti kkkkkkkkkkkkkkk nem sei o porquê! Achei incrível teu texto que escreveste só aumentou a minha vontade de assistir, vou ver se consigo fazer o quando antes.
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. MELHOR filme em eras! <3 AMEEEEEEEEI! <3 Ah, Rey é diiiva, Finn é fofo, Rylo é tenso! Heheheh, amo amo e amo! <33333
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiiie
    poxa, que bom que gostou tanto do filme, eu não assisti nada de star wars, sei muito pouco por causa de amigos que comentem comigo mas nunca tive essa curiosidade, bem legal sua resenha e vou mostrar a alguns amigos que vão adorar haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei poder conferir esse filme. Esse ar nostálgico, que você citou, me agradou muito. Outro ponto, que eu não posso deixar de citar, é o destaque para o protagonismo feminino. Amei isso. Precisamos de mais filmes com mulheres exercendo papeis de destaque.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bruno.
    Não sou fã de Star Wars e fui assistir a esse filme no cinema. Gostei da representatividade dos protagonistas: uma Jedi (MULHER, YEAH!) e um herói negro. Mas confesso que o enredo foi bastante clichê e previsível. Eu sabia tudo o que aconteceria antes que o fizesse. Definitivamente, não fui surpreendida.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Bruno, que bom que você gostou desse novo episódio da série. Eu sinceramente só assisti o início, Episódio 1 - Ameaça Fantasma. Mesmo com toda a repercussão, não sou fã de ficção científica, mas espero em breve poder conferir todos os filmes, aqui em casa tem fã de carteirinha que me azucrina a vida por eu ainda não ter assistido tudo.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  13. Apesar de amar muito Star Wars, não fui ao cinema ver o filme, não tenho muita paciência para sala de cinema. Eu gostei dos elementos e do enredo que o envolve, mas vou aguardar para assistir.

    ResponderExcluir
  14. Peguei um spoiler daqueles desse filme e chorei por dentro kkkkkk pretendo ver logo (pq quando saiu eu ainda não tinha assistido as outras trilogias,agora tá tudo em dia)
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Eu achei esse filme a coisa mais sensacional de todos os tempos. Sério, a produção e o roteiro ficaram perfeitos!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. eu assisti o filme em sp em 3d, amei amei amei tipo muitooooo, a rey é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  17. HAHAHAHAHAHAHAHAHHA Bruno, vi um texto de Star Wars por aqui e pensei "Ué, Kel? Que isso???", então eu me toquei que só poderia ser seu mesmo. XD
    Adorei! O filme de fato fez bem essa ponte de velho pro novo e me deixou muito animada. :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!