02 março 2016

# Resenha 339 // Fernão Capelo Gaivota

Oi pessoal, tudo bem?

A resenha de hoje é de um dos clássicos da literatura que eu, sinceramente, nunca tinha lido. Alguém já leu Fernão Capelo Gaivota? É um livro infantil que é muito recomendado nos colégios (menos no meu, aparentemente). A história é super bacana, cheia de analogias e situações para refletirmos. O livro foi relançado ano passado pela Record, em uma edição linda, com capa dura e ilustrações. Vem conferir =D


Título: Fernão Capelo Gaivota // Jonathan Livingston Seagull - a story
Autor:Richard Bach
Páginas: 152
Editora: Record
Livro cedido em parceria com a editora







Sinopse: Para as pessoas que inventam suas próprias leis quando sabem ter razão; para quem tem um prazer especial em fazer as coisas bem feitas, nem que seja só para elas; para as que sabem que a vida é algo mais do que aquilo que os nossos olhos vêem.






Richard Bach já era ex-piloto da Força Aérea quando, em um inexplicável momento de inspiração, surgiu em sua cabeça a história de uma gaivota que queria voar cada vez mais alto e mais rápido. “Fernão Capelo Gaivota” ganhou uma grande repercussão e se tornou uma das obras mais populares e importantes das últimas décadas.

No livro, que conta com as fotografias de Russell Munson, Fernão acredita que voar vai além da necessidade de buscar alimentos ou lutar por uma melhor posição hierárquica no bando. Assim, naturalmente isolado, ele é rejeitado e mal visto pelas demais gaivotas. O que para os outros pássaros é motivo de vergonha, para Fernão é uma oportunidade de evoluir ainda mais. Ser diferente faz dele uma gaivota extraordinária. Fernão Capelo não queria voar para viver e sim viver para voar.






















A nova edição publicada pela Record inclui a quarta parte do livro. Após sofrer um acidente de avião em 2012 e passar quatro meses no hospital, Richard Bach decidiu que era o momento de compartilhar o desfecho de seu trabalho e ensinar a seus leitores como fazer suas vidas valerem mais a pena.

A magia de "Fernão Capelo Gaivota" é interpretá-lo e não apenas lê-lo. Não se trata de uma história sobre um animal qualquer, o autor usa as metáforas para proporcionar um infinito aprendizado entre reflexões sobre o mundo e as escolhas ao longo da vida. Uma fábula normalmente recomendada para crianças, mas indispensável para os adultos.



2 comentários

  1. Saudações Lady Kel,
    Não foi apenas vosso colégio que ele não o apresentou. Pelas vossas palavras e sinopse, é uma obra delicada. Procurarei por aqui e mandarei uma cópia para a minha mãe apresentar na escola onde trabalha.


    Venha visitar o Castelo
    Att Ana P. Maia ♛ The Queens Castle

    Entre Vidas - Kiara
    Não deixes de conferir vosso e-mail com as instruções do Projeto #MúsicaemCrônica

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a obra, achei interessante e um ensinamento que podemos ir muito mais além do que imaginamos. Além de uma ótima edição para presentear.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!