# Papo Literário // Os "fãs" e a pirataria

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje vamos tocar em mais um daqueles assuntos polêmicos que todo mundo tá cansado de ouvir, mas que parece que entra de um lado e sai de outro. Porque, afinal... a falta de noção das pessoas não tem limite.

Esses dias a autora Marina Carvalho, que, com certeza vocês devem conhecer (autora da série Simplesmente Ana) postou no facebook que estava dando autógrafos nos seus livros quando uma "fã" (atenção para o nome entre aspas porque uma pessoa dessas não é fã nem da própria sombra) levou para ela um livro xerocado. 



Isso mesmo que você leu, querido: um livro xerocado. Ai eu pergunto: o que leva uma pessoa a fazer isso? Já é ruim o suficiente você xerocar um livro inteiro para ler ou imprimir o pdf pirateado e ter em casa. Mas a coisa começa a ficar feia, para não dizer desrespeitosa, quando alguém tem a coragem de levar o material pirata para a própria autora autografar.

Tentar conscientizar as pessoas de que o compartilhamento do pdf de livros é algo ilegal é uma tarefa bem difícil principalmente quando se tem aqueles que justificam a pirataria com argumentos como: falta de dinheiro para pagar um livro, alto valor dos exemplares nas lojas, falta de livrarias na cidade (já existem venda online, tá?) ou ainda com afirmações de que leem em pdf mas depois compram o exemplar físico. Por mais plausíveis que possam ser, são apenas justificativas para um crime virtual que é a pirataria.

Não vou entrar no mérito de que a pirataria é prejudicial para a editora e que é uma forma de desmerecer o trabalho, desde o cara que fez a revisão do texto, passando pela equipe da gráfica, até o editor que contratou o título. Mas, o maior prejudicado é o próprio autor. Imagina a pessoa testemunhar a pirataria do próprio trabalho nas mãos de um “fã”?




Não acho que o “fã” em questão tenha feito por mal. Infelizmente a prática da pirataria dos livros está tão intrínseca que chegou a um ponto que é “normal”. Acho que esse foi o pensamento da pessoa. “não paguei pelo livro, mas eu li e gostei, que mal tem?”.

Vamos ser razoáveis, gente. Ler é bom demais e só faz bem para a mente, para o corpo, nos leva para outro lugar e tudo o mais. Mas pirataria ainda é crime, ainda que muita gente negue isso. Já vi várias pessoas, dentro do próprio fã clube do autor compartilhando pdfs. Pessoas no facebook das editoras comentando que já leram o livro e/ou pedindo pdfs em posts sobre livros que ainda nem começaram a ser traduzidos pela equipe.
Mais noção, meu povo!

5 comentários:

  1. Oi, Kel!
    Chocadaney com essa de levar o livro impresso pro autor xerocar. A cara-de-pau não tem limites mesmo...
    Também acho super desrespeitoso compartilhar pdf, como você falou, no fã clube do autor. Eu já vi gente compartilhando em resenhas.
    O que acho que aumenta esse tipo de pirataria aqui no Brasil são os valores dos livros, que realmente alguns são bem caros. Por exemplo, quando saiu Sob a Redoma aqui, o mais barato que achei foi 70 reais. Logo viajei para o intercâmbio e comprei o meu exemplar por menos de 30 reais com a conversão. Então, o preço exorbitante de alguns livros também é um fator. Não estou dizendo que justifica, mas tem vários fatores que geram esse serviço.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Nossa que chato, como será que a escritora reagiu??

    http://idealizandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente tem gente sem noção. Primeira vez que fico sabendo que alguém fez isso, será se o fã não ficou incomodado com essa situação ou melhor constrangido. Vejo muito na internet mesmo esse compartilhamento em pdf, é lamentável que as pessoas cheguem a esse ponto.

    ResponderExcluir
  4. não estou conseguindo digerir isso. é sério? hahahahahahahahahahaha
    que absurdo!!!!
    o pior é que tem muitos sites que compartilham pdf né. como você mesmo disse, no próprio face... totalmente descarado!
    mas né, se nem o megafilmes foi tirado do ar, acho dificil conseguirem impedir o download de pdf que são de vááááááários sites...

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,
    Tudo?Voltando ao mundo virtual vim te visitar. Adoro esses seus posts. Meu Deus isso realmente aconteceu? Coitada da Marina, além de tudo ter que aturar isso,realmente é um descaso com o trabalho do autor que levou dias/meses/anos para escrever a história. Eu não costumo ler no computador sendo assim não baixo livros piratas e acredito que por mais que isso seja "normal" as pessoas tem que ter um pouco de bom senso realmente.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!