29 fevereiro 2016

# Resenha 338 // Coroa Cruel

Oi pessoal, tudo bem?

Você que acompanha humildemente este blog sabe que esta que vos fala é fã de "Rainha Vermelha" e está doida para ler "Espada de Vidro", certo? Enquanto este maravilhoso momento não chega, aqui estou eu, falando de "Coroa Cruel", spin off  que trás dois contos relacionados à série.

Título: Coroa Cruel
Autor: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Páginas:  232
Livro cedido em parceria com a editora



Sinopse: Duas mulheres — uma vermelha e uma prateada — contam sua história e revelam seus segredos. Em Canção da Rainha, você terá acesso ao diário da nobre prateada Coriane Jacos, que se torna a primeira esposa do rei Tiberias VI e dá à luz o príncipe herdeiro, Cal — tudo isso enquanto luta para sobreviver em meio às intrigas da corte. Já em Cicatrizes de Aço, você terá uma visão de dentro da Guarda Escarlate a partir da perspectiva de Diana Farley, uma das líderes da rebelião vermelha, que tenta expandir o movimento para Norta — e acaba encontrando Mare Barrow pelo caminho. Esta edição traz, ainda, um mapa de Norta e um trecho exclusivo de ‘Espada de Vidro, o aguardado segundo volume da série A Rainha Vermelha.


Os contos são totalmente paralelos a história principal, mas, ainda assim, não recomendaria lê-los antes de Rainha Vermelha. O livro contextualiza e vai te apresenta os personagens que serão mostrados no spin off. 

Ao todo são dois contos que mostram ambos os lados da revolução. O primeiro, "Canção da Rainha", mostra como Coriane Jacos, mãe de Cal chegou a posição que tem. Já o segundo mostra todas as táticas de guerrilha do exército da revolução. 

Dois contos. Um pequeno, um maior, um mais arrastado, outro mais interessante que te deixa com vontade de saber mais. Resumidamente, esta foi a minha opinião sobre o livro. Foi ótimo entrar novamente neste universo e fiquei ainda mais ansiosa para o segundo livro. Como fala na sinopse, "Coroa Cruel" contém os primeiros capítulos de Espada de Vidro, mas eu me policiei totalmente para não ler uma linha sequer.



Analisando cada história individualmente, "Canção da rainha" mostra como a jovem prateada Coriane Jacos conquistou o futuro rei. A narrativa é em terceira pessoa, intercalando com pequenos trechos do diário da futura rainha. Coriane, que sempre foi delicada e submissa, era uma grande amiga do príncipe herdeiro e nunca havia se imaginado que a amizade dos dois se transformaria em amor verdadeiro. Apesar de prateada, sua família não era das mais influentes e nem ela a mais poderosa das pretendentes. Quando o jovem príncipe cancela a "Prova do Real" e anuncia que se casaria com Coriane, quem não vê isto com bons olhos é Elara, sempre focada e determinada em alcançar os seus objetivos. 

Quem leu "Rainha Vermelha", sabe o final deste conto. Infelizmente, ele é o menor e senti que tudo passou muito rápido. Ficou a sensação de que a autora poderia ter aproveitado melhor a história que tinha em mãos.  

Foi ótimo poder entender como funciona a Corte, com todas as suas intrigas e jogos de poder. Ler um livro pela perspectiva dos prateados mostra o quanto a autora consegue ser versátil sem perder a qualidade de escrita.























Já em "Cicatrizes de Ação" conhecemos Diana Farley, uma das capitães da Guarda Escarlate, movimento da revolução do reino. O conto é basicamente feito em conversas codificadas com jargões de guerra e estratégias de ataque. Para ser sincera, achei o conto fraco e muito arrastado. Preferia que as páginas "extras" dessa história estivessem no conto anterior, seriam bem mais proveitosas.

Se no primeiro conto descobrimos os bastidores da corte, neste aprendemos como os rebeldes vermelhos se organizam, quais são os seus alvos e principais objetivos. O que chama a atenção neste conto é o papel da mulher dentro do exército. Farley é capitã e tem a incansável missão de trazer mais aliados para a Guarda. 

Aos poucos, os caminhos de Farley se cruzam com o de Shade Borrow, irmão de Mare, protagonista de Rainha Vermelha!

Apesar das ressalvas que fiz acima, os contos são bons, bem escritos e o livro você lê em um dia. Logo depois do último conto tem aquele trecho de Espada de Vidro, mas, como comentei, não quis ler para não ficar ainda mais na vontade.




22 comentários

  1. Ainda não li a tão elogiada Rainha Vermelha, mas é uma pena que o conto que deveria ter mais detalhes sobre Coriane e o príncipe não tem e o outro que tem mais detalhes acaba sendo arrastado.

    ResponderExcluir
  2. Não vou mentir, a unico conto que tenho curiosidade de ler é do canto "Canção da Rainha", pois no livro só fala muito por cima sobre a mesma. E a minha ansiedade está a mil para ler a Espada de Vidro, mal vejo a hora de ter nas minhas mão. beijos:)

    http://mficticio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li rainha vermelha, ganhei a pouco tempo, mas espero logo poder ler, eu já tenho os contos e mal vejo a hora de ler. Adorei sua resenha. Parabéns digno de fã.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel!
    Ainda não li este, mas morro de vontade!
    Quero ler todos eles em breve. Só leio resenhas positivas, parece que o livro é realmente muito bom.

    Beijinhosss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não imaginava que era um livro de contos. Na minha cabeça era uma continuação mesmo.
    Não li o Rainha Vermelha, mas acho a premissa bem interessante.
    A resenha ficou bem detalhada e boa de ler.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, quero muito começar a leitura dessa série...quase todo mundo só fala dela e eu estou parecendo uma barata tonta, kkkkk

    Gente, adorei seus funkos <3

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  7. Kel, eu me tornei fã dessa distopia, sem ler, por cousa da resenha que vi aqui. Estou esperando o outro livro para poder lê-los em sequencia. Já que ando sem muita paciência para esperar segundo e terceiros... livros. Também quero adquirir esse spin off. O segundo conto me chamou atenção por causa do papel da mulher no exercito. Quero saber como a autora trata esse tema.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Infelizmente dessa vez vou pular a leitura, não consigo me agradar da história em si e do enredo contado, adorei as fotos que tirou.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    adorei as fotos, ficaram lindas. A resenha ficou muito boa, adorei, através dela pude conhecer um pouco sobre esse mundo criador por Aveyard, tenho interesse em ler os livros já lançados, que são 2 volumes, dessa trilogia. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ler uma resenha sobre a série, no blog Livros y viagem, aliás, todos os dias leio ao menos 1 resenha sobre a série. como tenho dito, fiquei muito interessada no enredo, mas o problema é que séries costumam sair caras e na hora da compra por questões financeiras, preciso priorizar.

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu li o primeiro livro e tenho esses dois contos em e-book, mas ainda não tive tempo de lê-los, o segundo é o que mais me interessa.

    ResponderExcluir
  12. Eu não vejo a hora de ler logo "Coroa Cruel" e "Espada de vidro". Amei "A rainha vermelha" e estou com muitas expectativas dessa série. Adorei a resenha.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kel, tudo bem?
    Não li nenhum dos livros da Victoria Aveyard e me sinto mais desanimada a cada nova resenha publicada de algum livro dela. Ainda que eu goste muito de distopias, me sinto muito incerta sobre a história e as opiniões das pessoas não facilitam minha escolha rss. Espero ter oportunidade de ler ao menos o primeiro e decidir qual será meu próximo passo com relação à leitura dos demais livros.

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel, acabei de ler a resenha no blog da chefa de Espada de vidro, e reforcei que quero muito iniciar a leitura desses livros, a história é bem meu perfil e gosto de distopias. Eu adicionei os contos já para ler! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oie, Kel, tudo bem? O que dizer sobre essa tão famigerada série que eu ainda não li, mas já adoro pakas? Hahahaha, tô muito ansiosa pra ler Rainha Vermelha e seus derivados, espero gostar tanto quanto vejo o pessoal gostando por aí nos blogs que eu leio.

    ResponderExcluir
  16. Eu estou com esss livro e espada de Vidro na estante para ler e espero que ainda esse mês. Fiquei bem contente em saber mais sobre a antiga rainha e como surgiu a guarda Escarlate...
    Assim como você me apaixonei por Rainha Vermelha.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  17. oi ^^
    pow eu não li nenhum dos livros ainda, mas li aquele um dos contos de capa preta e adorei.
    gostei muito do estilo de escrita da autora e espero ler em breve. achei a premissa interessante sobre os poderes e tals. e o lance da divisão entre os vermelhos e os prateados.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Primeiro: amei as suas fotos, adorei!
    Segundo, eu antes achava que Coroa Cruel era uma continuação de A Rainha Vermelha (o que não deixa de ser) mas é um livro de contos sobre a história.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ler essa série e não sabia que esse livro é paralelo, para mim era continuação =/
    Adorei sua resenha, muito informativa!

    ResponderExcluir
  20. Olá Kel, eu estou morrendo de vontade de ler essa série, todos estão comentando tão bem sobre ela e sua continuação *--* Adoro quando os autores criam contos e expandem o universos de suas historias *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  21. Olaa! Ainda não li nenhum dos livros da série, mas pretendo. Os contos parecem ser bons, e gosto quando a autora lança algo entres os livros principais, acontecimentos passados, ou até algo que não saberíamos se fossemos ler apenas os livros principais. Gostei da resenha, já que não me contou spoilers haha

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |Fan Page

    ResponderExcluir
  22. Oiee,
    Acredita que até hoje não li A Rainha Vermelha?? Sou doido pra ler, mas até hoje não comprei. A maioria das opiniões que eu vejo são positivas, espero gostar.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!