17 fevereiro 2016

# Resenha 335 // A estrela dos mortos

Olá bookaholics, tudo bem?

Espero que sim, porque hoje temos mais uma resenha quentinha. Desta vez, a resenha é do segundo livro de Renan Carvalho: “A Estrela dos Mortos”.  Renan Carvalho tem como marca registrada as histórias fantásticas e essa não foge à regra. Então, vamos a resenha?

Título: SuperNova: A Estrela dos Mortos 
Autor: Renan Carvalho
Páginas: 479
Editora: Novas Páginas ( Novo Conceito) 
Livro cedido em parceria com a editora


Sinopse: Após deixar sua cidade natal, Leran está perdido em busca de uma pessoa que possa ajudar sua irmã Luana a controlar seus poderes. Enquanto foge de caçadores colocados em seu encalço, o arqueiro conhecerá novos lugares e aliados para sua jornada. Ao mesmo tempo, Tlavi, a jovem Estrela da Cura, tenta desvendar os mistérios de um criminoso capaz de erguer as forças das trevas no território pacificado do Reino Central. O caminho desses personagens está ligado pelo destino. Será que poderão lutar juntos para descobrir como vencer os novos inimigos? Conseguirá Luana despertar sua verdadeira força? Como Leran agirá diante da evolução dos poderes da irmã? É o que você vai descobrir em Supernova: A Estrela dos Mortos. 




Neste segundo livro, duas histórias paralelas se intercalam em um caos total. Leran, tenta salvar sua irmã (Luana) com unhas e dentes de uma forma quase obsessiva. Eles têm de sair de Acigam e ir para Mabra a procura de um homem que pode ajudar Luana a deixar seus poderes sob controle.  Tlavi, general do exército Paladino e parte essencial da luta contra o mal, luta com um inimigo cada vez mais poderoso, que pretende acabar com tudo e todos em busca de poder. Todos estão em perigo.

Eu amo histórias fantásticas e Renan Carvalho é um expert nelas, todavia, esse livro não me agradou tanto quanto pensei. No primeiro livro da série, minha empolgação crescia a cada passo que os personagens davam em direção a mais uma luta. Nesse livro, entretanto, as lutas me pareceram confusas e caóticas. Tudo acontecia em uma avalanche de perguntas que para a minha frustração, não foram respondidas. O livro possui muita informação, sem, no entanto, dar conta de amarrar tudo em uma só trama fluida e consistente. Lembrando que o segundo livro não retoma a história do primeiro, abordando outra trama. Entretanto, é super válido ler o primeiro livro antes, para conhecer os personagens, que reaparecem no segundo.

A narrativa me agradou muito, pois não ficamos presos apenas a visão de um só personagem, visto que Renan Carvalho explora bem o livro dando voz a três personagens diferentes narrando em primeira pessoa. Um ponto positivo do livro é que os personagens cresceram muito, eles se mostram mais complexos e contraditórios, ao mesmo tempo, em que não perdem a essência do que vimos no primeiro livro. Eles ficam com a personalidade cada vez mais marcante ao longo do livro e nós conseguimos ter uma ideia melhor do que eles passaram até chegarem onde chegaram.
No geral gostei mais dos personagens do que do enredo em si. Porém, é perceptível que o autor aprimorou sua escrita neste segundo livro. Recomendo para quem gosta de fantasia e não quer um livro muito grande e cansativo.

 “São os humanos que podem mudar as coisas, que escolhem fazer o bem ou fazer o mal. E, entre todos, tenho mais fé nos que se mostram amigos, pois são esses os que me fazem sentir-me em casa”.

 

4 comentários

  1. Eu li o primeiro e gostei. Que bom saber que os personagens amadurecem, a trama parece que continua com o clima de adrenalina e muita luta. Que pena que as lutas ficaram um pouco confusas.

    ResponderExcluir
  2. Li a sinopse e achei a história bastante interessante, mas confesso que ao ler a resenha desanimei um pouco. Vou amadurecer a ideia de ler o livro. De qualquer forma, vou acrescentá-lo a minha lista de livros para ler um dia (sem pressa rs).

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha e estou lendo o livro no momento e estou gostando da leitura, o autor, realmente, aprimorou sua escrita e estou entendendo tudo, até o momento... Espero que a continuação saia em breve! ><

    Abraços & até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Natiane, tudo bom?
    Bom saber que temos um bom representante no gênero fantástico. Minha prima resenhou o primeiro livro da série no meu blog e ela gostou muito, mas a premissa não faz muito meu estilo. Achei interessante que nesse segundo a escrita tenha evoluído e que o autor tenha dado a palavra para mais personagens.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!