Resenha 332 | P.s ainda amo você

Oi pessoal, tudo bem?

Espero que sim! Como foi o carnaval de vocês? Viajaram? Desfilaram na avenida? Foram a blocos? Ficaram em casa lendo? Podem ter certeza de que esta última coisa não fez parte do meu carnaval huahuahuahua. Se você pode acumular ainda mais as leituras, porque aproveitar cinco dias em casa para ler o que está pendente, certo?

Bom, hoje a resenha é de um livro mega fofo que é "Ps Eu ainda amo você", continuação de "Para todos os garotos que amei"

Título: Ps.: Ainda Amo Você // P.s I still love you
Autora: Jenny Han
Editora: Intrinseca
Páginas: 304
Livro cedido em parceria com a editora



Sinopse: Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários. Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam. Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.

O namoro de Peter e Lara Jean era uma farsa. Porém, eles acabaram se envolvendo mais do que gostariam e agora estão namorando de verdade. Entre contratos de namoro e promessas de não partir o coração de ninguém, os dois tentam resistir ao fantasma de Gen, que continua tentando se reaproximar do ex namorado. Mas não é só Lara Jean que vai ficar enciumada neste livro. Peter não gosta nada quando descobre que sua namorada anda se correspondendo por cartas com John Ambrose, um menino do colégio por quem a garota também já fora apaixonada.

A escrita da Jenny é fofa, ingênua e sincera, assim como Lara Jean. Como um livro continuação, "P.s. ainda amo você" funciona perfeitamente e continua envolvendo o leitor. A história retoma o ponto onde o primeiro título havia parado e se aprofunda ainda mais no relacionamento entre os protagonistas. Desta vez descobrimos como Lara Jean e Peter se saem namorando de verdade.

A autora mostra que lidar com os sentimentos pode não ser algo tão simples, principalmente quando se é jovem. O livro aborda as ilusões do primeiro amor e a necessidade de se colocar no lugar do outro em um relacionamento, coisas que aprendemos com o tempo, mas que Lara Jean teve que aprender à força. De uma forma bem sutil, a Jenny faz com que lembremos daquela primeira "paixão" do ensino médio e todas as confusões de pensamentos que nos envolviam naquela época.

Outro ponto que merece destaque é o bullying digital, um fato tão recente quanto corriqueiro. Decisão mais que acertada da autora ao inserir no enredo do livro. A presença da escola, o apoio dos pais e os reflexos do bullying na vida dos envolvidos são muito bem abordados pela autora.



Mas se por um lado eu gostei da temática do livro, os personagens deixaram a desejar.  Lara Jean está mais insegura do que nunca e isso me incomodou em diversas partes. Se no primeiro livro o medo dela era de não ser uma irmã tão boa quanto Margot, agora o problema são as comparações que ela faz com Gen. Problemas de auto estima são a realidade de muitos adolescentes, eu entendo. Mas Lara Jean não consegue falar da ex amiga sem se comparar a ela e, consequentemente, se diminuir. Falta decisão na personagem. Apesar dela ter evoluído em muitos aspectos ao longo do livro, ela não se torna confiante, o que é uma grande pena. Peter, por sua vez, está mais mimadinho e me fez querer que ele sumisse para sempre do livro.  Amei o personagem no primeiro livro, mas no segundo ele não me convenceu.

"P.s ainda amo você" segue o mesmo ritmo do primeiro volume. Capítulos curtos, diálogos inteligentes e uma leitura bem leve. A obra é um Young Adult doce onde os suspiros são garantidos. As risadas ficam por conta de Kitty, irmã mais nova de Lara Jen. Ela é a alma do livro e continua maravilhosa (e espevitada).

A história é uma duologia e espero que continue desta forma. O livro teve um bom desfecho, mas eu senti falta de um epilogo para saber sobre os outros personagens, gostaria de ter conhecido o destino deles.

Termino mais esta série bem satisfeita. A história é encantadora, ainda que não seja a melhor de todas. Mas, com certeza é daqueles livros que merecem ser relidos vez ou outra.



15 comentários:

  1. O primeiro livro esta na minha lista de compras. Pena que os personagens deixam a desejar neste, mas mesmo assim quero ler. Legal mostrar essa fase dos jovens e seus relacionamentos, sentimentos, pois é um momento bem conturbado.

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler, estou sempre lendo ótimas críticas o que torna tudo ainda mais interessante.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  3. 'contratos de namoro e promessas de não partir o coração de ninguém' eles acreditavam mesmo nisso? Contrato já algo complicado e não parti o coração do outro é quase se santificar... bem, complicado. Por tua resenha, achei o enredo bem ingênuo, como você cita, bastante juvenil, pois lembrei de minha adolescência, parece um livro bacana, acho que se lesse, daria muita risada.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia nem o primeiro HAHA Adorei a resenha, mas não to curtindo esse gênero por agora! E sobre o carnaval, fiquei em casa mas não li :'( decepção miga
    http://letrasemvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Vejo bastante esse livro pelos blogs e nas livrarias. Não sabia que era uma duologia. Gosto quando é, acho que a história fica mais completa!

    Irei tentar ler, mesmo não sendo bem o estilo de livros que gosto. Acho que vale a pena!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem.

    Já li os dois livros e amei. É uma leitura tão gostosa e viciantes. Lara Jean se tornou minha personagem favorita de romance juvenil. Mas confesso que gostei mais do primeiro. Tanto a Lara, como o Peter tiveram seus momentos infantis no segundo volume, mas mesmo assim eu entendi, pois são adolescentes e se comportam como tal. Ai,ai. este livro é muito amor. Gosto tanto...
    Adorei a resenha.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei o primeiro pela linda capa, ainda não li, mas estou tentada a comprar logo o segundo pelo menos motivo kkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oie
    noooossa, estou louca para ler esse livro mas ainda nem li o primeiro, espero com certeza ler os dois em breve e amar pois minhas expectativas são bem altas, bela resenha e dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Quero muito ler o primeiro, sua resenha me deixou mais curiosa ainda. Preciso desses livros!

    ResponderExcluir
  10. oi,Kel, tudo bem?
    quero muito ler essa série. Às vezes é bom pegar um livro mais fofinho e os juvenis são ótimos para isso! Mas o que me atrai são os temas abordados, como bullying e problema de auto estima. Achei legal saber que a autora vai mostrar o envolvimento dos pais e escola com os problemas.
    Vamos ver se a protagonista vai me irritar também, porque detesto menina mimizenta, kkkkk

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Todos falam muito bem dos livros da Jenny, mas eu infelizmente ainda não conheci o trabalho da autora. Me sinto muito interessada pelos livros, só que ainda não sei quando finalmente farei a leitura. Espero que eu não me demore e que goste, assim como todas as pessoas que conheço têm gostado. rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oiii, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade e nem muita curiosidade em assistir o primeiro livro, mas sempre me encanto pelas resenhas, quem saiba eu leia. Fico feliz que tenha gostado de ler.
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kel! Uma pena que os personagens tenham irritado um pouco, mas que bom que isso não comprometeu a leitura, né! Eu não sei se pretendo ler esses livros... Fico meio na dúvida, acho que não combinam comigo. Achei fofo ele falar da temática do primeiro amor, etc... Mas não sei. O que vc acha? Leio ou não? Hahaha
    Beijo!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee,
    Eu estou doido para ler esses livros e os outros da autora, só vejo boas criticas sobre eles!!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Preciso ler esses livros!
    Quero tirar minhas próprias conclusões principalmente à respeito dos personagens.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!