08 fevereiro 2016

# Resenha 331 // Supreendente

Olá bookaholics, tudo bem?

Apesar da vida não estar fácil pra ninguém, sobrevivi o suficiente pra postar mais uma resenha (momento novela mexicana). Desta vez, a resenha é de um livro totalmente BR, de um autor de quem tenho ouvido falar muito bem: Maurício Gomyde. Então, vamos a mais uma resenha?

Título: Surpreendente
Autor: Maurício Gomyde
Páginas:  272
Editora: Intrínseca
Livro cedido em parceria com a editora

Resenha - Surpreendente
Sinopse: "Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos."

Pedro é uma daquelas pessoas que sonham em mudar o mundo com sua arte. Ele é apaixonado por cinema, música e literatura (ou seja, totalmente de humanas). Ele acredita fielmente que seu sonho de tocar as pessoas através do cinema vai revolucionar o mundo. Como sonhos não se realizam sozinhos, Pedro tentar se equilibrar em dois empregos para conseguir alcançar seu objetivo. Ele é determinado e trabalha como curador especialista e mediador de debates sobre cinema e gerente de uma locadora VIP. O mais legal é que ele se sente mais realizado sendo gerente da locadora. Seu maior prazer é fazer uma pessoa carente ter acesso a um filme clássico e cabeça. Nesses momentos, quando alguém dizia que tinha sido tocado por um filme e seus olhos brilhavam de encantamento, ele se sentia completo.

Pedro é ousado e adora um desafio, principalmente quando o assunto é cinema. Um dos seus maiores sonhos (depois de mudar o mundo com cinema) é ganhar o Cacau de Ouro, o maior prêmio do cinema brasileiro. É aí que começa a história, Pedro se auto desafia a criar um roteiro simplesmente excepcional e filmar tudo em menos de 06 meses com um orçamento ultra - limitado. Porém, como se já não fosse difícil o suficiente, ele não é como os outros (como já deu para perceber), além de ser super determinado e destemido, ele também nasceu com uma doença degenerativa que lhe tirou boa parte da visão. O maior pesadelo dele é que a doença progrida e ele fique cego.


Fonte: Dammit


Com todos esses problemas, era óbvio que a jornada de Pedro até o sucesso não seria fácil e ele sabia disso, mas depois de uma sucessão de erros cada vez maiores, ele desanimou, jogou tudo para o alto e se trancou no quarto determinado a nunca mais sair. Como quem tem amigos nunca desiste, Fit, Cristal e Mayla (os maiores amigos de Pedro), proporão uma viagem em um Opala para que ele pudesse filmar tudo que quisesse.

Eu sempre julgo o livro pela capa, mesmo sabendo que isso me faz cometer erros grosseiros. Desta vez, cometi mais um erro desses. Olhei o livro pela primeira vez e resolvi que ele não seria prioridade na minha lista de leitura, mas, em pouco tempo, descobri que estava me privando de uma história maravilhosa.

Surpreendente é um daqueles livros que fazem a gente se sentir impulsionado a ser melhor e usar nosso tempo para fazer algo que realmente tenha propósito. O livro é emocionante, cativante e dramático sem ser meloso e depressivo.

O livro é curto e os capítulos são fluidos e pequenos, dando uma boa dinâmica ao livro, que dificilmente será enfadonho aos olhos de alguém. O livro é narrado em terceira pessoa e intercala presente e passado, o que faz com que tenhamos uma ideia melhor de quem é o personagem principal e como ele se tornou quem é. A história é inteligente e emocionante. Além disso, possui várias referências do cinema e da música o que deixa tudo bem mais interessante.

O personagem principal é muito rico, a história de vida dele é superinteressante e ele é um personagem cheio de contradições e defeitos (e é isso que torna tudo mais maravilhoso). Pedro é uma daquelas pessoas que se acha a nata da sociedade, porque gosta de cinema ao extremo e sabe muito sobre o tema, e apesar de ser determinado e ousado, por vezes, ele assume uma postura vitimista e frágil.


O livro faz jus ao seu título e eu não poderia dar menos que cinco estrelas.


25 comentários

  1. Oi, tudo bem?

    Tive contato recentemente com a literatura do Maurício, mas o livro que li não me agradou tanto, pelo fato de não me proporcionar nenhuma emoção, achei-o fraco e pobre. Mas Surpreendente! é um livro que ainda quero muito ler, em especial por causa dos elementos que o compõem. Já li uns quotes bastante bons, também, o que me instiga a ler.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa o livro parece ser muito bom e interessante. Pretendo ler, a historia deve nos ensinar muito sobre correr atras de um sonho e sobre nós mesmos, além de parecer uma aventura e tanto, trás muitos sentimentos envolvido o personagem passa por uma fase difícil e ainda tem essa doença.

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Eu devo fazer uma maratona nacional esse ano e vou COM CERTEZA incluir este livro! Eu achei a capa linda! Já quero comprar.

    ResponderExcluir
  4. Natiane, não conhecia o livro, mas por tudo que você pontou parece ser um livro incrível, daqueles que te proporciona muitas reflexões. O que mais me chamou atenção são as referências aos filmes clássicos. Amo livros assim, pois ele são muito mais ricos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu também já li esse livro "recebi ele de parceria com o autor"! Amei a leitura e confesso que durante a leitura, acabei me sentindo parte dela... O vida dura do protagonista, eu queria muitas vezes entrar na histórias.

    E vendo na imagem que você postou! Eu queria muito ter recebido o olho turco, mas o autor não me mandou. :(

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  6. Opa! Filme, amizades e tal, curti bastante! ^^ Escutando falar assim da obra, fiquei com vontade de ler! :D
    Beijos, Min

    ResponderExcluir
  7. Oi Natiane, quero muito ler essa obra, sempre vejo ótimas críticas :)

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  8. Esse livro me pareceu ser super legal, mas li uma outra resenha que não tinha curtido muito! Muito legal ler uma opinião diferente :D

    ResponderExcluir
  9. Pela sua resenha eu pude notar uma certa semelhança com "Extraordinário", que mudou a minha vida logo nas primeiras páginas. A capa me encantou, apesar do que você disse; acho que depende de pessoa para pessoa os gostos de capas. kkk Quero muito esse livro. *--*

    Bjs
    Te convido a me visitar, também! ♥
    • Sentido Literário •

    ResponderExcluir
  10. a escrita de Gomyde é deliciosa, já li e me surpreendi :D
    Mas Surpreendente ainda não em caiu nas mãos... espero ler em breve... adoro livros com capítulos curtinhos...
    fiquei curiosa com as referências de outras obras que ele faz ao longo da trama...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! O livro parece ser muito bom e quero ler mais coisas do autor, eu tenho o que foi lançado pela NC e espero ler logo!

    Abraços & até!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Me indicaram a leitura desse livro no carnaval e eu achei muito interessante o enredo, principalmente porque é um livro nacional. Com certeza vai entrar para a minha lista de próximas leituras!

    laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Morro de vontade de ler alguma coisa do autor. Sempre vejo comentários tão positivos.
    Surpreendente está na lista de desejados desde o lançamento. Espero poder ler em breve :)
    Adorei a resenha.

    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Natiane! Há muito tempo tenho lido comentários positivos elogiando as maravilhosas obras do Gomyde e, cada vez que os leio, fico ainda mais empolgada para conhecer sua escrita. Esse livro, então, é o que mais tem me deixado louca para ler, hahah. Adorei a sua resenha e gostei bastante de saber que, apesar de abordar um tema triste, o enredo não tomba para o lado dramático a ponto de cansar o leitor. Eu também tenho esse problema de julgar pela capa e, apesar de achar o trabalho desse livro bonitinho, também não daria prioridade a ele nas minhas leituras se não soubesse da história narrada. Que bom que ele superou suas expectativas ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  15. Olá Natiane, esse livro parece ser bem legal e com um enredo totalmente diferente, tocante e por cima nacional *-* Espero poder lê-lo e conhecer um pouco mais sobre esse protagonista incrível.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Olá, mais uma ótima resenha para esse livro que quero muito ler! Até hoje só li um do autor e amei a escrita dele, e por isso quero ler Surpreendente que tem uma trama bem interessante para mim.

    www.petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Nati, estou muito curiosa para ler esse livro, a capa sempre chamou a minha atenção. Gomyde consegui trazer um personagem que inspira e faz nossos pensamentos refletir. Amei sua resenha e necessito desse livro para ontem.

    ResponderExcluir
  18. Adoro os livros do autor e estou louca pra ler este livro! ótima obra!

    até mais,
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem? Ultimamente tenho lido muito a respeito de autores brasileiros e cada vez fico mais impressionada, é muito talento ainda escondido concorda? Eles têm me conquistado e me deixado curiosa, estou com uma lista imensa para ler. Gostei da sua resenha e de como os personagens foram criados e descritos. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  20. Oiie
    muito legal a resenha e parece ser ótima leitura, eu quero muito ler todos do autor mas ainda não tive oportunidade, amo essa capa, é uma graça

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu conheci o autor através de um amigo e desde então tenho vontade de conhecer mais sobre suas obras. Essa foi a primeira vez que eu vejo uma resenha de livro dele, só sei que a vontade só aumenta. Dica anotada :)

    ResponderExcluir
  22. Oi Natiane, sua linda, tudo bem
    Achei muito bonito o sentimento dele de felicidade quando conseguiu indicar um filme que tocou a pessoa. Ele realmente ama o cinema. A mensagem do livro também parece emocionar, de perseguirmos nossos sonhos apesar das dificuldades. Dica mais do que anotada. Gostei muito da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Terminei hoje de ler esse livro e, ele estava na minha prateleira, porém não tinha dado nenhum crédito. Mas quando levei pra ler na viagem, não consegui parar. Realmente um dos melhores que eu já li. Cativante, emocionante, otimista e brasileiro. Quer coisa melhor?

    http://portalnerdflix.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu julgo pela capa e confesso que até que gosto disso, porque quase nunca erro kkkk Esse é um livro que adoro a capa e leria só por ela, agora lendo sua resenha percebi que julguei certo e vou tentar ler esse livro ainda esse ano, porque tenho certeza que vou adorar.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  25. eu to curiosa com esse livro desde o ano passado, mas ainda nao tive oportunidade de ler.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!