# Papo Literário // Promessas de Carnaval

Oi pessoal, tudo bem?

Sim, hoje é dia de papo literário em pleno carnaval. Vocês podem imaginar como meus olhos estão neste momento. Qualquer erro de digitação é justificável, certo? huahuahua. Normalmente nessa coluna eu partilho minhas opiniões sobre fatos corriqueiros na vida dos leitores ou absurdos que eu vejo por aí. Hoje eu quero falar de uma experiência própria, mas que, com certeza, muita gente vai se identificar.

E, sim, eu estou falando das promessas de Carnaval.





SIM! Porque para nós, blogueiros, não basta prometer que vai ler 200 livros no ano quando você sabe que só vai conseguir chegar até a metade deste número. NÃO. Blogueiro adora um feriadão para entrar em alguma maratona literária que você acha o máximo, que vai te ajudar demais, que você vai participar ativamente, que vai trazer vários desafios para a sua leitura, mas, na verdade, você não vai ler nenhum dos livros que prometeu.

Comigo é assim. Odeio essa história de maratona, e prometo que vou fazer um papo literário sobre isso. Mas nesse carnaval eu falei: é o primeiro que vou passar cinco dias em casa depois de quatro anos da minha vida de proletariada em que eu tive que trabalhar nesse período. Minha reação foi: "Vou curtir os bloquinhos E vou aproveitar para ler três livros!" Ô QUE IDEIA LINDA E FÁCIL. Separei três livros pequenos, o maior tinha 280 páginas e prometi que iria ler os três.

Eu li? Claro que não. Em três dias de carnaval eu fui para um bloco por dia e, no resto do tempo, fiz absolutamente nada. Não abri uma página sequer. Dormi demais, sai com o namorado, meu celular pifou e mesmo assim não peguei em nenhum livro. 

Por mais que ler seja maravilhoso (e é mesmo), às vezes a arte de fazer nada, de simplesmente colocar a perna para o ar é bem mais atrativa, principalmente quando o seu ritmo durante a semana é bem cheio. E não tem problema nenhum em optar por isso. Muita gente fica naquela ânsia de que precisa ler logo o livro porque ele é de parceria, fica ansioso para terminar aquele livro, mas na verdade está pensando no próximo que ainda nem começou. Descansar a cabeça às vezes é necessário também.




E eu tenho certeza de que você já flopou em alguma maratona. Eu já cheguei ao cúmulo de separar livros para ler em um mês e ler livros totalmente diferentes do que eu me propus. E qual é o problema disso? Nenhum. Não fico decepcionada comigo ou irritada. Acho que o importante é você se conhecer e saber dos seus limites e necessidades.

Por isto que eu larguei essa história de metas. Isso tudo te prende demais e ler deixa de ser algo prazeroso para se transformar em uma obrigação. Desse jeito você não assimila a história e, ai, sim, vai ficar irritado consigo mesmo porque não conseguiu atingir o seu objetivo. Meu carnaval não teve leitura, mas ainda assim está sendo maravilhoso <3






10 comentários:

  1. o mais interessante disso tudo é que com essas metas só enganamos nós mesmo e damos desculpas a nós mesmos. E depois que passa o período em que era pra termos cumprido a meta, vem a decepção conosco. Não faz sentido colocar metas se sabemos antes mesmo que não vamos cumprir...

    http://brendamatoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu me dei folga do blog e aproveitei para ficar com o namorado no feriadão, embora tenha lido, não gosto da ideia de estabelecer metas e ler forçada.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa gostei muito da sua forma de expor este assunto me identifiquei muito adoro ler e quero muuuuuuitissimo criar um blog, mas tenho receio de que a leitura que é meu principal lazer se torne um pesadelo rssss.

    ResponderExcluir
  4. Amei sua forma de expor, me identifiquei muito, quero criar um blog sobre leitura, mas não quero que o meu lazer se torne uma obrigação, pois leio para me distrair e não quero nunca perder esse amor pela leitura.
    Entãosua dica foi muitíssimo válida para minha reflesão.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de impor metas pra mim, goste de ler conforme dá rs. Porque é difícil ler determinada quantidade de livros, as vezes quer trocar os livros que colocou na lista pra ler, então prefiro deixar a leitura me levar do jeito que dá kk.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de me impor metas pois ai eu leio e no meio disso acabo gostando, se não for um livro que eu gosto e não tiver meta eu não volto a ler nunca ç.ç
    http://letrasemvida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Kel, na moral, seu post foi perfeito pra mim! Hahaha Esses desafios e metas só me servem pra tirar o sono, pra deixar a coisa toda menos orgânica, menos natural. Isso é muito ruim, né!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Eu tentei fazer uma meta, em especial de leitura, mas não deu muito certo. Fiquei super empacada num livro e não consegui ler mais do que a metade dele :( Eu dormi razoavelmente, nada demais. Gostaria muito de ter dormido mais, mas tenho problemas de sono e, por isso, acabou afetando meu feriado. Em compensação, planejei posts super bacanas pro meu blog e escrevi um pouco o/

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Hahahaha. Adorei.

    Bom, eu não curto maratonas. Dá uma preguiça. E neste carnaval fiz a arte de não fazer nada e foi muito bom. Ficava deitada sem fazer nada na maior preguiça ou colada na Netflix. Acho que li um livro. E também não curto colocar metas altas. tipo, vou ler 200 livros. kk. não cola. Deixe a meta aberta e seja feliz. :)

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kel.
    Já falei o quanto eu amo seus Papos Literários? Acho que já haha
    Olha, eu tentei participar de maratona uma vez mas é bem isso aí: você fica tão preso àquele prazo que acaba deixando de ser prazeroso e se torna mais uma obrigação.
    Apesar de me incomodar um pouquinho com o tempo que ando demorando para concluir minhas leituras, tenho em mente que tenho outras 300 coisas pra fazer e nem sempre posso ficar de pernas pro ar lendo um livro. O importante é que estou absorvendo bem toda a estória. Antes eu lia um livro por dia (média de 300 páginas), mas me pergunta se eu lembro da trama toda!? Que nada! O jeito é relaxar, no stress, paz e amor :P

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!