02 fevereiro 2016

# Papo Literário // Livros de graça

Oi pessoal, 

Esses dias eu vi um post super legal da Aione, do Minha vida literária falando sobre essa galera, que acha que estamos aqui apenas para conseguir livros de graça. Pois é, isso é uma pratica corriqueira que, pode ter certeza, deixa muita gente extremamente irritada, principalmente porque

1) Não ganhamos cachê e a editora não nos faz nenhum favor em enviar um livro 
2) Na maioria, não vivemos apenas do blog, temos todos os nossos outros afazeres
3) Temos um blog porque amamos

Entendo que, às vezes, é difícil entender como tudo funciona e ir além do óbvio: uma editora escolhe os blogs mais chamativos, envia livros para eles e os blogueiros ficam postando tudo nas redes sociais. Para desmistificar: sim, a editora escolhe quantos blogs ela quiser para fazer parte de sua equipe de parceiros. Tem editora que seleciona 20, tem outras que escolhem 200. E eles nos enviam livros. Mas não porque são bonzinhos ou porque estão com livros sobrando.  Tudo isto faz parte de uma permuta.

Não ganhamos dinheiro físico, mas ganhamos livros e o que fazemos em troca? Cedemos todo o espaço do nosso blog para falar destes livros que recebemos. Seja através de resenhas, posts no facebook, videos no youtube... E ai você pode argumentar?
"Ah, fala sério, queria eu ganhar um livro que acabou de ser lançado, totalmente de graça, só para postar no blog."




Acontece que a graaaaande maioria dos blogueiros não vive apenas do blog. Nem digo que todos trabalham fora, mas muitos estudam, tem filhos, são casados e cuidam da casa ou tem outras várias responsabilidades. O que toda essa gente tem em comum? Eles abrem mão do seu tempo livre para poder apresentar um conteúdo diversificado para o leitor.

Quantas vezes não lemos comentários de pessoas afirmando que não conheciam o livro e que pretendem comprar? A melhor propaganda para a venda de um livro é exatamente este boca a boca movimentado pelos "formadores de opinião" da internet. Ganhamos um material de divulgação? Sim. Mas oferecemos em troca, de coração aberto, o nosso tempo livre e nossa dedicação em passar para quem está do outro lado, a nossa sincera opinião.



Não recebemos favor. Não criamos um blog só para tentar ganhar livro de graça. Fazemos a nossa parte nessa permuta. Ser blogueiro não é a minha profissão e nem quero que seja. É algo que eu  faço por hobbie, assim como muita gente.

Então vamos parar de pensar dentro da caixa e comecemos a ver o que está ao nosso redor. Fazemos nosso trabalho porque queremos. E sempre pensando no nosso público alvo, que são os leitores.

7 comentários

  1. Uau, texto muito bom! Gostei por que você falou uma realidade, não é simplesmente só pra ganhar livro, todo mundo tem responsabilidades na vida mesmo aquele que tem como profissão ser blogueiro. Parabéns!

    www.ostonsdaliberdade.com

    ResponderExcluir
  2. Post mais do que verdadeiro.
    Quando as pessoas "de fora" ficam sabendo que eu recebo livros em casa acham que eu tenho um privilégio ou algo assim. O meu próprio professor da faculdade disse que a editora não deveria mandar os livros. Mas ninguém pensa que divulgar um lançamento nos leva tempo que abrimos mão de descansar ou fazer qualquer outra coisa para produzir posts e divulgar livros na internet.

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sinto necessidade de vir abrir o meu coração aqui. Me deixa muito chateada as pessoas - não todas, mas algumas - pensarem que um blog que tem parceria é ótimo porque ganha quantos livros quiserem. Isso é muito mistificado, principalmente porque quem tá de fora não sabe o trabalho que a gente tem de ler, resenhar e divulgar os livros. Não é fácil, e isso tudo se mistura com prazos apertados, vida pessoal, trabalho. É muito fácil falar que blogueiros estão aqui para ganhar coisas de graça, mas só a gente sabe do perrengue que é estar cansada do trabalho/estudo e ter que atualizar blog, resenhar, divulgar e tudo mais. É um comprometimento muito sério!

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post, as pessoas pensam que é moleza ter um blog e ganhar livros ( eu não tenho rs) mas é muito mais que isso e toma tempo, como você mesma disse, é por prazer e não obrigação, mas tem gente que não entende.

    ResponderExcluir
  5. Arrasou no post,me apaixonei por esse blog (amo muito livros e criei um blog também mas não sei para onde é que vai kkk).

    ResponderExcluir
  6. Esse post é tão bom que irei favoritar nos meus links legais <3
    Você foi incrível ao explanar a situação!

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  7. Oi Kel, tbm li esse post e me solidarizei com o desabafo dela, muitas vezes as pessoas acham que queremos livros e ganhamos de graça, mas não sabem de fato todo o trabalho dos bastidores, eu já logo dou uma incerta para a pessoa nunca mais encher meu saco. kkk Bjkas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!