# Papo Literário // Obrigação de retribuir comentários

Oi pessoal, tudo bem?

Ahhhh que saudade de escrever um Papo Literário!!! Esse é o primeiro do ano e eu prometo que vou manter a rotina no blog. Hoje vou falar de algo que já deveria ter aparecido por aqui, mas me faltou oportunidade. Vamos falar daquela máxima "blog se alimenta de comentários".

Sim, essa é uma grande verdade. Todo o blogueiro adora ver o blog recheado de comentários fofos e elogiosos. Esse ano o blog faz três anos e desde que comecei o blog teve altos e baixos no que diz respeito a comentários, mas, especialmente, ano passado, senti que houve uma queda nessa retribuição. Os Top Comentaristas do blog, por exemplo, que costumavam contar com 25, 30 pessoas, contavam apenas com 15 participações, mas só 8 ou 10 passavam da primeira semana de Top. E essa "queda" foi uma reclamação quase que "universal". Muitas amigas blogueiras tiveram a mesma avaliação sobre os blogs delas. Muitas ficaram desmotivadas, outras buscaram se apoiar e tentar impulsionar essa queda no número de comentários.




A verdade é que, avaliando mais profundamente a questão, é fácil demais falar "retribua os comentários que você recebe no blog.", "eu sempre comento no seu blog, mas você nunca comenta no meu.". "O que que custa comentar?". E eu falo isso por mim, como blogueira e pessoa que adora visitar e retribuir os comentários em outros blogs. 

Acontece que em três anos, muita coisa muda na vida das pessoas e você não pode simplesmente "exigir" que elas comentem no seu blog. Em três anos, muita gente arranjou emprego, se formou na faculdade, teve filhos, se mudou, fechou o blog e, principalmente houve um "boom" dos booktubers. As pessoas migraram de plataforma. Em três anos eu mudei de emprego e tive que me adaptar a uma rotina que eu simplesmente não tinha: a de passar o final de semana inteiro programando as postagens da semana porque eu chego em casa muito tarde e tudo o que eu quero fazer é descansar. Como eu, muita gente viu o seu tempo ser reduzido e, infelizmente, comentar nos blogs deixou de ser uma prioridade. Ou simplesmente não se sente a vontade de comentar.




Claro que é chato não ter esse feedback "visível" através dos comentários. Mas eu também tento entender esse outro lado. E acho que, como blogueira, cabe a mim continuar a fazer o meu trabalho que vai muito além de receber comentários. Criei o blog para ter um espaço onde eu pudesse falar de livros, dizer a minha opinião sobre eles, positiva ou negativa. 

Nada na blogosfera deveria ser obrigado. Você não deve ser obrigado a comentar no blog dos outros, você não deve ser obrigado a retribuir aquela visita. Você que está lendo este post e que costuma visitar o blog apenas para ler algumas resenhas, não é obrigado a comentar, exceto se você quiser fazer isso. Acho que quando as pessoas tirarem de vez esta "máxima" de que "blog só vive de comentário" da cabeça, elas vão começar a valorizar muito mais os cinco ou seis comentários construtivos que recebem. Blog vive de comentários, sim, mas não APENAS de comentários. Blog vive de boa vontade, vive de blogueiros que querem espalhar a literatura.

Quero voltar a retribuir e a acompanhar os blogs que eu costumava fazer, mas isso não faz parte da minha realidade no momento.

10 comentários:

  1. Olá, Kel. Tudo bem?

    Bem, eu comecei meu blog no ano passado, e vejo que há um número x de visualizações mas o número de comentários é muito menor que isso, mas sou otimista e penso que nem todo mundo tem a obrigação ou vontade comentar, contudo, isso não significa que não tenham lido ou gostado da minha postagem, enfim... Eu sinto uma certa pressão, às vezes, quando algum blogueiro comenta no meu blog coisas do tipo: "Gostei do teu blog, estou seguindo, pode dar uma olhada no meu?" Parece que temos a necessidade de nos retribuirmos por uma questão de cordialidade e não porque gostamos realmente do blog do outro.

    Gostei muito do seu texto, é algo que também penso muito.

    Beijos!

    Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
  2. Oii Kel,
    sou blogueira também e também percebi essa queda nos comentários. eu que era sempre presente aqui no seu blog sumi, e não foi porque eu quis. de vez enquanto até entrava e olhava, mas mal dava tempo para comentar. minhas leituras cairam demais, e o motivo? comecei a fazer outra faculdade. é, um trabalho e duas faculdades... como ter vida social? ;'(
    nos tempos livres que tenho, as vezes estou tão cansada que nem ler eu quero ;x
    ah, quanto a retribuição de comentários não sei... sigo bastante blogs, mas a maioria nem sabe que também sou blogueira e acho que nunca passei o link dele para nem 5 pessoas das que eu sigo. nem sempre nos sentimos "em casa" no blog dos outros. as vezes eu entro em alguns que não me identifico, ai fica complicado seguir né.
    e outra, há posts que, por mais que você leia, você fica sem saber o que comentar. eu já passei diversas vezes por isso. aí acho melhor não comentar nada do que encher de linguiça né... hahhaaha
    nada na VIDA deveria ser obrigado hahaha

    ResponderExcluir
  3. Oiii Kel, amei esse post! Me identifiquei muito no que você falou. Eu sempre penso que um blog não vive só de comentários, claro que nós blogueiros gostamos de sentir o carinho dos leitores através de seus comentários para nos motivar a escrever mais... Mas as coisas evoluem rápido demais, e como vc disse, as pessoas mudam e teve um aumento grande de booktubers, é mais fácil você parar para ouvir uma resenha do que ler... Teve até um tempo que andei tentando gravar videos, mas isso não funcionou para mim... Enfim, gostei muito do que você escreveu, sempre verá uma vez ou outra algum comentário meu por aqui... =D
    Beijinhos!!

    https://amanhecerliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Te entendo. Eu também programo meus posts no fim de semana porque chegou cansada do trabalho + faculdade. Acho que, mais importante que os comentários, são as visualizações. Mais vale um post com 200 views do que com 50 comentários ruins. Espero que você volte a retribuir e comentar logo :)

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente Kel, para mim tem sido cada vez mais complicado retribuir, mas sempre que posso faço, mas também sempre em posts que me agradam. Já passei da fase de fazer as coisas por obrigação, é a vida né?!

    Beijos Joi

    ResponderExcluir
  6. Que pôster super icentivador, belas palavras e bem clara. Para blogueiros (as), os comentários são muito importante, ajuda a saber o que os leitores gostam, ajuda na melhoria do blog e também na auto estima da pessoa que administra o blog.

    www.geracaoselfie.blog.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kel! Fazia tempo que eu não aparecia aqui e posso dizer que eu estava 99% afastada da blogosfera. Pra mim também foi extremamente visível essa barreira que foi criada nos blogs, a falta de interação e também sinto saudades daqueles comentários gostosos de ler. Ano passado eu migrei de plataforma e esse ano pretendo fazer vídeos para o youtube (acho que vai acabar sendo mais prático, porque não é sempre que eu consigo parar e fazer uma resenha). Eu gosto de ler blogs, mas confesso que de uns tempos pra cá o YT tem sido mais fácil de conviver, já que eu posso deixar o vídeo rodando e ouvir o áudio enquanto trabalho.
    Em relação aos comentários, o meu blog tem convivido diariamente com a poeria e com o esquecimento. Eu optei por tentar reformular tudo, cancelei minhas parcerias porque eu tô com vontade de falar sobre o que me der vontade, sem aquela pressão, sabe? E o que eu senti? Senti que algumas pessoas optam por acompanhar blogs maiores e cheios de sorteios. É uma pena, eu sei.
    Eu tô tentando voltar a comentar nos blogs que eu gosto (e o seu é um deles), mas o tempo não tá ajudando... Também tive alguns problemas com o provedor de internet da minha casa e só agora eles vão arrumar. Ou seja, não tinha como eu fazer milagre.
    Os grupos que eu acompanhava de troca de comentários também acabaram me decepcionando um pouco, porque eu sempre me esforçava pra fazer um comentário bacana e recebia os famosos ctrl c/ctrl v. Eu sei que não posso cobrar nada de ninguém, principalmente pelo o que você citou, que a rotina das pessoas está em constante desenvolvimento, mas eu fico tão feliz quando recebo um comentário cheio de carinho.
    Vou parar de escrever um pouco, isso aqui tá gigante hahahaha

    Beijos e feliz 2016
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  8. Concordo acho que não é obrigação retribuir visitas, deve-se visitar por prazer e por que gosta não por obrigação. E cada vez mais a vida das pessoas estão corridas, aparecendo mais coisas para fazer e o tempo vai diminuindo e não da tempo de fazer tudo que se quer.

    ResponderExcluir
  9. Demorou mas vc chegou em um ponto que eu sempre costumo defender. Acredito que retribuir comentários acima de qualquer coisa é educação, entendo todos os argumentos que vc apontou mas discordo com alguns. Estou a cinco anos na blogsfera e não perdi o hábito de retribuir comentários, me organizando sempre encontro um ou dois dias na semana para visitar todas as amigas e leitores esporádicos lá do blog. Claro que ninguém é obrigado, mas faz parte das responsabilidade de fazer parte da blogsfera.
    Boa sorte para vc nesse retorno dos comentários e adaptação à sua nova rotina!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post kel.
    Eu tinha um blog em 2009 e era super de boa com comentários, postava mais para mim mesmo sabe? Então com o tempo, quando eu recebia comentários achava o máximo, mas dai parei de blogar.
    Quando criei o Los Words, já estava com esse pensamento que você citou de que blog vive de comentários, então se minhas postagens não tivessem comentários eu ficava deprê kkk. Mas graças a Deus isso passou, agora voltei a fazer o blog para mim, falar dos livros que amo, dar opinião e compartilhar tudo que amo, porque é isso que faz bem, e os comentários que recebo só me faz mais feliz. E é bem como você falou, muita coisa muda, eu mesmo estou atrás de emprego, espero conseguir logo, e já não vou postar tanto porque sei que complica, mas tenho seu blog como inspiração, conheci ele ano passado, e é um blog que está no topo dos meus favoritos, só tendo postagens maravilhosas, etão vou estar sempre por aqui ♥
    Desculpa o comentário enorme kkkk
    beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!