26 janeiro 2016

# Papo Literário // O que NÃO fazer para conseguir uma parceria

Oi pessoas lindas, tudo bem?

Chegou o ano novo e com ele, as parcerias com as editoras se renovam, a galera arranca os cabelos e faz de tudo para conseguir um SIM de uma editora. Todo o blogueiro quer ter o seu trabalho reconhecido pelas editoras. Uns querem a parceria só pelos livros de graça, o que é muito bom, é verdade, mas a parceria não é só isso, certo? É divulgação, é dedicação, etc. 

A verdade é que eu tô esperando pelo dia que uma nova inscrição em uma editora vai virar BBB e vai ter gente até mandando vídeo implorando para passar. Ainda não chegamos lá, mas o nível de humilhações que eu vejo por aí, está quase padrão "casa mais vigiada do Brasil".

Pensando nisso, resolvi escrever este post para dizer algumas coisas que, MIGS, VOCÊ NUNCA DEVE FAZER. Porque, né... para que tá feio.  O que vou falar abaixo são coisas extremamente óbvias, que o simples bom senso sabe que não se deve fazer, mas parece que as pessoas simplesmente se esquecem de ter noção quando está em jogo uma parceria.

Hoje em dia, rede social é um perigo. Ela serve para o bem e serve para meus olhos queimarem com twites de blogueiro marcando a galera da editora implorando para passarem, porque, afinal "você lembra de mim da bienal de 1996, certo?". 


Não adianta pedir e implorar para a editora, marcar as redes sociais dela em todos os seus posts pedindo para passar em uma parceria. E, acredite, não vai ser o seu pedido que vai te fazer passar em uma seleção. Só vai servir para você ser mal vista entre a galera que faz a escolha dos blogs. Se inscreva no formulário, tenha confiança no trabalho que você fez durante o ano e aguarde.

É bem verdade que tem editora que promete divulgar o resultado no dia X, mas só divulga duas semanas depois. Ou, como já vi acontecer, só divulga no ano seguinte. Pois é. Falta de consideração? SIM. Falta de planejamento? Também. Mas não adianta você mandar e-mails, twittes, inboxs para a editora desde a meia noite do dia X querendo saber a que horas o resultado vai sair! Além de chato, você está sendo inconveniente!



Nunca, jamais e em tempo alguuuummmm vá reclamar com a editora sobre um resultado de parceria só porque você não passou. Não seja um mal perdedor. Nem sempre essas seleções são justas? Nem sempre. Nem sempre você vai passar de primeira em uma editora grande? Nem sempre. Não raro você vai tentar mais de uma vez passar numa mesma parceria? Não raro. Mas para que se dar ao trabalho de escrever um textão para a editora reclamando porque você não passou? 



Pode ter certeza de que essa atitude não vai fazer com que a editora mude de ideia quanto a te "reprovar" na seleção. Na verdade, isso só vai te colocar na lista dos preteridos! Ter maturidade é importante para um blogueiro, não adianta ser um mau perdedor. Claro que é chato não passar naquela editora que você tanto gosta, mas não é o fim do mundo, pelamor!

Tudo isso foi só para fazer um enoorme pedido neste longo periodo de inscrições para parceria: 




13 comentários

  1. Ótimas dicas, ficar implorando não é legal né? Acho que quando você tem um conteúdo legal, tudo vem a seu favor! Beijos

    critiquemais.blogspot.com.br
    estranhanoparaiso.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi keeell! De volta a blogosfera!!
    Bem pertinente seu post hahahahah, adoreiiii, já vi muita gente cheia de mimimi nas redes sociais pq a aprceria não foi renovada .. afff.
    E eu queria saber como que a galera da conta de tantas parcerias? É tão difícil ler tanto livro qd s de tem 2 ou 3 parcerias... vai entender..
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Kel! Tudo bem?
    Adorei as dicas, até agora eu ainda não passei em nenhuma seleção, pelo menos que eu saiba... mas isso não me fez ficar tão abalado assim, ainda bem (haha).
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel, tudo bem??
    Você como sempre arrasando em seus textos... adorei mais uma vez passar por aqui e encontrar esse papo literário e concordo com tudo o que você disse... no meu primeiro ano de blog... eu me importava demais com os resultados e sofria demais com os nãos recebidos, mas jamais pensei em ficar indo nas páginas das editoras e reclamando porque não passei e porque ela escolheu um blog desativado por exemplo haha. Com o passar dos anos, a experiência veio junto com mais bom senso e hoje os não são sinônimos de esperança para o ano seguinte e seja o que tiver que ser, se não foi desta vez é porque não era pra ser e vida que segue certo? Pois é tem gente que não pensa assim... seu blog é um verdadeiro ponto para colocar bom senso em muitos blogueiros, principalmente os iniciantes... parabéns!!! Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, concordo totalmente com você. Hoje em dia, o pessoal quer mais parceria com editoras para ganhar livros de graça e não se dedicam para isso, pensam que concurso é fácil que logo vai passar. Mais, mal sabe eles que tem que ter toda uma paciência e ver os requisitos do tal blog, ate porque deve ser extremamente cansativo ver vários e vários blog para fechar parceria. Amei sua postagem! beijos :)
    http://mficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel tudo bem? Adorei as dicas rs. Concordo com você, não adianta ficar pegando no pé das editoras. E pior né, ficar reclamando se não for selecionado! :O
    Adorei seu blog! Beijos!
    André
    https://www.instagram.com/pausaparapitacos

    ResponderExcluir
  7. Oi! Falou tudo! Vergonha alheia resume bem isso, vi tanto mimimi nas redes sociais que fico me questionando: Até que ponto as pessoas podem ir pra conseguir uma parceria? E pra quê? Status? Livros de graça? É lamentável ver as pessoas perdendo o bom senso nessas horas. Ótimo texto, parabéns.

    www.eicarolleia.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito boa as dicas, tem pessoas que não tem semancol rsrs. Também acho chato ficar em cima de alguém cobrando alguma coisa, tudo tem seu tempo, devemos esperar a pessoa retornar. Não tenho blog, mas concordo com as dicas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel, sua linda, tudo bem
    Estava com saudades dos seus papos literários. Kel, isso o que você falou é verdade, da mesma forma que as empresas, cada editora procura um certo perfil de blog para parceria. Então, prefiro acreditar que se eu não passei em alguma seleção, é porque não faço parte do perfil que eles querem. Uma vez, ouvi de uma empresa, em um processo seletivo, que as pessoas que ficavam dizendo que queriam muito a oportunidade de trabalhar naquela empresa, eram descartadas na hora. Adoro essa coluna.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu sou meio desligada e não tenho notado essaa coisas. Mas realmente pessoas assim se tornam inconvenientes e acabam passam uma imagem errada para as editoras.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  11. Ei Kel, eu tinha lido esse post logo que você postou, mas foi pelo cel e não comentei.
    Ri demais! E são dicas super válidas que algumas pessoas deviam pregar com post it em volta da tela do pc, pra não ter perigo de esquecer, porque tem gente que não tem um pingo de bom senso. Quebra pau nas redes sociais, após o resultado de uma parceria é o mais comum.
    Olha o amor próprio gente! e se isso não funcionar, pensem friamente: se eu me queimar quebrando o pau, sendo chato ou qualquer outra coisa assim, agora, vou perder qualquer chance futura, kkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi kel, pelo que vejo por aí falta muita vergonha na cara de certas pessoas que se prezam a pagar micos nas redes sociais mendigando parcerias, isso é realmente um fracasso, e assina atestado de idiota. Mas ansiedade é algo normal como em tudo na vida, quem nunca ficou deslumbrado por conseguir uma parceria que tanto almejava...?! Mas os toques são bons para que as pessoas tenham em mentem que ser stalkers das editoras não é o caminho certo e com certeza será direcionado para blacklist. Mas uma dica boa para as editoras e que valorizem mais o trabalho do blogueiro de responsa que merece um feedback para sempre buscar aprimorar. Afinal se valorizar faz parte da vida. Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel, tudo bom?
    Desde quando eu entrei na blogosfera, que temos esse tipo de pessoa que praticamente implora para ser parceiro. Falta um pouco de senso nessas pessoas e um pouco de direção. Elas também precisam entender que parceria é uma aliança com uma editora e ambas as partes precisam trabalhar para dar certo.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!