# Papo Literário // Quando você leu menos livros que o amiguinho

Oi pessoal, tudo bem?

Chegou a hora do Papo Literário por aqui. E hoje vamos falar da “disputa saudável” que é a contagem de livros que se lê no ano. Às vezes eu custo acreditar em algumas coisas e me dá vontade de beliscar meu braço para ver se meus olhos estão me traindo ou se é aquilo mesmo que eu estou lendo.

Okay, que todo o leitor no inicio do ano estabelece uma meta. Ano passado eu li 75 livros. Esse ano eu me desafiei a tentar ler 90. Tem quem prefira os famosos desafios temáticos literários, etc. Mas o que eu acho totalmente surreal são essas pessoas que competem para ver quem lê mais.

Funciona assim: Fulano posta no facebook falando: Li 80 livros até agora. E o outro fulano responde: AAHHH FALA SÉRIO, LEU POUCO HEEEIN, EU LI 150!




Pode parando, né?!

E daí que você leu 150 livros e eu li 80 dias? É impressionante a falta de uma roupa para lavar em casa. As pessoas perdem a oportunidade de ficar caladas. Será que é preciso desenhar para explicar que cada um lê no ritmo que dá. Não existe uma competição, o importante é ler e assimilar aquilo que está sendo lido. O importante é ler e se entreter com a leitura. Não adianta ler 200 livros e não lembrar nem qual é o plot das histórias que leu. Não adianta ler pensando nos números. 

E, sinceramente?! Quem acha que tá fazendo inveja no coleguinha falando que leu muito mais que ele, está beeem enganado. Aos poucos você acaba descobrindo o seu ritmo, certo livros você vai ler mais rápido que outros. 




Alguns você vai gostar mais que outros. Quanto mais você lê, mais rápido você vai pegando a prática e, consequentemente, você consegue ler mais livros em um ano. Nunca imaginei que eu conseguisse ler 75 livros em 365 dias, mas com a demanda do blog e depois de um ano cuidando dele, peguei a prática e consegui otimizar a leitura. E assim vamos indo, descobrindo como nos sentimos mais confortáveis para ler, que momento do dia é melhor... Mas sem competição, cada um lê o quanto quiser (e conseguir) sem que nenhum amiguinho fique querendo tirar vantagem!
Respeito é fundamental <3

20 comentários:

  1. Oi Kel, tudo bem?

    Concordo plenamente com você! Cada um lê o que quer, quando quer e no ritmo que quer! Eu, por exemplo, trabalho muito, e meu tempo é escasso, mas leio o que dá! Isso não me faz gostar mais ou menos de leitura que outras pessoas...

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de ter amigos leitores suficientes para fazer disputas assim, acho super legal. Minha contagem de livros eu faço pelo Skoob mesmo, tentando sempre cumprir a meta de leitura, mas confesso que as vezes acabo trapaceando porquê não gostei de um livro ou outro e aí tiro eles da meta kkkkkkk. Infelizmente esse foi o ano que eu menos li (28 livros) tudo isso por conta da Faculdade, mas vou aproveitar as férias pra aumentar um pouco mais esse número.

    ResponderExcluir
  3. Uma cornetada aos que acham que leitura é número!
    Affffffffffff
    Eu gosto de estipular metas... Mas elas ficam entre mim e eu (arrasa com o português, Fabi! ¬¬)
    Enfim... Uma competiçãozinha não faz mal a ninguém! Mas, daí a ficar zoando o outro pq leu menos... Ah vá!
    Desabafei.

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    http://www.pausaparapitacos.blogspot.com.br - @pausaparapitacos - facebook.com/pausaparapitacos

    ResponderExcluir
  4. Tragam um Oscar para esta mulher porque ela falou tudo! Acho muito legal quando eu consigo ler mais de 4 livros num mês, mas ficar só passando os olhos pelas páginas para "ganhar" em relação à quantidade? Pelo amor de Deus!

    http://somaisumapaginamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo que disse no post, chega a ser estranho saber que esse tipo de competição existe.
    Como disse, todo mundo possui seu ritmo, e há livros que podemos demorar séculos para ler, mas outros podemos devorar em uma tarde. Eu, por exemplo, tenho uma relação muito estranha entre o meu humor e os livros, pois há dias que não consigo ler um parágrafo completo e entender o que li, por mais que seja uma história leve e fofa, apenas porque estou com um humor horrível.
    Esse tipo de competição é muito sem noção, pois querendo ou não sempre vai existir alguém que leu mais que você, e o que deveria importar não é a quantidade de livros lidos, mas o que cada um te dá em troca. Se ninguém estiver querendo entrar no livro dos recordes por ler mais livros em um único ano, não sei exatamente porque competir...
    Enfim, fez um ótimo post, essa coluna do blog sempre traz bons assuntos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu não estipulo meta, vou lendo conforme dar pare ler, no meu tempo sem pressa. Esse ano to lendo o trigésimo primeiro livro, vejo que tem outras pessoas que leram muito mais, mas não to competindo com ninguém só comigo mesma kkk. Concordo com tudo que você falou, não adianta ter números e não saber direito o que leu.

    ResponderExcluir
  7. Post perfeito Kel! Concordo plenamente com você que cada pessoa tem o seu ritmo. Eu nem estabeleço metas por conta dos afazeres diários. Mas como sou uma viciada e estou sempre comprando livros - estou com uma fila de 47 comprados recentemente - em qualquer folguinha e em toda oportunidade estou lendo. Às vezes demoro uma semana, outras dois ou três dias, mas quando o livro me prende atravesso a noite. E assim vou cumprindo minha meta de ler os livros que gosto. Esse ano acho que li uns 53, e não ligo muito se isso é pouco para algumas pessoas. O que me importa de verdade é amei cada página que li!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o post.
    Eu adoro ler e leio rápido até, mas há dias em que não pego em nenhum livro, porque ou não tenho tempo ou mesmo vontade. Ler por ler, para mim, não dá! Tenho que entrar de cabeça na história.

    Beijos. *

    ResponderExcluir
  9. Oiiii
    Eu nunca competir para ver quantos livros vou ler num ano.
    Esse ano eu consegui ler mais livros porque tive mais tempo,mas não estava competindo com ninguém.Acho que quando uma pessoa lê com pressa não entra na história e perde muitas coisas,pelo menos e assim comigo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Rapaz, para mim essa é nova, nunca competi assim com os meus amigos, e sinceramente é meio tosco. Tipo é legal aquele contadorzinho do Skoob e tal, mas aquilo é para você ter controle e não para esfregar na cara do coleguinha e que leu um livraria '-' Eu nem sei quantos livros li esse ano porque os livros da minha meta eram tipo os desejados do "tenho que ler" logo, os que tenho que comprar Ç_Ç Ai a leitura depende mais da minha carteira do que da minha vontade, e nesse meio tempo eu acabo lendo trocentos livros por fora e acabo que nem contabilizo. Nas metas do ano eu prefiro listar mais títulos do que números. Mas pra quem ta começando e meio que pegando a prática ou incentivando a galera a ler, aquela competiçãozinha até que é saudavel :v

    ResponderExcluir
  11. Ler e sentir prazer na leitura é o mais importante. Eu não conheço muitos leitores, apenas eu e minha irmã, e nós não ficamos fazendo competição. A gente sempre que lê um livro legal indica para a outra. Eu particularmente não consigo ler muitos livros porque trabalho e estudo. Os livros são um prazer à parte e me dedico a eles sempre que tenho tempo, sem pressa. Dependendo da leitura e do meu envolvimento com ela, consigo terminar mais rápido. Mas minha velocidade depende muito do quão boa é a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Como sempre vc falou tudo!!! Concordo e tento desafiar a mim mesma a no mínimo tentar ler mais que no ano anterior. Mas pelo que percebi esse ano não conseguirei superar os 80 do ano passado, mas faz parte.
    Quando lembro que antes de ser blogueira lia um livro por mês, total de 12 por ano e era feliz relaxo. Como vc diz não adianta ler como um louca e depois de um tempo não consegui lembrar nada sobre a história.
    Enfim ótima reflexão!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, kel!
    Gosto de contar os livros que leio justamente para estabelecer metas e me desafiar, não competir com outra pessoa. Talvez essa competição pode servir como um estimulo, mas como você disse deve ser algo saudável! Mas acredito que como tudo na vida devemos vencer a nos mesmos.
    Beijos!
    asassecretas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Às vezes eu e meus amigos fazemos uma maratona literária entre nós para incentivar a leitura! Além disso, existem diversas maratonas no Youtube que acabam nos ajudando a manter um ritmo e trocar ideia com outras pessoas.
    Eu costumo ler bastante livros no ano, mas não acho que seja motivo para inferiorizar outra pessoa que leu menos!
    Bem, obrigada pelo seu post! De verdade, adoro ler recadinhos que te dão uma bronca básica por ler pensando nos números. Acho que todo leitor passa por isso (incluo eu), o que acaba atrapalhando no rendimento do enredo; mas ler coisas como essas me faz voltar aos trilhos rs

    ~Random

    http://mochiladeumageek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Kel! Sempre deve-se levar em conta a qualidade e não a quantidade. Igual você falou, não adianta ler milhões de livros e nem se lembrar da história direito. Eu não consigo ler muitos livros por causa da escola, mas quando estou lendo, eu entro na história e gasto o tempo necessário até que ela me consuma! Bjs

    ResponderExcluir
  16. também acho isso baboseira. nunca crio metas pra mim, porque senão acabo surtando.. hahaha
    é aquela velha história de quantidade/qualidade né... ;x
    tem dias que a gente está empolgada para ler, ma tem dias que a gente não te saco né =/

    ResponderExcluir
  17. Eu não leio livros por causa de quantidades e sim pela qualidade e pela história que o mesmo possui, se for ler por causa de número na minha opinião é melhor nem adquirir os livros.
    Nesse ano não li quase nenhum livro, fiz uma meta no skoob mais nem consegui cumprir por causa da escola, do curso e da minha sobrinha.. mas se deus quizer no próximo ano irei cumprir a minha meta para 2016.

    ResponderExcluir
  18. Genteeee, que post maravilhoso! Adorei o que você disse: "Não existe uma competição, o importante é ler e assimilar aquilo que está sendo lido. O importante é ler e se entreter com a leitura. Não adianta ler 200 livros e não lembrar nem qual é o plot das histórias que leu. Não adianta ler pensando nos números.".
    Ano passado eu li 16 livros. Esse ano, até agora, li 24. Sei que para quem tem um blog isso realmente é pouco, mas eu tive TCC então no final tudo foi se acumulando e não sobrava tempo para nada. Mas, já estou feliz por ter conseguido ler bem mais do que em 2014 e isso pra mim já basta. Realmente, as pessoas tem que parar de criar competições e se preocupar mais com elas mesmas.
    Beijo.

    Choque Literário

    ResponderExcluir
  19. Gente isso é muito infantil, parece criança disputando quem tem mais lápis de cor no prézinho U.U kkkkk
    Eu leio poucos livros por ano, por vários fatores (como não ter dinheiro para comprar mais livros, ou porque um livro é meio cansativo, ou até mesmo por falta de tempo), nada a ver ficar disputando quem leu mais ou menos, como você falou cada um tem seu ritmo, ninguém lê igual a ninguém, super chato isso. Vou ler quantos eu quiser, e como eu quiser, o que isso vai mudar na vida dos outros não é mesmo? Enfim, super legal seu post, acho fundamental o respeito ao próximo, e no mundo literário infelizmente falta um pouco. Beijos
    Lost Words / Facebook

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Achei muito certo o que você falou, penso que a parti do momento que você pega um livro para ler só para falar que leu mais que alguém a leitura fica chata, pois um livro tem papel muito importante na nossa vida quando lido e assimilado é mais do que uma competição !!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!