22 dezembro 2015

# Papo Literário // Mande um livro e ganhe 36

Oi pessoal, tudo bem?

Espero que sim!!!
Gente, o post de hoje é um alerta, um apelo, um puxão de orelha... o que vocês quiserem nomear. Mas o importante é que este post deixe bem claro que essa história de corrente de "envie um livro e receba 36 de volta" é....

FURADA, TRETA, MENTIRA, KAÔ, FRAUDE, ILEGAL...

Vamos lá... existe um esquema ilegal chamado pirâmide. Você já ouviu falar? Não? Então eu vou explicar. 

A piramide começa com um "nvestidor" que chama outras pessoas para participarem. Estas pessoas precisam chamar outras X pessoas, que chamam mais X pessoas e por aí vai. O detalhe é que para que o esquema funcione, estas pessoas tem a obrigação de chamar o número estipulado de pessoas para que chegue"retorno prometido". Uma vez que a pirâmide alcança vários níveis, se, em algum momento, ela for rompida - ou seja, alguma das pessoas não atingir a sua "meta" - há prejuízo para as demais. 


Fonte: Gazeta do Povo

Hmmm, ainda tá convencido de que este "esquema do facebook" é uma mera "troca cultural"?
Vamos ver se você consegue responder as seguintes perguntas: 
  • Você sabe quem começou com esta ideia de trocar um livro e receber 36? E eu não estou falando da sua amiga que te chamou para participar. Estou falando do primeiro de todos. Aquele que teve esta bendita ideia. 
  • Você sabia que as pirâmides são caracterizadas por um tom de exagero? No caso trocar um livro e ganhar 30 é praticamente isso...
  • Você nunca estranhou a falta de informações aprofundadas sobre esta troca de livros?
  • Você conhece todas as pessoas envolvidas neste esquema?


Pirâmide no Brasil é ilegal e várias pessoas já denunciaram esta "troca cultural" no facebook. Desconfiem do que parece fácil demais, simples demais. Não é só porque envolve livro que é algo permitido. NÃO É UMA TROCA CULTURAL. É um esquema ilegal e por mais que você tenha tido boas intenções ao embarcar nesta "brincadeira", existe algo maior por trás.

E um detalhe muito importante, você já pensou com quem está compartilhando o seu endereço de casa ou o nome do seu filho? Nem todas as pessoas que terão o seu endereço são pessoas que você conhece. Como confiar nestes casos?

Questionem, investiguem, não se envolvam em nada que parece fácil demais por mais que a ideia de fazer parte deste "grupo" seja tentadora. 

#ficaadica

8 comentários

  1. Olá!

    Não conhecia essa pirâmide, mas seu post veio na hora certa, assim, já estou escaldada. Serve de alerta para pessoas mais desavisadas ou que tentam tirar proveito dessa situação...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Vejo bastante disso em grupos literários no Facebook e sempre achei uma grande besteira (no sentido de "quem acredita nisso?"), mas aí eu via que que tinha gente que comentava e ficava pensando "Meu Deus!". Até aí, tudo bem. Mas eu não sabia que era ILEGAL. Gente, que absurdo.
    Enfim, valeu o alerta xD
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Vi essa piramide em um grupo de livro que faço parte e achei estranho essa historia, tinha gente que estava passando o endereço para participar, eu nem quis fiquei com a pulga atras da orelha rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu resolvi participar com alguns amigos meus dessa brincadeira ,sinceramente, em momento nenhum esperei receber realmente os 36 livros. Quando dei o livro pra menina que me indicaram, pensei que, no máximo, eu estaria dando um presente pra alguém é qualquer coisa que viesse decorrente disso seria lucro. Até agora já recebi seis excelentes livros e já estou super satisfeita em ter participado. Já havia ouvido sobre a ilegalidade da prática, mas, mesmo assim, não vejo mal nenhum na brincadeira. Claro que, se você participa com muitos estranhos, corre o risco de estar passando seu endereço para as mãos erradas e tal, mas, como eu fiz com um grupo de amigos, não vi mal nenhum. Claro que os riscos existem e não devem ser ignorados, mas eu também acho que todo esse alarde não é necessário.

    ResponderExcluir
  5. Oi Kel!

    Acho que estou vivendo em outro mundo porque eu não vi essa "corrente" e lugar nenhum... Mas acho que, mesmo se eu visse, eu não ia acreditar. Seria uma coisa "boa demais" para ser verdade, afinal, quem não quer doar apenas um livro e receber tantos em troca? E eu realmente não sabia que esse esquema das pirâmides é ilegal também.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Legal saber disso Kel, fui convidada e ainda bem que desconfiei, tbm sempre fui contra este sistema de pirâmide. Vou ver se alerto quem me convidou =/

    Beijos Joi

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu vi isso direto no face, mas nunca fui atrás para saber se era real ou não, sempre achei que era furada mesmo, ainda bem que li seu post, tenho uma amiga que estava louca para participar, já vou alertar ela também.
    Não sabia que era ilegal essa piramide, super legal seu post, ajudou muito. Beijos e Feliz Natal ♥
    Lost Words

    ResponderExcluir
  8. Oie! Até semana passada eu estava por fora dessa história de pirâmide, ate que uma amiga me falou sobre e que uma conhecida dela fazia parte. Eu achei tão absurdo que nem fui procurar sobre o assunto, eu sinceramente não sabia que tinha chegado tão longe a ponto de se espalhar assim ... nossa, vou falar pra ela nem pensar em se meter nessa corrente, obrigada por avisar.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!