# Resenha 303 // Para todos os garotos que amei

Oi pessoal, tudo bem?

Voltei de viagem!!! E preciso dizer que foi incrível e que, por mim, moraria em Gramado! Mas como tudo que é bom dura pouco, aqui estou eu, de volta à minha realidade das váááárias resenhas pendentes para resenhar =P. Hoje é dia de "Para todos os garotos que amei". Já leram?

Título: Para todos os garotos que amei //
Autor: Jenny Han
Editora: Intrinseca
Páginas: 320 
Livro cedido em parceria com a editora




Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.




Lara Jean é a irmã do meio em uma família onde as mulheres precisam mostrar sua força. A mãe faleceu e para ajudar o pai, que trabalha em um hospital, a administrar tudo, ela e sua irmã mais velha Margot cuidam da casa, dão o exemplo à Kitty (irmã mais nova), fazem comida, etc. Claro que é uma grande responsabilidade para meninas que ainda são tão jovens. Quando Margot resolve se mudar para uma faculdade no exterior, chega a hora de Lara Jean assumir as rédeas da situação. Mas nem tudo sai como ela gostaria. Margot é como o pilar de sustentação de Lara Jean e não tê-la por perto torna tudo mais difícil. Principalmente quando todos os meninos que Lara Jean já gostou começam a receber cartas antigas que ela havia escrito e guardado a sete chaves.

Nunca tinha lido nada da autora e nem preciso dizer que descobrir Jenny Han só agora, me deixou com aquela sensação de que estava perdendo um grande tempo na minha vida. Solicitei o livro sem esperar absolutamente nada. Minha única motivação era poder ler todos os livros que o Buzzfeed indicou como “melhores YA.”. “Para todos os garotos que amei” pode não ser o melhor Young adult que já li, mas, sem dúvida, é uma excelente história que recorda os tempos de colégio as paixões platônicos do ensino médio.



Narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Lara Jean, acompanhamos o seu crescimento ao longo da trama. Analisando de uma forma “crua”, Lara Jean seria aquela menina “apagadinha”, que sempre vive à sombra da irmã. Ela é insegura e fechada, mas, aos poucos, vai se autodescobrindo e nos brinda com um bonito desabrochar. É impossível não se conectar com a personagem e torcer para que tudo se resolva no final. 

Quem também merece destaque são meninos da trama. Peter e Josh dividiram o meu coração até boa parte da história, até que eu finalmente tomasse partido por um deles. Os dois tem personalidades bem distintas e pontuadas pela autora.
O livro é um pouco previsível, principalmente no que diz respeito ao “mistério” de como as cartas foram parar na caixa de correio dos antigos amores de Lara Jean. Mas ainda assim é uma leitura boa. Uma história densa, capaz de envolver o leitor.

Para quem gosta de uma leitura rápida e repleta de sentimentos, “Para todos os garotos que amei” é, sem dúvida, o livro ideal. Trata-se de uma dualogia e o segundo volume “P.S. Ainda Amo Você” já está a venda. Pretendo ler em breve!




11 comentários:

  1. Oi Kel, tudo bem? Já ouvi falar sobre o livro e quero muito ler. Não sabia da história em si, só vi na internet e gostei da capa, mas agora com a sua resenha, me deu mais vontade de ler!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu estava bem balançada para ler esse livro, mas os comentários de vários amigos acabaram me desestimulando um pouco. Não sou muito fã de romances, mas admito que adoro ler um romancinho de vez em quando, principalmente quando estou com ressaca literária. A história parece ser bem interessante e sua resenha me deixou bem curiosa. Mais um pra minha lista de ebooks Kkkkkkkkk desse jeito não vou diminuir essa lista nunca. Adorei a resenharesenha, beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kel, gostei da sua sincera opinião na resenha. É um livro que não devemos esperar tanta coisa, apenas uma leitura leve. Este é aquele típico livro para ler durante uma ressaca literária. Não é? rsrs
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa que apuro Lara deve ter passado quando estas cartas foram entregue para os garotos, que ficaram sabendo o que estava escrito. Fiquei intrigada com quem poderia ter feito isso entregado as cartas e porque. É um livro que gostaria de ler para desvendar esse mistério.

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha e já estou procurando para ler <3

    http://idealizandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Um dos melhores livros que já li, a inocência e paixão dos personagens nos cativa do início ao fim, a forma como as amizades são retratadas, parecendo vida real, a cumplicidade entre as irmãs, os caprichos da família, enfim, todos os garotos que ela já amou, de alguma forma passamos a amá-los também.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gostei da resenha ela me fez tirar as duvidas que tinha em relação a a historia e acabei vendo que se começasse a ler esse livro acabaria me decepcionando com a historia por não ser muito do gênero !!

    ResponderExcluir
  8. Olhando a capa era mais ou menos isso que eu esperava da história, ainda não li esse livro, mas o enredo parece ser tão lindinho! Um romance bem leve e pra relaxar ....

    ResponderExcluir
  9. Todo mundo diz que Gramado e Canela é maravilhoso, ainda quero conhecer, sou do Sul, mas ainda não tive essa oportunidade :/

    Já faz algum tempo que quero ler esse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, achei bem interessante, fiquei curiosa para saber quem enviou as cartas .-. e o desenrolar dessa história.
    Outra coisa que achei interessante foi você falar que recorda as paixões platônicas do ensino médio, quem nunca né? kkkk
    Beijos
    Lost Words / Facebook

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    O que me chamou atenção na história foi o mistério das cartas que os amores de Lara recebem, então é uma pena que ele seja previsível, mas ainda assim parece ser um livro bom e fofo.
    Beijo.

    Choque Literário

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!