# Resenha 298 // A Lista

Oi pessoal, tudo bem?

O primeiro livro que li da Cecelia foi "P.s Eu te Amo". Depois disto, li outros dois, mas nenhum conseguiu chegar perto do que senti com P.s. Estava em busca de um livro da autora que me encantasse e acho que finalmente encontrei.


Título: A Lista
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Livro cedido em parceria com a editora




Sinopse: Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente. Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para que ela recupere o seu prestigio: uma lista com cerca de cem nomes de pessoas desconhecidas. É com base nesta lista que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira, mas antes ela precisa descobrir quem são estas pessoas e como estes nomes estão relacionados.



Vivi uma relação de amor e ódio com a Kitty. Se por um lado, gostei de acompanhar a sua rotina jornalística, uma vez que compartilhamos da mesma profissão, por outro lado morria de raiva de certas atitudes da personagem, principalmente no inicio do livro quando ela era tudo o que eu mais odeio e busco evitar na vida de jornalista.

Como já é esperado em um livro da Cecelia, ela foca nos comportamentos e no desenvolver dos personagens. Para a minha felicidade, Kitty vai amadurecendo e concertando alguns erros. Fiquei envolvida com a história porque existem microtramas conforme ela vai descobrindo quem são estas cem pessoas. No inicio, achei que os inúmeros personagens que surgiriam ao longo da trama fossem deixar a história saturada. Mas me enganei e tudo funcionou perfeitamente.























O livro é inteligente e ousado. Já havia lido outras obras da autora, mas nenhuma tão boa quanto “P.s Eu te Amo”. Neste livro, Cecelia conseguiu sair daquele tom mediano e me conquistou com algo realmente sólido. Não há uma grande problemática na história, é verdade. A trama é simples, mas bonita, e te passa algum ensinamento. Eu adoro um bom drama, então, quanto mais o livro pender para este lado, maior será a minha felicidade.

A narrativa é feita em terceira pessoa e os capítulos ficam em um meio termo entre pequenos e grandes. É impossível não ficar curioso querendo saber o que vai acontecer a seguir, principalmente quando Kitty começa a encontrar cada uma das cem pessoas de sua lista. 

No final, senti que houve uma pequena acelerada no ritmo do livro e algumas cenas, que poderiam ser melhor trabalhadas, ficaram superficiais. Mas no geral, “A Lista” me surpreendeu bastante.



10 comentários:

  1. eu ja li, mas sabe aquela história que te marca que você não consegue expressar bem em palavras?
    se pararmos pra analisar é um enredo mais simples, mas talvez o mais significativo da autora, ao trabalhar essa lista interminável de histórias ela nos mostra como cada um é especial! me peguei chorando em alguns momentos, rindo em outros, mas com certeza é um livro que recomendo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu ja li, mas sabe aquela história que te marca que você não consegue expressar bem em palavras?
    se pararmos pra analisar é um enredo mais simples, mas talvez o mais significativo da autora, ao trabalhar essa lista interminável de histórias ela nos mostra como cada um é especial! me peguei chorando em alguns momentos, rindo em outros, mas com certeza é um livro que recomendo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sou suuuuper fã da Cecília desde que li e me encantei com a leitura de "Simplesmente Acontece", adoro o jeito suave como ela escreve e envolve o leitor. Já acrescentei esse à minha lista. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel, tudo bem? Só li Simplesmente Acontece da Cecelia e morri de amores com o filme de PS Eu te amo. Quero muito ler outros livros dela. A Lista está na wishlist *-* Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa Kitty esta passando por uma maré de azar mesmo hein, parece que nada dá certo. Fiquei curiosa com o mistério que envolve essa lista de cem nomes de pessoas. Ainda não li nenhum livro da autora, só assisti o filme PS Eu te amo e adorei.

    ResponderExcluir
  6. Nunca li livros desta autora, porém P.S Eu Te Amo está guardado no meu pc esperando para ser lido. Quem sabe, após ler este livro eu vire fã da autora?! Não costumo ler vários livros de um mesmo autor (com exceção de sagas e séries), mas só lendo mesmo pra ver :)

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Ainda não li nada da Cecelia Ahern, mas achei esse livro muito interessante principalmente o tema que a autora aborda e o Kitty e legal quando vemos que o personagens no começar do livro e diferente do final e fiquei curiosa sobre a relação dessas cem pessoas !!

    ResponderExcluir
  8. Oie *-*
    Quero muito ler Ps:. Eu te amo, sou apaixonada pelo filme ♥
    Logo que li que 'uma lista com cerca de 100 pessoas' pensei que fosse cansativo, mas em seguida você já tirou isso da minha cabeça com a resenha kkk. Fiquei curiosa para saber mais sobre a Kitty, e ler esse drama. Beijos
    Lost Words / Facebook

    ResponderExcluir
  9. Conheço vários livros dessa autora mas não conhecia ela, agora que fui saber que as escritoras de P.s eu te amo e Simplesmente acontece são a mesmo pessoa KKkkk
    Bem, ainda não li nada dela, nem os filmes assisti, mas o enredo de 'A lista' parece ser maravilhoso.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu tenho P.S. Eu Te Amo na estante há muuuuito tempo, mas não peguei para ler. Inclusive, pelo que você conta na resenha, acho que me interessei mais por A Lista do que por P.S.. Eu quero ser jornalista, então acho legal o fato da personagem principal ser uma.
    Beijo.

    Choque Literário

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!