02 outubro 2015

#Resenha 280 // A Ascensão da Sombra

Olá, meu bookaholics. Tudo bem com vocês?

Pois bem, hoje, teremos a resenha de "A Ascensão da Sombra" de Robert Jordan, portanto, preparem seus cafés e se sentem confortavelmente na cadeira. Tentei resumir ao máximo minhas impressões sobre o livro, mas eu não podia falar menos que isso de um livro como esse. Então, vamos a resenha?

Título: A Ascensão da Sombra // Shadow Rising
Autor: Robert Jordan 
Editora: Intrínseca
Páginas: 976
Livro cedido em parceria com a editora 






Os lacres de Shayol Ghul enfraquecem, e o Tenebroso avança. A sombra se ergue para encobrir definitivamente a humanidade. Em Tar Valon, Min tem visões de um destino terrível. Será o fim da Torre Branca? Em Dois Rios, os Mantos-brancos caçam o homem de olhos dourados e o Dragão Renascido. Em Cantorin, junto ao povo do mar, A Grã-lady Suroth vislumbra o retorno dos exércitos Seanchan ao continente. Enquanto na Pedra de Tear, o Lorde Dragão planeja seu próximo passo e ninguém será capaz de prevê-lo. Nem a Ajah Negra, as nobres de Tairen ou as Aes Sedai, nem mesmo Egwene, Elayne e Nynaeve. Declarado o escolhido da antiga profecia, Rand al´Thor, o Dragão Renascido, precisa seguir em frente e cumprir seu destino: proteger o mundo do retorno do Tenebroso.

Em, o "Olho do Mundo", primeiro livro da série, nós somos apresentados a um mundo totalmente novo, cheio de criaturas lendárias e histórias sombrias. Nesse mundo, existiam cinco amigos (Rand, Mat, Perrin, Nynaeve e Egwene ), que começam uma viagem cheia de obstáculos para chegar a um lugar que seja seguro para eles, já que criaturas tenebrosos cruzam o rígido inverno tentando achá-los. Já no quarto livro da série ( " A Ascensão da Sombras"), continuamos a acompanhar a jornada desse cinco amigos, que acabou se transformando em uma aventura muito maior do que eles imaginavam. Agora, o mundo todo corre perigo eminente e o princípio do fim parece ter começado. Tudo que eles conheciam tão bem, está desmoronando nas mãos de criaturas tenebrosas. O grupo que estava unido mais uma vez, decide se separar e cada um atravessa seu próprio caminho, cheio de obstáculos e barreiras.   

"A Ascensão da Sombra" é o quarto livro de uma série pra quem gosta de ler de verdade. O  livro é um teste de resistência, mas que vale a pena. A escrita é um pouco complicadinha, nada muito rebuscado, mas mesmo assim é diferente. É impressionante como o livro prende a atenção do leitor do início ao fim. Apesar de ter 976 páginas, o livro não perde o ritmo em momento algum. Do começo ao fim, as aventuras não param de acontecer. A descrição do mundo criado por Robert Jordan é muito bem feita. Todos os detalhes são mostrados com maestria e conseguimos visualizar as situações e pessoas com perfeição. Nessa série de livros, existem vários povos que vão surgindo no decorrer da história e cada um deles possui peculiaridades que são descritas em detalhes (e isso contribui bastante pro tamanho do livro). Outro fator importante é o passado que une esses povos, a história toda é muito bem feita e todas as pontas estão bem amarradas, você sente que tudo aquilo poderia realmente acontecer em um mundo paralelo. A história não é infantil, e os personagens passam por dilemas morais difíceis de serem julgados, o passado de cada um deles não é doce e muito menos bonito, além disso o livro tem emoções fortes e situações que nós não gostaríamos de vivenciar na vida real. Outra característica super legal do livro, é que não existem bons e maus, todos os personagens possuem os dois lados e isso deixa o livro bem real.






A personalidade dos "heróis" de um livro, é o que mais me chama atenção em uma história, principalmente, quando o assunto é aventura. Um livro pode nem ser tão bom assim, mas quando há personagens bem escritos, vale a pena ler até o fim. No caso dos livros de Robert Jordan, não há o que discutir. Os personagens são muito bem construídos e tem um carisma natural, além disso, com o passar dos livros da série, eles vão crescendo e se tornando mais maduros sem que a transição pareça forçada ou sem sentido. Os personagens secundários também são muito bem aproveitados. Em alguns momentos, alguns deles passam a ser o foco da história e isso é sensacional, pois assim o livro não fica monótono falando apenas sobre os protagonistas. Esse livro é um dos que mais possui diversificação de personagens dentre os que já li, e quase todos são fundamentais para a construção da história, praticamente não existem coadjuvantes. 

Um ponto negativo do livro é que ele é bem mais erótico que os seus antecessores (e eu não sou muito fã de livros eróticos), então, resolvi pular as partes inúteis (leia-se eróticas) e fui direto pra aventura em si. Ademais, o livro é muito bom. Pra quem gosta de aventuras e mundos novos é um prato cheio. O mundo criado por Robert Jordan é gigante, incrível e cheio de detalhes que vão fazer você perder completamente o fôlego. Vale lembrar que esse livro é bem mais pesado em questão de sentimentos, portanto, preparem seus lenços, pois talvez vocês precisem deles. Pra terminar, preparem seus corações, pois ainda temos, nada mais, nada menos que 10 livros para serem publicados. Ou seja, tem muito Robert Jordan pela frente ainda.


19 comentários

  1. Quarto livro e eu nunca havia ouvido falar dessa série? Eu estou isolada mesmo do mundo para chegar a esse ponto, nunca mais concordo em visitar parentes fora de SP.
    O livro é gigante pelo número de páginas e admito que não é de um gênero que eu leia aos montes, então meu interesse inicial por ele seria quase nulo, mas resenhas existem para nos fazer enxergar além de detalhes como esses.
    O ponto que mais me chamou a atenção foi a evolução dos personagens e sua complexidade, são duas coisas que adoro e além de dar um toque real para a história envolve o leitor de uma forma única, personagens assim nunca são fáceis de se julgar e muito menos de prever cada passo.
    O autor parece ter feito um excelente trabalho e com exceção das partes eróticas, sua resenha despertou meu interesse. Aproveitarei e indicarei a uma amiga que simplesmente é fanática por livros do gênero.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Natiane,
    A história em si não me chama atenção, devo confessar isso. Mas você falou bem do livro, disse que prende o leitor, eu gosto de aventura, então fiquei um pouco curiosa. Eu também não curto livros eróticos, acredito que faria o mesmo que você, rs.
    Beijos
    Blog Historiar

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a história dessa série bem interessante, eu ainda não li nada do autor, mas ele parece ser ótimo....
    Mas confesso que essa não é uma série que eu me interesse, já vi bastante gente elogiar todos os livros dela mas eu não tenho vontade de começar :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nat, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, ele me fez ter uma outra visão do livro, pois só de ver o tanto de páginas fiquei assustado. Pude perceber nela o quanto a série é interessante, mas mesmo assim não sei se teria coragem de ler.
    Beijos, Vinicius.

    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa série e pela resenha parece ser muito boa. Mas é muito livro ainda faltam 10 para serem publicados, aja dinheiro kk. Nossa e esse tem muita página, mas é bom que tem muita historia pra contar. Achei interessante que os personagens não tem lado bom e nem mal e sim os dois lados. Gosto de livros eróticos desde que se tenha uma historia por trás do erotismo e não só fique no vuco vuco rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Já estava pensando em comprar o primeiro livro da série para ler nas férias... Mas quando você diz que tem 14 livros a coleção me desanimou bastante.
    Ainda acho que vou procurar saber mais sobre a série, mas enfim...
    Beijos de luz!

    ResponderExcluir
  7. Depois de ler essa sua resenha super positiva sobre esse livro, até fiquei curiosa, a história parece ser bem interessante e eu acredito que se eu lesse me agradaria.
    Sua resenha está muito boa.
    Adicionei o livro em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  8. Não lembro de já ter visto essa série por aí, mas, nossa, quantos volumes! Parece incrível por conta da magia e do mundo novo, só que acho que por enquanto não vou me jogar nela por conta dessa quantidade de livro. Eu ia me viciar e acabaria deixando os outros que quero ler, de lado. É a velha história de fazer escolhas, né? Anotei o nome, só não acho que lerei por agora.
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia a série antes de ler essa resenha.
    Achei legal os vários pontos positivos levantados, pois também gosto quando o livro tem uma boa escrita, bons personagens e suas paisagens são bem detalhadas.
    Porém mesmo com os elogios não me interessei pela leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oi Natiane, tudo bem? Nunca tinha ouvido falar do autor e livros do gênero não me interessam, mas boa sorte com os outros vários livros da série! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Quantos livros têm essa série!
    Achei a história diferente.
    Mesmo com os vários elogios ao livro, como as descrições das paisagens, os personagens bem construídos, que normalmente me chama a atenção para ler o livro, nesse não fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Ainda não conhecia essa série e confesso que não fiquei interessada nos livros. Não sou muito fã do gênero, então essa dica eu passo.
    Ainda assim, ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel, tudo bem? Ainda não li nada do autor e não conhecia a série, mas sua empolgação e as cinco estrelas me fizeram olhar com outros olhos para a capa que, a princípio, não chamou a minha atenção. Uau, mais de 900 páginas e o livro não fica monótono? O autor deve ser realmente muito bom! Gostei das considerações que você fez sobre as partes hot, que eu também não curto tanto e sobre a atenção que ele dá a todos os personagens, o que eu adoro! Gosto quando os personagens secundários ganham certo destaque e são tão bem construídos quanto os principais! Confesso que desanimei quando vi a quantidade de livros que virão pela frente, mas se a história for boa, quanto mais, melhor né?
    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Personagens bem construídos e com um carisma natural já são um excelente ponto de partida para que eu goste da história. E acho que num livro desse tamanho a participação dos personagens secundários se torna essencial, ele é enorme e o foco numa coisa só o tempo todo seria algo difícil de lidar. Rolei de rir de você pulando as partes eróticas, também as acho inúteis, rs, se um dia eu resolver ler vou tentar fazer isso também. Mas como sou meio neurótica e não gosto de pular nenhuma linha, provavelmente a presença dessas cenas vai me fazer desistir do livro.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Ola Nati menina 976 páginas e adorei saber que a escrita não se perdeu em nenhum momento, já sei que vou gostar, o que desanima um pouco é a série ser grande demais. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Olá... tudo bem??
    Caraca... já tem o livro 4 e eu nem conheço o primeiro rs... mas pela descrição de sua resenha e diga-se de passagem muito bem escrita por sinal... o livro não é muito minha cara para leitura,então desta vez deixarei a dica passar... eu até curto livros de aventura, mas eles tem que me chamar atenção de alguma forma... a parte erótica ficou meio esquisito no contexto abordado... acho que se tivesse no seu lugar também pularia... Xero!

    ResponderExcluir
  17. Oi Natiane, eu conheci esse livro na bienal e eu não sabia que ela era de uma série. No momento eu não sei se leria esses livros pelo fato de ter uma história muito longa! E eu também não gosto desses erotismo nos livros, já deixei de ler um livro que me interssou pq tinha esse fator. De resto parece ser interessante. Quem sabe mais ara frente eu não o leia!
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Eu também não gosto de livros eróticos! Uma pena que tem mais cenas desse tipo. Mas, de qualquer forma, se você ainda gostou de forma a ser dos seus favoritos, acho que posso acabar gostando!
    Beijos,

    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  19. Olha, de verdade, eu não sou muito de me aventurar com livros dessa temática, mas eu realmente me interessei pelo enredo e eu já vi que esse livro é muito bem comentado, então mesmo não sendo meu tipo de leitura, pode ser que eu goste.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!