Oi pessoal, tudo bem?
Se tem uma coisa que eu já ouvi
muito nessa vida de blog (e olha que nem é uma vida tão grande assim, são só
quase 3 anos) é a seguinte frase: “Nossa, você deve ter dinheiro mesmo para
fazer tanta coisa assim para o seu blog e comprar tantos livros.” Esses
comentários me fazem refletir e é por isso que resolvi fazer esse post de hoje.
Não sou rica, não assaltei um
banco, não sou afilhada do tio Patinhas. Para ter um blog precisa de dinheiro?
Não. Existem inúmeros layouts de graça, ter um domínio próprio não é regra, não
é preciso fazer vários materiais de divulgação. Para criar, basta só um clique.
Quando eu tinha meu blog pré
adolescente, era muito mais fácil achar layouts de graça e mais atrativos. Hoje
em dia não é tão fácil assim, principalmente porque eu não tenho conhecimento
nenhum de HTML. Mas, com o tempo e boa vontade, você vai entendendo minimamente como as coisas funcionam.
Com o tempo eu fui vendo que seria mais interessante ter um layout exclusivo do blog. Isso não é regra e não é preciso ter um layout mega profissional feito por uma super empresa para que você faça um blog. Não é isso que define o sucesso do seu trabalho. Só queria algo que fosse parecido comigo.
Com o tempo eu fui vendo que seria mais interessante ter um layout exclusivo do blog. Isso não é regra e não é preciso ter um layout mega profissional feito por uma super empresa para que você faça um blog. Não é isso que define o sucesso do seu trabalho. Só queria algo que fosse parecido comigo.
Invisto no blog porque quero que
ele reflita aquilo que eu sou ou o que eu sinto. Não quero que ele seja
profissional e nem disputo com outras pessoas para ver quem tem o blog mais
bonito. Faço o blog para mim porque através dele eu descobri um novo hobbie. E isso não faz de mim uma pessoa mega rica que gasta dinheiro com o blog.
A verdade é que para ter um blog
é preciso ter boa vontade. Boa vontade de deixá-lo atualizado. Boa vontade de
pensar em posts diferentes. Boa vontade de atuar nas redes sociais. Boa vontade
de divulgar o seu blog. Não é o dinheiro que você investe que vai fazer o seu blog ser melhor que os outros, mas todas as outras coisas que você faz por ele sem gastar nada =)
Arrasou!!!!
ResponderExcluirConcordo em gênero, número e grau *.*
Beijinhos!
Sankas Books
Gostei do papo literário, o assunto outra vez foi bem escolhido.
ResponderExcluirÉ comum as pessoas acharem que para ter um bom blog é preciso gastar centenas de reais com ele (para não dizer mais), o que talvez seja algo que deduzimos inicialmente de forma automática, mesmo que erroneamente.
É claro que a parte visual de um blog conta minimamente para deixa-lo mais atrativo, como a capa de um livro por exemplo, mas como você disse dedicação é o que decide o rumo que ele terá.
Me aventurei muito pouco com blogs próprios nessa minha curta vida, e nenhum durou muito tempo por falta de boa vontade e também porque eu não tinha lá algo de interessante para postar. Foi só um experimento que fiz na pre-adolescência e não acho que repetiria.
De toda forma, ótimo post.
Abraços
Oi Kel!
ResponderExcluirNossa, seu post caiu como uma luva pra mim!
Criei meu blog recentemente, sabe. Eu amo ler, amo falar sobre o que leio - ninguém do meu meio social gosta de ler, sou a única, JURO! - e o blog foi uma opção de falar tudo o que sinto quando leio um livro. A ideia de investir em um layout foi realmente a de ter um cantinho com a minha cara, sabe. E, mesmo tendo acabado de começar, já recebi inúmeras críticas. Pessoas dizendo que estou perdendo meu tempo, que isso era fútil, e, principalmente, que gasto dinheiro à toa com livros e com blog. Afff.... Isso me deixa fula da vida! Poxa... O blog se tornou mais um hobbie querido, e as pessoas vêm criticar!? Não sou rica... Pelo contrário, super junto as moedinhas para comprar meus livros... E pessoas "recalcadas" vem falar pelos cotovelos!
Ixi. Meu comentário se tornou um desabafo! Sorry... Rs!
Enfim...
Sempre passo por aqui, desde que vc iniciou seus trabalho no mundo "bloguístico" literário. Adoro teu blog!
Ele é uma das minhas inspirações!
Perdão pelo comentário tipo testamento! Haha
Beijos!
º(^ . ^)º
Fabi Carvalhais.
http://pausaparapitacos.blogspot.com.br
Oi, Kel!
ResponderExcluirGostei muito do seu texto. Foi interessante você tocar nesse assunto, já que é um tema bem comentado na blogosfera.
Eu concordo completamente: boa vontade faz um bom blogueiro.
Abraços,
http://entreserieselivros.blogspot.com.br/
Olá, Kel.
ResponderExcluirSeu texto reflete perfeitamente o que penso. Para ter um blog não é necessário gastar rios de dinheiro, mas ter vontade de fazer o que gosta. Aliás, gostar de blogar é essencial para que ele persista em meio as dificuldades.
Adorei o texto.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.
Oi Kel!
ResponderExcluirTudo o que você disse é verdade. No início, eu não investia dinheiro nenhum no meu blog. Comecei como todo mundo, com um layout free (mas totalmente bem feito), e mudei pelo mesmo motivo que você: queria algo só meu, totalmente a minha cara. E não caro assim igual as pessoas pensam também, não precisa ser rica para investir um pouquinho naquilo que a gente gosta.
Beijo!
http://www.roendolivros.com
Olá, Kel.
ResponderExcluirAdorei a postagem e faço minhas as suas palavras. Já ouvi bastante isso também. Nunca gastei nem um real com o blog e livros eu já comprava mesmo. Acho que o que mais gasto no blog é meu tempo, mas é um tempo gasto com algo que adoro fazer, falar de livros.
Blog Prefácio
Concordo demais com você!
ResponderExcluirE também tem gente que menospreza os blogueiros, acha que é um trabalho super mega fácil, mas não concordo. É trabalhoso, e você ser precisa ser dedicado!
Amei o seu blog, e estou seguindo.
beijos,
http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br
Oi querida,
ResponderExcluirAdoro esses seus posts...quando li seu post nem pensei no sentido literal da palavra investir dinheiro mas sim investir tempo porque esse realmente é preciso e muito ne???Rsrs
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/
Parabéns por ter lutado e conseguido seu blog do jeito que você queria, por ter determinação, realmente dinheiro não precisa para blog e sim como você disse muita boa vontade e amar o que faz.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirEu também não sabia muito sobre HTML, mas penei e consegui fazer o layout atual do blog, que me deixa muito satisfeita. A verdade é que também não ando competindo para ver quem tem o melhor blog ou ter parcerias, criei um blog que é um pedaço de mim e, como tal, faço para mim mesma e para meu próprio prazer.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Cada dia que passa gosto ainda mais desse blog. Você é incrível Kel, sério, além de ser leitora você tem um blog sempre atualizado e com conteúdo confiável.
ResponderExcluirAgradeço muito por cada resenha que você posta e acaba me mostrando livros que eu não conhecia (ou achei que nunca fosse gostar) que acabam virando leituras necessárias.
Muito sucesso em tudo que você fizer e obrigada. Por tudo.
De fato acho que é sempre bom o blog ter a cara de quem o coordena, mas de nada adianta investir muito financeiramente se o conteúdo dele não é capaz de atrair leitores. Acho que as postagens são muito mais importantes do que um layout exclusivo e mais bonito do que o dos outros. De nada adianta ter tudo isso se não tiver quem veja, quem pare para ler, né? É uma questão de prioridades, mas é óbvio que isso varia de acordo com a pessoa e com o que ela pensa. Como você bem disse: boa vontade. Para cuidar de um blog e para tudo nesse mundo.
ResponderExcluirBeijos!
Kel! Excelente post. Refletiu o que muitas blogueiras pensam, com certeza. Enquanto é feito com amor e carinho o resto vai acabar vindo eventualmente, tudo é resultado do trabalho duro. Parabéns.
ResponderExcluirBeijos
SIL | Estilhaçando Livros
Oi Kel, tudo bem? Penso nisso todo dia e me sinto tão mal quando não estou pelo menos entrando no blog e criando coragem de escrever... Acho que você podia fazer um papo sobre 'Boa Vontade' ;) bjs
ResponderExcluirOi Kel,
ResponderExcluirAchei esse post muito bacana. Acredito que quando a gente faz porque gosta e aparecem pessoas pra te elogiar e falar do seu trabalho no blog, as coisas começam a valer a pena. Acho bacana ter um layout bonito, mas o que realmente importa é o conteúdo.
Vou aproveitar esse momento para falar o quanto eu gosto daqui, o quanto o seu cantinho me conforta. É tudo lindo!
Beijos
Blog Historiar
Olá!
ResponderExcluirPara fazermos um bom trabalho o que mais precisamos é ter amor pelo que está sendo feito.
Parabéns pela iniciativa de ter um blog e por ele ser tão legal!
Eu também acho que não precisa ser rico pra ter um blog. Eu não tenho nem ideia de quanto custa o layout nem o domínio próprio do blog, mas também acho que da pra criar um sem gastar muito, realmente só precisa ter boa vontade.
ResponderExcluirGostei bastante do post :)
Beijos!
Oi Kel!
ResponderExcluirAdorei esse post e a forma como falou sobre o assunto. É nítido o carinho que você tem em ter um blog e fazer as postagens, mas muitas vezes as pessoas não entendem isso. Quando eu criei meu blog também quis um layout diferenciado, então passei alguns meses aprendendo sobre HTML e CSS, afim de tornar meu sonho de ter um blog com a minha cara real. E deu certo! No entanto, a melhor coisa de ter um blog é pensar nos posts diferentes, em fazer as resenhas (coisa que eu amo) e sentir que meu trabalho é recompensado.
Adoro o seu cantinho! Acho seu blog muito bonito, não só na aparência, mas na paixão que você tem em escrever, que transparece sempre nos seus posts.
Desejo cada vez mais sucesso para você e que esses três anos dupliquem várias e várias vezes!
Beijo
Lauren | Blog Razões Literárias
Gostei da dica, estou começando com o meu!
ResponderExcluirindico-livros.blogspot.com.br