27 outubro 2015

# Papo Literário // Capa dura vs Brochura

Oi pessoal, tudo bem?

Muita gente reclama, pede, implora para as editoras lançarem AQUELE livro em capa dura. “lança por favoooorrrrr” “mas em inglês é capa dura” “porque no Brasil não lança hardcover”? Bom, sinceramente, eu não sei responder a esta pergunta. Mas o que eu sei é: existem vantagens e desvantagens no livro capa dura.

Eu amo livro capa dura, confesso. Eles são mais bonitos, mais atrativos e, obviamente, tem uma maior durabilidade. Mas, a despeito de tudo isso, um livro hardback/hardcover é mais pesado que um paperback.  Ou seja, se você é daqueles que adora carregar o livro na bolsa, para todos os lados, considere esta questão ou suas costas podem sofrer um pouquinho.




Outro detalhe bááááásico. É muito bom pedir livro capa dura e tal, mas, é claro que é impossível lançar um capa dura com o precinho de um brochura. duh! Por motivos óbvios de que requer um trabalho bem maior que apenas comprar um material mais durinho para a impressão. Logo, não esperem um livro lindo e maravilhoso capa dura por menos de 30 reais (aqui no Brasil, pelo menos), porque, né? Não vai rolar... just saying...



Claro que livro capa dura é bem menos propenso a amassar e ter orelha. Se você morre de medo que isso aconteça, assim como eu, este tipo de livro é simplesmente uma benção. Os capa duras são perfeitos, principalmente se você for levar em consideração aquelas pavorosas edições de bolso (!!!) que são extremamente frágeis. Mas, não se esqueça que os hardbacks podem ser facilmente danificados se caírem de uma altura considerável no chão.

A verdade é que eu vejo o hardback/hardcover mais como uma versão para colecionador, apesar de amar livros assim. Porque, veja, primeiro que eles são mais caros que os normais. O custo de material da capa, a impressão que, com certeza é diferente de uma impressão em capa normal, tudo aumentaria o preço do livro, como já aumenta. Depois que se os livros capa dura fossem vendidos a torto e a direito, eles não teriam mais graça, certo?




19 comentários

  1. Brochura realmente é bem mais prático pra levar na bolsa ou na mochila, e pesa bem menos. Capa dura é lindo e acredito que seja mais para deixar a nossa estante bonita e é claro, colecionar! Amo os dois e muitas editoras estão fazendo livros lindos em brochura. Dependendo do livro, talvez a capa dura passe despercebida rs.
    Abs!
    http://ohqueridavalentina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Livros de capa dura são lindos, mas como tudo que é muito bom na vida, eles tem um preço meio salgado comparados aos brochuras. E no fim, não são todos os livros que desejo que tivesse uma edição em capa dura. Aqueles que amo e me conquistaram bem que poderiam ter, pois são histórias que quero guardar, mas outros não pagaria tão caro. Acredito que seria pedir demais das editoras todos os livros em capa dura e como você mesmo disse, onde estaria a graça se todos fossem assim?
    Mas é um bom assunto a se discutir, mesmo não chegando a um consenso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Nunca liguei para isso. Os que tenho são os normais mesmo, tomo muito cuidado e as pessoas que empresto também tem cuidado. É claro que ele nunca vai ficar igual quando estava novo, mas dando pra ler, está ótimo, haha.
    http://peque-na-sonhadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que a opção devia existir no Brasil, sim. Não acho as desvantagens que você enumera no post suficientes para justificar a quase que total ausência de edições em capa dura no mercado brasileiro. Cansei de comprar livro lá fora porque aqui no Brasil só existe a edição com capa comum.
    Além disso, já peguei muito livro capa dura em inglês bem mais leve que livros do mesmo tamanho com a capa comum aqui no Brasil. Aqui existe essa tradição de usar as folhas do livro de um material mais grosso, algo que acho desnecessário, e isso sim acaba fazendo o livro não só ficar mais pesado, como mais caro também. E depois, livro aqui no Brasil já é caro de qualquer maneira mesmo...
    Então acho que as editoras brasileiras deviam sim investir mais em edições capa dura. Como eu disse, pode ser só uma opção, como é lá fora. Mas simplesmente não existir? Acho sacanagem.
    Beijos
    Mari
    http://pequenosretalhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Kel, tudo bem?
    Adoro os papos literários... e concordo com você sobre as vantagens e desvantagens dos livros de capas duras.
    Eles são mais resistentes e tem uma durabilidade maior, mas você acredita que nunca me prendi a essa questão? Claro que depois que entrei no mundo dos blogueiros, passei a observar mais algumas coisas e vi a fascinação que muitos leitores tem por essas belezas... porém eu sou daquela movida por capas... se vier uma edição linda de morrer e que eu realmente tenha amado, já começo a juntar o dinheirinho para comprar meu exemplar, mas se não vou ficando com as capas normais mesmo.
    Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi! ^^
    Eu acho lindo hardcover, mas acho que só compraria se fosse "aquele" livro que eu amo. Na maioria prefiro capa comum mesmo. Mais leve e mais barato.
    Quanto à estragar, tenho livros da época que eu era criança, lidos, sem nenhum amassadinho. A conservação dos 'capa molinhas' nunca foi problema pra mim! :)

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Realmente os livros capa dura são realmente mais lindos, porém como você disse concordo que são mais para colecionadores mesmo, por causa do preço.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu acho os livros de capa dura visualmente bacanas, mas pra mim não tem muita diferença, tanto faz um ou outro. A coleção na estante fica linda de qualquer jeito :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel, tudo bem?

    Acho lindo livro de Capa Dura, tenho poucos, até porque não compro livro em inglês... mas adoro os que eu tenho. Mas concordo, o preço é algo que devemos levar em conta, e sinceramente, como você disse, acho os livros de capa dura mais vantajoso como uma edição de colecionar, porque não sei você, mas eu tenho uma enorme dificuldade em ler livros com capa dura... sei lá, não consigo achar uma posição confortável, principalmente levando em consideração que quando estou em casa, eu adoro ler deitada... e o livro de capa dura é pesado para segurar. Enfim, como tudo na vida, tem suas vantagens e desvantagens.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Acho que os livros de capa dura são mais conservados e muito bonitos e como mencionado são mais caros. Mas realmente seria difícil levar na bolsa acho a capa estragaria logo, nesse caso o normal é mais indicado rs. Oh dúvida cruel kk.

    ResponderExcluir
  11. Oiee!!
    Eu gosto das duas capas tanto brochura quanto capa dura, mas concordo com vc jamais conseguiríamos ter livros de capa dura aqui no Brasil com precinho camarada!! =/
    Apesar dos capa duras serem muito mais bonitos, também acho que seria mais voltado para colecionadores mesmo!!
    Por enquanto vamos ficando com o brochura mesmo que também ficam bem lindinhos!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie, Kel!!
    Palavras sábias ahahah. Concordo plenamente. Se todos os livros fossem de capa dura a gente ia enjoar logo e ficaria sem graça, as pessoas não ficariam suspirando como ficam quando veem a edição de colecionador. Gosto de livro, simplesmente. Não ligo muito para essa coisa de capa apesar de eu surtar quando o livro ganha uma orelha inimiga!!
    Os cânones, alguns que tenho aqui, são de capa dura mesmo!!
    Ah, esse tipo de discussão é muito boa, hein!?
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kel, tudo bem?
    Assim como você eu sou apaixonada por livros de capa dura, mas... apenas para ter de enfeita na estante.
    Sempre ando com livro na bolsa e no momentos estou lendo um de capa dura (O livro das Mil e uma Noites), pense num livrinho pesado! Sem contar que ele não é tão "confortável", é mais complicado manusear, sei lá... ainda prefiro o material mais maleável dos brochuras.
    O jeito é carregar brochuras na bolsa e ler capa dura no conforto de casa, né?! rs

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  14. Para mim n tem muita diferença, mas claro que aquele livro que a gente gosta deve durar e a de capa dura ajuda, mas bom cuidado também! Depende de cada um, mas realmente as editoras deveriam dar maior opção para aqueles que gostam desse tipo de livro!

    www.curiosametamorfose.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu acho livros de capa dura um charme! São linnndos, mas o preço nem tanto ): Tenho alguns e realmente são bem resistentes, mas vou confessar: Amo orelhas! E por mais que eu ache a versão capa dura linda, as vezes opto pela versão normal só pelas orelinhas mesmo. Mas deve ser gratificante ter aquela coleção favorita todinha em capa dura S2

    ResponderExcluir
  16. Ola Kel lindona eu amo livros de capa dura, mas acredito que o custo dele seja o grande vilão, ainda mais na atual crise que estamos, se for muito caro fica difícil de comprar. beijos

    Joyce
    wwww.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Então, eu AMO capa dura, mas realmente é mais caro. Comprei o Felizes para Sempre da Kiera capa dura e paguei menos de 30 \o/ vitória hahaha mas realmente é bem mais difícil, o que é uma pena pois eu prefiro 1000 vezes.
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Nunca me importo muito com isso ,mas confesso que quando vejo um livro de capa dura começo a babar na hora ,mas o que VC disse é vdd ,é mais caro ,então prefiro me contentar com a versão brochura msm .

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que capa dura conserva mais o livro e é sempre mais caro que capa comum e eu acho lindo rsrs, mas como foi dito tem seus poréns além do preço, pra carregar na bolsa é mais pesado e acho que estraga mais rápido.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!