20 setembro 2015

Top Sunday // Três manias literárias

Oi pessoal, tudo bem?

Todo mundo tem suas manias. Umas mais simples, outras mais complexas. Umas superáveis e outras nem tanto. Quando o assunto é “livro” eu tenho alguns “tiques” que podem ser bem chatos.

# 3º. Lugar: Marcar páginas

Não consigo ver ninguém, repito, ninguém marcando livro com orelha ou fazendo dobrinha na ponta. Por isso eu ando com vários marcadores na bolsa e quando vejo uma pessoa fazendo isso, ofereço um marcador. No geral as pessoas ficam sem graça e sempre aceitam huahuahuahua. Se você fizer isso com o MEU livro, pode ter certeza de que irá para a minha lista negra.

# 2º. Lugar: Post its



Todos os meus livros, ou pelo menos a grande maioria deles, estão como novos. Isso porque eu não dobro a página, não marco com orelha e não marco partes do livro com caneta ou marca textos. Só isso post its. Apesar deles continuarem no meu livro mesmo depois de ter terminado a leitura, odeio, simplesmente odeeeeeio quando vejo alguém marcando o livro permanentemente. Tenho dois livros meus assim, da minha época de colégio. Um deles é HP porque eu fiz questão de sublinhar o primeiro faniquito da Hermione com ciúmes do Rony (foi mal, gente, mas foi meio que um ato de rebeldia com os Harrmione que sismavam que eles iam ficar juntos no final). O outro é Orgulho e Preconceito, onde eu marquei a melhor e mais bonita declaração de amor (e fora também) da literatura mundial: o diálogo em que o Darcy confessa à Lizzie que está apaixonado "ardentemente" *-*. No mais, faço questão de tirar qualquer tipo de caneta ou marcador de texto de perto dos meus livros.


# 1º. Lugar:  A louca das capas




Mas o que é a pior coisa para mim é a capa do livro. Eu sou extremamente chata (e admito) com qualquer nano defeito na capa do livro. Meu namorado brinca que eu deveria ser detetive de defeitos nas editoras. E deveria mesmo. Me contratem! Porque eu olho o livro em todos os ângulos antes de comprar, só para me certificar de que não tem nenhum amassado, nenhuma página com defeito, se o livro não está sujo. Qualquer pequeno amassado já é o suficiente para eu não levar e buscar outra loja para comprar. Já comprei livros online várias vezes e pedi para devolver por causa disso. Sou chata, admito.

23 comentários

  1. Kel, espero que isso não seja algo muito sério, porque tenho exatamente esses problemas em relação com os livros. Sofro só de pensar em dobrar as pontas das páginas para marcar, então se não tenho um marcador, coloco qualquer coisa (qualquer coisa mesmo), mas não estrago meu livro.
    Sobre a segunda mania, deveria existir uma lei que proibisse de marcar permanentemente o livro. Só os livros de escola mesmo. kkk
    Também sofro desse mal do livro perfeito ;P Procuro por todos os lados da capa algum defeito torcendo para que não encontre, porque se encontrar...
    Adorei o post!!! <3
    Abçs Kel!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre penso em andar com marcadores, mas eu sempre esqueço. Tenho um nervoso absurdo de pessoas que marcam o livro com a orelha. parece que o pessoal não tem noção ;w;
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Kel, você ia me odiar uns anos atrás! kkk Eu sempre dobrei as pontinhas das páginas e pior, usava a orelha dos livros pra marcar páginas. Imagina como ficavam amassadas as capas e todo o resto?! Assim como sempre usei marca texto ou escrevi à lápis.. kkk só fui mudar, porque comecei a sortear alguns livros no Blog e precisava que eles estivessem como novos, assim como os que eu trocava. Agora capa, passei a ser neurótica também. Não pode ter nenhum defeitinho! E esses dias, que recebi um exemplar de editora com um risco de caneta na capa? Justo num livro autografado! Quase morri o.O kkkk Beijos, Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderExcluir
  4. Ooi Keel!
    Essas pessoas que marcam paginas com a orelha argh... Essa coisa de olhar nano defeitos na capa, na lombada também me pertence, odeio quando vem com algum defeitinho, fico louco aqui...

    Um abraço,
    Um sujeito qualquer
    umsujeitoqualquer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um treco ao ver pessoas riscando e também marcando com a orelha dos livros. mas, diferente de você, não ando com marcador na bolsa. Vou adotar essa ideia.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi querida,
    Pois é temos algumas coisas em comum. Também não gosto de dobrar as páginas e pior ainda marcar o livro. Simplesmente me da pane isso. Sobre a capa é interessante porque faço a mesma coisa, chegando ao extremo de verificar lombada e tudo...rsrs. Vai ver é mania de Raqueis....kkkk
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, quantas manias! Essa de marcar páginas é mesmo angustiante, não consigo fazer isso e nem entender como tem gente que faz sem se importar, mas diferente de você não teria essa coragem de sair oferecendo marcadores por aí xD Talvez para o meu pai, que vez ou outra quando arranja tempo pra ler tem essa mania.
    Outra coisa que não entendo é gente marcando quotes com marcador ou caneta! O máximo que cheguei perto disso foi riscar bem de leve com um lápis para não ficar a marca depois que eu apagasse.
    Mas essa de detetive de defeitos das capas foi demais. O pior que nem te culpo, antigamente eu era assim com tudo. Odiava o menor defeitinho em qualquer coisa que eu tivesse, atualmente isso se limita a uma coisa ou outra. Afinal, ninguém gosta de defeitos né?
    Adorei o post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Eu também não consigo ver alguém marcando a página com a orelha do livro, quando eu empresto algum livro eu já mando com um marcador e aviso que pra usar ele!
    A maioria dos meus livros também parecem novos (menos os que eu já emprestei), não uso nada pra marcar os livros, nem escrevo meu nome na capa nem nada, de vez em quando eu colo post it, mas só quando o livro está muito bom hahah
    E também não gosto quando algum livro meu vem com um defeito, me incomoda qualquer defeito em qualquer lugar do livro, mas na capa é pior.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel!

    SIM! Eu faço isso também, porque ninguém merece livro cheio de orelha! Na maioria das vezes não gosto de emprestar os meus livros por causa disso. Também não marco livros permanentemente e acho que esse fator faz os bebês durarem muito mais, né?

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Esse terceiro foi ótimo, vou fazer marcadores do blog e sair distribuindo... me dá um negócio, uma agonia ver a galera amassando a pontinha da folha. haha Mas o pior é grifar de permanente o livro... dá uma dor. rs Agora com as capas não sou tão loucona que nem você :p Adorei o top!
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu também quando compro um livro estou ali prai meia hora a ver se o livro esta amassado, se tem alguma página com defeito kkk
    Segui o teu blog...segues o meu?

    Blog / Facebook / Instagram

    ResponderExcluir
  12. Também sou muito obcecada com a capa dos livros! Odeio quando tem qualquer amassado por menor que seja, ou marca de dedos, ou riscos. Me dói na alma ver algum livro assim...
    Não tenho problemas com marcar páginas com marca textos, desde que não seja no meu livro, rs.

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel,
    Mas quando a gente compra um livro, quer que seja um produto de qualidade. Se tiver sujo ou amassado perde o encanto. A maioria dos meus livros também são novos. Nunca risco neles. Agora comecei a usar post-its, mas fora isso, são todos impecáveis, rs.
    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  14. HAhaha Kel te entendo totalmente. Hoje tbm sou assim, mas tbm já marquei livros dobrando a página. Hoje se tem uma amassadinho surto. Mas tbm não me importo de ver outras pessoas fazendo isso, desde que não seja o meu!

    No mais adorei a ideia de andar com uns marcadores na bolsa, além de fazer uma boa propagando do blog ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  15. Oi keelll
    kkkkkkkkkkkkkk detetive das capas, eu acho q deveria ser assim q nem vc, vira e mexe compro um livro c um defeitinho e só vejo qd chego em ksa hahahahah tipatia!
    E tb m da nos nervos qd alguém marca o pobre coitado do livro c a orelha, genteeeeee, pq? Olha o tanto de marcador dando sopa na livrara, se for livro meu então da até morte kkkkkkk!
    Bjos
    Aline praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  16. huahuhauhauhauhua
    Muito bom!!! Acho que também sofro desse TOC rsrs Temos quase os mesmos cuidados com nossos amigos livros. A diferença é que eu uso post it como sinalizador de página. Eu costumo grifar com lápis e escrever observações também à lápis. Quando não tem espaço para escrever minhas observações, uso um post it maior.
    Do TOC da capa dos livros, eu já deixei de comprar um livro porque todos exemplares tinham um arranhão. Procurei outra livraria e fui ser feliz.
    Eu fico tão preocupada em manter meus livros como novos, que quando transporto na minha bolsa, eles vão sempre em uma sacola de malha, daquelas que guardam sapatos. Assim, evita arranhões.E, meus livros ficam sempre lindos!!

    Beijos, Fernanda D.
    NovoRomance.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Concordo com tudo que você escreveu!
    Não marco com orelha nem uso marca texto. Ás vezes faço uma estrelinha bem de leve (para consegui apagar e não ficar marcado) ao lado da citação.
    Mas meu problema principal são as capas, sempre vejo algum amassado que para os outros não é nada. Detesto quando compro em lojas onlines e mesmo na caixa com plástico bolha a capa vem amassada.

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma agonia com quem marca livro com caneta marca texto, alias, tirando dedicatórias e autógrafos, tenho horror a qualquer outro risco em livros. Mas sabe o que é o pior de tudo? Quando alguém pega aquele livro da capa linda, metalizada, brilhosa (ou qualquer outro, até edição econômica, porque livro é livro, né?!) e usa como apoio para escrever e o livro fica marcado com o que a pessoa riscou na folha de cima (AAAARRRRRRRRRRRGGGGG!!!!) Tenho um livro que emprestei e voltou assim, faz anos mas, até hoje me dá uma dor sempre que olho pra ele Ç_Ç

    ResponderExcluir
  19. Concordo, também não gosto de marcar livros com a dobra da página e nem que façam isso, os maradores servem pra isso e não estragam as páginas. Marcar frases com marca textos nem pensar!!!!! Também prezo muito o cuidado com os livros, gosto deles inteirinhos e sem estrago kk.

    ResponderExcluir
  20. Livro com orelha realmente não dá. Manchado e sujo então nem se fala.
    Marcador permanente é de morrer +_+
    Concordo com você!
    Abraços!
    http://ohqueridavalentina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Kel, tudo bem? Não tenho muitas manias, não empresto meus livros mais para pessoas que sei que não vão ter cuidado e não me importo com aquelas que marcam a orelhinha. Conheço algumas pessoas que fazem isso e respeito. Já que também é uma mania delas. Costumo usar post-its, mas também tenho um caderninho de quotes *-* Bjs

    ResponderExcluir
  22. eu cuido bastante dos meus livros e apesar de não ser fã de dobrar as páginas, não tenho nada contra marcar com marcador de texto eles. quando gosto de um quote costumo colocar post-it, mas quando eu realmente amo um quote, eu marco com marcador mesmo kkkkkkkkk
    nossa, acho que neste quesito você chega a ser meio neorótica né? hahaha

    ResponderExcluir
  23. Kel, acho que sou uma versão sua, porque me identifiquei totalmente com o que você disse. Não marco, não risco, não dobro páginas e nem compro se estiver com algum defeito. Sempre olho o livro por todos os ângulos antes de comprar. Tenho o maior zelo e por isso que não empresto. Se alguém dobrar um livro na minha frente eu me remexo toda. Não aguento. KKKKKKKK

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!