# Papo Literário // Precisamos falar sobre: pessoas educadas

Oi, gente, tudo bem?

Espero que sim. Ah que saudade do Papo Literário. De soltar algumas verdades que precisam ser ditas =P. Mulher é aquela pessoa que acha que consegue dar conta de tudo, mas nem sempre isso acontece. Mulher acha que consegue acordar cedo pra ir trabalhar, depois voltar e correr na rua, depois postar no blog, atualizar as redes sociais, namorar, ir no mercado, fazer a marmita do dia seguinte, ler, etc etc, etc. Não raro quem acaba sofrendo com a minha ausência é o e-mail do blog. Sempre deixo acumular algumas coisas por lá. #quemnunca

Acontece que dia desses eu resolvi fazer o que? Responder a todos os 37 e-mails pendentes. E, sinceramente, antes eu tivesse deixado tudo acumulado. Assim eu teria poupado meus olhos (e minha paciência). 

Queridos autores, entendam uma coisa: a graaaaande maioria dos blogueiros apoia e tem total interesse em divulgar a literatura nacional, mas é preciso ter um pouco de bom senso aí, principalmente com quem você não conhece. Juro a vocês. Dos 37 emails, uns 10 eram de convites de sorteio, 6 de ganhadoras de promoção me passando endereço e o resto eram de solicitações de parceria e pedidos de divulgação de autores nacionais. Até aí tudo bem.

Mas as coisas não ficam nada bem quando você recebe um e-mail assim:

“Me passe o seu endereço para eu te enviar meu livro para resenha”

OI?



E não para por aí.

“Solicito que você resenhe o meu livro no seu blog.”

Ou ainda

“Vi que seu blog tem muitos seguidores. Gostaria que resenhasse meu livro e desse uma boa opinião”.

Gente, juro, não estou inventando e só não coloco prints desses absurdos (entre outros) que recebo por e-mail para não ficar tão obvio assim de quem estou falando. Porque vamos combinar, isso é tratamento? Tive que ler umas cinco vezes para ter certeza de que meus olhos não estavam me traindo (assim como a Lua) e que eu estava lendo certo. Como assim uma pessoa me manda email dizendo que vai me enviar um livro e que eu tenho que resenhar, sem nem perguntar se estou interessada? Pior é o outro que quer uma resenha aqui só porque o blog “tem muitos seguidores”.




Não é assim que se consegue as coisas. Não sei lidar com essa falta de noção. Não faço post patrocinado no blog e se um autor ou um blogueiro, um livro aparecem aqui é porque eu gostei e quero ter esse conteúdo no blog. Educação é fundamental em qualquer tipo de profissão. Não é porque somos blogueiros que somos obrigados a postar o que qualquer um quer, a ler todos os livros que recebemos.

O tom da mensagem seria totalmente diferente se fosse:

Olá, vi que seu blog tem um espaço para autores nacionais e vi que o seu trabalho tem um bom alcance. Lancei um livro agora e estou em busca de blogueiros que topem divulgar o meu livro. O que você acha?

É uma forma muito mais educada de falar a mesma coisa. Vamos, então, pensar um pouquinho antes de sair por aí mandando e-mail “exigindo” um monte de coisa. O buraco é mais embaixo!

24 comentários:

  1. cara eu quero morrer quando vejo um troço desse.
    quando não é email assim é gente me pedindo livro pq segundo eles eu ganho coisas de graça..socorro.

    ResponderExcluir
  2. Olá Kel!
    Nossa concordo super com tudo que você falou, agora pouco vivenciei algo similar... e é bem tenso. Solicitar uma parceria porque gostou do conteúdo e até por causa do reconhecimento que o blog tem, mas mandar/exigir é totalmente insano. Fico me perguntando qual é qualidade do livro, porque se não tem a mínima educação, imagine... kkk
    Que muitos autores leiam essa postagem, amém! rs
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, por essa eu não esperava... Ou talvez sim, mas tendo me iludir acreditando que não pode existir gente sem noção no mundo em um nível gritante.
    Acho que não tem quem encare de boa e-mails como esses, que parecem uma exigência, principalmente se possui a sua rotina e a de milhares de outros blogueiros, já que entramos em uma era que 24h parece pouco e se não bastasse o estresse da rotina, abrir o e-mail e ver isso é deprimente.
    Eu posso entender que os autores desejam que seus livros sejam resenhados e divulgados, mas não custa nada se lembrar das boas maneiras.
    Espero que o post ajude alguém a perceber certos ajustes que precisa fazer ao pedir algo a alguém, certamente casos como o seu não faltam, infelizmente.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Atualmente temos uma geração de "merecedores" que acham que é só "mandar" e prontamente serão atendidos por todos. Falta a estas pessoas o imprescindível para viver bem em sociedade: saber comunicar de maneira cordial e adequada.
    Abraços! Adoro seu blog!
    atraidospelaleitura.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Kel,
    Misericórdia! Que pessoa sem noção. Infelizmente esse número de pessoas interesseiras só cresce. A pessoa escreveu um livro, ok, divulga. Se o blogueiro se interessar, ele é que deve entrar em contato. Mas tudo bem, se a pessoa quer mandar e-mails assim, mande de uma forma mais educada, assim como você exemplificou. Entendi esses e-mails como uma ordem e não um pedido.
    Beijos!
    Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  6. Nossaaa. Como uma pessoa tem coragem de mandar um e-mail assim? Um pouco de educação não ia matar não... Acho que se eu recebesse um email assim já bloqueava a pessoa. E legal que nem perguntam se você quer resenhar o livro deles.
    Se a mensagem fosse como você mudou já seria outra história, mas infelizmente nem todos tem educação né :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Kel, nem sei o que dizer desses seus e-mails. Se a lua tivesse te traido teria sido menos "pior".
    Conheço pouco ainda desse mundo dos blogueiros, mas sei que eles não respiram somente livros ou seja, vocês não passam o dia todo lendo e resenhando. Principalmente as mulheres, né? Que acreditam que podem fazer mil coisas ao mesmo tempo! E fazem!!
    Pessoas educadas são outro nível. E aprecio quem hoje tem, pois isso é um dom que todos deviam praticar.
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Concordo com você esses e-mails são mal educados.
    Já li postagens e vi vídeos de blogueiros que contam como fazem para administrar o blog e suas postagens, que por mais que gostem do que fazem também há muito trabalho envolvido, existem um compromisso com seus leitores e com as parcerias.
    É triste que nem todos respeitem o trabalho de vocês.

    ResponderExcluir
  9. Como a pessoa pode exigir que você leia e faça uma boa resenha do livro?? Para mim a primeira coisa coisa que o autor tem que fazer é tomar vergonha na cara.
    São coisas como essa que me irritam, as pessoas no geral deveriam pensar bem mais antes de fazer/falar/mandar algo, porquê se fosse eu, gostaria de receber algo assim? Como me sentiria? São perguntas simples, de certa forma, que deveríamos nos fazer com certa frequência.
    O ser humano tem uma parte do cérebro que se coloca no lugar dos outros para usar.
    Espero que não só autores leiam isso, mas todas as pessoas que passarem pelo blog. Vamos ver se ajuda alguém a criar bom senso.

    ResponderExcluir
  10. Nossa que chato e e desagradável isso. Não custa pedir com educação e humildade. Acham que os blogueiros tem obrigação de resenhar seus livros. Realmente nos mulheres temos uma vida muito atarefada rs.

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel,
    achei muito interessante esses seus papos literários, sempre tem assuntos que eu amo ler.
    Fiquei decepcionado com o que vi aqui, achei isso uma super falta de educação dos autores, deve ter sido uma situação muito desagradável.

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. OI Kel! Meu Deus! Quando eu li a primeira frase do email fiquei tipo WHAT? E comecei a rir! Não sabia que existiam pessoas assim! Credo. Isso é super desnecessário. A pessoa quer ser reconhecida, ok. Use a mesma educação que teve com a sua obra, para começar a divulga-la. É o cúmulo você ter essa vida corrida, chega em casa, lê isso e fica ainda mais desanimada. Espero que seus posts ajudem as pessoas a cultivarem educação. Bjs

    ResponderExcluir
  13. meu deus, de todos esses comentários o de "tem muitos seguidores" foi o pior. fiquei com a cara igualzinha a da Britney! hahahaah
    só queria saber como é que você respondeu esses e-mails! kkkkkkkkkkkkkk
    tem autores que acham que só porque estão dando o livro merecem comentários positivos né? por favor --'

    ResponderExcluir
  14. Oiii Kel! Concordo plenamente, a educação deve fazer parte do dia a dia das pessoas em todas as relações. Esse tipo de mensagem não é nada legal, pior é pedir para você dar uma boa avaliação antes mesmo de você conhecer o conteúdo! Adoro o papo literário (e ri demais com o comentário da Lua! Rsss)!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiee.

    Já recebi e-mails nesse estilo, mas nunca dei importância para eles e nem os responde. Estou evitando parcerias no momento, pois acabo acumulando muitos livros e não consigo ler.
    Bom, já a falta de noção existe e é péssima para a imagem dos autores.

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ai Kel, por que esse povo não usa o bom senso né, eu recebo cada mensagem tão desconcertante que eu deixo a pessoa falando sozinha, e ainda sou obrigada ouvir que não valorizamos o literatura nacional, antes de mais nada os autores nacionais (sem generalizar) precisa saber ser mais educado e falar direito com as pessoas, eu recebi uma mensagem assim: - Oi sou fulano de tal do livro ciclano solicito avaliação e resenha... Oi? desde quando sou sua empregada meu querido... eu hein...
    Depois somos taxadas de grossas qdo respondemos atravessada affs.
    Adorei o papo de hoje, desabafei kkkkk
    Bjkas

    ResponderExcluir
  17. Kel lindona é bem assim e ainda cobram rapidez, a educação é algo raro hoje em dia, um bom dia dia antes, ou então será que pode analisar meu livro se gostar. Eu divulgo muito livro nacional e leio tbm muito, mas tudo acompanhado de uma boa dose de educação, sem já enviar o livro goela abaixo. Amei a postagem. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Adoro sua sinceridade. Acho que respeito, educação e bom senso são bases para tudo, então parece que é isso que anda faltando ao pessoal que te procurou. Os blogs dão uma excelente visibilidade aos autores nacionais, mas eles precisam saber chegar na pessoa para conversar, afinal de contas os interessados maiores são eles, né? É osso.

    ResponderExcluir
  19. hahahaahahahaha Kel, estava com saudade do seu Papo Literário também.
    Fato que a gente não consegue dar conta de tudo, mas quando você decide por tudo em dia tem que lidar com esse tipo de coisa, é de tirar a paciência. Sinceramente? Eu nem me dou ao trabalho de responder uma coisa nesse nível. Excluo e acabou.

    Beijos, Andressa
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Kel, tudo bom?
    O que não falta são autores sem noção por aí. Bom, há um tempinho eu deixei de estabelecer parcerias com autores nacionais pela falta de tempo e também por excessos por parte desses autores. Como você disse a abordagem é totalmente desastrosa e falta educação.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Tenho recebido vários emails de autores sem noção também... e a pessoa nem sequer fala do livro, não conta nem a que gênero pertence, e vem querendo resenha sem mais nem menos. Não dá para entender o que passa pela cabeça dessas pessoas... imagino que para um autor não deva ser tão difícil escrever um email minimamente educado e que dê alguma noção do que ele está falando... pelo menos não deveria ser.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  22. Olá Kel!
    Nossa, sabemos que tem muita fata de educação em algumas pessoas, mas ver isso nos autores foi demais rsrs Fiquei de queixo caído! É cada uma que aparece, viu? Como se o blogueiro fosse obrigado a resenhar ai ai. Temos que engolir alguns sapos haha
    Beijos, Nathália
    http://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  23. Sei muito bem o que é isso e um dos motivos de ter fechado meu blog foi por isso, fazemos isso com amor e não por obrigação.
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Keell!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que situação!
    Confesso que todas as abordagens comigo foram cordiais e educadas, mas tem gente que é sem noção mesmo!
    Nossa identifiquei d+ com sua rotina hahahahah eu tb acho que dou conta de tudo, mas o blog acaba pagando o pato e ficando desatualizado. Como lidar? hahahahah
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!