28 agosto 2015

# Resenha 268 // Os Bons Segredos

Oi pessoal, tudo bem?

Prontos para mais uma resenha? Alguém já leu Sarah Dessen? Nunca tinha lido nada da autora, mas nunca é tarde para conhecer. Li "Bons Segredos" lançamento da Seguinte e chegou a hora de compartilhar com vocês.

Título: Os Bons Segredos
Autor: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 448
Livro cedido antecipadamente pela editora
Lançamento previsto para o dia 27 de agosto.



Sinopse: Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.



Peyton sempre foi aquele cara que gostava de viver à sua própria maneira. E isso significa drogas e muito álcool, além de pequenos furtos. Mesmo após passar uma temporada em uma casa de detenção e ainda em condicional, para o pavor de sua família, ele acaba atropelando um menino e o deixando paraplégico. Enquanto Peyton vai para a prisão, Sydney, sua irmã, segue a vida de filha esquecida da família. A mãe ainda acha que o filho não cometeu o crime por mal, está disposta a fazer tudo por ele e o pai é um passivo. Sydney acaba mudando de colégio e é aí que ela conhece os Chatham e tudo se torna um pouco mais tolerável. 

Nunca tinha lido nada da Sarah Dessen e apesar da ótima primeira experiência, o livro rendeu algumas pequenas ressalvas. Escrito em primeira pessoa, Bons Segredos é aquele livro que vai manter o termômetro de emoções em uma temperatura média. Ele mostra a vida de uma menina que sempre viveu à sombra do irmão mais velho e que, não importa o que faça, não consegue mostrar o seu verdadeiro valor aos seus pais. Identifique-se com a situação quem conseguir. Eu me identifiquei.



Apesar do livro não ter grandes reviravoltas, a leitura é fluida demais. Devorei em dois dias, quando a minha média de leitura é o dobro do tempo. Os personagens são envolventes e, apesar do romance, a história não gira em torno disto. Percebemos a complexidade emocional de Sydney e seus amigos. A boa descrição da autora permite fizeram com que eu me sentisse totalmente inserida na história. 

Como odiei a mãe da Sydney e a passividade infinita do pai dela.  Exemplos para ninguém. Sydney, por outro lado, é uma boa protagonista, mas comparada com Layla, acaba bem apagadinha. Layla é a melhor amiga de Sydney, safa, esperta e super engraçada. Adorei ela.



























No geral, Bons Segredos é um livro interessante cujo foco é a autodescoberta e o desenvolvimento familiar.  Os temas são complexos, mas abordados com delicadeza. Não foi o melhor livro que li, mas, com certeza, foi uma ótima experiência, principalmente, para conhecer a escrita da autora. 

Mas antes de finalizar esta resenha, um alerta: desafio você a ler este livro sem sentir nenhuma vontade de comer batata frita, pizza ou pão de alho. Quem conseguir, por favor me diga como foi possível.

26 comentários

  1. Oi Kel, tudo bem? Não sou muito fã de pão de alho, mas pizza e batata-frita, vou tentar ler e não sentir essa vontade... rsrs.

    Nunca li nada da autora, mas vejo que muitos blogueiros gostam muito dos livros dela. Parece ser uma leitura simples, mas com temas complexos inseridos, a Sydney parece ser uma personagem que vai ter que aprender a viver sem estar a sombra do pai, e se autodescobrir... gosto de personagens bem construídos e com dúvidas e sentimentos reais. Os pais dela com certeza me irritariam também.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kel! Tudo bem? Eu ainda não tive contato com nada da Sarah Dessen, mas não é por falta de vontade. Existem vários livros da autora que eu gostaria de ler e "Bons Segredos" é um deles. Gosto da forma como as histórias dela são vendidas, são tramas com assuntos polêmicas ou problemáticos trabalhados com sensibilidade e leveza, isso me atrai. Não sei se me identificaria com a personagem principal, mas posso imaginar o quão revoltante essa situação é, espero conseguir me envolver com o livro! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também não li nenhum livro da autora. Gostei do livro, a historia parece ser legal, um garota ignorada pela família que só tem olhos para o irmão, isso acontece ainda mais quando o irmão não presta. Que bom que é uma leitura rápida, assim da para devora-lo rapidinho.

    ResponderExcluir
  4. Saudações Lady Kel,
    Começarei pelo final: não resistirei, minha mente de gordo parou em "batata frita"

    A outra não é exatamente uma que eu procuraria para ler espontaneamente. Mas ando me policiando bastante para sair da minha zona de conforto. Também não conheço nenhuma outra obra da autora. Pretendo ler o livro sim, só não está no topo da lista.

    Venha visitar o Castelo
    Att
    Ana P. Maia ♛
    The Queens Castle

    Promoção 2 anos The Queen’s Castle

    Resenha Premiada – Filha da Floresta

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Também nunca li nada da Sarah Dessen.Fiquei bastante curiosa sobre o livro e vou estar lendo ele com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Eu nunca li a Sarah, mas tenho dois livros dela na estante. Mas gostei dessa história.
    Vou ler um dos meus e se eu gostar vou procurar esse para ler!!

    http://www.lelendolido.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ola Kel lindona bom saber que a leitura flui bem, dessa vez a premissa do livro não me prendeu muito, e sei que vou passar muita raiva com a mãe da protagonista com sua passividade e alheia a realidade a sua volta. Dica anotada para ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Kel! Bom, eu nunca li nada da autora. A princípio achei a história interessante, principalmente por abordar esse tema de inserção familiar, tão comum no nosso cotidiano. Adorei a resenha!


    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiii,

    Então me pareceu um livro interessante, mais não me deu vontade de ler, quanto a pizza, e batata frita, e comigo mesmo, kkkk.
    Amo amo, gostei da sua resenha, parabéns.

    Beijos
    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. nunca li nada da autora, ando meio decepcionada com os YA... esse parece meio morno, aquele eu já li isso antes. nem li o livro e os pais dela já me dão vontade de matar.é o tipo de livro que talvez eu leria, tipo entre um livros pesados. achei legal a questão das descrições gastronômicas e adorei o desafio ;)

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkk não entendi a parte do pão de alho, pizza e batata frita, mas imagino q no livro deve falar bastante nisso, né? kkkkkkk
    Ainda nao li nada da autora mas achei bem interessante a sua resenha. Gosto de leituras rápidas e isso já me chamou muito atenção. Gosto tb de temas complexos e se forem bem desenvolvidos entao, melhor ainda. Boa dica, gostei!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Kel!
    Sem muitas reviravoltas, em? Já não gostei disso. Gosto de livros que me surpreendem e instigam, infelizmente não fui pega em nenhum momento por esse livro. Achei interessante o fato que ele aborda sobre uma família problemática e uma menina que acaba encontrado afeto em outro ciclo familiar. Porém não me chamou tanto a atenção a ponto de ficar completamente desesperada por ele. Gostei da resenha!

    Luz e literatura!
    Beijos

    cantaremverso.com

    ResponderExcluir
  13. Ei Kel.
    Eu ainda não li nada da Sarah Dessen. E mesmo os bons segredos tendo essas ressalvas,
    eu pretendo ler e aceitar seu desafio: o pão de alho eu passo, mas pizza e batata frita vou resistir com todas as forças rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel, já li dois livros da autora que antes era publicada pela Editora ID, e apesar de gostar de suas história elas sempre trazem exatamente esse caminho que vc falou, o foco nunca é o romance o que é bom ao meu ver e a autora sempre segue pelo caminho do auto conhecimento e destaca bastante a família nessa jornada, seja de forma boa ou ruim. Normalmente a história não tem grandes reviravoltas, no geral é morna coo você disse, mas são narrativas sempre deliciosas de se ler. Estou louca para ler Os Bons Segredos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Nunca li nada da autora, mas por alguns pontos da resenha sei que ia era passar raiva se acabasse lendo esse livro HAHAHA. Acho esse lance de irmão que vive à sombra do outro algo bem clichê e que já foi trabalhado várias vezes em outras obras. Isso somado ao fato da passividade do pai e da odiosa mãe, eu ia era querer entrar no livro só pra dar na cara deles HAHAHAHA. A capa é linda e adorei a fonte do título, mas vou deixar essa dica passar por não ser meu estilo de livro favorito.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel, tudo bem?
    Já conhecia a autora e meu primeiro contato com a escrita da Sarah Dessen foi Just Listen, que gostei bastante. Fiquei sabendo do lançamento de ''Os bons segredos'', mas esta é a primeira resenha que leio da obra. Gostei da premissa do livro e, apesar de suas ressalvas, ainda tenho vontade de ler. O que percebi é que a autora tem uma escrita simples, mas aborda muito bem temas complexos, ela sabe trabalhar essa questão. A capa do livro é linda. Dica anotada.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  17. Olá Kel, ainda não li nada da autora e pela sua resenha o livro parece ser bem legal e trazer os temas com uma suavidade sem ter aqueles grandes picos de drama, mas mesmo sem toda essa carga emocional fiquei com vontade de lê-lo principalmente por você comentar que a leitura foi bem fluida *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  18. Oi Kel, sua linda, tudo bem
    Esse desafio já está ganho, nem preciso ler, pois não como nada disso, risos...
    O que me interessou nesse livro foi o drama familiar, tem tantos questionamentos que podem surgir desse comportamento dos pais dela, acho difícil não se envolver. Tenho certeza de que terminarei o livro com uma mensagem positiva, assim espero. Vou colocar na lista. Gostei da resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Kel... eu já li um livro da autora e tive a mesma sensação que você... eu curti a escrita da autora e o desenvolvimento da história... e a autora gostam mesmo de escrever sobre os jovens e as suas descobertas... fora que eu curti sair de minha zona de conforto lendo algo dela e pretendo ler esse... que parece semelhante ao outro quanto a intensidade dos acontecimentos, mas somente isso... espero curtir essa. Leitura também. Zero!!!

    ResponderExcluir
  20. Adorei o desafio!! KKKK
    A princípio pensei que seria um livro de romance super clichê e sem graça, mas me parece muito interessante. Esses conflitos familiares são muito polêmicos, imagine só ser ignorada pelos próprios pais!
    Vou adicioná-lo à minha lista de leitura, pode ter certeza hahaha

    Beijinhos ;*
    http://www.guardiadebibliotecas.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Kel Lindona!

    Como sou a primogênita de oito filhas(os) não me identifiquei com a Sidney, hahahaha Mas, ser a primeira filha também pode ser pesado, pois muuuitas responsabilidades recaem sobre a pessoa, (meu caso), sem falar que o povo acha que você sabe mais e espera mais de você também, hahaha.
    Vamos ao livro, Kel, amei a sua resenha e com certeza este livro vai para minha lista de desejos, pois trata de temas que eu aprecio autodescoberta e o desenvolvimento familiar, temas densos mas quando trabalhado adequadamente não fica pesado e enfadonho. Sem falar que fiquei curiosa para conhecer a escrita da autora.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Kel, tudo bem?
    Até hoje só li um livro da Sarah Dessen, "Just Listen", e gostei bastante da escrita da auora.
    Pelo jeito esse não o melhor livro da autora, mas acho que vale a pena conferir, não deixa de ser um ótimo livro para se passar o tempo, né?!
    Se eu ler eu te falo se consgui não pensar nessas comidinhas hahah

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  23. Oie. Tudo bem?
    Não tinha ouvido falar da autora. E não me instigou... não chamou atenção. Sua resenha ficou boa e que legal que você leu ele bem rápido, significa que você gostou bastante.
    Obs: eu como batata frita com ou sem o livro kkkkkkkkkkk


    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  24. Cara, juro que quis o tempero especial da Layla, fiquei mega curiosa! Kkkkk Acho que a Seguinte devia mandar no kit pra gente. Rsrsrs
    Sem dúvida Peyton acabou ficando apagada por conta da melhor amiga, mas gostei muito da história. Espero que o próximo livro que a Seguinte trouxer seja ainda melhor.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Kel!!
    Super me identifiquei também com a irmã viver na sombra do irmão mais velho. Acho impossível ninguém se indentificar, acho que todos passam poor isto hahaha. Não gostou do romance Kel? Você disse ''Apesar do romance''.... Achei bem legal esta temática na família, não vemos muitos livros dos quais este são o foco. Também nunca tinha lido nada da autora, mas me interessei bastante por este. A capa é sensacional. Só que ele é um pouquinho grossinho né?
    PS: É completamente impossível eu não sentir vontade de comer pizza. Porque sério, tenho vontade de comer pizza toda hora. Afinal, pizza é vida <3
    Beijocas!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Acho que vou começar a ler Sarah Dessen, além de ter uma capa muito bonitinha acho que vou me identificar pelo menos um pouco com a protagonista.
    Pelo que você disse já sei que vou ficar com água na boca durante boa parte do livro ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!