19 agosto 2015

# Resenha 264 // Brilhantes

Olá, bookaholics!

Hoje é dia de mais uma resenha. Vou contar um pouco sobre o livro Brilhantes de Marcus Sakey, o novíssimo lançamento da Galera Record.

Título:  Brilhantes // Brilliance
Autor:  Marcus Sakey 
Editora: Galera Record
Páginas:  476
Livro cedido em parceria com a editora


Sinopse: A partir de 1980, um por cento das crianças nascidas no mundo começou a apresentar sinais de inteligência avançada. Essa parcela da população, chamada de “brilhantes”, é vista com muita desconfiança pelo restante da humanidade, que teme a forma como esse dom pode ser usado. Nick Cooper é um deles, um agente brilhante treinado para identificar e capturar terroristas superdotados. Seu último alvo está entre os mais perigosos que já enfrentou: o responsável pelo maior ataque terrorista dos últimos tempos, na bolsa de Nova York, que pretende começar uma guerra civil. Para capturá-lo, Cooper precisa se infiltrar em seu mundo e ir contra tudo em que acredita. Brilhantes apresenta um universo ao mesmo tempo perturbador e incrivelmente semelhante ao nosso, onde um dom pode se tornar uma maldição.


“Um mundo espetacular. Política, preconceito e revolução se misturam e vão fazer pensar.” - Gillian Flynn, autor de Garota Exemplar

Esse é o primeiro livro da duologia de ficção científica Brilhantes e conta a história de um mundo onde algumas pessoas tem uma inteligência muito acima da média da população além de possuírem dons especiais. Nesse mundo, as pessoas que possuem esse tipo de inteligência são perseguidas e presas, afinal alguns deles usam sua inteligência para o terrorismo e a destruição. Entre os superdotados, esta Nick Cooper, entretanto, apesar dele ter uma inteligência acima do comum, a usa para trabalhar identificando e prendendo terroristas que são brilhantes como ele. Sua última missão é muita perigosa e engloba muito mais detalhes sórdidos do que ele jamais imaginou. Nessa missão Cooper vai passar por um processo de auto-conhecimento e dúvida constante sobre suas convicções, motivações e sobre o que é certo e errado. O mundo não é exatamente como ele pensava, e ele terá que escolher um lado para lutar.

O livro cumpri o que promete: muito terrorismo e conspiração envolto por um ambiente de ficção científica muito próximo da nossa realidade. Os personagens são muito bem estruturados. Cooper é inteligente e corajoso sem ser cínico. Além disso, ele é o clássico mocinho determinado e confiável, que vai até as últimas consequências pelo que acredita ser o certo. Jon Smith que é o antagonista que Cooper tem que capturar também tem uma personalidade muito bem construída e consegue convencer como "vilão" da história. A escrita do autor flui muito bem e a narração é feita em terceira pessoa, o que não prejudica em nada a construção dos personagens e o desenvolvimento da história em si.



Eu amo livros de conspiração e espionagem e esse não decepcionou. A dúvida moral que a história coloca em questão no livro, foi muito pertinente e me lembrou o livro A Janela de Overton (que aliás, eu amei). A caçada pelos superdotados e a forma como cada um usa seu dom para o mal ou para o bem, nos faz pensar no que acreditamos e o que estamos fazendo pelo mundo em que vivemos. A história tem várias reviravoltas e o final tem gostinho de quero mais, porém você não sente que existe alguma ponta solta.


12 comentários

  1. Eu também adoro livros de conspiração e espionagem e a trama desse livro parece ser de primeira!! Tanto o vilão quanto o mocinho parecem ser personagens bens construídos e fiquei com vontade de saber como termina a história. Fora a capa que achei linda!!
    Já quero!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a premissa desse livro e como tenho uma queda por duologias, trilogias, sagas, já coloquei na minha lista de desejados.
    Seguindo o blog :)
    Obrigada pela dica!
    Beijos!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Natiane, tudo bem?
    Não me parece que esse livro me vá agradar. Não é muito o meu género, e nem a capa é daquelas que me faria comprar só por ela :S
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Eu ouvi sobre o lançamento desse livro no mochilão da record e desde então to super ansiosa para ler ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Já de uma olhada nesses livro algumas vezes na livraria, mas ele nunca chamou minha atenção. Infelizmente sua resenha não fez eu me interessar por ele, não que sua resenha esteja ruim, nada disso, é que esse não e meu estilo xD

    refugiorustico.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Natiane e Kel! Tudo bem? Quando li a sinopse de "Brilhantes", o livro foi parar no topo da minha lista de desejados! Essa mistura de superdotados com espionagem e terrorismos é algo diferente e me lembrou (só um pouquinho) o conceito do filme "Minority Report" (apesar das duas histórias serem completamente diferentes, enfim). Fiquei bem empolgada e estou com altas expectativas, realmente, espero não me decepcionar por conta disso. Também não li "A Janela de Overton", mas ele será uma das minhas próximas leituras e espero ser surpreendida! Adorei a resenha :)
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nati, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha! Tenho visto uma grande repercussão do livro aqui na internet, e quero muito lê-lo, mas até agora ainda estava faltando aquele impurrãozinho, sabe?
    Essa sensação de "quero mais" dificilmente vem ligada a não haver pontas soltas. É bom saber que o que acontece em Brilhantes é bem isso.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  8. Também adoro um bom livro de espionagem. Me interessei pelo livro parece ser muito bom, realmente um dom pode ser perigoso, ainda mais se a pessoa cair em mãos erradas então. Se as habilidades desses dons fossem usadas só para o bem seria uma maravilha, mas sempre tem os conspiradores que querem o poder só para eles. Pelo visto é um livro que os leva a pensar e repensar sobre as nossas atitudes.

    ResponderExcluir
  9. Oi Natiane, tudo bem? Adorei a sua resenha e tenho visto várias pessoas falando super bem dele. Achei a construção do universo super interessante, com os "brilhantes" e seus dons, e mesmo não curtindo muito histórias de conspiração, essa parece ser bem interessante, com todo a perseguição e espionagem. Também adoro personagens bem construídos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. eu também adoro uma boa história de espionagem e juntando com a ideia de pessoas superdotadas fica ainda mais legal. a única coisa que eu não gostei foi: o mocinho tem que ser o mocinho clássico? idem para o vilão, mas enfim é algo que eu supero. só não sei se vou colocar na minha lista agora, ou esperar o segundo sair

    ResponderExcluir
  11. Oi Nati!
    Tudo bem?
    Eu já vi várias pessoas falando super bem do livro e como eu estou louca para ler o livro, li a resenha morrendo de medo de encontrar spoilers, mas não encontrei (ainda bem!)
    A história parece ser bem interessante, eu nunca li nenhum livro que os personagens que tinham dons ou eram super dotados, então estou bem curiosa para ler este livro.
    Beijos!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Bem, não gosto muuuuuito de Ficção científica, mas o lado de espionagem e conspiração já me fascina. Lembro q no Mochilão da Record o Guilherme falou muito bem desse livro e realmente só tenho lido coisas positivas dele.
    Não sei se seria um livro q leria logo logo, mas não descarto a ideia de um dia ler sim. Bom saber q o livro tem um bom final sem deixar nada no ar... confesso q isso as vezes me deixa irritada... rsrrsr
    bjooo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!