Papo Literário // TOC Literário

Oi pessoal, tudo bem?

Espero que sim, espero que sim. Você tem algum TOC literário? Sabe, aquela mania que envolve os seus livros que, não importa o que aconteça, você precisa segui-la?

Eu tenho vááárias. E como o Papo Literário virou quase um grupo de apoio aos absurdos que escuto/ fazem por ai, hoje eu vou partilhar algumas das minhas paranoias.



A primeira delas é andar sempre com o livro dentro de um plástico bolha na bolsa. E porque eu faço isso? Bem, teve uma chuva super forte aqui no Rio, há uns dois, três anos e eu estava com o meu O Lado Bom da Vida na bolsa. Só que não bastava a chuva ser forte, tinha que ter um vento totalmente contra a direção que eu estava andando. Óbvio que apesar do guarda-chuva, eu me molhei bastante e, consequentemente, meu livro também. Ele ficou encharcado e achei que tivesse que comprar outro. Felizmente o livro secou, mas o trauma ficou para sempre. Fica a dica para quem tem medo de danificar o livro dentro da bolsa. Seja em uma tempestade ou com a quantidade de coisas que levamos para lá e para cá. Vale a pena usar uma capa ou um saquinho plástico.

Outro TOC Literário é andar sempre com marcadores na bolsa. Mais que para fazer um jabá básico, eu sou mestra eu pegar um livro para ler e esquecer o marcador. Ou é isso ou eu simplesmente perco os marcadores. Por isso, ando sempre com uma porçãozinha na bolsa. 


Assim tem para mim e tem para os outros (porque, sim, eu sou daquelas que vê uma pessoa marcando livro com a orelha e oferece um marcador para acabar com a mutilação)


Por fim, minha última confissão de TOC literário é que eu tenho uma séria necessidade de limpar a minha estante de 15 em 15 dias.



 E não é apenas limpar e passar um espanador, mas eu tiro tooooodos os livros, limpo um por um, organizo a estante novamente e por ai vai. Meu quarto (no apartamento antigo) já foi infestado por cupins uma vez e simplesmente morro de medo de um dia dar cupim de novo e atingir os meus livros. Simplesmente seria o caos e eu iria surtar.

E vocês? Tem algum TOC literário?


19 comentários:

  1. Olá Kel,, tudo bem?

    Muito legal esse post, não tenho nenhum TOC, mas cuido bem dos meus livros pois são preciosos....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Kel!
    Adorei a dica do plástico bolha... rsrsrs... acho que terei que aderir!
    Também odeio ver uma pessoa fazendo orelha em livro para marcar, mas não carrego nenhum marcador. E, sim! Limpo minha estante sempre! Hehe...Afinal, eles precisam ser cuidados com carinho!
    Gostei do post! Vou voltar sempre!

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Ja peguei a dica do plastico bolha :)
    Minha mãe fala que se eu limpasse a casa com a mesma frequência que limpo minha estante de livros seria ótimo kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiee Kel ^^
    Ainda não tive o azar de perder algum livro meu para a chuva, mas cheguei bem perto. Sempre ando com post-its, mesmo não estando com nenhum livro por perto *-* Também limpava a estante de 15 em 15 dias, mas ando tão preguiçosa que não limpei desde julho *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho um carinho imenso por gente que cuida bem dos livros.
    Assim como você também guardo os livros na mochilas, mas enrolados numa bolsinha de pano e também limpo minha prateleira desse jeitinho de 15 em 15. Além disso eu não posso de jeito maneira parar um capítulo pela metade.

    Bjão!
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kel, tudo bom?

    A dica do plástico bolha é ótima, nunca havia pensado nisso! hahahaha
    Acho que meu maior TOC é só conseguir parar a leitura ao final de um capítulo. Não consigo parar do nada, numa página aleatória...eu TENHO que chegar ao final do capítulo! hahahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Ah que legal, não sou a única adepta do plástico bolha... rsrs
    Também odeio que façam orelhas nos livros, mas não costumo carregar marcadores.
    Adoro limpar e organizar meus livrinhos, eles merecem todo cuidado!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Kel.
    Todo leitor tem lá as suas manias, não é mesmo? rs
    A minha principal é sempre carregar mais de um livro por onde vou. Tenho mania de ler vários livros ao mesmo tempo. Então, como nunca sei qual terei vontade de ler, levo sempre ao menos dois. rs

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha parado para pensar que algumas de minhas manias podiam ser tocs, mas agora me dei conta que sim. Não chego a carregar livro na bolsa com plástico bolha, mas sempre uso um plástico simples. A não ser que sejam livros emprestados, que aí tomo mais cuidado.
    Quanto a limpeza, é só eu ver um porquinho de pó que já estou com um paninho limpando.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kel!
    Acho que só tenho um TOC Literário, igual ao da Tamires (e acho que a maioria sofre disso também): Eu nunca paro uma leitura no meio do capítulo. Sempre tenho que finalizar!
    A ideia do plástico bolha é bem legal.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel, tudo bem? :)
    Depois deste post comecei a pensar se tenho algum TOC mas acho que não. Apenas, tal como a Tamires Marins, tenho que acabar o capítulo antes de largar o livro, ou pelo menos chegar ao final da página e tem de acabar num ponto final, caso contrário eu continuo até ao próximo final.
    Nunca na minha vida limpei as estantes dos meus livros. Isto porque ela é bem pequena e só ao pouco tempo eu comecei a acrescentar livros e antes de os colocar lá eu limpo...
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post com as suas manias, devo admitir que gostei bastante da ideia do plástico bolha, acho que irei aderi-la.
    Quanto a mim, creio que possuo pouquíssimos TOC's. Assim como outras pessoas comentaram, não suporto a ideia de parar a leitura no meio ou inicio de um capítulo. Tenho que terminar aquele que estou lendo, de um jeito ou de outro, sem desculpas. Sempre ando com algum paninho macio comigo para limpar os livros, mesmo que tipo assim, apenas eu enxergue um minúsculo grão de poeira neles, mas andamos tanto pra lá e pra cá tocando tudo e todos que, se eu não lavar e secar bem as minhas mãos ou estar com o pano não gosto de pegar nos meus livros. Me dá uma agonia >.<
    Enfim, acho que essas são minhas únicas manias por enquanto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. o meu não chega a ser toc só mesmo mania,
    toda vez que eu vou ler um livro eu coloco um papel na capa p estragar. não gosto de pegar livros emprestado (fico sempre achando que vai dá problema) não consigo parar de ler no meio do cap... acho q só (o da estante basta a minha irmã)

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel. Olhaa, encontrei outra pessoa com o meu TOC de colocar o livro no plástico bolha kkk, mas o meu é pelo simples fato de que levo muita coisa na bolsa daí acaba estragando o livro, daí tenho que sempre levar o plástico bolha. Acho que é o único que tenho com livros. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Gostei da ideia do plastico bolha, assim o livro fica bem conservado de estragos. O meu Toc é que sempre que viajo levo o livro que estou lendo e um outro de reserva, mas no final das contas nunca consigo terminar o que estou lendo antes de terminar a viagem kkkkk. Mas sempre carrego um reserva hahaha.

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel, tudo bem? Gostei muito do post, e acho que todo o leitor tem algum TOC literário. Não tenho nenhum muito sério, e agora estou melhorando, mas antes eu só podia largar um livro quando terminava um capítulo, agora com a vida mais corrida e tendo que ler a caminho da faculdade/trabalho, não dá para fazer muito isso. Também tenho a mania de combinar marcador com o livro, quando eu tenho o marcador do livro, tem que ser esse. E sempre conto o número de páginas de um capítulo antes de começar a ler, o que é terrível no Kobo, pois dá trabalho de ficar mudando as páginas no índice.

    Eu sempre ando com o meu livro dentro de uma bolsinha que comprei para o meu tablet, mas ficou grande demais para ele e acabou funcionando perfeitamente para carregar livros.

    Nossa, eu preciso arrumar a minha estante, tem mais livros fora dela do que nela.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. eu não uso plástico bolhas, mas sim uma folhinha de papel na capa p não sujar (pensando seriamente em fazer um daqueles de pano)
    eu não ando com marcadores, até tenho um monte deles, mas acaba sendo o recibo da biblioteca, um papel de anotações que eu tinha na bolsa... minha mãe vive brigando comigo por causa disso
    usar a orelha dá raiva e os que dobram a ponta da folha??? esse dá vontade de matar (faça isso com o meu e tá morto) o meu irmão que tava usando uma caneta? tadinho levou tanta bronca!!
    quanto a estante eu tenho a minha irmã p fazer isso =) eu até limpo (normalmente eu ajudo minha mãe), mas quem organiza é ela e ai de quem tirar os livros da ordem, colocar livro fora do local é briga na certa!

    ResponderExcluir
  18. KEL VOCÊ ESTÁ SALVANDO A HUMANIDADE!
    Sério, deveriam existir mais pessoas como você para impedir a mutilação de livros!! Eu não tenho muitos marcadores então nem compensa deixar na bolsa porque eu tenho muito medo de estragar ou amassar.
    Eu (ainda) não tenho uma estante, mas ainda quero ter uma e tenho certeza que vou ter o mesmo toc que você.
    Eu tenho dois tocs. O primeiro toc é que sempre que passo perto dos meus livros, eu paro para folheá-los, cheirá-los ou simplesmente dar uma observadinha nas lombadas.
    E o meu maior toc: Eu tenho isto desde que na época que eu comecei a ler, eu tinha alguns livros e as pessoas me pediam emprestado e eu emprestava tranquilo, até que meus livros deixaram de voltar e/ou voltavam totalmente estragados.. E meu toc é nunca emprestar livros, só tenho uma exceção: Que é uma amiga. Porque sempre que empresto meus livros pra ela, eles voltam em perfeito estado.
    KEL VOCÊ ESTÁ SALVANDO A HUMANIDADE!
    Sério, deveriam existir mais pessoas como você para impedir a mutilação de livros!! Eu não tenho muitos marcadores então nem compensa deixar na bolsa porque eu tenho muito medo de estragar ou amassar.
    Eu (ainda) não tenho uma estante, mas ainda quero ter uma e tenho certeza que vou ter o mesmo toc que você.
    Eu tenho dois tocs. O primeiro toc é que sempre que passo perto dos meus livros, eu paro para folheá-los, cheirá-los ou simplesmente dar uma observadinha nas lombadas.
    E o meu maior toc: Eu tenho isto desde que na época que eu comecei a ler, eu tinha alguns livros e as pessoas me pediam emprestado e eu emprestava tranquilo, até que meus livros deixaram de voltar e/ou voltavam totalmente estragados.. E meu toc é nunca emprestar livros, só tenho uma exceção: Que é uma amiga. Porque sempre que empresto meus livros pra ela,

    ResponderExcluir
  19. Oie Kel!
    Essa ideia do plástico bolha é boa... nunca tinha pensado nisso.
    Acho q tenho poucas manias... andar sempre com um livro, marcador e post it é uma delas.
    Outra mania q tenho eh escrever no início do livro a data q iniciei a leitura e no final do livro o dia q terminei de ler... qdo por acaso esqueço de escrever o dia q comecei eu fico agoniada... busco na memória a qualquer custo pra tentar lembrar pra anotar. Gosto de recordar a época q li o livro... rsrsrs Tb é uma boa maneira de ter o controle dos livros lidos no mês e no ano.
    Acho q as minhas são essas... não to lembrando de mais alguma... rsrsr
    Bjoooo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!