22 agosto 2015

# Mudando de Assunto // Entrevista com o autor José Neto

Oi pessoal, tudo bem?

Quem estava com saudades de um bom bate papo por aqui? Hoje a entrevista é com o autor José Jorge Paulo Neto, autor de O Materializado de ideias.



1) Como surgiu a ideia de escrever O Materializador de ideias?


Escrever, para mim, é como respirar. Escrevo desde criança (e de tudo). Assistia a antigos seriados e criava meus próprios episódios, mas sempre tinha muita vergonha de mostrar o que escrevia para alguém. A ideia de escrever o Materializador de ideias veio da minha necessidade de compartilhar com todos a minha filosofia de vida: manter a criança interna, a magia da vida... não fugir à realidade, mas transformá-la num mundo mais feliz. O livro traz essa ideia de transformação da realidade: pela fé em si mesmo e pela força da amizade.

2) O que o leitor pode esperar do livro?

O leitor pode esperar uma narração cheia de poesia, com muitas aventuras mágicas, muita intertextualidade, muita mitologia e uma reflexão em relação à vida


3) A sua formação em letras contribuiu para a inspiração de escrever um livro?

Fazer o curso de Letras foi uma consequência da minha paixão pela Língua Portuguesa e pelo ato de escrever e, com certeza, conhecer a língua me facilitou na hora de criar minha narração.


4) Seu livro fala sobre sonhos. Mas qual é o seu maior sonho?
Meu maior sonho é poder viver exclusivamente do meu trabalho de escritor e compartilhar com meus leitores o meu mundo interior: minha imaginação e criatividade.


5) Como é escrever para o público infantil?

Escrever para um público infanto-juvenil é desafiador e excitante ao mesmo tempo. Desafiador porque não se engana nem a criança, nem o adolescente. Ou eles sentem verdade naquilo que você escreve ou se desinteressam  da leitura. Excitante porque tanto este quanto aquela ainda ,na maioria das vezes, conservam a vitalidade da criança interna, a imaginação e a criatividade presentes no dia a dia.


6) Seu livro tem citações do Chico Buarque, Drummond... esses grandes nomes da literatura também te inspiram? Se sim, como?

6-Eu faço intertextualidade com Chico Buarque, Drummond, Camões, Gal Costa, Luiz Gonzaga e, com certeza, esses monstros da poesia, da escrita e da música me inspiram demais e me ajudam a compor um texto com muito mais cultura.


7) Como você vê o mercado literário de hoje?

Acredito que escrever, no Brasil, consiste em persistir, em caminhar passo a passo com muita paciência, em um verdadeiro trabalho "formiguinha". Não é fácil, há muitos títulos no mercado, mas não é fácil a divulgação, nem a distribuição, nem a conquista de leitores. Mas eu tenho toda a paciência do mundo...  


8) Quais são os seus planos futuros? Pretende continuar escrevendo?  
Meus planos futuros são: escrever, escrever, escrever...                                                                                                                                      

9) Deixe uma mensagem para os leitores do blog                                                          
Minha mensagem para os leitores é: leiam, leiam muito, pois ler é viver todos os personagens, é conhecer todos os lugares, é alimentar a alma

9 comentários

  1. É um livro bem completo, né? A obra me chamou atenção. Parabéns pela entrevista. Esta é uma das colunas do teu blog que mais gosto.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista!
    Não conhecia o autor e suas obras, mas foi um prazer conhecer.
    Adorei cada palavrinha que ele falou e também sobre seus principios de leitor e autor.
    Sucesso ao autor e que muitos possam ver a sua obra!

    Vinicius

    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kel! Eu adoro ler entrevistas com autores, porque gosto muito de saber dos bastidores, de como as coisas aconteceram antes do livro. rs Esse aí, por exemplo: Ele fez Letras... Várias vezes, durante o curso de jornalismo lá na PUC, eu cheguei a me arrepender por não estar fazendo Letras, sabia?
    Tem resenha desse livro aqui no blog?
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Amo essas entrevista,podemos conhecer um pouco melhor os autores.
    Ainda não conhecia o José Neto,mas já vou estar uma olhadinha no livro dele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a entrevista, assim sabemos um pouco mais do autor e o que o levou a escolher ser escritor. Não conhecia o autor e nem sua obra, parece ser muito boa e tem reflexão em relação a vida.

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel, adorei a entrevista, não conhecia o autor e o seu livro, mas parece ser uma narrativa muito gostosa e que fala sobre sonhos. Gostei do que ele disse sobre como é escrever para o público infanto-juvenil, e realmente é isso mesmo, nessa época é que as crianças estão se interessando pela leitura, então tem que saber dosar, porque elas pode se desinteressar de vez.... e achei muito legal ele colocar trechos de poetas importantes nos seus textos. Espero que o sonho dele se realize e ele possa continuar a escrever cada vez mais e viver disso.

    Parabéns pela entrevista e muito sucesso ao autor!!

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  7. eu não conhecia o escritor, eu adoro entrevista com autores não só para quem quer escrever, mas também serve de motivação para todo mundo!
    espero muito sucesso para ele que ele consiga realizar o sonho dele e viver só da paixão dele: escrever!

    ResponderExcluir
  8. OI Kel, Oi José.
    Acho que o sonho de todos os leitores e escritores é um dia viver de escrever. Infelizmente no Brasil isto é um pouco difícil já que algumas editoras não dão tantas oportunidades para novos escritores.
    Achei a proposta do livro bastante interessante e já foi adicionado na minha listinha, porque amo sonhos, tanto é que faz até parte do nome do meu blog.
    Espero que o seu sonho se realize José, porque é aos poucos que se consegue.
    Ótima entrevista Kel! Que seus sonhos se realize!
    Beijocas!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu fico tão feliz qdo vejo uma entrevista com autores nacionais, principalmente qdo ele ainda não eh tão conhecido. Fico feliz pq é sinal de q nossa literatura tá crescendo e as oportunidades para q eles mostrem suas obras estão surgindo. Isso é muito bom!
    Achei bastante interessante ele utilizar citações de grandes outros brasileiros pois eh mais uma chance de seu público ter contato com talentos nacionais.
    Espero q ele realize os planos para o futuro!!!
    Parabéns José Neto

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!