# Resenha 248 // Estudo Independente

E ai, pessoal?

Hoje a resenha é sobre Estudo Independente, segundo livro da trilogia O Teste



Livro: Estudo Independente
Série: Teste, O
Autora: Joelle Chabonneau
Páginas: 320
Editora: Única
Livro cedido em parceria com a editora



Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.



Após sobreviver ao Teste, um programa que seleciona os melhores jovens para um dia serem líderes do país, Cia Vale sabe que nada é o que parece. Todos sabem que, ao final do Teste, a memória dos participantes é apagada, mas Cia ainda se lembra de tudo que aconteceu e sabe que o programa não é o que diz ser.

Com a gravação que fez para si mesma antes de apagarem sua memória, Cia lembra de todas as coisas horríveis que aconteceram durante o Teste e cada dia mais passa a acreditar nas palavras que ouve do gravador. O Teste pode ter acabado, mas ela sabe que todo cuidado é pouco; na Universidade, ela não pode se dar o luxo de errar. Um erro significa ser Redirecionado para trabalho em algum outro lugar – ou algo não tão agradável.

Sobrecarregada com os estudos, Cia continua se mantendo firme e dando o melhor de si, levando em consideração que ela sempre esteve em os melhores e dar menos do que isso seria chamar atenção para si mesma – ela sabe que está sendo vigiada devido a algo que aconteceu durante o Teste e que precisa ser cuidadosa.

Escondendo o segredo para si mesma, Cia descobre mais segredos sobre o Teste e sobre as pessoas nele envolvidas, tomando conhecimento também sobre organizações rebeldes que querem tirar o programa de funcionamento.




O conselho do seu pai ainda é válido: não confie em ninguém.

Estudo Independente é o segundo volume da trilogia O Teste, de Joelle Charbonneau e mostra uma evolução em comparação ao primeiro quando o assunto é distopia. A autora aprofunda mais a história em volta do enredo governamental e mostra que Cia é mais determinada do que imaginávamos.
Um dos pontos fortes dessa trilogia é a tensão sobre o conselho do pai de Cia; durante a leitura, somos surpreendidos pela forma como o livro vai se desenvolvendo e percebemos que realmente não podemos confiar em ninguém haha

O livro se saiu melhor que o primeiro, tanto pelo foco na distopia quanto pela evolução da trama e dos personagens. A história é complexa e instigante e se torna melhor a cada capítulo lido.




O final poderia ter sido melhor; o livro acabou e eu ainda fiquei esperando por mais história e, no fim, não fiquei com o mesmo desejo “quero mais, NOW!” de quando terminei o primeiro livro, mas ainda assim ficamos instigados em saber como tudo vai terminar. Cia conseguirá salvar a si mesma e a quem ama, acabando com o Teste no processo?

Apesar de não ser uma das minhas distopias favoritas, a trilogia de Joelle Charbonneau vale muito a pena ser lida. É instigante, complexa e cheia de ação.



21 comentários:

  1. Oi Henrique,
    esqueceu de por a capa do livro? :P
    ah, não gosto muito deste estilo de livro, mas este aqui parece ser melhor do que o primeiro...
    eu li só o primeiro livro da série da Lauren Oliver, que também é distopia, e sei lá, este daqui me lembrou bastante daquele ;x
    não pretendo ler, mas nunca se sabe né kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito interesse por essa distopia, ela me deixou bastante curiosa e imagino que segredos O Teste esconde.
    Gosto de personagens que se mostrem ou se tornem mais determinadas quanto a seus objetivos e ideais ao longo da leitura e Cia parece preencher esse quesito.
    Pretendo ler O Teste assim que possível, já que logo estarei de férias e pretendo ler um pouco mais para compensar Junho, em que li muito pouco.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Que bom que vc achou essa sequência melhor que o anterior! Estudo Independente é a minha próxima leitura e agora espero gostar mais do que O Teste, rs. Achei O Teste uma mistura de várias distopias que já li sabe, então espero não me decepcionar com o final da trilogia.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  4. eu meio que abusei de distopias, eu lia os primeiros livros e não conseguia me empolgar p continuar e depois das decepções nem o primeiro livro eu consegui ler. mas, a série o teste tem muitos elogios. mas, vc disse algumas coisa preciosas,para eu dá uma chance para essa série: evolução do gênero e a história em torno do governo. vi muitas distopias se perderem em meio do "romance" e não desenvolverem esse lado. valeu pela dica

    ResponderExcluir
  5. Oi! ^^
    Tudo bem com você?
    Desde Jogos Vorazes que eu desenvolvi um gosto por distopias. Eu já vi falar dessa série, mas ainda não peguei nenhum dos livros pra ler. Depois de ler sua resenha vi que tem grande chance de eu gostar por isso vou adicionar na minha lista de leituras.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu não fazia ideia de que esse livro era uma distopia, mas mesmo assim não me chamou muita atenção :/
    Vou olhar a sinopse do primeiro livro, vai que eu gosto :)

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler essa trilogia, mais infelizmente to sem tempo :(
    Amo distopias, e essa concerteza vai ser uma das minhas preferidas..

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha!
    Bom já li diversos comentários sobre essa trilogia, tanto negativos quando positivos, mas nada negativo do tipo que o livro era ruim, mas sim de alguns acontecimentos, e eu me interessei demais pela trilogia, pois parece ser muito boa, e como você disse que valeu a pena a leitura, fico mais segura para adicionar os livros na minha lista de leitura, espero que o terceiro livro seja muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Ainda tô meio dividida entre ler ou não. Muita gente compara com jogos vorazes ou diz que essa trilogia é bem fraquinha. Mas pela sua resenha até fiquei empolgada aqui. Até porque eu adoro distopia, tô sempre procurando livros novos pra wishlist.

    ResponderExcluir
  10. Claro que vale a pena. Sempre ouvindo ótimos comentários sobre essa Trilogia. Cia parece ser uma garota mega inteligente. E ainda continuo com a vontade imensa de ler os livros.

    ResponderExcluir
  11. Puxa Henrique... tive q ler a sua resenha com muito cuidado e mesmo assim li coisas q nao queria... kkkkkk Neste exato momento, estou nas ultimas 50 páginas de O teste e já tive um pequeno spoiler... kkkkkkk Não sabia q a Cia iria gravar um áudio... putz! Então quer dizer q o tal líquido q deram pra ela não deu certo, né?
    Aiai... realmente essa não tá sendo uma das melhores distopias, mas como ainda estou no primeiro, ainda tô com aquela vontade de "engolir" o livro pra saber o q vai acontecer. Vc disse q esse segundo não foi tão bom, mas espero q o terceiro tire essa impressão, né?
    Vou lá acabar com a leitura do primeiro... rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Olá Henrique!

    Ainda não comecei a ler O Teste, e confesso que estou indecisa sobre começar ou não esta leitura... Depois de Jogos Vorazes, acho que não consigo achar nenhuma distopia boa meeeeesmo! Mas mesmo assim os livros estão na minha listinha e acho que a curiosidade vai acabar vencendo hahahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Confesso que essa trilogia ainda não despertou minha curiosidade, mas como gosto de distopias se eu tiver uma oportunidade irei ler para tirar minhas conclusões. Que pena que esse segundo livro não empolga tanto quanto o primeiro, mas desejo que a conclusão feche com chave de ouro. Parabéns pela leitura e valeu por ter compartilhado sua opinião com todos nós!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  14. Distopia não é muito a minha praia, mas todo mundo anda falando tão bem dessa que acabei colocando na minha listinha de desejados. Uma pena que o final não seja de deixar o leitor louco, mas mesmo assim ainda estou animada para fazer a leitura e espero gostar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olaaa
    Ouço falar super bem do livro e a série mas não é meu gênero favorito então não leria por agora, ótima resenha.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  16. Oi Henrique.
    Eu sou fã de distopias e amei esse livro, ou melhor a trilogia é uma das minhas preferidas.
    E em estudo independente não tem tanta ação, mas a autora não perdeu o ritmo e o foco.
    Cia é uma das poucas protagonistas distópicas que conquistaram por não ser mimizenta e manter a caracterização inicial.
    E sim esse desfecho é de matar, prepara-se para a conclusão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Henrique, sério que você não ficou louco com o final? Eu prefiro o primeiro livro, mas não nego que estou querendo muito a continuação >.<
    Essa história é uma sucessão de descobertas! Nem consigo imaginar o que vem mais por ai..

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi! Esta é uma das distopias mais tensas que já li, mas eu adorei a trilogia e queria que a autora lançasse mais alguma coisa voltada para este universo.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Eu gosto bastante dessa série, mesmo com a decepção que tive com o último livro. Estudo Independente mantém a narrativa no alto e concordo com você, fica claro que é impossível confiar nos personagens. Gosto muito da Cia pela sua inteligência e sagacidade.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Henrique, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler essa série, mas um pouco de receio, por causa das críticas ao último livro.
    Não sabia dessa gravação dela :´(
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não é minha distopia favorita, mas achei bem boa. Pena que o pessoal ainda não descobriu.
    Cia me surpreendeu, a história tomou rumos que eu não esperava, e até mesmo o final que a princípio foi meio murcho depois eu pensei melhor e entendi. Tomara que vc curta o desfecho.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!