22 junho 2015

# Resenha 243 // Um Conto Sombrio dos Grimm

Oi pessoal, tudo bem?

Quem nunca gostou das histórias da Disney que atire a primeira pedra, certo? Eu sempre adorei. Confesso que João e Maria nunca foi a minha preferida, mas quando soube que a Galera Record ia lançar uma releitura de mais este conto dos Grimm, fiquei curiosa para saber a verdade por trás da Bruxa que tinha uma casa de doces e comia criancinhas.

Título Um Conto Sombrio dos Grimm //A Tale Dark and Grimm
Autor: Adam Gidwitz
Editora: Galera Record
Páginas: 272
Livro cedido em parceria com a editora





Sinopse: João e Maria perambulam por oito fábulas e acabam provocando muitas risadas... e um pouquinho de choro também! João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram.

Para quem gosta de contos de fadas, esse livro é um prato cheio.  Todo mundo já deve ter ouvido a história de João e Maria, dois irmãos gêmeos que, no meio de um caminho pela floresta, encontram uma casa enorme feita de doce. Gulosos do jeito que eram, acabaram comendo os doces da casa. Só que o local era habitado por uma bruxa malvada que queria mesmo engordá-los para cozinha-los vivos e comê-los no jantar. Impressionante como esses vilões dos contos de fadas eram carnívoros, vide o Lobo Mau, etc. Acontece que o conto de João e Maria não é tão simples assim. Na verdade, a história é bem mais sombria do que parece com direito a mortos que ressuscitam, criança que perde o dedo, menino que vira corvo, homem que vira pedra, visita ao inferno... só lendo para entender.

Nunca vou deixar de preferir as versões Disney dos contos de fadas. Okay, isso é uma visão bem romantizada dos fatos, mas é algo natural para mim. Os Grimm tem essa pegada mais sombria e bem mais cruel que os ensinamentos padrão Disney e apesar do mundo não ser todo cor de rosa, com certeza ele não é tão assustador quando as histórias dos Grimm. Ainda que divertido, achei o livro pesado para um publico tão jovem (Os contos são do selo Junior, nem chegam a ser da Galera). A história é cheia de reviravolta. Nem todas para o bem, é claro. As passagens são sangrentas, maldosas... a mensagem é interessante: devemos parar de pensar em nós mesmos e pensar em um conjunto, devemos saber perdoar e aceitar as pessoas como elas são.




É interessante ver a dualidade dos personagens.  Na verdade, eu fiquei com mais raiva de João e Maria que apaixonada pelos dois, apesar de sempre torcer para que eles conseguissem terminar a história sãos e salvos. Acreditem, as aventuras deles vão muito além da casa feita de guloseimas.
O que compensa as cenas sangrentas é o bate papo que o narrador tem com o leitor.

O autor faz inserções ao longo do texto que ditam o ritmo da leitura. E ele é recheado de ironia. É como se estivéssemos em uma contação de histórias. Essas inserções minimizam as tensões do livro e foram um ponto auto da leitura para mim. Não posso dizer que não gostei do livro. Eu gostei, mas não foi uma leitura marcante, nem de longe.

A diagramação é um show a parte. Livro com páginas desenhadas, todo bem trabalhado. Trabalho gráfico primoroso da Galera Record.





35 comentários

  1. No fim, após ler sua resenha fiquei em dúvida: Ler ou não ler o livro? Assim como você nunca me apeguei a João e Maria, e nunca fui muito fã de versões sombrias de contos de fada. Já li livros com temas meio pesados, onde há sangue e brutalidade, mas não consigo encarar a versão sombria dos contos de fada, não sei exatamente porque. Talvez, seja por ser apegada as versões romantizadas da infância, e não gosto de ver algo que adorei se mostrar de forma tão cruel. Acho que é mais uma lembrança da inocência infantil que nunca volta.
    Talvez seja melhor passar longe do livro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Kel,
    não conhecia o livro ainda. Adoro as adaptações da disney, mas confesso que gosto mas das histórias originais, por serem mais sangrentas kkkkk
    João e Maria nunca foi minha preferida, na verdade sempre achei a mais sem graça de todas, mas essa edição parece estar incrível! *-*
    não sei não, mas acho que não é para jovens não kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Amei Kellll! Que saudade de vc! <3
    Beijos

    https://oacucareiro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel! Eu, assim como você, prefiro a versão Disney e podem me julgar hahaha o mundo já tá ruim o suficiente e eu ainda posso controlar o que eu leio hehe. Enfim! Tava louca pra ler uma resenha desse livro de um blogueiro que eu confio <3 Adorei a sua resenha e entendi os seus pontos de vista e acho que esse livro não é pra mim, adoro tudo o que tem a ver com contos de fada e apesar de ter gostado da Saga Encantadas, acho que não vou curtir essa releitura sombria. Beijos!!

    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hello!
    Também desde sempre sou fã da Disney, quando tem algum lançamento deles eu já sei que vem coisa boa e raramente me decepciono.
    Sobre os irmãos Grimm, acho que tudo que tem relação com os nomes deles é sobre os contos mais macabros e assustadores. E pelo jeito esse livro não foge a regra.
    Eu não sou fã de João e Maria, mas esse livro me chamou a atenção, gostei que tem aventuras e não centraliza apenas da casa de doces. Leria o livro, achei a capa muito linda e a estória parece bem escrita.
    Tem um filme que tb retrata os dois irmãos, mas que eles são caçadores de bruxas, achei até legal. Depois assiste para ver se vc gosta.

    ResponderExcluir
  6. Que capa linda, e adorei a resenha!
    Bom prefiro as duas versões, tipo primeiro leio a versão original e depois a que teve algumas mudanças e até uma história contada com acontecimentos diferentes.
    Me interessei por este livro, me chamou a atenção e adoro livros que tem aventuras, quero ler este livro.

    ResponderExcluir
  7. Ao contrário de vc, prefiro os contos "originais", adoro coisas mórbidas e sangrentas.

    ResponderExcluir
  8. Kel eu to louca por esse livro. Mesmo sabendo que não é o melhor do mundo eu to querendo muito ler. Adoro coisas ambientadas em contos infantis.
    E o fato de ter coisas sangrentas só me anima mais (sério) huauhsh
    Pena que você não curtiu tanto a leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Nao vou mentir, adoro essa parti mais sangrenta dos contos de fadas. Ja li A garota da Capa Vermelha e a Saga Encantadas . nao sou muito fa da disney, a maior parte das historias sao melosas e extremamente romanticas...

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro conto de fadas e sempre quis conhecer a versão dos irmãos Grimm. Ainda não havia lido nenhuma resenha do livro, mas já fiquei interessada nessa versão.
    Claro que também sou fã dos contos da Disney, mas gostaria muito de ver a parte sombria e macabra por trás dos contos, seria bem interessante.
    João e Maria não é dos meus contos favoritos, mas nessa versão me pareceu mais interessante. Espero que, caso eu leia um dia, não fique com a raiva que ficou dos personagens, porque isso sempre estraga a história pra mim rs.

    Bjos,
    Andresa
    http://leiturasefofuras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oooi Kel!

    Também prefiro a versão romantizada das coisas. João e Maria não são meus favoritos, mas gosto um pouco. O que me atrai e a capa e já vi algumas resenhas com fotos da diagramação e é linda!
    Pela a descrição também achei um pouco pesado o livro mesmo querendo passar uma mensagem "positiva" acredito que está no Selo errado.

    Eu gostei do que foi dito aqui e se algum dia tiver a oportunidade, lerei a obra com maior prazer. Mas tenho certeza que ainda vou preferir a versão Disney :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Eii, este livro parece ser bom mas ainda prefiro os da Disney pelo que vc falou,nao gosto de livros de terror então não sei se iria gostar, gosto mais de romance e distopias..este livro não e de terror mas da para perceber que ele tem um certo terror em algumas partes... Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel.
    Sou apaixonada por conto de fadas e AMO qualquer livro que fale sobre isso. Também preferido as versões fantasiadas e românticas da Disney, mas gosto muito também de conferir esse lado sombrio dos contos.
    Adorei a sua resenha e com certeza vou querer conferir esse livro.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel, tudo bem?

    Eu também sempre vou preferir a versão da Disney, mas é interessante saber como foram originalmente criados pelos irmãos Grimm. Já vi outra resenha dele e a opinião da pessoa foi a mesma que a sua, e eu concordo, o livro parece ser meio pesado para estar no selo Junior, da editora... principalmente com tanto sangue e tudo o mais.

    O que eu achei bem legal foi os irmãos meio que passearem por contos diferentes.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Kel como uma apaixonada pelo contos de fada, não posso deixar de ler, mesmo sobre o ponto de vista mais negro e sombrio . Sempre que tem uma nova versão sobre os contos de fadas fico curiosa, nada como ler sobre outra perspectiva. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel, sinto que sou uma pessoa muito confusa quando o assuntos são os contos originais e as adaptações claramente baseadas neles. Apesar de gostar dos contos da Disney sinto que ler algo mais original e sangrento é mais interessante, porém quando o autor viaja demais acho exagero. Bom, acho que fui confusa até no comentário.

    ResponderExcluir
  17. Oi Kel, adoro as histórias da Disney mas João e Maria com certeza não são meus preferidos, para falar a verdade, nem sabia que eles eram gêmeos, hahaha. Tenho lido que o livro é pesado para o público indicado e acho isso um pouco preocupante já que ultimamente estamos vivendo tempos tão violentos. Embora tenha vontade de comprar o livro só de olhar a capa, não tenho certeza se tenho o desejo de ler a obra.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kel!
    A Flá também comentou esse lance do selo, que parece muito pesado pro público-alvo do Galera Junior. Assim como vc, também prefiro os caminhos e finais felizes da Disney, mas sei que os Grimm foram um pouco maus. Se a versão original já me dá agonia, imagina uma versão mais sombria ainda. E se não é uma leitura marcante, ainda bem que nem pedi.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  19. Oiii Kel! Eu sou super disneymaníaca, mas gosto de ler e saber os dois lados das histórias, piro nos irmãos grimm também! Já tinha visto sobre esse livro em outro blog, e cada vez fico mais interessada. Record sempre arrasa no trabalho gráfico, sempre espero coisas boas deles

    ResponderExcluir
  20. Gente com sou louca por cantos de fadas! Ironia em auto nível em contos que já se passaram em todos os ritmos na nossa cabeça. E eu também adoro toda historias da Disney. João e Maria são dois personagens curiosos e estripulentos que amam doces igual a mim.

    ResponderExcluir
  21. Primeiramente, Kel, que capa MAIS LINDA. Já comprava fácil esse livro daí. Segundo, Grimm. Adoro sempre as versões que conseguem criar tendo como base os contos originais deles, e com esse livro não me parece ser diferente. Reviravoltas ♥ Já quero. Hahahahaha.

    Ótima resenha!
    Beijo!
    www.cantaremverso.com

    ResponderExcluir
  22. Adoro livros recheados de ironias porque morro de rir. Pode até não ter sido uma leitura marcante para você, mas está na minha lista porque adoro os Grimm, então acho que pode me agradar. Estou contando com isso. kkkkkkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?

    Confesso que o que me deixou com vontade de ler foi o fato de ter essa pegada mais sombria. Quando vi que era do selo Junior, achei que tivesse uma pegada mais da Disney e por isso nem conferi a sinopse, mas com a sua resenha eu já animei mais. A diagramação deve estar mega super perfeita, o que me deixou mais curioso ainda. Assim que tiver oportunidade vou comprar.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Kel, tudo bem??
    conto de João e Maria também não é um de meus preferidos... gosto mais da Bela e a Fera e a Cinderela rs.... eu não curti essa releitura... eu achei a diagramação do livro linda... a capa nem tanto.... não tenho a pretensão de ler... mas achei um pouco pesadinho para o selo a qual foi lançado... xero!

    ResponderExcluir
  25. Fico muito feliz por não ter nem pensado em ler esse livro, porque odeio histórias sangrentas e personagens maldosas. Sempre vou preferir a versão da Disney também, sou muito mais fã de visão romantizada. Não sei se um dia vou ter coragem de ler os contos originais dos Grimm, essa pegada sombria e cruel deles não me agrada.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    Já tinha visto esse livro em outros blogs e sempre leio resenhas positivas sobre ele. Eu gosto bastante das histórias da Disney, mas confesso que tenho uma queda bem grande pelas histórias originais. Li certa vez um livro chamado "Branca de Neve e os Sete Zumbis", que contava uma visão bem sombria dos contos de fadas e curti bastante rs
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Academia Literária-DF

    ResponderExcluir
  27. Oi Kel, sua linda, tudo bem
    Eu lembro como se fosse hoje o dia em que eu descobri que os contos de fada que eu conhecia eram apenas uma versão da Disney, que originalmente eles eram um pouco diferentes, risos... Confesso que me surpreendi. Kel, em relação a João e Maria, eu prefiro essa versão mais sombria, inclusive eu fui ver no cinema um filme deles já adultos, como caçadores de demônios e gostei bastante, adoro o universo sobrenatural.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Kel!

    Não curto muito as versões Disney dos contos de fadas, preciso confessar que, como fã de carteirinha de Stephen King (meudeuscomoeuamoessehomem), eu adoooro livros com muito sangue, mortes, fantasmas, e por aí vai hahahaha Eu acho que a vida já é monótona o suficiente, e no mundo da leitura eu gosto de passar medo mesmo! hahaha
    Quanto ao livro, embora seja uma versão mais dark da estória de João e Maria, não me convenceu muito não... Acho que mesmo assim, continua sendo infantil (o próprio selo da editora confirma), então acho que, a menos que venha como presente, não lerei não...


    Beijo!

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bom?
    Eu adoro essas histórias. Queria ler as dos irmãos Grimm e não as romantizadas.
    É estranho ter ido para um público tão jovem, mas isso me fez lembrar da historinha que a minha vó contava para minha mãe.
    Da madrasta que enterrava a enteada viva por ter deixado os passarinhos bicarem uns frutos.
    Macabro, né?
    Antigamente eram essas as histórias infantis hahahaha
    Bjs

    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Eu gosto tanto da versão Disney, quando a versão romantizada, e por ser um contos de fadas mais modernizado super me interessei para ler este livro, já adicionei na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  31. Tb prefiro muito mais a Disney...
    Na verdade só li um conto dos Grimm q foi Cinderela. Qdo comentei sobre minha decepção com uma amiga, ela me falou q eram quase todos no mesmo estilo, com mortes e tudo mais... não li mais!!! Prefiro continuar com o lado mais infantil e romântico.

    ResponderExcluir
  32. Kel esse livro tem impressionado seus leitores por causa desse lado sombrio e tenso, mas todos têm destacado que a classificação deveria ser para um grupo de leitores mais velhos; já que a história é contada de forma tão sangrenta apesar das ironias que aliviam o peso da mesma. Enfim fiquei curiosa e pretendo ler assim que possível, além de apreciar essa diagramação caprichosa.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  33. Sou louca pra ler os contos originais dos irmãos Grimm, mas nunca acho pra comprar e quando acho, costumam ser bem caros os livros :/ Mas enfim, sobre esse livro, primeiro preciso falar dessa capa: que coisa mais linda, sério, já compraria pela capa haha Adoro esse clima mais sombrio nos livros, fiquei com bastante vontade de ler.

    ResponderExcluir
  34. oie!!
    engraçado questão de opinião eu adoro os desenhos da disney, mas eu prefiro a versão dos grimm. apesar, da primeira vez que eu li quase ter chorado quando a ariel virou bolhas, mas enfim... eu estou louca para ler esse livro, pois eu adoro esses contos de fada com uma pegada mais sombria, quanto a diagramação realmente se por dentro for tão bonito que a capa é uma obra a parte

    ResponderExcluir
  35. Eu sempre gostei do lado sombrio dos contos de fadas e esse livro é um prato cheio para mim. Eu adoro as versões das disney, sempre achei que princesas combinam mais com aquelas histórias romantizados, mas temas como João e Maria, cachinhos dourados, chapelzinho vermelho .. imagino tudo como os livros de desventuras em série, um clima bem pesado.
    Confesso que tenho uma queda por terror e as versões originais são bem mais marcantes (e macabras) do que as que estamos acostumados a ouvir (A bela adormecida é uma bizarrice só). Gostei do livro e fiquei curiosa pra saber mais da história.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!