# Resenha 239 // Jonathan Strange, Mr. Norrell & John Uskglass

Oiee pessoal, tudo bem?

Hoje é dia de mais uma resenha. Vocês conhecem o livro Jonathan Strange, Mr. Norrell & John Uskglass? O livro foi relançado recentemente pela editora Seguinte. Quem não conhece merece dar uma chance. A história é incrível, mas você só vai saber se ler a resenha. Ah, e não se esqueçam que hoje é o último dia do Top Comentarista. Os comentários são válidos até amanhã. Não se desesperem, por favor, caso não virem seus comentários aprovados. As coisas estão bem enroladas aqui e amanhã, sexta e sábado, estarei totalmente off, mas tem post programado =D

Título: Jonathan Strange, Mr. Norrell & John Uskglass
Autora: Susanna Clarke
Editora: Seguinte
Páginas: 824
Livro cedido em parceria com a editora



Sinopse: A prática da magia foi considerada extinta da Inglaterra desde os tempos medievais do Rei Corvo. Em 1806, aqueles que se intitulam magos são apenas estudiosos da história da magia. Mas, um dia, dois desses magos teóricos resolvem investigar os motivos do desaparecimento da magia. E assim conhecem Mr. Norrell, um mago recluso que desafia a todos ao mostrar seus poderes. Para provar que a magia ainda existe, Mr. Norrell reúne os magos teóricos na catedral de York e faz com que as estátuas de pedra comecem a falar. Em troca de seu ato, exige a imediata dissolução da Sociedade de Magos. Agora com fama e poder, ele abandona a reclusão e vai para Londres, onde colabora com o governo no combate a Napoleão Bonaparte. Começa então a colocar em prática seu plano secreto de controlar a magia na Inglaterra. Tudo vai bem, até o momento em que seu discípulo, o arrogante e impetuoso Jonathan Strange, resolve se rebelar contra a visão restrita de Norrell sobre o lugar destinado à magia. Strange decide seguir seu próprio rumo como mago e resgatar os poderes do lendário Rei Corvo, mas acaba colocando em risco a si próprio, aos que o cercam e à toda a Inglaterra. 

O livro se passa na Inglaterra do século XIX, onde há anos, não se pratica magia, de fato, tudo fica no campo teórico. É então que surge Norrell que quer provar que, sim, a magia ainda existe no país. Mas é claro que este "serviço" não vai custar barato e ele quer, em troca, o fim da Sociedade de Magos. Dentro deste plano, o então seguidor, Jonathan Strange resolve se rebelar e seguir seus próprios passos. Nos que isto vai resultar? Só lendo o livro.

Tenho que confessar que esse foi um livro que eu julguei pela capa e pela sinopse. Me encantei tanto que nem vi o tamanho "da coisa" quando fui solicitar. Vocês podem imaginar a minha surpresa quando ele chegou aqui em casa. Decidi que leria aos poucos e eu não poderia ter tomado uma decisão melhor. O livro é tão surpreendente que fica até difícil escrever a resenha.






















A autora, Susanna Clarke, fez uma historia incrível, onde até os mínimos detalhes foram pensados, como bibliografia fictícia, para dar a entender que tais livros da biblioteca de Norrell são reais. Eu particularmente cheguei a pesquisar sobre alguns livros, já que são importantíssimos para a história e constantemente mencionados.

O excesso de personagens chegou a me confundir no inicio, mas, aos poucos a história vai se desenvolvendo e percebemos que cada um destes personagens tem sua relevância para o enredo. Aliás, como não se apaixonar por Stephen, Strange ou Arabella? Os personagens são humanos, palpáveis e seus diálogos são inteligentes.






















O tamanho do livro pode assustar, mas vale a pena. A história é dividida em três partes onde percebemos o ritmo constante e tudo é perfeitamente amarrado. Susana tem o dom incrível de transportar o leitor para as suas páginas. Em meio a uma realidade fantástica, com muita magia e partes sombrias, a autora mistura alguns eventos reais, como os duelos de Napoleão em uma Inglaterra jamais vista. 

Tenho que ressaltar também a habilidade descritiva da autora, que faz com que o leitor tenha um visão perfeita do que está sendo passado: os costumes da época, a magia... é tudo muito bem trabalhado. Jonathan Strange é uma obra completa. A linguagem é fácil, mas isso não significa que você pode ler o livro sem muita atenção. Se pretende dar uma chance à leitura, tenha paciência e leia aos poucos. Esteja preparado para mergulhar de cabeça na cultura inglesa em um encontro entre Jane Austen e todas as outras fábulas e clássicos da terra da rainha!

O livro é um convite à reflexão sobre os dons que recebemos e como os colocamos em prática. 


26 comentários:

  1. Primeiramente vou admitir que me assustei bastante com o tanto de página que esse livro tem, estou fugindo de qualquer leitura muito grande, porque eu mal estou conseguindo ler os mais finos rs.
    Apesar disso, eu não conhecia a história e depois de ler sua resenha acho que encararia esse tijolo, porque parece ser muito interessante! Já vou acrescentar a lista porque todas as qualidades que você citou da narrativa, e de como a autora pensou mesmo ao escrevê-lo, me fizeram querer lê-lo!
    Adorei a resenha, me instigou!

    Andresa Dias
    Leituras&Fofuras
    http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Louca para ler este livro desde que o vi no Skoob e depois dessa resenha fiquei mais ainda. Para dizer a verdade o tamanho dele só me atrai mais ainda. rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Parece uma história bem intrincada né? Parece tb q é um livro que demanda tempo do leitor não só para a leitura mas tb para aproveitar bem o enredo e não perder nenhum detalhe. Acho q tenho q arrumar bastante tempo pra parar ler esse livro.
    Uma coisa q me interessou é o fato de misturar fatos reais com o fictício.
    Andei vendo como era a edição anterior e essa da Seguinte está mais bonita, com uma capa mais chamativa. Gostei mais dessa

    ResponderExcluir
  4. olha, não conhecia o livro não, e ando tão offline que nem sabia que era um relançamento hehe
    a capa é linda e eu imaginava um suspense, mas não com toda essa fantasia envolvia.
    argh, odeio livros com muitos personagens, sempre me confunde demais ;x
    sei lá, não fiquei muito curiosa não =/

    ResponderExcluir
  5. adorei a resenha e o livro tambem, me interessou muito pelo fato de se passar no século xix uma época que eu gosto muito e ainda mais na inglaterra, e essa capa, meio sombria, amei!

    ResponderExcluir
  6. Oii Kel!

    Eu achei a capa maravilhosa gente! CARACA 824 páginas :O
    O enredo parece ser ótimo e muito bem trabalho. Pelo o que você citou a autora trabalhou bem os personagens e foram muuuitos, acho que me atrapalharia também no inicio. Não estou acostumada com muitos personagens assim.
    Fico feliz que ler aos poucos foi a melhor solução, acho que se vc lesse tudo de uma vez a história não teria o mesmo "gosto" hahaha.

    Como sempre a resenha está maravilhosa como sempre e eu sou apaixonada pelos seus Funkos <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com


    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e confesso que tamanho não me assusta. Às vezes só não dá para ler todo de uma vez só, mas só fazer isso pausadamente que dá tudo certo, né? A capa é linda demais, adorei. E acho que tem tudo para me agradar, principalmente pela parte da magia. Foi para a minha enorme listinha de desejados!

    ResponderExcluir
  8. O tamanho assusta mesmo, tu é corajosa! Pra ler um livro assim, só no Kindle; não tenho braço e coluna pra carregar esse bicho. rs
    Adoro quando o livro é tão bom que nos provoca a procurar além. Afinal, os livros existem ou não? rs
    Vou pensar no caso de pedir mais pra frente ou não, agora não dá mesmo! Mas essa coisa de falar sobre a Inglaterra mexeu com meu coração. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas fiquei super interessada nele e sua resenha me fez colocar nos desejados. Adoro livros com essa temática e que certa forma falem sobre magia. Na capa do livro tem falando da série de tv e nem sabia dela, mas é só legal assistir depois de ler o livro, né? Espero poder ler em breve, vou anotar a dica aqui para não esquecer. Em suma, parabéns pela resenha.


    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  10. Oi Kel, parece ser um livro legal, confesso que eu não teria imaginado que ele era tão grande assim apenas olhando a capa, quer dizer nem tem como em nenhum livro, mas eu julgaria ele como infanto e não esperaria por tantas páginas. Enfim, ele é infanto? Antes de chegar ao exato ponto deste comentário não tinha lido a sinopse, o que acabei de fazer, e a história me interessou, aliando isso a sua resenha fiquei curiosa para conhecer o livro, principalmente porque parece ser justamento o meu estilo preferido de literatura, quem sabe eu de uma chance a ele logo logo!

    ResponderExcluir
  11. Olá Kel, mesmo logo esse livro parece valer a pena ser lido, gostei de saber que a autora conseguiu escrever todos os personagens e descrições muito bem feita e de um jeito que prende o leitor, quando o livro tem muitos detalhes tem que ser lido aos poucos mesmo *--* Se tiver chance vou lê-lo sim <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Oi Kel, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas fiquei apaixonada pela capa e achei o enredo interessante, embora fuja um pouco do que costumo ler. Só fiquei assustada com a quantidade de páginas, mas pelo que li na resenha, a história vale a pena. Anotando a dica.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel!

    Que livro enorme! Não pensei que fosse tão grande assim, rs. Gostei bastante da sinopse e da capa, então leria sim (apesar do tamanho). Adorei saber que é infantojuvenil. Parabéns pela resenha! Já entrou para a lista de desejados!

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  14. Menina a grossura essa lombada me assustou rsrsrs.
    Mas o importante é que a história convence e cativa a ponto da leitura passar tranquilamente e ainda instiga a curiosidade do leitor a fazer pesquisas, e o melhor, temos uma historia fechada em um único livro, perfeito.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Amei capa desse livro! Só que a história não chamou a minha atenção, então dificilmente a lerei. Mas que bom que você apreciou leitura e a autora soube desenvolver bem a narrativa.
    Abraços,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel, sua linda, tudo bem?
    Ele quer provar que tem magia acabando com a sociedade dos magos? Interessante, temos aí um plano para acabar com os magos??? Ele é um personagem das sombras??? Qual o objetivo dele??? Mega curiosa aqui, desde Harry Potter, adoro magia. E o livro ter mais do que 800 páginas é um atrativo para mim, deve ser muito envolve a narrativa dela, não vejo a hora de ler. Não conhecia essa história mais adorei.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa, o livro é imenso, mas não me incomodo com isso quando a história é boa e pelo jeito essa é ótima. Que bom que os personagens são humanos e palpáveis, e têm importância no enredo, quando são tantos assim essas coisas são importantes para a gente não se perder. E achei muito legal o livro nos levar a refletir sobre os dons que recebemos e como os utilizamos. Com certeza vou querer ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Apesar de ter amado a sinopse da obra, quando vi que eram quase mil páginas desisti de solicitar. Não é preguiça de ler, mas é que tenho tantos livros aqui na pilha de não lidos e que tenho que resenhar, que se eu pegasse um desse tamanho, ia ter que focar umas duas semana só nele. A história é bem chamativa, mas a quantidade de personagens me desanimou um pouco, bem como a capacidade descritiva que você mencionou. Acho que descrição é importante para ambientar a história, mas algo perfeito demais me lembra de excesso e isso me incomoda às vezes. Vou ver se animo de ler até o final do ano.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Kel, tudo bem??
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro. O livro ser grosso nem me assusta desde que seja bem desenvolvimento e que o enredo me prenda, eu não me importo rs.... mas devo dizer que sim... livros nessa grossura deve ser lido aos poucos até para o melhor entendimento ainda mais quando tem muitos personagens... de qualquer forma a premissa não me chamou atenção... ou talvez eu não esteja no momento de ler essa temática... xero!

    ResponderExcluir
  20. Oiii
    Que livro gigante! Mas achei a capa super linda!
    A sinopse também me agradou e a trama me deixou bem curiosa. Gosto de livros detalhados, acho que faz o leitor se sentir dentro da história.
    Vou lê-lo.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Kel,

    Gosto demais da sua paixão ao escrever as resenhas, passa credibilidade e aguça a vontade de ler o livro, especialmente este me assusta as 824 páginas, caramba! Mas, quem sabe se eu ler devagar como você fez, não é. Gostei de saber que a história é surpreendente e tem ingredientes que gosto muito e me conquistam.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  22. Nossa, resenha mto boa e adorei oq li na sinopse, acho que é o tipo de livro que eu vou gostar!
    Me assustei com a quantidade de páginas, 824 mesmo??!! Uau!
    Mas se for bom, acaba rápido e a gente nem ver ne?!
    Linda a capa!!

    ResponderExcluir
  23. Kel todo livro que tem magia já me chama atenção, ainda mais bem trabalhado como esse que resenhou, a premissa em si já nos convida a ler, a capa não chama muito atenção. O fato da autora ter vários personagens e mesmo assim o leitor se situar mostra que foram bem construídos e aproveitados na trama, Mais que anotado essa dica. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  24. Nunca ouvi falar do livro, mas ele me interessou pela sinopse e embora seja bem grandinho, acho que encararia ele facilmente, tenho tendência a gostar de "tijolos" xD Normalmente, livros que envolvam fantasia não me atraem de primeira, mas sua resenha despertou a minha curiosidade quanto a este em questão. Ele entrou na minha lista e espero poder gostar dele tanto quanto você ^^

    ResponderExcluir
  25. Livros com base histórica *O* AMO
    Eu não tinha ouvida falar desse livro ainda, mas gostei muito da sinopse e da capa.

    ResponderExcluir
  26. Eu li os comentarios sobre a capa, é muito legal de ler que vocês gostam da minha ilustração da capa. Eu gostei de reproduzir o ambiente da Inglatera e da magica do livro. Você pode dar uma olhada no meu blog: http://traujan.blogspot.com.br/p/illustration.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!