01 junho 2015

# Resenha 235 // Livro das Sombras

Oi, pessoal!

Que tal conferir a resenha de Livro das Sombras, primeiro volume da série Coven? Aviso logo que eu sou do contra haha

Título: Livro das Sombras // Book of Shadows
Autor: Cate Tiernan
Editora: Galera
Páginas: 208
Livro cedido em parceria com a editora









Sinopse: Morgana Rowlands nunca se imaginou como algo além de uma garota sem graça de 16 anos, ainda mais se comparada à melhor amiga, a linda Bree. Porém, isso está prestes a mudar. Quando Cal, um veterano transferido de outra escola, entra na vida da garota, ela se vê imersa em um novo universo: o rapaz se revela um bruxo à procura de pessoas para montar um coven. A ligação entre eles é imediata e impossível de ser desfeita – só há um problema. Bree está perdidamente apaixonada por Cal. Será Morgana capaz de controlar seus sentimentos em prol da amizade ou a conexão entre eles é mais forte do que ela própria?


Morgana sempre foi um tanto insegura; não bastasse seu corpo liso, sua amiga, Bree, ostenta uma beleza enorme.  Por sorte, isso nunca foi um problema para elas duas; a amizade das duas sempre foi firme, mas talvez não dure tanto quanto elas gostariam.

Com a chegada de Cal, um misterioso rapaz, extremamente belo, Morgana se vê apaixonada e com medo; Bree admite também estar apaixonada por Cal e, para não estragar a amizade, Morgana não vê alternativas além de esconder o que sente.

Logo, o mistério de Cal se revela: ele é um praticante de Wicca e está em busca de outros jovens para formar um coven; durante uma "festa" organizada por ele, ele convida algumas pessoas a participarem de um círculo e sua atenção se cai sobre Morgana, que se mostra bastante sensitiva.

A partir daí, as coisas só pioram; além de seus pais proíbirem Morgana de ter qualquer ligação com a Wicca, a sua amizade com Bree se mostra cada dia mais fraca, devido à atenção extra de Cal sobre ela, que a cada círculo se torna mais parte desse mundo. 

Morgana precisa decidir-se entre obedecer a seus pais e abandonar a Wicca, com esperanças de manter sua amizade, ou entrar de vez nesse novo mundo que tanto a fascina e se apaixonar de vez por Cal.

Digo logo que várias pessoas gostaram desse livro; vi comentários e resenhas positivas a seu respeito. Mas, infelizmente, não me convenceu tanto assim. Sabe quando o livro tinha tudo para ser melhor, aí o autor estraga? Nunca li nada da Cate Tiernan antes e acabei me decepcionando um pouco. Não vou dizer que o livro seja ruim; dá para ler perfeitamente bem, mas, pela premissa do livro, a história tinha meios de se desenrolar e ter uma trama muito mais convincente.

Os personagens não me conquistaram, são muito neutros e sem vida, pra não dizer que são estranhos. A trama, como eu já disse, poderia ter sido muito mais bem trabalhada e muito mais encantadora, mas a autora criou uma história muito água com açúcar que fala sobre uma menina sem graça que fica encantada por girar num círculo e desmaiar. A Wicca é uma cultura muito vasta e poderia ter sido muito bem mais explorada.

Algumas cenas achei meio sem noção, sinceramente. Tipo... o Cal organiza a falsa festa e, quando os convidados chegam, ele simplesmente fala "Oi, eu sou um bruxo e vou fazer um círculo. Quem quiser ficar, fica, e quem não quiser, vai embora". What?

Nos inícios dos capítulos temos uma espécie de pensamento de Cal e Morgana, intercalados, e acompanhamos como eles vão lidando com tudo no decorrer do livro. Cal comenta muito sobre uma escolhida, sobre Morgana ser perfeita para algo, mas o livro acaba e não explica o que é.

Apesar de tudo, a escrita da Cate é até boa de se ler; mesmo com o que falei da trama e dos personagens, a leitura fluiu rápido (poucas páginas) e conseguiu não ser totalmente entediante. A Cate é autora da série Amada Imortal, também publicada pela Galera; espero que esta série seja melhor.

A capa de Livro das Sombras ficou linda e ainda estou aguardando meu livro físico chegar para poder dizer algo sobre o trabalho físico e design interno da edição. Dizem por aí que a série Coven (Sweep, no exterior) já tem bastantes livros e, espero eu, que a autora melhore a partir do segundo livro. Ainda há esperanças.



23 comentários

  1. Hello!
    A capa me chamou a atenção, achei linda tb!
    A trama lendo pela sinopse até eu gostei.. Mas te entendo qdo fala q nao sentiu aquele tchan com os personagens... Uma pena!
    Como vc disse wicca tem um assunto mtooo vasto e parece q o autor nao soube amarrar tudo.
    E odeio qdo a menina deixa de falar q gostar do cara só pq a amiga tb está apaixonada. Nesse caso quem escolhe é o rapaz e não ela... Essa meninas se fazendo de boazinha me irrita as vezes.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Henrique!
    Pela capa imaginei um livro mara!!! A sinopse tb é bem interessante... Já o desenrolar da história não me empolgou muito. Nem acho q a sua opinião me influenciou nao. Realmente parece ser uma história q se perde no caminho e o fim sem empolgação.
    Ainda não conheço a autora, não li nada dela. Tomara q os próximos sejam melhores!

    ResponderExcluir
  3. Oi Henrique,
    não tinha lido nenhuma resenha deste livro ainda, mas tinha visto uns comentários e tinha ficado curiosa, mas agora desanimei...
    não é muito o meu estilo, e parece que a autora pecou bastante ;x
    sei lá, não fiquei curiosa para ler =/

    ResponderExcluir
  4. Oi
    pena que não curtiu muito a leitura l, mais mesmo assim quero ler ele porque a sinopse chamou minha atenção, Gostei da sua sinceridade

    momentocrivelli.blogspot.com.bt

    ResponderExcluir
  5. gostei dessa serie, tem quantos livros? já fiquei interessada, a capa é linda e a resenha bem interessante.

    ResponderExcluir
  6. O livro realmante parece ser muito bom. e essa capa realmente me conquistou rsrsr
    http://omagodocondado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O livro tem tudo para ser muito bom, mas é uma pena quando o leitor não se identifica com os personagens, né? E isso dele se revelar logo se cara é meio estranho mesmo. Mas gostei da ideia da autora, então acho que darei uma chance mesmo assim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oláá
    Adorei a resenha e que pena que não curtiu taaanto assim a leitura, a capa realmente está muito bonita e espero ter oportunidade de ler em breve e gostar.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Qual a idade de Cal? suponho que ele seja jovem, e me parece um pouco imaturo da parte dele querer formar um Coven. Eu gosto bastante da temática, mas acho, como você que poderia ser melhor explorado,como eu não li a obra, também não me sinto muito entusiasmada para discorrer muito, porém, como disse, achei um pouco estranho... Também concordo com você que a capa do livro é linda.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro me lembra a saga "Para Sempre" e não sinto muita vontade de ler algo que me parece tão igual... A capa é maravilhosa e a resenha também <3
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, Henrique!
    Apesar da sua resenha está muito bacana, a premissa do livro não me atraiu muito. Mas confesso, a capa está super linda! ;)

    Beijão!

    http://www.cheirodelivronacional.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, bom nunca tinha visto o livro antes, mas confesso que desanimei e acho que não sera uma das minhas leituras, também não gosto que o livro deixe algo para atras você falou de coisa que o personagem falava e não se explicava. Então o livro não deu para mim.

    Beijosss
    http://proximapagina-pp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Henrique, tudo bom?!
    Esse livro é a minha próxima leitura, ainda não comecei, então quando vi a sua resenha corri para cá. Sinceramente? O que tinha me animado com a leitura foi a questão sobrenatural, a exploração do universo Wicca, mas fiquei bem decepcionada em saber que os personagens são neutros. Estava esperando por algo incrível, agora estou com receios.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Parabéns pela resenha, ainda não tinha visto esse livro e é a primeira resenha que leio sobre ele. Apesar de estar fugindo um pouco das séries, como resistir a uma que está começando? Apesar do livro deixar passar algumas coisas, acredito que ela tenha potencial para melhorar. Vou esperar mais um pouco para começá-la, rs.

    Beijos,
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  15. A premissa do livro parece ser tão boa, mas fiquei realmente decepcionada com as coisas que citou. O autor não explorar uma coisa tão vasta é extremamente frustante e me irrita muito! Então depois disso eu fiquei bem desanimada.
    Quem sabe ainda não dê uma chance?
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livros, mas a capa é lindíssima. E realmente é decepcionante saber que o livro tinha tudo pra ser "O" livro, mas o autor deixar passar a chance. E já que é série, oremos pra que isto seja mudado no próximo.

    ResponderExcluir
  17. Uma pena que o autor não soube explorar os fatos, mas sendo o primeiro volume, vamos torcer para que isso melhore para o volume seguinte.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  18. Ola Henrique a premissa do livro se fosse bem trabalhada daria uma boa história, lendo sua resenha tive a mesma sensação que você algumas cenas estão meio sem fundamento. Uma pena pois despertou minha curiosidade. Mas irei deixar para outro momento a leitura. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Henrique, tudo bem?
    Juro que quando comecei a ler a resenha e vi esse Sou do Contra, pensei: "que novidade, né dona Kel?" kkkkkkkkkk
    Eu gosto muito de livros que envolvam a cultura Wicca, e realmente, ela é vasta. Então essa abordagem superficial não é legal, é uma pena que o livro não te agradou. E fiquei rindo aqui do que você falou da tal festa falsa, realmente, foi sem noção
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu acho terrível quando o autor aborda uma temática séria e acaba a abordando de forma crua, pouco aprofundada .. pra mim isso beira até mesmo ao desrespeito. Bom, por isso também não sei se leria a obra. mas adorei sua critica ..bjs
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    O livro parece legal e tem um bom enredo principalmente que envolve a cultura Wicca mas acabei desanimando em relação aos personagens que não me conquistaram mas pra quem gostou parece uma boa leitura !!!

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Não tenho muito interesse em ler livros com a cultura Wicca e nunca li nada do tipo. Concordo com o que você disse sobre as cenas sem noção e acredito que teria essa mesma percepção.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?

    Eu não conheço nada sobre Wicca, mas gosto de livros sobre magia e fiquei bem interessada em ler Livros das Sombras. É uma pena que algumas cenas no livro sejam sem noção, mas mesmo assim vou dar uma chance.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!