# Papo Literário // Tá na moda ser blogueiro literário

E ai, pessoal, tudo bem?

Já tinha visto esta mesma discussão em outros blogs, mas, nunca é demais replicar e, claro, dar o meu ponto de vista do assunto. A questão é que existe muita gente sem noção. Calma, não estou dizendo que você que está lendo este post é um sem noção. Mas existem muitos blogueiros que só criam o blog para ganhar coisas de graça. Existem inúmeras pessoas que me mandam email, inbox, etc, perguntando como faze para ganhar tantos livros porque querem ganhar também.

















Primeiro de tudo: se você quer criar ou criou um blog com o único objetivo de ganhar livros: algo está errado. Sim, porque você não abre um blog e, automaticamente, começa a ganhar caixas e caixas de livros ao ponto de abrir uma biblioteca na sua casa. Eu demorei uns oito meses para conseguir a minha primeira parceria. Então, pé no freio.

Ganhar livros é algo que vem com o tempo e é um fruto da sua dedicação com o blog. Quem cria um blog só pensando nas parcerias, acaba se decepcionando muito cedo. Blog dá trabalho, sim. Blog precisa de tempo e de cuidados, sim.  Entrar no site do blogger e apertar em “criar” é muito fácil, isso até minha prima consegue fazer. Mas como em todos os projetos que traçamos para a nossa vida, o blog precisa de atenção. Antes de pensar em abrir um blog, você tem que ter em mente de que isso é um hobbie. É algo que você faz porque você gosta.
.  
Ai tem aqueles que falam: "aiii quanto livro que você ganha! Tá se dando bem. Queria eu ganhar isso tudo de livro." Só para vocês terem uma ideia: vamos dizer que por mês, a quantidade de livros que eu ganhe seja equivalente a uns 100 reais. Por mês eu vou ao correio e gasto, pelo menos 30 reais com livros postados de promoção. Eu pago semestralmente o domínio do blog, fora todo o material de divulgação do blog que eu mesma que pago: marcadores, bottons, etc. Então nem só de livros de parceria o blogueiro vive. .

Não estou desmotivando ninguém a criar um blog. Novos blogs são sempre bem vindos. O problema é não ter a noção da realidade. Para criar um blog é preciso ter em mente que você deve reservar um tempo do seu dia para atualizá-lo e responder comentários, é preciso ter em mente que só resenha não basta, é preciso diversificar o conteúdo. Ter um blog não é “só” ganhar livro. E, acreditem, só o tempo de fazer um post já é tempo pra caramba que gastamos aqui.


29 comentários:

  1. ah scrr adorei esse post seu! tb vejo mts pessoas falando isso, e ganhar livros com o blog eh bonus, mas mesmo dando trabalho eh bom, pois vc conhece pessoas que nem vc, da sua opiniao sobre assuntos, discute temas e etc
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Kel, tudo bem?

    Eu adoro essa sua coluna Papo Literário, eu gosto de tudo no blog e principalmente suas resenhas, mas essa coluna é minha preferida. Com ela eu consigo ver o quanto você realmente é uma jornalista, pois sempre pega os temas mais comentados do momento e consegue colocar sua opinião sincera e ainda passar uma mensagem.

    Eu sou relativamente uma nova blogueira se você considerar que tenho apenas 2 anos de blog enquanto conheço algumas que tem 5 a 7 anos de blog. E ainda mais nova nessa história de parceria, pois estou fiquei no comendo do blog este ano então é a minha primeira vez buscando parcerias para o blog.

    Eu também vejo muitas pessoas que querem ser blogueiros só para conseguir parcerias. Quem dera que fosse assim tão simples. Ser blogueiro é para quem ama fazer isso e você acaba sempre gastando mais do que "recebe". Eu tenho três parcerias e eles só disponibilizam livros para que eu leia e resenhe. Quando participo de promoções, faço top comentaristas e outras coisas, os livros sempre saem do meu bolso, o envio dos livros e mimos pelo correio também sou eu que pago, os meus marcadores do blog que envio nos livros fui eu que paguei e fora as outras coisas. Minha mãe sempre pergunta se eu ganho alguma coisa enviando os livros e eu só respondo com um sorriso. Eu não ganho nada, pelo menos não financeiramente, mas eu gosto de ler, gosto de fazer resenhas e de interagir com pessoas que gostam de ler e quando eu envio um livro eu fico feliz por sabe que estou incentivando alguém a ler.

    Acho que já escrevi demais né rs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Heiii!
    Post super válido e interessante!
    Realmente a quantidade de blogs q eu vejo são muitos e não é so literario, de moda, de culinária... A gente ver um blog fazendo sucesso e pensa q eles começaram ontem e ja estão bonbando, mas é óbvio que nem tudo são flores.
    Acho q tem q encarar como um trabalho profissional, claroq é pra o blogueiro se divertir... Mas não é legal só pensar nas coisas q vao ganhar.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Gostei muito do seu post. Eu sou da época em que o Blogger foi lançado. Fui uma das primeiras a ter blogs e nessa época a única coisa que motivava a criar blogs era o fato de gostar de blogar, compartilhar idéias e opiniões. Hoje, vc vê mais como jogada de MKT. Só se encontra blogs de moda e literários. Tem que fazer algo por amor, se vai ganhar algo com isso é apenas fruto de algo que foi feito com coração.

    Sucesso com o blog!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Quando vejo alguém criando blog porque quer receber livros de graça eu morro de rir. Alguém diz pra essas pessoas que nada nessa vida é de graça?
    Ter um blog, de qualquer espécie, da trabalho pra caramba! É tempo dedicado a escrever os post, tempo pra ler, para fotografar, para planejar... As vezes é até estressante porque queremos fazer tudo certinho e não conseguimos, devido a todas as outras coisas da vida. Quem entra nessa com interesse desiste fácil, fácil.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  6. Bá Kel! Realmente, falou tudo! Ultimamente, ando indo em vários eventos literários e venho percebendo isso. O desespero das pessoas por brindes, etc é de dar vergonha alheia hahahah série e muitas das vezes o livro fica atirado, o importante é ganhar. É triste ver blogs sendo criados apenas no intuito te ganhar livros, mas AINDA bem que estes mesmos se decepcionam cedo assim desistem e os que dão valor a paixão como nós tem mais reconhecimento ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post.. Eu acho que quando se faz um blog sobre qualquer coisa tem que ser por amor, o que voce ganha por causa dele e um bonus..

    ResponderExcluir
  8. Nossa Kel, concordo totalmente. É mega difícil manter um blog atualizado, ainda mais conciliar ele com estudos, vida social, vida profissional... dá MUITO trabalho! Então se for criar pensando em trocas, vai se decepcionar muito ;)
    www.hicultura.com

    ResponderExcluir
  9. acho que não só blogs literários, como blogs de moda também né. a pessoa cria hoje e amanha já está atras de parceria --'
    as vezes dá mais prejuízo do que qualquer coisa né hehe
    é fácil olhar para um blog e ver quando a blogueira faz isso por amor ou quando faz só por interesse. e outra, normalmente esses que fazem só por interesse nem vão para frente né...

    ResponderExcluir
  10. Eu iniciei meu blog agora e apesar de estar engatinhando não tenho qualquer interesse desse tipo. Parcerias para mim, me parece um sonho muito distante. Amo livros, amo ler, e isso basta para mim.
    Mais acredito que mesmo pessoas com boas motivações desanimam, ainda mais com a quantidade de blogs que existem atualmente e um certo preconceito que rola nos bastidores com aqueles que começaram agora.
    Tipo assim, entro no seu blog, vejo que você começou agora então não vou nem me dar ao trabalho de te dar uma força, e qualquer que seja o assunto não me interessa, pois você é novata e não vai me acrescentar nada. Poderia escrever um post sobre isso também, parcerias deveria ser espirito de equipe, um ajuda o outro e o que eu vejo que se você não é conceituada não vale a pena. Ninguém lembra de quando começou do nada, na maior boa intensão e o quanto suou para ser aceito.

    Para mim, esse preconceito entre blogs literários desanimam mais do que qualquer ganho de livros.

    Desabafei...desculpe.

    Muito bom o post.
    http://dyclubdolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Bom não tenho um blog, e admiro muito quem tem um, por que tem que se dedicar muito, e não é só ganhar livros, o blog tem que ter um conteúdo bom e postar regularmente para conseguir parceiros e seguidores e assim começar a ganhar livros, eu só tenho um tumblr e para chegar a ter bastante seguidores demorou uns 3 anos, acho muito legal quem tem blogs mas não sei se eu teria um pois tem que se dedicar e nem sempre da tempo.

    ResponderExcluir
  12. acho chato isso, a pessoa querer fazer algo só por interesse.
    como tu mesmo disse ter um blog é um hobbie por isso acho impossível uma pessoa fazer bem feito aquilo que só faz por"obrigação".

    ResponderExcluir
  13. Certamente esse é o assunto. Suas palavras foram bem ditas! E sei que ainda há pessoas com esse interesse, criar um blog só para poder ganhar livro gratuitamente.
    Esse foi um assunto que você soube dominar bem!

    ResponderExcluir
  14. Olá Kel :D
    Gostei muito de ver finalmente verbalizada (escrita, melhor dizendo haha) esta crítica por alguém! De fato, eu, que acompanho diversos blogs literários, vejo muitos que surgem, postam algumas resenhas, e depois simplesmente somem, abandonam o blog completamente...
    Como já disse, eu apenas acompanho, pois amo ler... mas, como você mesma mencionou ali em cima, ter um blog é uma responsabilidade muito grande, a qual eu não estaria disposta a abraçar... Por este mesmo motivo, admiro muito pessoas como você, que se esforçam, e dedicam um tempo muito grande, para compartilhar informações sobre este universo tão lindo da leitura! Parabéns pelo blog lindo <3


    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Adorei o post, isso é fato: muuuuuitos dos blogueiros só criam um blog com a intenção de ganhar livros. Admito que essa nunca foi minha intenção, primeiro porque não tenho tempo para ler os livros em época de provas, por exemplo, e vejo que muitas blogueiras leem os livros praticamente na mesma semana em que chegaram, não sei se isso faz parte de um acordo, mas na maioria das vezes eu vejo isso, e infelizmente isso nunca funcionaria para mim. Outra coisa é ler um gênero que vc não gosta. Atualmente a maioria dos livros que tem sido lançados são romances, e eu não consigo gostar de maneira alguma a nenhum romance, e não me imagino lendo um livro que não curto só para cumprir um acordo com uma editora.
    Admiro muito quem faz parcerias, pois isso precisa de tempo, dedicação e muita paciência, e são coisas que não possuo sempre! hahaha
    Fora que um blog que possui parcerias precisa sempre estar atualizado, sempre com posts novos, novidades e sorteio, e isso não é pra mim! Adoro ter um blog e ver a opinião de outros leitores, acho que é por isso que tenho meu blog, para conhecer gente diferente, com gostos diferentes, e tbm eu amo meu blog e amo escrever, é simplesmente um hobby pra mim.
    Parabéns pelo post!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post e apesar de não ser blogueira concordo com o que disse. Infelizmente, é bem comum ver pessoas fazendo isso =/ Cuidar de um blog é algo que nem todos podem fazer, dar atenção a ele e aos leitores, planejar postagens dos mais variados tipos e sorteios é algo que apesar de não fazer, sei e percebo que não é algo que se faz em cinco minutos. Espero que qualquer pessoa que pense nessa coisa de criar blog esperando livros e mais livros de graça, leia sua postagem e perceba que nada vem sem esforço.
    Ótima postagem ^^

    ResponderExcluir
  17. Nem me fala Kel, tenho meu blog há 3 anos e não tenho parceria alguma com editoras. O máximo que consegui porque quis ir atrás de algo novo para o blog foram 4 autores nacionais e dou meu máximo com eles. Como você disse, blog é hobbie, não uma ponte para receber coisas de graça. Essa massa de blogs literários (ou não) que só criam para ganhar em cima uma hora ou outra acabam deixando o principal de lado e esquecendo das responsabilidades com os "presentinhos" que cheguem a conseguir e sempre acabam desistindo.

    www.meiahoraemparis.com.br

    ResponderExcluir
  18. Concordo totalmente, quando alguma editora abre vagas para parceiros ou em grupos de bookaholics mesmo eu vejo cada pérola de gente que quer apenas ganhar os livros. Meu blog está cada vez mais se tornando um blog de variedades do que um literário, devido a minha busca de falar do que gosto.

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  19. Realmente, há muitas pessoas que só criam blogs pensando nos bônus, mas n é bem assim que as coisas caminham. Criar um blog é muito fácil, mas mantê-lo é difícil. Tem q ter muita dedicação, tempo para postar e divulgar o blog. Vc n vai criar o blog um dia, e no outro já vai receber milhões de livros.

    ResponderExcluir
  20. Oii Kel, concordo com você. Manter o blog da trabalho, construir um conteúdo legal é importante demais, não é só ter o blog é fazer ele algo que agregue, que some. Isso sem falar dos sem noção que chegue no blog e nem ler seu post e vem com comentários genéricos e os famosos "tô seguindo, me segue de volta", sinceramente eu nem visito. Tão mais interessante ler o post, por consideração ao bogueiro que se dedicou em escrever o post, fazer um comentário bacana, inteligente e que instigue o outro a de repente visitar o seu blog por livre e espontânea vontade e não pelo velho e CHATO (leia-se muito chato) SDV...

    Bjs

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Cara eu vi esses tempos em uma seleção duas meninas comentando que iam criar um blog só pra ter livros de graça, fico pensando o que esse pessoal tem na cabeça, afinal nada é de graça e fazer resenha mesmo, aquelas pra valer com conteúdo não é pra qualquer um não.
    dá até dó desse tipo de gente.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  22. Oii
    Muita gente cria o blog com o intuito de ganhar os livros que são as cortesias esquecendo do trabalho que vão ter para o manter, para mandar os prêmios pelo correio como vc falou ,e acabam o abandonando quando vêem a verdadeira intenção dos blogs que e transmitir informações novas, dar opinião e de certo modo fazer com que a pessoa conheça novos livros e novos autores, admiro muito quem e admintrador de um blog pois vc tem que ter a responsabilidade que está lidando com pessoas em seu redor que podem o acessar em qualquer lugar do mundo e ver o que vc faz e o que não neles.Abraços..

    ResponderExcluir
  23. Que post maravilhoso! Comecei na blogosfera no ano de 2008, quando ter blog ainda era uma grande novidade. Blogs literários se existiam eram muito poucos. Aí em 2010 publiquei o meu primeiro livro e fechei 50 parceiros de blogs literários. Tive sorte com todos eles, claro que hoje em dia, estamos em 2015, vários deles desistiram no meio do caminho, ou desativaram suas contas, ou resolveram centralizar tudo no Facebook. Quanto a mim eu não posso reclamar, todos que se propuseram a resenhar, fazer entrevistas comigo ou sortear meus livros cumpriram com o que se comprometeram.
    Só no ano passado, em 2014, é que tive uma péssima experiência, mas que foi descoberta a má fé antes que eu enviasse meus livros. Uma blogueira literária adolescente com um fanatismo surreal me mandou e-mail e deixou recado em todas as minhas redes sociais dizendo ser minha ultra super mega hiper fã. Achei estranho, confesso. O fanatismo dela era algo duvidoso. Fiz mil perguntas sim, questionei mil coisas sim, principalmente o fato dela ser minha mega ultra hiper super fã sem nunca ter lido nada meu. Oi?
    Bingo!
    Estava aí instalada a sacanagem, taquei isso no Face e qual foi a minha surpresa? A menina tinha feito exatamente a mesma coisa com várias escritoras.
    Desculpa, mas achei RIDÍCULA! E falei pra ela isso, que estava muito feio o que estava fazendo. ;) Não precisamos passar por esse tipo de coisa! Não mesmo!
    Enfim.... é cada uma!
    Beijo, beijoooooooo e parabéns pela pauta escolhida!
    She

    ResponderExcluir
  24. Adoro essas suas postagens super sinceras, porque já vi gente falando isso por aí. Ter um blog requer dedicação, tempo e paciência. Sem contar que nem tudo são flores, então de vez em quando devem rolar uns perrengues. Aí a pessoa faz blog só para ganhar livro e logo desanima, porque com a intenção já era meio deturpada, dificilmente vai acabar em coisa boa, né? É osso demais.

    ResponderExcluir
  25. Realmente as parceria são bem vindas, mas toda a bagagem de aprendizado me parece ser a verdadeira vantagem de postar em um blog, dar sua opinião, receber comentários sobre suas ideias .... e dá trabalho, eu nunca tive ou postei em um blog (quem sabe no futuro) mas fico me perguntando como você tem tempo pra tanta coisa!

    ResponderExcluir
  26. É por isso q tenho admiração pelo trabalho de vcs. Não deve ser fácil mesmo ter vida de blogueira literária, sem contar q vcs tem responsabilidades fora do mundo virtual tb (família, trabalho, estudo, etc). Além de vcs ajudarem muuuuito os seguidores com muitas dicas literárias, vcs tem q manter um bom blog "no ar" com um bom conteúdo...
    e ainda tem q encarar gente sem noção... rsrsrsr
    acho q a única parte boa eh receber os livros... kkkkkk

    ResponderExcluir
  27. Pois é Kel vc falou tudo ... Se o blog não nasceu do amor da pessoa pela leitura e pelo incentivo à leitura ele com o tempo morre por falta de motivação.
    Eu mesmo acho o fim blogueiros que não retornam os comentários no blog da pessoa que comentou, vejo muitos só respondendo em seus próprios blogs e achando que estão fazendo muito.
    Além disso muitos esquecem que quanto mais parcerias mais responsabilidades e prazos para cumpri. Enfim no mais amei seu post, como sempre!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  28. Realmente, muitas pessoas acham que é só criar o blog, entrar uma vez por mês e já sair procurando parceria com editoras. Eu já tive vontade de criar um blog, pois adoro ler, escrever e falar sobre vários assuntos. Mas não daria certo pra mim, pois exige muito compromisso e eu não teria tempo pra me dedicar. Enfim, admiro vocês blogueiras porque realmente não é fácil.

    ResponderExcluir
  29. eu adorei esse post, na verdade eu já pensei várias vezes em fazer um blog sobre livros, mas qd eu penso no trabalho que dá, eu acabo desistindo e pior q o trabalho é a questão do tempo, tem épocas do ano que eu não tenho tempo nem de respirar imagine de postar... por isso eu admiro que consegue manter um blog com atualizações constantes.
    essa de fazer um blog só para ganhar presente é uma complicação,pois o que era para ser prazer começa a virar obrigação e por isso que de vez enquanto eu leio blogueiros/as reclamando do trabalho que dá: eu penso, vcs sabiam o trabalho que dava... tem que ter paciência..
    bjs e parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!