09 junho 2015

# Papo Literário // "Ser do contra"

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje o Papo Literário é sobre uma das coisas que mais me deixa irritada nesse mundão de meu Deus: o título de ser "do contra". Okay, confesso que eu tenho gostos peculiares, sou chata com certos gêneros literários e mais ainda com personagens superficiais ou cheios de não me toques, mas gosto é gosto, né?

Sempre levo na boa quando as meninas brincam comigo sobre "ser do contra". Na verdade, eu até gosto de debater a respeito dos livros, porque é legal ter pontos de vista diferentes e nunca tive problemas quanto a isso, felizmente. Mas é algo que leva a reflexão.

A verdade é que nenhum livro é unanime. Ele pode ser lindo, maravilhoso e perfeito para você, mas para o seu amigo ele não vai passar de uma leitura arrastada. Sempre achei que gostar de Harry Potter fosse uma unanimidade das galáxias e quase caí para trás quando, em vários grupos literários, vi gente que simplesmente não curte a história.

É complicado porque muita gente não entende que, SIM, você tem o direito de simplesmente não gostar daquele livro e você não é "do contra" só por causa disso. As pessoas tem uma dificuldade em aceitar uma opinião diferente e ai surgem aquelas vastas e desnecessárias discussões entre os fãs dos livros e aqueles que não curtiram a leitura.  Sério, tipo... isso vai mudar a opinião de alguém? A pessoa que não gostou do livro vai passar a gostar só porque você disse que o livro é bom? Acho que não né.




É incrível como as pessoas gostam de dificultar as coisas. Deixa a pessoa ser feliz gostando do livro que você detesta ou odiando o livro que você odeia. E nem adianta chamar os amigos para ajudar a defender o livro nos comentários do blog X que falou mal. É impossível amar todos os livros que lemos e eu adoro ouvir pontos de vista diferentes e não tenho nenhum problema em falar que não gosto de muito livro que metade do mundo morre de amores. Não gostei de Proibido, nem de Belo Desastre e muito menos de Como Eu Era Antes de Você. Não sou do contra, não "desgostei" para chamar a atenção. Simplesmente a leitura não funcionou comigo.

16 comentários

  1. Concordo plenamente com você. Já participei de alguns blogs e vi brigas horrendas por conta de opiniões contrárias, principalmente quando se trata de livros que estão na crista da onda. Por diversas vezes me abstive de dar minha opinião por conta dessa situação, pois odeio discussões e garotas histéricas que quase batem no outro por não gostar de um livro. Viva a diversidade de opiniões!

    ResponderExcluir
  2. O legal do debate é que talvez a pessoa tenha algum pré-conceito gerado pelo comentário de outras sobre um certo livro e talvez, a partir da conversa, ela veja que o livro possa agradá-la.
    Eu não curto Harry Potter em um mundo que todos amam, então senti na pele o que o olhar "WTF! Como existe alguém nesse planeta que não curta?", mas eu sei que não curto e mesmo se eu ler, eu não vou curtir, e tô aí vivona. É por isso que existem tantos gêneros literários, né! Os livros podem mudar a vida das pessoas, e como cada história, cada vida é diferente, não dá para encaixar forçar uma peça em um encaixe diferente.
    Adorei o post! Beijos!

    http://romantic-lit.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. oiee. Sei bem o q é isso Kel..
    É chato demais a pessoa olhar pra vc com cara de espanto qdo vc diz q nao gostou de um livro q "todo o mundo" gostou...
    Passo por isso toda vez q digo q não ligo pra Harry Potter e q não consegui terminar a série Crepúsculo... Viu?? Posso ver muitas caras de espanto agora depois q lerem isso... kkkkk
    Mas sabe q isso já me magoou mais? Agora não me importo muito. Acredito q é cada um com seu gosto, cada um na sua e o q vale é respeitar a opinião do próximo.
    Gosto é muito particular, né?

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Apesar de vc não ter gostado de dois livros que amei ainda gosto de você do mesmo jeito rsrs o bom é quando é saudável né a discussão mas fala sério vai é ótimo vc defender o seu ponto de vista quando se ama muito um livro rsrs pô não sabia que tem gente que odeia Harry Potter caracas.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Faço parte da minoria que nunca leu/assistiu Harry Potter, apesar de ter amigas que amam, recomendarem a leitura ou os filmes, mas respeitam minha opinião. É uma história que não me chama a atenção. O que falta é um pouco mais de respeito.

    ResponderExcluir
  6. Isso aí, Kel!
    Tem gente que nem lê e já diz que não gosta, só pra ir "contra o fluxo" hahaha
    Não existe livro 100% amado ou 100% odiado. Não existe.
    Por isso que mesmo quando nos deparamos com resenhas negativas, vale a pena dar uma chance se você acha que pode funcionar. Gosto é gosto.

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  7. concordo com vc, acho que cada um tem que respeitar a opiniao dos outro e nem adianta mesmo tentar convencer do contrario porque nao rola.
    tu citou esse 3 livros que eu ainda nao li, e tambem nao sei se vou gostar como "todo mundo " gosta.

    ResponderExcluir
  8. Acho que nenhum livro vai agradar todo mundo. É totalmente impossível. Por exemplo, já sei que você não gosta de A Seleção, que eu adoro, mas não vou deixar de vir aqui ler e me divertir com os seus posts por conta disso. Até parece, né? Tem que ter respeito acima de tudo, porque ninguém é obrigado a pensar igual. Então se os gostos são diferentes, é claro que vai existir divergências de opiniões. E debater o livro é bom, mas desde que ninguém se insulte.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Adoro quando lemos e um mesmo livro e saímos com opiniões tão diferentes, isso nos mostra que o livro meche com a gente de maneiras diferentes, também sou considerada do contra em varias coisas e concordo que o mesmo livro não cai agradar a todos !!!

    ResponderExcluir
  10. Kel, super te entendo e concordo com tudo o que escreveu!
    Tenho andado sumida pelo ritmo da vida, não sei se vc foi repreendida pela sua opinião.
    Caso positivo... tenho pena desse ser que não sabe conviver com as diversidades da vida.
    Eu costumo ser do contra. Não li, não me interesso e talvez nunca venha a ler Harry Potter. E daí?
    Também não curti Proíbido e Belo Desastre. Easy é fraco. Como eu era antes de você é um livro okay, longe de ser meu favorito. Porém,
    amo a escrita da Jojo Moyes. Mesmo não achando o máximo eu devorei a obra. E corri para ler A garota que vc deixou para trás e Um mais Um (meu favorito da autora).
    Acho que por sermos blogueiras... nosso compromisso com a leitura é outro. Lemos tanto que não é qualquer história que nos conquistará. A gente acaba buscando o novo, algo diferente dos livros já lidos. Nosso senso crítico é mais aguçado porque escrevemos resenhas. E escrever nos faz pensar...
    Claro que gosto não se discute. Amo ler romances. Meu gênero favorito. Mas nem todo best-seller me conquista.
    Faz parte da vida do leitor!

    Bjs bjs
    Fernanda D.
    novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Kellll!!! é de opiniões diferentes que sai os melhores debates não é mesmo e ainda BEM que temos ideias diferentes né?! Imagina que coisa chataaaaa se todos pensassem igual! Ler algo diferente daquilo que estamos acostumadas a ler e diferente de nossas opinião nos permite enxerguemos com outros olhos. E isso é incrível!


    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  12. eu sou uma dessas pessoas do contra que não gosta de Harry Potter hehe
    é engraçado isso, porque assim, A Culpa é das Estrelas é um dos meus livros preferidos da vida. tem uma amiga minha que leu e detestou. já conversamos bastante sobre ele e ela até já me falou os pontos do livro que fizeram ela desgostar dele, mas eu também já mostrei o que me fez gostar. nunca tentei fazer ela mudar de ideia nem ela tentou fazer eu mudar, e acho que se todas as pessoas fossem assim o mundo seria muito mais bonito hehe
    vendo por outro lado, tenho uma amiga que não lia Nicholas Sparks porque leu um livro dele e não gostou. de tanto eu falar para ela sobre outros livros dele ela resolveu ler outros e hoje também é apaixonada por ele :P
    acho que isso é a pior coisa de se ter um blog literário né. se você faz uma resenha de um livro que meio mundo gostou, tipo Belo Desastre, mas que você não gostou, com certeza muita gente vai te criticar por isso...

    ResponderExcluir
  13. concordo contigo, é impossivel um livro agradar a todos e acho que nao só os autores mais as pessoas em geral deveriam ter isso em mente, e respeitar a opiniao dos outros.

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel,
    mesmo que eu não comente muito por aqui, sempre te acompanho. Principalmente quando se trata dessa coluna, nunca perco.
    Tive que me manifestar agora, porque super concordo contigo. Às vezes a leitura de tal livro só não funciona, sabe? E daí vem sempre aquela grande penca de gente dizer que não gostei do livro para chamar atenção ou coisas desse gênero.
    Lembro que tinha lido várias resenhas de Proibido que foram super positivas. E quando li a sua fiquei meio WTF, mas você teve seus motivos e soube explica-los muito bem.
    Também tenho isso de não gostar de personagens com esses "não-me-toques" e coisa e tal, e as minhas amigas acabam dizendo que é frescura minha.
    A Rayme, do comentário acima, gosta de Nicholas. Eu não gosto e até pouco tempo atrás não havia santo que me fizesse ler qualquer livro dele. Hoje eu até leio, meio de arrasto meio obrigada, mas leio.
    Então isso tudo de gostos é realmente uma questão de gostos. E só nos resta termos o nosso e respeitarmos o alheio.
    Aliás, emendo aqui, que adorei seu texto de dia dos namorados. Meus parabéns à vocês e muitas felicidades! Espero que vocês sigam assim sempre, alegrando, apoiando e dando orgulho um ao outro. Beijão!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  15. Entendo bem seu ponto de vista, às vezes somos reprimidos por alguém que ama uma determinada série e quando falamos que não gostamos a pessoa parece não entender. Para mim, a Série Crepúsculo não funcionou, li a série toda para tentar entender o ponto de vista desses fãs e simplesmente não rolou. Pontos de vistas diferentes sempre são um plus na vida do leitor, há sempre alguém que não vai gostar de uma série e sempre haverá alguém para julgar essa pessoa. Mas apesar disso é preciso ter respeito pelo gosto do amiguinho e entender que nem todo mundo gosta das mesmas coisas. Imagina só o quão chato seria se gostássemos das mesmas coisas!
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente, tudo que disse é verdade. O ser humano tem a capacidade de ser muito intolerante quando deseja e muitas vezes, o faz até mesmo quando se trata de algo puramente pessoal como gostar ou não de determinado livro, filme, série etc., pois esquecem por um momento que nada no mundo é perfeito e exatamente por isso sempre haverá alguém que não gostará de tal coisa ou concordará com seu ponto de vida, e nessa hora é preciso ter respeito. Liberdade de expressão é um direito de todos, todavia tem gente que confunde ofensa com opinião e há um abismo entre elas.
    Já vi tantas vezes discussões desnecessárias por coisas do tipo que até me entristece ver como é comum isso das pessoas, até porque já fui alvo de críticas por não ter curtido tanto algo que havia caído no gosto do povo; para eles era perfeito, para mim era "dá pro gasto, poderia ter sido melhor, esperava mais e morro sem ter contato com isso de novo".
    Enfim, ótimo post.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!