23 junho 2015

# Papo Literário // Preconceito com blogs recentes

Oi pessoal, tudo bem?

Semana passada o Papo Literário foi sobre "a moda de ser blogueiro literário". Sobre aquelas pessoas que fazem um blog pensando nos benefícios que podem tirar dele. O papo rendeu pra caramba e eu AMO quando rende assim. Em uma das respostas, um leitor comentou também sobre o preconceito com os novos blogs e, cara, porque eu ainda não falei sobre isso aqui?

E para comentar sobre esse assunto eu vou citar uma experiência própria assim que comecei com o blog. Não demorou muito tempo para eu entender como funcionava as parcerias blog-blog. O Por Uma Boa Leitura deveria ter uns dois meses quando comecei a ver com alguns blogueiros que eu já acompanhava, se eles topavam fazer essa parceria. A Drê do Livros e Chocolate Quente e a Aline do Livros y Viagens foram umas das primeiras pessoas que toparam.

Mas aí comecei a ver outros blogs “grandes” e em um deles a pessoa falava que não fazia “parceria com blogs com menos de um ano de existência” Tipo... OI? Tá se sentindo editora, querida? A justificativa era que “blogs novos nem sempre tem compromisso”. A pessoa é louca, simplesmente. E hoje em dia vejo que ela nem retribui os comentários dos parceiros que ela, aparentemente, escolheu a dedo como “os mais comprometidos.”




Sério, isso é ridículo, gente. Todo o blog pode parar, todo o blogueiro pode desanimar e fechar o blog ou deixa-lo em hiatos. Tanto um blog de dois meses quanto um blog de sete anos de história literária. Ai a pessoa vem com essa palhaçada de não querer trocar banner com um blog pequeno??? Fala sério! Nem se dá ao trabalho de avaliar o blog e ver se o blogueiro tem comprometimento, se o blog tem o mesmo perfil que o seu para firmar a parceria... É isso que desanima. 

E depois, vamos combinar que não tem a necessidade disso.  Um blog novo vai crescendo aos poucos e é legal poder acompanhar esse desenvolvimento. Para que restringir a parceria? E ainda digo mais, tem muito blog com cinco, seis meses de atividade que é infinitamente melhor que blog de dois anos que escrevem MAIS no lugar de mas. 

39 comentários

  1. Olá Kel,
    Concordo em gênero, número e grau.
    Recentemente, estava comentando com minha co-autora, que muitos blogs que são antigos escrevem mal. Eu li uma resenha em um blog - que não vou citar, mas é antigo - que até agora não entendi o que a autora quis dizer. Em determinados momentos ela falava que amou o livro MAIS não gostou tanto assim, porque DERREPENTE a história ficou chata. Foi um choque enorme pra mim, mas o que podemos fazer? Algumas vezes, já tentei mandar um e-mail falando que havia um erro aqui e outro ali, sem querer prejudicar, apenas no intuito de ajudar, e até hoje não obtive resposta. Gostei do tema que você separou e acredito que, antes de recusar uma parceria, por ser um 'blog bebê' as pessoas precisam analisar se esse blog é bom, se os autores escrevem bem, etc.
    Espero que esse preconceito um dia acabe!
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post e apesar de não passar de uma leitora, já pude perceber que algumas vezes a existência desse preconceito. Algo muito irracional ao meu ver. O conteúdo de um blog deveria vir em primeiro lugar, não seu tempo de existência que não diz nada sobre ele.
    O tempo de existência de um blog não impede que uma hora ele seja fechado ou seja abandonado, como você mesma disse, então, por que se apegar a um detalhe tão besta?
    Muitas vezes esse preconceito pode desanimar muitos blogueiros iniciantes =/

    ResponderExcluir
  3. Eii, Kel, tudo bem??
    Concordo plenamente com você. Meu blog tem apenas 7 meses e já vi vários de 2, 3 anos com esse anuncio de "apenas com 1 ano de existência, porque do contrário não há compromisso da blogueira". Acho ridículo porque, assim como elas, temos o mesmo trabalho tentando criar posts criativos e sempre inovar, então qual é o sentido? Acho que parcerias devem ter a ver com o conteúdo. Por exemplo, a minha primeira foi o com o Rehab Literária, um blog que eu já acompanhava (e amava) há um tempão, e, por isso, foi um momento muito legal.
    Bjs, Juh.
    http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hello!!
    Achei esse bate papo muito interessante Comecei a pouco tempo a visitar os blogs e voltei a ler por agora mesmo e nossa, assustei com o tanto de blogs que agora existem!
    E com certeza tem gente que abre um blog pensando nos livros que irá ganhar e tal...nem sei se faz pelo amor a literatura mesmo.
    O importante é fazer o blog com amor e profissionalismo, pq retorno financeiro eu entendo que quase nao tem.

    ResponderExcluir
  5. Bom, também acho sacanagem isso, os blogs maiores se acharem superiores aos que estão começando, claro que não deve ser todos, mas acho que o que mais interessa é o conteúdo do blog do que o tempo que ele está ativo, pois um blog que está no começo pode ter um conteúdo tão bom quanto um que está a anos ativo.

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu papo de hoje, meu blog tem um ano de existência. e posso dizer que os autores confiaram mais em mim do que alguns blogs que eu procurei para ter uma parceria. Sabe, não faço isso para ganhar livros e sim porque eu amo livros. Em fim todo lugar tem preconceito, porém fico triste pois eu achava que no mundo literário era livre disso.

    parabéns

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Eu sou a culpada de ter escrito um texto num comentário do outro post.
    Fiquei feliz de ver a sua postagem, esse preconceito existe sim, e faz com que muitos (tipo eu) se sintam menosprezados.
    Obrigada pelo post, BOM TRABALHO.

    http://dyclubdolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. adorei o post, nao sofri isso no meu blog, mas digamos que ele ainda eh novo, pra mim pelo menos pois nem tenho 6 meses direito ashusahuha acho isso tb muito desnecessario, a quantidade de tempo nao significa compromisso
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Cara esse assunto é complicado pra mim porque eu fazia parceria com blogs direto, mas ai vi que ninguém se importava em retribuir os comentários. Sendo blog pequeno ou não, por isso parei com isso. Atualmente na minha lista de "parceria" eu coloco blogs que eu gosto, que eu sou amiga da blogueira e acima de tudo que eu acho que vale muito a pena a visita sabe.
    Independente se a pessoa deixa o link do meu blog no blog dela sabe.
    Porém é realmente muito ruim o povo que se acha divônico e não faz parceria com blogs pq o blog é novinho!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Isso e algo ridiculo mais infelizmente existe preconceito contra blogs novos, e ele nao vem so de outros blogs mais tambem dos leitores.

    ResponderExcluir
  11. hoje em dia, claro que as pessoas tem medo de fazer parceria com um blog que recém abriu porque a gente sabe que tem muita gente que cria só por interesse em ganhar livros e etc... mas não custa nada dar uma bisbilhotada né...
    só de ler o blog a gente percebe se o blogueiro tem interesse na coisa, se tem comprometimento ou se é só por interesse!
    esse negócio de não querer fazer parceria se o blog não tiver mais de um ano, ou até mesmo se não tiver um numero x de seguidores ou curtidas... deixa para as editoras kkkkkk

    ResponderExcluir
  12. FALOU TUDO! O meu quando estava começando passou por uma situação semelhante a sua, mas a criatura não fazia parceria com blogs com menos de 500 seguidores. Eu sei que pode ser um número baixo e eu cheguei lá só agora no facebook, mas ter números não significa nada, tenho vários leitores que não seguem pelo GFC, mas estão sempre presentes comentando e isso é muito mais legal! Muito bom esse papo.

    Beijo,
    http://portaoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Papo deliciado esse ne?!
    Eu ja tive um blog a muito tempo atrás, nao era literário e sim pessoal, então sei das dificuldades de manter um e como ficamos felizes qdo recebemos uma visita e temos um comentário.
    Ultimamente temos muitos blogs começando e é uma coisa mto boa, mas nao podemos negar que há pessoas que apenas criam pensando em parceiras e se soubessem o trabalho que da, pensariam mais se vale a pena.
    Porque o blog requer dedicação, amor pela escrita e leitura e mta paciência!!
    Bom, como vc disse o blogueiro precisa ter comprometimento com o seu trabalho e as parcerias deveriam avaliar mto mais do que apenas números de seguidores.
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Eii, nossa não sabia que existia isso de preconceito por o blog ser novo ou velho não , nossa as pessoas já estão passando dos limites em , sabia que as editoras faziam isto mas acho super errado pois elas tem que ver como a pessoa se dedica ao blog e não o tempo que ela está em ar, muitos blogs postam 2 vezes por semana ou até menos e tem anos que estão no ar, enquanto um novo posta 5 vezes ou até mais pois está com o pique todo e quer mostrar o que e capaz e eles não dão nem uma chance a pessoa , aí obviamente ela desanima e diminui o ritmo ou até mesmo para... Abraços amei estas enquetes que vc faz...

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Raquel,

    Realmente é ridículo esse tipo de preconceito, mas as vezes as falta de tempo me impedem de visitar e comentar nos blogs, pois a maioria que visito é porque gosto e não para troca de comentários, neles fico conhecendo ótimos livros, belo post..bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olaa
    Eu adooorei o post e o assunto, com certeza o preconceito existe e é bem triste, pois temos de admirar a iniciativa das pessoas e nao ficar de cabeça fachada, muuito bom seus argumentos.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  17. Olá querida, tudo bem?
    Achei a pauta superinteressante, e é uma besteira generalizar as coisas, aliás, uma burrice. Tem blog com muito mais tempo que não é comprometido e tem blog que mal começou e é megacomprometido. Não é o tempo do blog que faz um blog, e sim o blogueiro. Ainda bem que tenho sorte, viu?!
    Beijo, beijooooo!
    She

    ResponderExcluir
  18. Oi Kel, tudo bem? Gostei bastante do post e concordo, esse tipo de preconceito é ridículo. Um blog recente não significa que não seja bom. Números não significam tudo, seja o tempo que um blog está no ar ou seu número de seguidores. Mas infelizmente sempre vai existir preconceito, e o pior, as pessoas continuam arrumando motivo para ter preconceitos.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  19. Achei um ótimo assunto a tratar, principalmente porque muitos blogs agem assim. Não dão oportunidade de novos blogueiros, todos os grandes blogueiro já foram pequenos, mais acham que simplesmente são os melhores.

    ResponderExcluir
  20. Detalhe que você nem precisou dessa tal pessoa para o seu blog crescer e ter leitores assíduos, né, Kel? Tem gente que é livramento, na hora da raiva, mas depois dá até para agradecer pela pessoa não ter ficado na nossa vida. O tempo de vida de um blog não quer dizer nada a respeito do comprometimento do blogueiro. Quem pensa assim é tolo, só pode.

    ResponderExcluir
  21. Adorei tudo o que vc falou, Kel! Não podemos dar espaço pra arrogância em lugar nenhum, sobretudo no mundo literário. Livros também servem pra abrir a mente, então talvez essa blogueira aí que vc citou esteja precisando ler um pouco mais, inclusive ia ajudar no português...

    PS: tá rolando um sorteio de Diário da Seleção lá no blog. Se te interessar, participa lá!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  22. Oi! ^^
    Também não vejo fundamento para esse preconceito. Se eu conversar com o blogueiro e rolar aquela identificação aceito a parceria sem me importar quanto tempo de vida o blog tem. Como você falou, bem melhor um blog novo, com um blogueiro consciente do que fazer parceria com um blog "velhinho" onde o blogueiro acha que está te fazendo um favor e nem se dá ao trabalho de visitar seu blog de vez em quando.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  23. Infelizmente, existe muito preconceito mesmo, ainda mais pq hj em dia as pessoas só fazem blogs pra ganharem livros.

    ResponderExcluir
  24. Oi Kel..
    Realmente há muito preconceito. Essa desculpa aí que usaram é bem esquisita, considerando que todo mundo começou do zero, como assim ter que ter um ano para aceitar a parceria? hahha ri agora
    Eu senti, e acredito que todos, que no começo teve muito preconceito mesmo. E até hoje vejo blogs grandes com gente que se acha e nem retribui os comentários, achando que super reconhecidos e tal...rs Só observo. Ninguém é obrigado a retribui, mas consideração é o mínimo né..
    Adorei, mais um ótimo post do Papo literário.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Kel! Passei a acompanhar seu blog há pouco tempo, mas já amo e me divirto muito com o papo literário! Eu, que acompanho vários blogs e estou sempre a procura de novos, percebo que, como você mesma já disse, há vários blogs que começaram há pouco tempo, mas que são muito melhores do que os mais antigos... Blogs com poucos seguidores, mas com ótimas resenhas, ótimas colunas, blogs que só de ler já dá para perceber que a pessoa faz com amor...Enfim... é uma pena que haja pessoas em todos os lugares achando-se melhores do que outras :/

    ResponderExcluir
  26. nossa!! Q feio!! Eu q tô por fora, sou simples seguidora, não sabia q existia esse tipo de coisa por trás dos blogs... Muito chato isso... me lembrou do mercado de trabalho q, muitas vezes, só tem espaço pra quem tem experiência. mas como adquirir experiencia se a pessoa não tiver uma primeira oportunidade??? Complicado!!!
    Vamo baixar a bola people!!! humildade é importante nessa vida. Os melhores perfumes estão nos menores frascos... kkkkkk
    Rindo muito da história do mais no lugar do mas.... isso me irrita!! kkkkkk

    ResponderExcluir
  27. Essa questão é mesmo polêmica. Graças a Deus nunca passei por isso e sempre dou o maior apoio a blogueiros iniciantes sempre que tenho oportunidade e alguns até tornaram-se amigos com o tempo.

    Mas essa questão de retribuir os comentários no blog de quem comentou ainda está lento, e em alguns casos revoltantes. Tem alguns blogs que visito diariamente, outros semanalmente mas sempre tento olhar tudo que a pessoa postou e comentar no máximo de posts que me chamar a atenção, mas no final a pessoa vai no meu blog e comenta em um único post quando comenta ... Eu fico pra morrer e em alguns casos acabo parando de visitar o blog para assim empregar melhor meu tempo em outros blogs, em leituras ou fazendo qualquer coisa. Uma vez até ouvi uma blogueira dizer que essa minha forma de pensar era erra pq parecia que eu só comentava esperando um retorno e eu disse que não era isso, mas que o objetivo do blog era ter essa troca entre pessoas que gostam de livros etc.

    Enfim a falta de educação e comprometimento não está relacionado com o tempo de existência do blog.
    Kel mais uma vez vc mandou muito bem na escolha do tema, parabéns!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  28. Oi Kel, tudo bom?
    Papo literário polêmico como sempre. Adoro!
    Também acho ridículo essa limitação que alguns blogs fazem. Muitos blogs pequenos possuem um trabalho mais bacana do que sites com anos de "experiência". Todo mundo foi pequeno um dia e precisamos trabalhar em conjunto e não contra os outros.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Kel! Todos fomos menores um dia, afinal ninguém começou com centenas de seguidores. O papo é polêmico mesmo, mas serve de alerta.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  30. Nossa, que ridículo isso de o blog ter que ter pelo menos um ano pra fazer parceria kkkkk A pessoa esquece que também começou do zero e já quer sair ignorando os outros. E realmente, tem muitos blogs pequenos que são bem melhores e mais dedicados que esses blogs com anos de experiência.

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Realmente tem muito preconceito com blogs novos, senti isso, pois sou nova nessa ramo e faço porque amo. Mas terei cuidado com esse tipo de gente preconceituosa. Adorei esse papo literário.
    Beijos, Nathália

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Realmente tem muito preconceito com blogs novos, senti isso, pois sou nova nessa ramo e faço porque amo. Mas terei cuidado com esse tipo de gente preconceituosa. Adorei esse papo literário.
    Beijos, Nathália

    ResponderExcluir
  33. eu tô adorando essa coluna!!!
    gente eu imaginava que os blogs novos tinham problema, mas eu imaginava que era só com editoras; não imaginei que os outros blogs também davam "problemas". eu já vi alguns dizer que queria tantas postagem p conhecer o estilo, mas o tempo indicar: comprometimento, é....
    muito bom saber da sua experiência, serve de referência para quem quer começar algo novo não ficar achando que é só com ele que acontece isso

    ResponderExcluir
  34. Não entendo muito sobre isto, pois não tenho um blog, mas deve ser complicado isso em relação a parcerias e tal.

    ResponderExcluir
  35. Oi Kel, tudo bem?

    Eu acho esse preconceito ridículo, pois ninguém começa por cima. Um blog naturalmente vai ter poucos número no início, mas com o tempo ele vai crescendo e se aperfeiçoando.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Não possuo um blog e nunca tentei de fato possuir um, mas é um tanto triste ver o preconceito que há entre os blogs mais antigos e os novatos. Isso pode desestimular muito uma pessoa que poderia oferecer um ótimo conteúdo na net.
    Mas como sempre, nada é tão fácil quanto parece.
    Abraços

    ResponderExcluir
  37. Ser novato na blogsfera parece dá um trabalhão e buscar parceria deve ser um trabalho que desanima bastante o blogueiro. Quando eu comecei minhas andanças pelos blogs da vida, achava que tudo era flores na relação entre blogs (COMO eu achava isso, cara) ai me deparo com um post onde uma editora anunciava quem tinha passado na seleção de parceiros e vejo aquela trincheira de guerra! E blogueiros putos da vida porque alguns blogs menores tinham passado e o deles não (?)

    ResponderExcluir
  38. Oi Kel, já disse que adoro essa coluna? haha
    Eu tive até sorte por enquanto, porque nunca fui discriminada por meu blog ser pequeno. Apesar disso, alguns amigos que estão no ramo a mais tempo não recomendam parceria de blog-blog porque muitas vezes dá errado, então tenho até receio de solicitar parceria.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  39. Oi Kel

    Que bom ser lembrada aqui rsrs fizemos parceria logo no começo mesmo eu também estava no começo rsrs e realmente isso é ridiculo não fazer parceria com blog por ser novo demais acho que hoje em dia é mais fácil vc fazer sucesso mais rápido do que antes tem vários blogs novos com poucos meses de existência que escreve muito bem e tem muitos seguidores pela qualidade do que escreve !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!