Papo Literário // Autores e as criticas

Oi pessoal, tudo bem?

Quem nunca recebeu uma crítica que atire a primeira pedra, certo? Seja no trabalho, dentro da família, dos amigos... criticas (construtivas, obviamente) são sempre bem vindas e, para quem sabe aproveitá-las, ajudam  a refletir e a melhorar no que está deixando a desejar.

E se critica faz parte da vida, claro que ela faz parte também do mundo literário. O problema é que tem certos autores que não conseguem assimilar uma critica negativa. Antes que se questionem, isso não aconteceu comigo ainda (felizmente). Mas eu acho bem chato. Primeiro porque:

1) Gosto é gosto e nenhum livro é unanime;
2) As pessoas precisam saber lidar com as criticas.

Veja, bem, estou falando aqui de criticas construtivas e não daquelas que são do tipo: "o livro é uma porcaria, a autora é muito ruim, não percam seu tempo com ele". (Neste caso é desrespeito e não critica.). Mas já vi casos de autor pedindo pro blogueiro apagar da resenha as partes em que ele falou mal do livro. Já vi autor convocando fã clube para criar confusão nos comentários do blog. Sério, gente, voltamos ao maternal? A pessoa não tem argumento para se defender sozinha e ainda pede ajuda aos fãs? Porque isso não é uma postura que se espera de alguém que se diz profissional. Profissionalismo não é apenas ter um livro publicado. Profissionalismo é saber receber não da forma adequada e receber sim, sem que isto suba a cabeça. 

Ser autor é ser figura pública, não é apenas escrever bem, é preciso saber lidar com o público. Aí eu vejo autor ameaçando processar o blogueiro porque ele "está difamando o seu trabalho" só porque publicou no blog que não gostou do livro. O pior é quando solta o famoso "precisamos divulgar a literatura nacional e você está falando mal do meu livro".



Parem o mundo porque eu quero descer.

A questão é que tem muita gente que precisa calçar a sandália da humildade, descer um pouco do salto. Uma resenha negativa não significa que todo mundo acha o livro ruim. Uma resenha com críticas construtivas não quer manchar o seu trabalho. Todo o blogueiro que se preze sabe do imenso trabalho que os autores nacionais tem de escrever os livros, revisar, diagramar e tentar publicar. Uma resenha negativa não significa que ele é preconceituoso.

Vamos combinar assim: todo blogueiro tem o direito de gostar ou não gostar do livro, seja ele nacional ou não. Todo o blogueiro tem o dever de ser respeitoso na hora de ponderar suas opiniões na resenha negativa. E todo o autor deve aprender a encarar uma critica negativa. E, sinceramente? Não é uma resenha negativa que depõe contra o autor, é o seu comportamento diante de todo o resto. 

24 comentários:

  1. Rêlou Kel,
    agora que estou de volta ao mundo dos bogueiros vc vai voltar a me ver muito por aqui hahaha
    Enfim, adoro a coluna e concordo 100% contigo em relação as críticas construtivas. No meu tempo de encantos nunca aconteceu do autor pedir para eu modificar e acharia muito chato caso ocorresse. Também acredito na diferença entre crítica e simplesmente difamar o autor.
    Agora o autor convocar fã clube pra "derrubar" uma resenha... FAÇA-ME O FAVOR, BIXAS MELHOREM! hahahaha
    Um grande abraço!
    http://alemdasminhasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Kel, tudo bem? :)
    Já recebi a sua cartinha, em breve venho aqui falar mais um pouquinho porque ainda não tive tempo de dar a devida atenção e ver todos os marcadorzinhos.
    Agora sobre o post, eu conheço blogueiro que não escreve resenhas negativas porque ele próprio acha que iria estar a desrespeitar o autor, mas se tudo for feito com respeito então é apenas uma crítica,e isso também é preciso.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Acho que tem que ter respeito acima de tudo. eu por exemplo, tem um livro que eu amo e que já você já disse várias vezes que não gostou. acho que a gente tem que intender os gostos dos outros. se não concorda é melhor ficar quieto!
    eu, que também sou blogueira, já recebi muita critica por dizer o motivo de não ter gostado de determinado livro. hoje em dia prefiro nem fazer a resenha se eu não gosto...
    já recebi critica também por ter dito uma coisa e a pessoa ter intendido outra, acho que isso é o pior! hehe
    essa questão dos autores nacionais eu nunca vi acontecer, e graças a deus todos os autores que eu firmei parceria, tive o prazer de trabalhar com quem sempre aceitou criticas :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel, um autor que não aceita críticas não é um bom autor. E concordo muito com você em todo os aspectos! Acho interessante um resenha que mostra tanto partes que o blogueiro achou positiva quanto negativas, passam sinceridade para quem ler. Desconfio de resenhas com excesso de pontos positivos e "mimis", claro que a livros que são fodas e nos conquistam totalmente! E para quem escreve a primeira regra é entender que nem todo mundo tem o pensamento igual o seu.

    Bjs Kel!

    joandersonoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei, Kel!
    Eu tenho até certo receio de procurar parcerias com autores nacionais por causa disso, sabe? Porque uma coisa é você criticar uma obra de um autor que nem sabe da sua existência, outra é alguém te enviar o material e saber exatamente aonde e quando a resenha será publicada. Bate um medinho, né?
    Mas de qualquer forma, acho que o blogueiro tem que ser sincero com os leitores. Tem erro? Comenta. Achou fraco? Diz. Claro, de forma respeitosa. Imagina, querer mandar apagar trechos da resenha por causa disso? Eu hein!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  6. Hello!
    Ótimo texto! Muitas pessoas não sabem lidar com críticas, entendem q a pessoa está contra ela. Um blog é feito pra expressar a idéia do blogueiro e mostra como foi a sua experiência com o livro.
    Excelente assunto que foi abordado aqui.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Kel! Felizmente também não tive problemas com as críticas que já fiz. Alguns autores, inclusive, já entraram em contato comigo para saber mais sobre o que eu gostaria ou não de ver em seus livros, isso depois de ler alguma crítica que fiz. Olha que postura madura e inteligente! Posso garantir que com isso eles triplicaram o respeito que eu já tinha por eles e me conquistaram definitivamente enquanto leitora. :)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo está sujeito a críticas o tempo inteiro e o blogueiro não é obrigado a falar bem do livro só porque tem parceria com o autor, por exemplo. Isso de fazer picuinha já é demais, na minha opinião. Tem que saber aceitar, aprender com o que foi dito e seguir em frente. Ninguém agrada todo mundo gente, isso é ilusão. E, querendo ou não, não deixa de ser divulgação. Só porque o blogueiro não deu nota máxima não significa que todo mundo vai pensar igual, né? Por favor.
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  9. todo tipo de trabalho esta sujeito a criticas, exitem coisas que nao tem como evitar, acho impossivel todo mundo achar um unico livro excelente, os autores deveriam ter isso em mente, nao tem como chegar a perfeiçao, uns gostam outro nao e por ai vai.

    ResponderExcluir
  10. Ei Kel, você não poderia ter falado melhor. Ainda bem que nunca aconteceu isso comigo, mas com uma amiga minha sim. Ela falou super bem do livro na resenha, mas apontou duas coisas negativas que ela não gostou, e a editora queria que ela mudasse a resenha e deixasse o a parte positiva. Acho que as pessoas esquecem que cada um tem sua opinião, que o que é bom para um pode não ser para o outro. Críticas construtivas são mais do que bem vindas, até porque ajudam no nosso crescimento pessoal. Enfim, mais bom-senso para esse povo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  11. Diiiiiiiva! Adorei o post!
    Acho que a questão toda vai além do autor, mas também na editora. Isso já aconteceu comigo, a autora pediu para que eu não postasse a resenha. O livro tinha problemas óbvios de estrutura do enredo e de revisão. Mas foi publicado daquele jeito mesmo! E eu já vi isso acontecer várias vezes. As editoras cobram um rim pra publicar o livro e não dão credibilidade. Porque se publicam um livro mal revisado, que você lê e se pergunta como foi publicado, publicar um bom fere o autor bom, porque não se tem garantia de qualidade. E ainda assim o coitado paga mais de dez mil para realizar o sonho.
    Aí entra a questão que você citou bem, não aceitar crítica e vir com tudo pra cima de blogueiro. Isso não aconteceu que eu saiba com meu blog. Mas é horrível. Por alto eu parei com parcerias nacionais a não ser que sejam indicações ou parcerias antigas que deram certo. Por medo disso, justamente. É uma falta de ética total... Existe em todos os setores. Triste é ver que autores também levam esse modo de pensar antiquado e imaturo de não aceitar críticas, já que constroem histórias que deveriam ser resultado de pensamentos melhores que o restante da população sobre o ser humano. Escrevemos sobre pessoas e para isso, deveria ser obrigatório saber compreender o outro. Se você não entende nem o blogueiro que leu teu livro como você vai montar um personagem? Se não compreende o ser humano e ele tem que ser como você quer? Entende?
    É uma questão complexa. Acho que a resolução para isso é, primordialmente, a educação em casa, desde criança. Para aceitar nãos e críticas negativas. E depois reflexões sobre os próprios resultados na escola. Depois de crescer o estrago já está feito. O ser humano fica xingando no facebook e no twitter e passando vergonha! haha..
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oláá
    Noooossa, adorei o texto, você arrasou e soube colocar a nossa posição, eu ás vezes fico com receio de colocar críticas nas resenhas porque os autores vem tirar satisfações, mesmo que o combinado fosse colocar minha opinião sincera, claro que sempre aponto um lado positivo, e penso que outras pessoas podem vir a gostar, afinal, cada um é cada um, mas mesmo assim, vejo que é uma situação frequente e espero que isso acabe porque é realmente muuuito chato não podermos expressar nossas opiniões, afinal, estamos no blog parra isso, escrevemos para isso.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Calma, preciso bater palmas pra você agora Kel. Sério! Eu tenho visto muitos problemas na blogosfera por conta disso, alias, ocorreu comigo de um autor me falar que não queria que eu resenhasse um livro dele se eu fosse escrever algo negativo. E eu fiquei: "Como assim?" Eu acho que sim, tem que ter o respeito em relação ao trabalho que o autor teve de publica a sua obra, mas ninguém também é obrigado a achar todo o livro nacional, o melhor do mundo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Kel!
    Concordo em gênero, número e grau com você.
    Tive um problema desses outro dia, um parceiro do blog fez uma seleção e escolheu o meu blog e mais 10 para resenhar o livro dele.
    Mas o livro do cara vendia uma sinopse e na real, era completamente outra.
    No final das contas, o livro dele era cristão e ele veio pedir para nós não utilizarmos as palavras "fé", "Deus", "cristão" e afins porque isso "afastava leitores". Na boa, isso para mim é mentir. A pessoa escreve um livro que fala de Deus o tempo todo e não quer que a gente comente isso?! Pelo amor de Deus! Acabei fazendo o que ele pediu e não citei quase nada relacionado a isso, mas ao final citei que era um livro de fé, porque senti que era minha obrigação avisar que se tratava de um livro religioso.
    E detalhe: A maioria dos blogs citou nas resenhas que existia um excesso de personagens que fazia o leitor se confundir durante a leitura, em certos pontos. Ele veio pagando geral para todos os blogs parceiros falando um monte de coisa e dizendo que Harry Potter tem um monte de personagens e ninguém reclama. Oi????
    Existem certas parcerias que fazem a gente repensar se vale a pena, viu... Não consigo simpatizar com gente que não aceita críticas, opinião é coisa pessoal, uma pessoa não gostar do livro não significa que as outras também não irão... Espero que autores com essa atitude mudem. É muito chato ter a resenha "censurada".
    Adorei seu post, de verdade!
    E desculpe o desabafo hahaha
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  15. É difícil entender as pessoas que não aceitam uma crítica, isso porque até hoje nunca vi uma resenha totalmente negativa sobre um livro. Mas de qualquer forma, concordo plenamente com tudo apresentado no texto.
    Fulana pode não ter gostado tanto assim do livro, mas é a opinião dela, e opinião tem tudo a ver com gosto. Ninguém é unanimidade nesse mundo, principalmente no mundo literário.

    ResponderExcluir
  16. Esse post me lembrou aquele veeeeeelho ditado: "Tá na chuva é pra se molhar". Gente, quem está nesse meio tem q saber q virão críticas por todo lado, ruins e boas. Como qualquer trabalho, não é verdade?? Um professor eh sempre criticado, um médico, engenheiro, ator, editor não ficam de fora dessa. Críticas, tanto negativas qto positivas, nos fazem crescer, melhorar. Nos abrem os olhos pra decidir q caminho tomar. Se recebo críticas boas, sei q estou no caminho certo e devo continuar... se são ruins, já sei q não é por ai e q algo tem q ser modificado. Enfim, não devemos ver as críticas como algo ruim.
    Agora, o lamentável é o autor ou a editora pedir pro crítico mudar sua opinião... afff cadê a segurança no trabalho q expôs???
    Venho acompanhando muito blogs literários e até hj nao vi nenhuma resenha q faltasse com respeito para com o autor ou editora. O blogueiro coloca sua opinião, as vezes até negativa, mas sempre explicando de maneira coerente o motivo por não ter gostado.
    Eu tb acredito q opinião, cada uma tem a sua. Então, nem todo mundo vai ter a mesma opinião sobre tudo.

    ResponderExcluir
  17. Kel!!! Quase chorei de emoção hahahaha. Seu texto me ajudou muito, e vamos lá com o porquê: Estou enrolando há uma semana para escrever a crítica de um livro que recebi da própria autora. Ela entrou em contato comigo muito fofa, escreveu dedicatória, mandou o livro pra minha casa, etc. Mas no final das contas, eu não gostei do livro. Comecei gostando muito apesar de algumas ressalvas, mas no final os defeitos (na minha opinião, obviamente) são maiores que as qualidades.
    Já comecei a escrever a resenha trezentas mil vezes, mas não encontro o tom certo... Decidi deixar o tempo passar mais um pouquinho, e espero que ele me traga uma luz! Porque eu fico me colocando no lugar dessa autora... E é como você disse: Respeito é tudo!
    Um beijinho, Kel!

    Ps.: Você me viciou em Silo, eu só penso nisso o dia inteiro e Jeizzon tá me chamando de "bicho que vive no silo" hahahaha

    ResponderExcluir
  18. É difícil, mas críticas, construtivas, precisam ser aceitas, afinal ninguém pode criar algo achando que vai agradar a gregos e troianos. E críticas servem pra isso, se não foi tão legal agora, pode-se tentar melhorar no próximo.

    ResponderExcluir
  19. Oi Kel, tudo bom?
    É por atitudes como essa que parei de firmar parceria com autores. É muita infantilidade de pessoas consideradas adultas. O que eles não percebem é que ir contra os blogueiros não ajuda em nada. Além disso, acredito que uma resenha negativa gere uma repercussão tão grande quanto uma positiva porque as pessoas ficam curiosas. Como você disse, não é uma ofensa, trata-se de uma opinião sobre a leitura que merece ser respeitada.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Com certeza e difícil receber criticas mas temos que ter consciência que o gosto de cada pessoa e diferente é raridade alguém todos gostarem de um livro, as pessoas tem que encarar as criticas como mode de acerta e corrigir onde realmente precisa e preciso absorve as criticas construtivas !!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Raquel!

    Concordo com a última frase de seu post e é isso mesmo, são as atitudes que acabam manchando o autor depois, não a critica negativa, alguns precisam entender, que cada leitor sentirá de uma forma diferente ao ler, eu já li livros bem chatos, que muitos adoram, fiz minha critica, mostrando o motivo de não ter gostado, mas sem desrespeitar, pois realmente tem alguns que não sabem de fato fazer uma boa resenha, mas isto é outro caso. Agora que tem certos autores que precisam urgente descer do salto, pois a coisa esta bem feia!

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Kel, tudo bem?

    Eu acho que o que não pode acontecer é o resenhista xingar o autor e nem denegrir a obra, mas o autor precisa ter a mente aberta e saber que nem todo mundo vai gostar do seu livro. Cada pessoa tem um gosto e nunca que alguém vai agradar todo mundo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Usando de uma piadinha infame: Você não merece só palmas, merece o Tocantins inteiro!
    Adorei Kel! E faço suas as minhas palavras. Sim, tem blogueiro que é desrespeitoso? Tem, mas isso é assunto para outro Papo literário, rs. Percebo que a maioria dos blogueiros procuram ter o maior cuidado e tato ao fazer uma resenha negativa, principalmente se é de um livro nacional, e me irrita ver a postura de alguns autores diante da crítica.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Graças a Deus também nunca tive problema com isso porque sou ética e não costumo denegrir o trabalho de ninguém, mas com certeza todos precisam saber lidar com críticas negativas e se algum "blogueiro" falou mal de algum livro sem argumentos que sustentem sua opinião cabe ao autor perceber que nem vale a pena levar em consideração a opinião de alguém assim.
    Enfim adorei mais esse tema para reflexão, parabéns!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!