18 maio 2015

# Resenha 232 // Rainha Normanda

Oi pessoal, tudo bem?

Que eu sou fã de romances todo mundo sabe, certo? E se for romance histórico, mais ainda! Porém, acho que mês passado eu estava meio "fresca" com os meus romances queridos e muitos dos que eu li, acabaram me decepcionando de alguma forma. Rainha Normanda, infelizmente foi um desses livros. Esperava mais da leitura que acabou se arrastando por semanas. Quer saber mais? Então confere a resenha.

Título: Rainha Normanda //Shadow On The Crown
Autor: Patricia Bracewell
Páginas: 400
Editora: Arqueiro
Livro cedido em parceria com a editora




Sinopse: Em 1002, Emma da Normandia, uma nobre de apenas 15 anos, atravessa o Mar Estreito para se casar. O homem destinado a ser seu marido é o poderoso rei da Inglaterra, Æthelred II, muito mais velho que ela e já pai de vários filhos. A primeira vez que ela o vê é à porta da catedral, no dia da cerimônia. Assim, de uma hora para outra, Emma se torna parte de uma corte traiçoeira, presa a um marido temperamental e bruto, que não confia nela. Além disso, está cercada de enteados que se ressentem de sua presença e é obrigada a lidar com uma rival muito envolvente que cobiça tanto seu marido quanto sua coroa. Determinada a vencer seus adversários, Emma forja alianças com pessoas influentes na corte e conquista a afeição do povo inglês. Mas o despertar de seu amor por um homem que não é seu marido e a iminente ameaça de uma invasão viking colocam em perigo sua posição como rainha e sua própria vida. Baseado em acontecimentos reais registrados na Crônica Anglo-saxã, A rainha normanda conduz o leitor por um período histórico fascinante e esquecido, no qual fantasmas vigiam os salões do poder, a mão de Deus está presente em cada ação e a morte é uma ameaça sempre à espreita. Governando na época compreendida entre o rei Artur e a rainha Elisabeth I, a rainha Emma é uma heroína inesquecível cuja luta para encontrar seu lugar no mundo continua fascinante até hoje.


Estamos na Inglaterra medieval em um mundo onde reina a tirania e a brutalidade. “A Rainha Normanda”aborda as intrigas e jogos de poder dentro do castelo da corte real. Emma tem apenas 15 anos e é usada como cobaia em um embate politico. Ela é enviada para se casar com o rei, cuja esposa acabara de falecer. Mas sua vida na corte está bem longe de ser perfeita: ela não tem amigos, o rei é assombrado por fantasmas, uma mulher vive em seu pé e ela ainda tem que manter bem escondido o seu romance com o filho do rei, por quem acaba se apaixonando.

Rainha Normanda é aquele livro para quem gosta de um bom jogo de poder.Cada peça no tabuleiro do destino da Corte é muito bem deslocada. É um romance de época? Sim, mas esse não é o foco. Emma, a protagonista, busca o que é seu por direito, mas encontra pelo caminho, vários desafios. De menina indefesa, ela se torna uma mulher forte e decidida, o que dá todo o tom à trama.
























A autora acertou ao inserir personagens dúbios, onde é impossível definir quem está certo ou errado. Todos são bons e todos são maus ao mesmo tempo, o que reflete a realidade da pessoa, afinal, quem nunca meteu os pés pelas mãos que atire a primeira pedra! O interessante é ver que os personagens do livro são capazes dos mais diversos comportamentos, mas sempre há alguma justificativa para tal.

Meu problema com o livro foi a leitura arrastada. Demorei semanas para finalizar 400 páginas. A autora tinha um grande conteúdo em mãos, uma história baseada em fatos reais, um enredo super bem feito, mas achei que faltou aquela escrita dinâmica que me tirasse o sono e não me deixasse com ele. Em vez disso passei semanas e mais semanas tentando finalizar a leitura que não terminava nunca. O grande número de personagens e seus nomes complicados não ajudam nessa dinâmica. Mas não entendam mal, o livro tem reviravoltas, tem intrigas, tensão e vários outros elementos interessantes, mas faltou uma escrita interessante à altura dos acontecimentos.


























A Rainha Normanda é escrito em terceira pessoa, alternando quatro pontos de vistas diferentes: o de Emma, o do Rei Æthelred II, o de Athelstane e o de Elgiva. Tantos ângulos diferentes permitem que o leitor tenha uma perspectiva bem abrangente dos fatos que permeiam a corte.

O livro é baseado em fatos reais que se baseou em fatos reais retirados de “Crônica Anglô-Saxã”, mas outra parte da história é uma obra de ficção. A diagramação de Rainha Normanda está nota mil, com direito a mapa e até um glossário. Não sei porque ainda me surpreendo com os trabalhos lindos da Arqueiro *____* Confesso que a tradução do título deixou a desejar, o original dá mais sentido a toda a rede de intriga que encontramos na leitura. Vale ressaltar também que este é apenas o primeiro volume de uma trilogia.








35 comentários

  1. Hello!
    Lendo a sinopse eu até me interessei pelo livro!
    Amo romances também e de épocas tenho uma queda mais forte, hehe.
    Mas é uma pena que o livro tenha te decepcionado, já passei por isso com outros livros e parece que terminar de ler virou obrigação e o prazer da leitura nem existe mais.
    Achei a capa bonita e compraria se visse so a capa e tivesse lido a contra capa.
    Pra mim a Arqueiro é a melhor editora.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  2. nossa, não sabia que este livro era picante kkk
    não gosto muito deste tipo de trama, e acho que para mim também se tornaria uma leitura bem arrastada =/
    trilogia? pensei que fosse livro unico :O
    não sei, apesar de ser uma história interessante, não acho que seja para mim...

    ResponderExcluir
  3. poxa, gostei muito, eu ja estava de olho desse livro desde que lançou, ja li algumas resenhas e todo elas falavam muito bem, fiquei ainda mais curiosa, nao vejo a hora de ler-lo, adoro livros assim, historicos.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muita resistência contra romances que não sejam de Roberto Drummond ( sou obcecado pelas obras dele), mas tenho sentido uma necessidade de conhecer novos tipos de romance. Levando em conta a ideia de jogos de poder e ao fato da história se passar na era medieval (que comumente da ótimos frutos literários) esse livro tem uma boa base para ser fascinante. Cabe ao autor então nos envolver com a historia e cativar com os personagens.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que estava muito afim desse livro desde que vi o lançamento, porém sua sinceridade já me deixou claro que eu também vou ficar arrastando a leitura..... então vou deixar ele por enquanto,
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Ola Kel que pena que a autora não desenvolveu uma leitura que fluiu bem , pois o tema em si bem desenvolvido seria uma ótima leitura. O que me chama atenção é a protagonista e todo seu amadurecimento por conta das situações que vive. Mas vou deixar a leitura para outro momento. beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Eu estou de olho neste livro, desde que a Lílian, do poesia na alma resenhou. A sua resenha só fez aumentar a vontade...peeeena que é trilogia. Elas sempre me irritam. Odeio ter que esperar. Hauhauha

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kel!
    Li o livro e gostei muito da narrativa, está entre um dos melhores do ano. Acho que a autora contextualizou bem a trama e mostrou diversos aspectos que humanizavam e 'deshumanizavam' alguns personagens. A força da protagonista e o sofrimento dele me sensibilizaram muito.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que chato Kel, é tão ruim quando a leitura que tanto gostamos nos decepciona. Eu nunca fui fã de romances históricos, mas ultimamente tenho me arriscado em alguns e tenho gostado. Amei a sua verdade ao escrever a resenha.
    Um grande beijo!
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  10. Oi Kel, não curto muito histórias medievais e fiquei ainda mais com o pé atrás quando você falou da leitura se arrastar por semanas. Tenho certeza que o mesmo aconteceria comigo, e mesmo dizendo que há reviravoltas, intrigas e tensão na trama, passo a leitura. Mas tenho que dizer que a capa está um encanto.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oláá
    Não curto muito histórias medievais e coisas que se passam antigamente, não sei bem porquê mas nunca curti, o enredo está bem legal então os fãs de romances assim com certeza vão gostar.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Kel, sabia que o nome desse rei na nossa língua é Alfredo II? Meu marido leu as Crônicas Saxônicas "O Último Reino",que fala sobre o Alfredo I que é o pai.
    Por esse motivo ficamos muito interessados nesse livro que me parece uma briga boa que Emma encarou!Adorei.
    Beijos,
    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel, muito curiosa a respeito deste livro que pelo visto divide opiniões, pois já vi os que gostaram e os que detestaram. O que acho bom, pois me instiga ainda mais a conhecer.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel tenho curiosidade em ler esse livro, entendo qdo vc disse que faltou por parte da autora um dinamismo para a leitura ser mais harmoniosa, mesmo uma grande história precisa que seja convicente! Adorei a resenha. Bjkas

    ResponderExcluir
  15. Oi Kel, tudo bem?
    Sei bem como é pegar um livro com expectativas altas e levar semanas por conta da leitura arrastada.
    Por este motivo que deixarei passar essa leitura, estou correndo de livros com narrativas lentas, independente da premissa.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  16. Eu estava doida por esse livro e fiquei ainda mais intrigada por ser baseada em uma história real. Outra coisa que chamou bastante atenção é o fato da construção ótima dos personagens, todos possuírem um lado bom e mau, mesmo tendo um lado negativo, eu ainda estou bastante curiosa em relação a ele e pretendo comprar sim!
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Fiquei louca por esse livro quando vi o lançamento. Essa é a primeira resenha sobre ele que leio, então é uma pena saber que você achou a leitura arrastada. Os nomes estranhos não ajudam mesmo, já passei por isso com uma outra trilogia. Mas mesmo assim quero fazer a leitura. Vai que eu gosto, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oiiiii Kel!
    Aii, falou em leitura arrastada, eu to correndo!
    A capa está bem bonita e a trama parece ser bem interessante, mas não to com paciencia pra livro assim!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  19. Como diria Jack, o estripador, "vamos por partes": preciso destacar esta belezura de capa... Arqueiro sempre arrasando! Acho que o grande trunfo deste livro é ter sido baseado em acontecimentos reais... que sacada maravilhosa da autora!

    ResponderExcluir
  20. Olá! Também gosto muito de Romances e este livro me deixou muito curiosa. Vendo várias opiniões sobre ele minha curiosidade só aumente. Sabe aquele quero ler para saber o que penso... Adorei sua resenha. Um abraço pra ti! Sucesso com as leituras que virão!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  21. Kel confesso que quando esse livro foi lançado não solicitei porque tinha medo de encontrar um texto denso e arrastado como vc falou. Mas acabei ganhando o livro de uma amiga e decidi que irei ler em breve. Adoro essa capa e você!!!!?!!
    Gostei demais dos pontos comentados com vc e fiquei surpresa para conhecer essa menina que precisou amadurecer e se tornar uma mulher de fibra.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Kell, tudo bem?

    Eu particularmente confesso que não me encantei com a sinopse e nem com a capa. o.o
    É uma pena quando os livros nos decepcionam, te desejo boas leituras daqui para frente.

    Beijo!
    Livros & Tal [ http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/ ]

    ResponderExcluir
  23. Kel, eu também adoro romances históricos! Adoro isso de misturar fatos reais com ficção, adoro! Lendo a sinopse eu até me interessei pelo livro, mas sua resenha acabou me deixando na dúvida. Na próxima vez em que for a uma livraria, vou procurá-lo e dar uma lida nas primeiras páginas.
    E mesmo sem ter lido o livro, concordo contigo, o título em inglês tá muito mais legal!
    Um beijinho,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  24. Kel, eu também adoro romances históricos! Adoro isso de misturar fatos reais com ficção, adoro! Lendo a sinopse eu até me interessei pelo livro, mas sua resenha acabou me deixando na dúvida. Na próxima vez em que for a uma livraria, vou procurá-lo e dar uma lida nas primeiras páginas.
    E mesmo sem ter lido o livro, concordo contigo, o título em inglês tá muito mais legal!
    Um beijinho,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, Kel!
    Confesso que esse não é um livro que me chama a atenção. Talvez eu fizesse a leitura mais pra frente, mas o fato de ter sido arrastada para você me deixou mais desanimada ainda.
    Apesar de não tê-lo em minha lista de leituras, a capa desse livro é linda e tenho certeza que os amantes do gênero irão gostar!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Kel,
    Eu estava louca pra ler esse livro, mas quando você disse na resenha que a leitura é arrastada, isso me deixou bem desanimada. É algo que eu realmente não gosto em livros e um dos motivos de eu abandonar várias leituras. Ainda quero ler, mas agora vou adiar um pouco.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Mesmo recebendo 3 estrelas me interessei pela história. Gosto desse tipo de enredo e o q me conquistou foi vc ter dito q a protagonista muda por causa de tudo q enfrenta. Essas mocinhas q passam a história toda sendo as mesmas, não amadurecendo no decorrer do livro, realmente me irritam.
    Jogo de poder, intrigas e romance no mesmo livro já é um bom motivo pra iniciar a leitura.
    A capa é linda e concordo com vc q o título em ingles, pelo q vc descreveu na resenha, parece ser mais condizente com a história. Tomara q os livros q venham a seguir sejam ainda melhores.

    ResponderExcluir
  28. Desde que li a sinopse fiquei curiosa para ler o livro, e agora estou extremamente ansiosa para que ele chegue logo. Gostei da resenha, mas vou esperar ler e tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  29. Oi Kel, tudo bom?
    Eu já li um romance histórico que tinha tudo pra me conquistar, mas que também tinha uma narrativa arrastada como esse. Gostei dos personagens com duplo caráter porque acredito que isso deixa a leitura mais interessante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Kel! Eu estava receosa que este livro não fosse mesmo muito ágil, e sua resenha confirmou minha suspeita, eu não descarto a leitura no futuro, até porque vi alguns comentários positivos, mas o enredo em si não me deixa empolgada agora, estou querendo leituras mais agitadas.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  31. ei Kel, tudo bem?
    Eu estou meio com o pé atrás com esse livro, justamente por ser baseado em fatos reais. Gosto dos romances de época fofos, mas esses com um enfoque mais histórico nem sempre me agrada. E o livro ainda é arrastado? Preguiça.
    Ele está na minha lista de trocas no skoob. Se eu conseguir, leio, mas não vou comprar, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Kel!! Esse livro me chamou a atenção, pena você não ter curtido tanto! Gosto de enredos baseados em fatos reais e históricos, então acho que vou dar uma chance ao livro! Já sei que vou me irritar com os nomes estranhos e também com tantos pontos de vista, eu gosto quando tem mais de um, mas quatro??? Não tive boas experiências com outros livros!
    Beijo
    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi Kel, tudo bem?

    Eu quero ler Rainha Normanda e acho uma pena que você não gostou tanto assim, eu também não gosto quando a leitura é arrastada, me sinto feita de boba porque parece que o autor só quer aumentar o número de páginas no livro. Porém vou dar uma chace mesmo assim ao livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    Já tinha visto o livro mas ainda não tinha lida a resenha gostei muito de termos uma personagens forte e que cresce ao longo da historia, gostei muito da historia de ser passar na era medieval e vemos todas as intrigas na corte e principalmente gostei de ser passeado em fatos reais !!!

    ResponderExcluir
  35. Oi, achei lindo seu blog. Também adoro romance baseado na história. Demorei um bocado também para ler esse livro. Mas, no final acabei gostando e agora aflita para ler a continuação.

    Beijocas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!