# Papo Literário // Preguiça de ler o post até o final

Ei pessoal, tudo bem?

Eu tinha até um tema programado para o Papo Literário de hoje, mas devido aos temas que se desenrolaram ao longo da semana, o que iria ao ar hoje vai ao ar apenas semana que vem. Hoje eu quero falar sobre aquelas pessoas que tem preguiça de ler algo até o final. E isso se enquadra em qualquer quesito. Seja aqueles que tem preguiça de ler uma resenha até o final, aqueles que não conseguem ler um texto reflexivo até o final, mas, principalmente, aqueles que não leem uma matéria jornalistica até o final e espalham por ai noticias errôneas.

Gente, vamos lá. 

Quer dançar, quer dançar
Tia Raquel vai te ensinar...




Como vocês sabem eu sou formada em jornalismo e na faculdade eu aprendi que é muito importante para a credibilidade do profissional e do veículo de comunicação, que seja verificada toda e qualquer notícia que chega até você. Ou seja, seu melhor amigo, aquele que você conhece desde que tinha 5 anos pode te falar que: John Green se separou da mulher e agora está pegando a Jojo Moyes. Mas você não pode, nunca, acreditar imediatamente nisto. Por mais que ele seja seu melhor amigo de todos. O que você deve fazer? Procurar as redes sociais dos autores para ver se tem alguma coisa a respeito, buscar fotos que indiquem isto, procurar a assessoria de cada um dos envolvidos para ver se há algum pronunciamento... mas NUNCA, NUNCA divulgar algo que você não tem certeza.

Aí semana passada eu me vejo diante de pessoas incrivelmente desesperadas porque o blogger vai acabar. Mas tipo: desesperadas mesmo! Pessoas querendo saber que outra plataforma iam usar para hospedar seus blogs, irritadas porque teriam que começar do zero.



Sinceramente? Seria trágico se não fosse cômico. Gente, pelo amor de Deus, qual o problema de vocês? Não precisa ser formado em jornalismo para saber que dentro das redes sociais existe muita noticia falsa. Quem não lembra as inúmeras vezes que "mataram" o Chaves e ele tava aí, vivinho da Silva?! "Mataram" tanto ele que quando o Chesperito morreu de verdade, muita gente custou a acreditar.  Quantos mil boatos já espalharam de que a JK ia lançar um oitavo livro de Harry Potter?! E até hoje estamos ai aguardando esse livro que nunca veio. As redes sociais ajudam e muito na divulgação, são uma plataforma rápida e que facilita o contato direto com o público, mas acho que todo mundo sabe que existe muito vírus e noticia falsa. 

Quem começou a espalhar a noticia de que o blogger ia acabar (sinceramente não sei quem foi, obviamente) não se deu sequer ao trabalho de ler a noticia até o final, que tem uma observação bem clara avisando que o Blogger Brasil é uma coisa e o Blogger do Google é outra.

Para os interessados a noticia está neste link 

Então vamos lá, de novo, que a tia Raquel explica para não haver dúvidas. Blogger Brasil é aquela plataforma da Globo.com que muita gente (inclusive eu) usou quando tinha seus 13, 14 anos, na época dos Templates do Maxumus, para fazer seu primeiro diário virtual. O Blogger da Google, mais conhecido como o nosso Blogspot não irá acabar. 

#comemora



Aliviados, então? Ótimo. Então, agora vamos trabalhar em não acreditar no que as pessoas postam pelas redes sociais. Tem link? Vê se o site é confiável, CLIQUE no link para ler a matéria (até o último ponto). Já cansei de ver página de grandes veículos de comunicação que publicavam uma foto com uma manchete sensacionalista e quando eu abria a matéria, o entrevistado não havia falado nada daquilo que a fanpage estava dizendo. Leiam as coisas até o final. Vocês não vão se arrepender de fazer isso. Todo mundo aqui lê um livro até o final e tem preguiça de ler um post? Preguiça de ler uma notícia jornalística? #nonentendo

Imagina que chato é para um blogueiro receber um comentário dizendo: "Nossa que bom que você gostou do livro" Só porque no primeiro parágrafo você comentou que a leitura é rápida. Imagina que chato é você postar nas suas redes sociais uma notícia que deixa todo mundo alarmado, sendo que você entendeu errado o que está escrito?! 




Então é isso, gente. Nada de criar alarde, nada de dar aquela famosa "passada de olho" nos textos. 

Beijos da #RaquelSincera

23 comentários:

  1. nossa, nem sabia desse bafafá hahaha
    me senti desatualizada hehe
    eu nunca acredito em noticias que as pessoas compartilham no face. tem aquele maldito site lá de criar noticias falsas e eu já me assustei muitas vezes... e só depois quando abria via que era daquele trem --'
    mas é isso mesmo, realmente não precisamos ser jornalistas para ver que muita gente inventa coisa por ai né... principalmente partindo só da manchete hehe

    ResponderExcluir
  2. Olá Kel....Super bacana tua postagem, sempre vemos e lemos muitas coisas "falsas"...Sigo vários blogs e sempre leio a resenha até o final, este dias mesmo, a pessoa realizou a leitura, e não curtiu o livro, e em um comentário acima do meu, o seguidor falou algo completamente ao oposto do que ela tinha dito....Me lembrei na hora disso ao ler tua postagem....E em relação as noticias, elas se espalham e dai temos que ir atras da verdade, pra se informar corretamente.Beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Hello Raquel!
    Você tem razão, estamos numa era digital que temos pressa para tudo, até mesmo para ler e entender o que o texto esta dizendo, temos urgência em saber nas primeiras linhas o resumo do resumo do texto. E antes mesmo de tentar ler, já estamos com uma "ideia" do que se trata a notícia.
    Me sinto péssima em dizer q também estou com esse mal, até me forço a ler tudo para nao ficar mal acostumada, mas é muita informação de uma vez e de todos os lugares.
    Gostei do seu texto, nos faz refletir e o exemplo do blogger acabar foi excelente, a gente espalha notícias sem antes mesmo de saber se a fonte é segura!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kel.
    Isso é BEM chato mesmo. Por mais que às vezes seja cansativo ler uma postagem "de cabo a rabo", é o melhor a se fazer. Também vi essa bagunça aí por conta do "fim do blogger", mas por sorte foi tudo resolvido!
    O que mais tem no Facebook é gente que lê a manchete, já tira conclusões e vai comentando. Quando lemos a matéria, vemos que não tem nada a ver!
    E sobre as resenhas é bem assim mesmo. Pior é quando você deixa claro que NÃO gostou de um livro (apesar de apontar alguns pontos positivos) e a pessoa comenta dizendo que TAMBÉM adorou o livro. Ué?
    Dá pra perceber que a pessoa só comenta para divulgar algum link. Posso até aceitar o comentário, mas não retribuo a visita!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  5. Kel, sou sua fã!
    E o Papo Literário é uma das colunas que eu mais gosto aqui no seu cantinho. Sério, adoro seus textos e o modo como você escreve!
    Eu fiquei sabendo dessa notícia do Blogger, vi muita gente se desesperando, mas fiquei na minha, preocupada, claro, mas fui atrás de saber se a notícia era real, antes de deixar o desespero tomar conta.
    Como você disse, as pessoas leem livros até o fim e tem preguiça de ler um post, texto, ou notícia até o fim? Vai entender...
    Valeu a dica do post, afinal, o que mais tem são notícias falsas circulando por aí.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Oi #Kelsincera! =)
    hahahhahahah ri d+ qd vi esta notícia nas redes sociais e logo depois vc desmentindo na sua, eu não vi a notícia oficial como vc publicou aqui mas logo joguei a notícia no google vi q n era nada daquilo q estavam veiculando nas redes .. aff .. o povo tem preguiça d ler mesmo kel, e eu #nonentendo como vc, a galera tem um blog de leitura e o q menos faz é ler o post da gente, na boa, da vontade de falar, nem vem se nem leu!
    Adorei o post, como sempree!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  7. Sobre esse post: <3 Kel, adoro a sua sensatez! haha Sério, essa notícia do Blogger fez algo dentro de mim morrer, mas já estou treinada nessa arte de cair em falsas pegadinhas/notícias da internet e fui atrás do assunto para ver com os meus próprios olhos. E uma ótima forma de ver isso é nos comentários dos posts de facebook, as pessoas só leem a chamada das notícias e já saem comentando besteira, complicado isso.
    É super chato ver essas situações com notícias, imagina com o seu próprio post... Ok, de vez em quando eu me empolgo e escrevo coisas enormes no blog, mas ninguém é obrigado a ler e eu agradeceria imensamente se as pessoas fossem mais sensatas e de fato não lessem o post em vez de comentar algo completamente diferente.
    PS: Notícias sobre o oitavo livro de HP, sempre caio nessa porque gosto dessa sensação de me iludir imaginando um próximo livro da série. Fazer o quê né. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oláá
    Nossa, seu post ficou ótimo e totalmente bem apresentado, é um fato muito comum as pessoas não lerem coisas até o final, seja por pressa ou preguiça, ás vezes até eu sou assim, mas tento evitar ao máximo pois como você disse, é realmente muito chato postarmos algo e a pessoa não ler, comentar algo totalmente irrelevante e assim vai.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. "Imagina que chato é para um blogueiro receber um comentário dizendo: "Nossa que bom que você gostou do livro" Só porque no primeiro parágrafo você comentou que a leitura é rápida. Imagina que chato é você postar nas suas redes sociais uma notícia que deixa todo mundo alarmado, sendo que você entendeu errado o que está escrito?! " SOCORRO mas é a realidade LOL
    Kel confesso que pensei que o tema era mesmo sobre a dificuldade de ler um post inteiro na blogosfera, por que mano do céu... não tô conseguindo comentar em muito blog porque nunca tem algo que me chame atenção, por mais que estejam falando de um livro que quero conhecer, aquele TCHAM pra ter a curiosidade não aparece x-x
    Sobre esse lance do blogger acabar... eu nem tava sabendo KKKKKKKK

    Beijos!
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  10. gostei do seu post, bem esclarecedor, realmente a gente pega cada noticia falsa e estranha e o mais incrivel é que as pessoas acreditam e se sentem eufóricas pra compartilhar.

    ResponderExcluir
  11. Risos eternos para esse post, mas é bem por ai mesmo Kel, o povo só lê aquilo que convém e muitas vezes distorcem ou entendem do jeito que querem... Quem conta um conto, aumenta um ponto... E acabei de ver uma tapada fazer isso com uma amiga em comum! Fala sério! Bjkas

    ResponderExcluir
  12. Kel, adoreeeei a postagem. Rindo muito aqui.
    Cara, eu vi essa notícia rolando no facebook e algumas pessoas realmente desesperadas, mas sinceramente, eu nem dei muita bola. rsrs E ainda bem, né. Já que não era verdade. Você tem razão, não devemos acreditar em tudo que vemos por aí sem antes pesquisar o assunto.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, não sabia desse boato de que ia acabar. Mas isso é bem comum mesmo, galera adora espalhar esses boatos sem nem ter ideia do que está falando. Eu sou uma das pessoas que demora a acreditar que alguém famoso morreu, porque já vi várias vezes um monte de notícia falsa. Dá um ódio quando isso acontece... Adorei o post. Só li verdades.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Miga confesso que nem estava sabendo desse babado do fim do blogger, mas fico aliviada e, saber que nós do blogspot estamos a salvo =) em breve irei migra para um .com.br mas não esse ano.
    Sobre essa questão das pessoas que não leem os textos completos é o fim, mas a realidade existe muita gente que não se doa por completo a nada e acaba fazendo tudo parcialmente e superficialmente; mas confesso que não me importo com essas pessoas pq acredito que elas é que perdem =/ mas enfim entendi sua reflexão!!!

    Beijos
    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Kel.

    Complicado isso de não ler totalmente algo, quero ver as pessoas irem direto para o final do livro e pular tudo. Mas divulgar uma notícia e nem ter lido até o fim a matéria é depois aquilo ser maior mentira é complicado. Quando vejo algo na net que me deixa na dúvida eu sempre vou e pesquiso mais um pouco a respeito. >.< Adoro a Raquel Sincera.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir
  17. Oi Kel
    Nossa menina, nem estava sabendo disso não do Blogger wue estava rilando bafafá!
    Não consigo entender também algumas coisas, principalmente quando a postagem é pequena então. Já faço de tudo pra diminuir minhas resenhas, porque quero que todos leêm ela, como.todo blog.
    Adorei o post.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. HAHAHAHAHHAAHHAAHAHAH
    Adorei o raquel sincera!
    Já tive post de lançamento de livro e comentarem "adorei a resenha, me visita? www.fulana.blogspot.com.br" - isso dói!
    E fora esses boatos de internet, whatsapp e etc!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!


    ResponderExcluir
  19. Amo essa sua coluna, Kel, na boa. Eu não tava sabendo disso de fim, mas é muito comum as pessoas espalharem a notícia sem nem ter ideia do que estão falando. Parece que tem prazer em disseminar o caos, só pode ser. Eu sou uma das pessoas que demora para acreditar quando uma personalidade morreu, porque muita gente na internet adora sair espalhando esses boatos. E ler é tão bom, fazer só por cima nem tem graça. Eu só deixo de ler quando vejo que tem alerta de spoiler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Kel, vc é demais!!!
    Sempre lembrando fatos q nos fazem rir... aiai
    Muito chato esses boatos formados por falta de informação! Q saco!!
    Eu já vi comentários de posts q era dica de leitura pro fim de semana e a pessoa comentava: Q legal essa resenha e blá blá bla... leu??? com certeza não!
    Pior qdo se cria boatos q envolvem vidas e pessoas saem prejudicadas... esses boatos se espalham igual chuchu na serra: rápido e ligeiro. affff ninguem tem nem a preocupação de verificar a veracidade de tal fato. lamentável!!

    ResponderExcluir
  21. Isso aí, Kel! Apoiadíssima!! Realmente, muita gente nunca lê as matérias até o final, e com isso saem espalhando mentiras por aí, sem falar no quanto magoam nossos corações de blogueiras com comentários nada a ver com os posts, rs.
    E sou meio incrédula já. Quando vejo uma notícia bombástica, logo jogo o tema no google para ver se é verdade, porque já vi tantos absurdos por aí, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Kel... mais uma vez você arrasando nessa postagem.... primeiro eu nem sabia dessa notícia... ando tão alienada que não venho lendo noticias do mundo... mas concordo com você sobre a leitura das noticias, postagens até o final... pois é essencial... se começou vai até o fim não custa nada, aliás custa sim, você não imaginar coisas que não existe rs.... Eu quando vejo uma noticia bombástica corro para descobrir se é isso mesmo... busco links e tudo mais... de qualquer forma a sua dica é maravilhosa... acho que todos deveriam ler essa postagem... Xero!

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Muito legal o post, adorei as imagens !!
    Já vi muito amigo meu falando coisas absurdas que tinham visto no facebook e o pior acreditando que era verdade, e muito chato quando as pessoas não leem a matéria toda e ainda vai contar para as pessoas, mas o pior de tudo e quem escreve se não e verdade pra que inventar !!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!