Oiee, pessoal, tudo bem?
Hoje o papo literário é com a carioquíssima Thati Machado, autora do livro Ponte de Cristal, Com Poder Extra G e outras obras! Além de escrever, ela também é blogueira literária, vocês podem conhecer o trabalho da Thati no blog Nem Te Conto.
Ela é a nossa entrevistada de hoje do Mudando de Assunto e espero que vocês gostem. Obrigada à Thati por participar conosco. Lembrando que nesse final de semana termina o Top Comentarista valendo um exemplar do livro A Herdeira, da Kiera Cass. O Top vai até dia 10 de maio, mas os comentários serão aceitos até o dia 11, tudo bem? Fiquem de olho e não percam nenhuma data.
1) Quando começou a pensar em ser escritora?
Sinceramente? Acho que nunca parei para pensar no assunto, de fato. Simplesmente aconteceu. Aos catorze anos comecei a escrever fanfictions e eu me divertia muito. O número de leitores foi aumentando e eu fui escrevendo... Quando comecei a faculdade de artes cênicas e precisei deixar as minhas histórias um pouco de lado, fiquei arrasada. Comecei a sentir falta de ter tempo para sentar em frente ao computador e escrever. Acho que sem que eu me desse conta, escrever já era parte intrínseca de mim.
2) Você começou a escrever desde cedo. Acredita que isto ajuda a desenvolver ainda mais a escrita e contribui na hora de escrever um livro?
Com certeza. Ler e escrever são os primeiros passos para quem decide entrar no meio literário. Como sempre adorei escrever, desde cedo comecei a estruturar frases e escrever boas redações. Isso me ajuda na hora de escrever uma história fluida e prazerosa para o leitor.
3) O que os leitores podem esperar de Poder Extra G?
Uma história leve, divertida e com quebra de estereótipos. Essa é a primeira história que escrevo com alguns traços cômicos. Está sendo um desafio e tanto para mim, mas estou amando a experiência.
4) Seus personagens costumam ser inspirados em alguém ao seu redor?
Com certeza, seja de forma consciente ou não. A Nina, protagonista de "Poder extra G", por exemplo, foi inspirada em mim e nas dificuldades que tive sendo gorda. Resolvi contar essa história ao mundo para que outras pessoas pudessem se identificar e se inspirar. Mas existem personagens, por sua vez, que eu criei apenas para poder mostrá-los ao mundo. Como é caso do Noah, também de "Poder extra G". Ele é um homem transexual e também passa pelos próprios desafios. Achei interessante abordar essa questão, pois o primeiro passo para acabar com um preconceito, é fazer com que as pessoas conheçam o tema de forma natural.
5) Em Poder Extra G, Nina, a protagonista, vai para Buenos Aires. Qual a sua relação com o país? Já visitou?
Eu sou APAIXONADA (em caps lock mesmo, gente!) pela cidade. Visitei-a duas vezes. A última visita foi maravilhosa... Passei cerca de 10 dias na cidade para comemorar dois anos de casamento. Conheci lugares incríveis, fiz amigos, me aventurei na gastronomia e nos costumes argentinos. Se não fosse pela minha família toda aqui no Rio, eu ficaria por lá.
6) Poder Extra G e Ponte de Cristal, qual livro foi mais complexo de escrever? E Por que?
Sem dúvidas, "Ponte de cristal". A proposta desse livro precisou ser muito mais elaborada e trabalhada, pois se trata de um romance com toques de distopia (gêneros que amo!). E como é um livro cheio de mistérios, eu precisei voltar a minha atenção para que cada detalhe fizesse sentido e se encaixasse na história. "Poder extra G", por sua vez, está sendo um trabalhado mais leve e despretensioso, embora eu preze por sua qualidade.
7) Você tem um livro físico publicado e livros na Amazon. Qual as vantagens, para o autor de ter um livro físico publicado e quais as vantagens da autopublicação?
A autopublicação permite que o autor seja dono de si. Você pode enviar a sua história para blogueiros, divulgá-la e fazer com ela o que você quiser e o custo é baixo. O lado negativo é que muitas pessoas ainda preferem o livro físico e não estão dispostas a iniciar uma leitura em outra plataforma. O livro físico agrada a maioria dos leitores, mas o seu custo é altíssimo, principalmente em editoras pequenas que não investem e apoiam seus autores devidamente.
8) Qual é a maior dificuldade do autor nacional hoje?
Entrar no mercado editorial e fazer o "seu nome" sem o apoio de uma editora bem estruturada. As editoras continuam preferindo investir em literatura estrangeira que já é sucesso em outros países. Para eles, lançar um autor desconhecido é um tiro no escuro.
9) Quais são os planos para 2015?
Divulgar "Ponte de cristal" em outros estados; Terminar "Poder extra G"; "Dar continuidade ao segundo livro físico que comecei, mas deixei "na gaveta" desde que ingressei no wattpad; Lançar "Papel, caneta e ação" em formato impresso e... Ufa! Acho que já está bom, né?
10) Deixe um recado para os leitores.
Em primeiro lugar: Kel, muito obrigada pelo convite. Estou lisonjeada e muito feliz. E aos leitores, se vocês leram tudo até aqui, muito obrigada. Espero poder compartilhar minhas obras com cada um de vocês.
beijos a todos!
Eu já conhecia Poder Extra G, estou pra ler a história no Wattpad, mas falta tempo... Enfim! Ainda não conhecia Ponte de Cristal, mas adorei por ser romance com pegada de distopia. Já quero.
ResponderExcluirConcordo com ela em relação a resistência que muitos leitores ainda tem com livros digitais. Tudo bem que o livro físico é tudo de bom, mas o digital tem lá suas vantagens, tipo não lotar tanto a estante e economizar espaço (=
oie... ainda não conhecia a Thati e nem seus livros, mas achei super interessante, principalmente Ponte de Cristal, por ser um romance e ter toques de distopia.
ResponderExcluirConcordo com ela q o lado negativo da autopublicação eh q as pessoas ainda preferem o livro físico. Eu sou uma delas, não pq não leia o digital, mas sim por ter um livro nas mãos eh maravilhoso!!!
Qto a entrada de novos autores no mercado infelizmente as autores dificultam esse processo. Por isso, acho super válido os blogs literários, pois são de imensa ajuda na divulgação.
Parabéns a Thati e desejo muita boa sorte na publicação dos livros!!
Grande bjo
Ainnnn a Thati é uma querida ♥ Sou muito fã do seu trabalho e dedicação! Já li uma das obras dela e é surpreendente, inclusive tive a honra de ser escolhida para aparecer na contracapa do livro. Sou muito suspeita para falar e torço pelo sucesso dela, ela mais do que merece!
ResponderExcluirBeijos,
Joi Cardoso
Estante Diagonal
Eu não conhecia nenhum dos dois livros, mas o que achei mais interessante foi Poder Extra G. Acho importante falarmos sobre a "gordofobia" e ter uma protagonista GG é legal e diferente. Prezo livros que saem do lugar comum, sabe?
ResponderExcluirVou dar uma olhada com mais calma nos dois livros, mas obrigada por apresentar essa autora.
=)
que legal que ela começou escrevendo fanfics.. li bastante antes de começar a ler livros :D
ResponderExcluiracho meio impossivel imaginar um escritor que não seja um leitor voraz ;x
adoro esses livros que falam sobre esse tipos de assunto que muitos tem preconceito *-*
gosto deste lance de autopublicação. o custo é realmente baixo né... e é uma pena muita gente ainda não gostar deste tipo de leitura =/
muitos leitores ainda tem preconceito com autores nacionais. acho isso bem triste
fiquei bem curiosa para ler Poder Extra G. parece ser ótimo!!!
Adorei o Blog e posso garantir, que o trabalho da escritora Thati é simplesmente.. FANTÁSTICO !
ResponderExcluirSuper legal ela!!! Gostei muitooooo!!
ResponderExcluirEu estou curiosíssima para ler seus livros!! ;)
Principalmente, Poder extra G! Porque tem cara de ser divertido e reflexivo!!
Muito sucessooooo para a Thati!!
bjos
Poder Extra G eu já vi muita gente falando, esta na minha lista. Gostei da Entrevista, acho que e sempre um incentivo para os próximos escritos ( Como Eu),saber um pouco mais sobre como foi escrever, as dificuldades e as felicidades. Já quero ler!
ResponderExcluirPoder Extra G eu já vi muita gente falando, esta na minha lista. Gostei da Entrevista, acho que e sempre um incentivo para os próximos escritos ( Como Eu),saber um pouco mais sobre como foi escrever, as dificuldades e as felicidades. Já quero ler!
ResponderExcluirEu adoro a Thati! Tô morrendo de vontade de ler os livros dela e todo mundo está falando super bem de Ponte de Cristal. Não gosto tanto assim de distopias, mas amo um bom romance, então acho que vou adorar a leitura. Sem contar que a autora é super simpática, né? Fico muito feliz pelo sucesso dela e espero que venham muitos outros livros pela frente! Curti muito ler a entrevista, Kel.
ResponderExcluirBeijos.
Ainda não conhecia a Thati nem suas obras. Me interessei muito por Ponte de Cristal. Gosto de romances e ainda tem distopia... tô muito inclinada por esse estilo. Concordo com a Thati sobre o lado negativo dos digitais. .. realmente ter um livro nas mãos eh maravilhoso! !
ResponderExcluirSobre a entrada no mercado editorial eh lamentável nosso país não dar chance a novos nomes... surge tanta gente boa q a gente só conhece porque muitos blogs literários vêm dando uma super ajuda na divulgação dos trabalhos.
Bem, de qualquer forma, desejo boa sorte pra Thati e parabéns pela entrevista!!