# Mudando de Assunto // Entrevista com o autor Josh Malerman

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje o Mudando de Assunto é uma edição extraordinária por motivos de entrevista internacional! Desta vez o nosso entrevistado é o Josh Malerman, autor do super comentado Caixa de Pássaros, que também já tem resenha aqui no blog.



Caixa é um livro incrível que conseguiu me prender como há muito tempo nenhum livro me fazia. E para entrevistá-lo, juntamos quatro amigas blogueiras em uma entrevista coletiva. Eu, Dani, do Livros, a Janela da Imaginação, Dre do Livros e Chocolate Quente e Bruna do Meu Mundinho Fictício enviamos nossas principais dúvidas e curiosidades a respeito do livro e do autor.

O resultado vocês conferem abaixo:


       Resenha blog Livros e Chocolate Quente aqui.

1 – Andressa Menezes - Como foi o processo criativo do livro? A final já era esperado ou foi definido enquanto ainda está escrevendo ?

Josh Marlerman - Bem, eu tive a cena do nascimento em mente o tempo todo. Mas eu não fiz muito mais do que isso e, por vezes, parecia que eu estava mais lendo o livro do que escrevendo. Eu me surpreendi com algumas reviravoltas na história, assim como você pode ter tido. Foi uma das experiências artísticas mais suaves, mais fluido que tive. Alguns rascunhos são mais difíceis do que outros, mas Caixa de Pássaros... nunca houve queixa sobre ela, ou, pelo menos, que tenha chegado até a mim.


  Resenha blog Livros, a Janela da Imaginação aqui.


2 - Dani Casquet - O que são esses seres, qual o propósito de aterrorizar a cidade?


Eu não sei mais nada sobre eles do que Tom e Malorie sabem. Dito isto, eu estou do lado de Tom quando ele adivinhou que estas criaturas "não sabem o que fazem." Eu não acho que as criaturas são necessariamente do mal”. Eu acho que eles estão aqui, eles são um problema, e imagino que eles, friamente, apenas observam a destruição que elas causam.




 Resenha blog Meu Mundinho Fictício aqui.


3) Bruna Souza - Qual é a principal mensagem que queria passar com o seu livro ?

Josh - Eu acho que por causa da natureza das criaturas a história é uma espécie de teste de Rorschach* ... por isso é , naturalmente, um pouco diferente para cada leitor , porque eles (espero) imaginam coisas um pouco diferentes uns dos outros. Eu não tinha qualquer "mensagem" direta em mente. Apenas propus  escrever um thriller assustador, um bom livro. Eu vejo algumas declarações ... em retrospectiva, mas hesito em mencioná-los, porque eu não quero que pareça como se significasse uma "mensagem" ou qualquer "mensagem" sobre ele.




         Resenha blog Por uma Boa Leitura aqui.


4) Raquel Araujo - Você abriria os olhos ou não se ele estivesse em uma situação como Malorie ?

Será que eu abrir meus olhos nesse mundo ? Eu acho que eu faria. Eu acho que a curiosidade teria me deixado maluco.


5) Como é a repercussão de seu livro em outros países? E quando você vai vir para o Brasil ?

As coisas estão indo muito bem, a repercussão está em cerca de 30 países . Há rumores que esteja no Brasil em setembro. Mais detalhes em breve!


Ps.boas perguntas a propósito!

Josh Malerman.


* O teste de Rorschach (ou popularmente conhecido como "teste do borrão de tinta") é uma técnica de avaliação psicológica pictórica, comumente denominada de teste projetivo, ou mais recentemente de método de auto expressão. Foi desenvolvido pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach. O teste consiste em dar respostas sobre com o que se parecem as dez pranchas com manchas de tinta simétricas. A partir das respostas, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do indivíduo. O teste de Rorschach é amplamente utilizado em vários países. Fonte Wikipedia


19 comentários:

  1. Oi!
    Vi o vídeo desse cara falando sobre o livro dele e achei demais. Ele me conquistou antes até de eu sequer ler a sinopse! haha
    Ótima a entrevista...

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Eu pirei muito lendo esse livro, porque simplesmente não conseguia parar de ler. Confesso que até esperei a Malorie abrisse os olhos para que a gente descobrisse como são os seres, então isso me deixou um pouco desapontada assim que terminei a leitura. Mas então entendi (ou acho que entendi) a proposta do autor. Amei a entrevista e espero que ele vá para a bienal do Rio! Será? Tomara que sim!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Josh Malerman e incrível estou lendo Caixa de Pássaros, e estou apaixonada. O Livro te prende muito, muito mesmo.Que sorte super entrevista, é parabéns.Josh foi super gentil, e as perguntas incríveis,concordo com ele aria abrir os olhos a curiosidade me deixaria louca. Noticia do ano, acho que teremos Josh na Bienal,apaixonada <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel!
    Que legal que vocês conseguiram falar com o autor *-* Eu ficaria mega animada!!!!!! <3 Muito bacana as perguntas que vocês fizeram! Deu um panorama geral sobre pontos interessantes!
    Quero muito ler esse livro! Parece ser cheio de suspense e só li comentários positivos até agora!
    Assim que tiver a oportunidade vou comprar e tomara que eu me encante também pela história!

    Beijos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!! Esse autor eh intrigante até mesmo em entrevistas... rsrsrr
    Ainda não li A caixa, mas eh um dos q estão no topo da minha lista de desejos. Já li pelo menos umas 5 resenhas, e todas falam muito bem desse enredo.
    Tomara q eu leia antes de Josh Malerman vir para o Brasil.
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  6. que demais Kel *---*
    estou meeega curiosa para ler este livro, espero conseguir ler logo
    que bom que o livro já chegou em tantos países assim, quer dizer que é bom mesmo né :P
    a ideia que ele criou parece ser incrível!!! *.*

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que também abriria os olhos e enlouqueceria! kkkkkk
    Principalmente nas partes mais tensas do livro quando eles são ameaçados. Caixa de Pássaros é um livro muitooooooo bom e foi uma das melhores leituras que fiz esse ano.
    Mas eu queria algo mais concreto sobre as criaturas, sabe. Mas isso não tira o mérito de ser um suspense/ terror psicológico sensacional!

    ResponderExcluir
  8. Caixa de Pássaros é um dos livros que mais quero ler no momento.
    Eu não sabia que existiam "seres" na história, fiquei mais curiosa. E o Josh é super prestativo; vi várias entrevistas diferentes nos blogs por aí.
    Acho que eu também abriria os olhos, viu? Sou uma pessoa curiosa pra caramba, e não me orgulharia disso se estivesse em uma situação como a descrita na estória rçrç

    ResponderExcluir
  9. Kel, como comentei na resenha do livro eu amei conhecer mais sobre o que o autor fala da sua própria obra. Quero muiiiito ler o livro e tirar minhas conclusões, por tudo que veio lendo sei que vou adorar e estou mega curiosa para o final ^^

    Joi
    www.estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que foooofo ele!!!
    Apesar de não dar "maiores detalhes", ele parece ser superfã do próprio livro, rsrsrs
    Muito legal!!
    Parabéns pelas perguntas!!
    bjooos

    ResponderExcluir
  11. Kel adorei a entrevista, cada blogueira contribuiu com uma pergunta e as respostas do autor foram ótimas e não revelaram demais, assim não tirou a graça para quem ainda não leu.

    P.s. Teve alguns errinhos, não sei se de tradução ou digitação que confundiram a compreensão
    =(

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  12. Kel, fiquei com medo de ler a entrevista porque ainda não li o livro e senti que as respostas do autor poderiam me estragar alguma surpresa! E eu quero muito ler esse livro por causa da sua resenha, sério mesmo! Depois disso eu volto aqui e leio a entrevista. Aliás, estou gostando de ver seu blog cheio dessas entrevistas legais, continue assim! :)
    Um beijinho,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  13. Eu quero muito ler esse livro, parece ser muito bom. Adorei a entrevista de vocês :D Será que ele vai vim para a bienal? Já que disse que talvez apareça em setembro, rs.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  14. Oiee
    A entrevista esta otima, ja havia visto em outros blogs e achei muito interessante, to louca para ler o livro do autor pois parece ser bem legal.
    Ótimo post.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  15. Oi Kel! Eu li este livro em um clube de leitura e nós também entrevistamos o autor, foi bom porque esclareceu alguns pontos que ficaram obscuros para nós todos durante a leitura. Um ótimo livro.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Amo entrevistas da para conhecer um pouco mais sobre a obra e sobre o autor, menina as pessoas que leram esse livro, vão ficar super felizes em saber que talvez ele venha na bienal.
    Quase morri de nervoso com esses olhos tampados, eu com certeza não daria conta.

    Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  17. Oi Kel, tudo bom?
    Vi a entrevista dele no blog das meninas e achei ele muito solícito e simpático. Estou doida para ler esse livro pela narrativa instigante e misteriosa. Acho que eu também abriria os olhos de curiosidade ou teria ficado doida...kkkk
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Kel.
    Esse livro é uma caixinha de surpresa né. E o Josh uma simpatia.
    Quando li esse livro com um grupo de amigos, também tivemos nossas dúvidas, e o Josh prontamente nos respondeu, e suas respostas foram essenciais e um praticamente um complemento do livro.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu adorei a entrevista e simpatizei bastante com o autor por ele ser tão atencioso com os blogs, isso é um deferencial com certeza. Quanto ao livro, eu ainda não li mas pretendo conseguir fazer essa leitura antes que o ano acabe rsrs

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!