# Resenha 221 // Esposa 22

Oi pessoal

Eu sou a Natiane e, mais uma vez, vim aqui falar a minha opinião sobre mais um livro lido. Quem conhece o Esposa 22?


Título: Esposa 22
Autor: Melanie Gideon
Editora: Intrínseca
Páginas: 397

Esposa 22



Sinopse: Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático (Pesquisador 101), Alice (Esposa 22) tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento.









Alice está em uma crise. Ela não consegue gostar de si mesma depois dos 40 nem da vida que conquistou, tudo parece extremamente entendiante e ruim. Então, quando surge a oportunidade de responder a uma pesquisa online sobre casamentos ( que é justamente a área em que ela mais sofre ), ela resolve participar. Quando ela começa a responder estas perguntas se dá conta do quanto tem sido infeliz esse tempo todo. Ela quer mudar e vê no homem sob o pseudônimo de Pesquisador 101, uma oportunidade de correr atrás dos seus sonhos e deixar a vida falida em que se encontra pra trás. 

Eu não tinha muitas expectativas com relação a esse livro. Peguei pra ler quando estava sem nada pra fazer e queria combater o tédio. Mas me surpreendi, talvez por estar sem expectativas o livro tenha me conquistado. Obviamente, Esposa 22 não é um dos melhores livros que já li, porém se mostrou uma ótima opção pra quem quer ler um livro leve e divertido.

A história se passa através de fragmentos de conversas onlines, torpedos e situações contadas em forma de peças teatrais ( já que o sonho de Alice era escrever peças ) . O livro trata de assuntos sérios com delicadeza e superficialidade, se atendo, principalmente, ao casamento desgastado de Alice.

FOTO: Rodrigo Barionovo






























O enredo começa fraco. Na verdade, achei os diálogos bem bobos no começo, entretanto, com o passar do tempo comecei a gostar cada vez mais e o final me conquistou apesar de não ser tão difícil de imaginar ( talvez os leitores mais espertos já percebam logo de cara ) . Como não fiquei pensando muito no assunto, me surpreendi com o fechamento do livro.

Um dos pontos altos do livro é a descrição pouco à pouco da personalidade de Alice. Ela é uma personagem engraçada e cheia dos clichês da vida moderna. Todos conseguem ver um pouco de si em Alice já que ela é exatamente o que você esperaria de uma quarentona moderna. Além disso, o livro também conta como ela conheceu e se apaixonou por Willian. Então, na verdade são duas histórias em um livro só e ambas são clichês, mas juntas cumprem bem o papel de bom livro.

Um ponto fraco do livro é que os personagens secundários não foram bem construídos. Eu, particularmente, queria muito saber mais sobre a personalidade do marido de Alice, mas achei que a autora não conseguiu construir um perfil coerente pra ele. Aliás, eu gostaria que tivesse pelo menos um capítulo sob a narração dele, assim teríamos mais empatia com o personagem. Só Alice tem a personalidade descrita de forma clara na história e os filhos e amigos dela ficaram totalmente apagados, mesmo tendo potencial.

O tom de comédia é explícito, mas o livro não é tão engraçado assim. A pegada tecnológica caiu bem e incrementou a história. Enfim, esposa 22 é um bom livro pra se passar o tempo. Não espere um livro inteligente ou complexo e você irá gostar.








19 comentários:

  1. Nat, eu me simpatizei com o livro e a história. Mas creio que não seria bem aproveitado por mim.
    Beijos, Fernanda D.
    NovoRomance.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi! ^^
    Não é um livro que me conquista assim à primeira vista e depois de ler sua resenha entendi claramente o que esperar dele. De vez em quando também gosto de ler livros assim sem compromisso só para não ficar à toa.
    Talvez ele não vá para minha lista de leituras, mas a possibilidade de eu ler não está totalmente descartada.

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nati , tudo bem ?

    Não sou muito fã desses livros mas realmente quando queremos sair do tédio acho que vale a pena a leitura para esses momentos são ótimos, dica anotada!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Me chamou atenção,mas não sei se compraria ele, o jeito e pesquisar mais. Você falou que ele não conta muito bem a historia dos personagens secundários, eu gosto de uma impressão detalhada de cada um assim eu posso imaginar melhor ( Mania). Mas pela resenha pude perceber que a historia tem vários pontos interessantes.
    http://chanoinverno.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nati, tinha o livro aqui em casa mas acabei repassando, sou resistente com chick lits. Li Twittando o Amor e me falaram que são bem semelhantes, enquanto em Esposa 22 simula os emails, em Twittando temos os tweets! O bom que é uma leitura leve e passa rápido, mas nada profundo.

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Já tinha ouvido falar desse livro em outro blogs mas ele nunca me chamou tanta atenção assim. Fiquei feliz ao saber

    que ele puxa mais para um lado comico, mesmo assim não sei se leria ele no momento.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Natiane, tudo bem??
    Não me interessei muito pela leitura do livro... não curto esse tipo de história.. a não ser que tenha uma premissa que chame a minha atenção logo de cara... até gosto de livros que me fazem rir, mas esse eu achei meio chatinho na verdade... já li resenhas sobre ele e nada me cativou... xero!!

    ResponderExcluir
  8. Oieee
    Não conhecia esse livro e a história realmente parece ser leve...
    Ele não me encantou, mas tb não diria q nunca o leria...
    Gosto de histórias q se passam nos dias atuais e esse parece ser bem trabalhado.
    Boa dica!
    bjoo

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei este livro numa Black Friday por R$ 2,90 e até hoje não li, foi mesmo um impulso pelo bom preço, mas gostei de saber mais sobre a obra, mesmo que não seja um dos melhores livros do mundo, acredito que seja ideal entre aquelas leituras mais pesadas dado este tom meio comédia.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu tenho esse livro há uns dois anos, e até hoje não li. Pelo que você comentou, tenho uma suspeita do que acontece no final.
    Acho que esse livro é uma boa dica para ler no momento de ressaca literária, ou entre leituras mais densas.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente esse livro não me atraiu muito. Não gosto quando os personagens secundários deixam a desejar, porque sempre acho que eles são importantes em toda história. Mas tudo bem, tenho dezenas de livros para serem lidos, então um a menos não vai ser problema. kkkkkkk
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Nati tudo bem, acho bem curiosa a história desse livro e pretende ler em breve, mesmo que a história não tenha focado tanto nos personagens gosto de leituras rápidas e simples!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  13. A história tinha me interessado até eu ler sua resenha e descobrir que a história se passa através de emails. Cara...eu odeio livros assim!!! Nem vou me dar ao trabalho de tentar ler este livro, pois se que vou só me estressar.

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Esse livro está na minha lista de leitura há séculos e comprei justamente por ser uma trama descontraída e com ares de chick-lit. Mesmo com a trama um pouco rasa, quero ler por falar sobre casamentos e ter uma narrativa mais leve.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Nati, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro, mas nunca parei pra ler a resenha do livro. Eu não sei se seria um livro que eu leria no momento, parece ser bem reflexivo, fico um pouquinho com receio por ter conversas por email, não me dou muito bem com livros assim, sim, imagino que não seja todo nesse formato. Mas quem sabe eu leia pra passar o tempo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. O livro parece bem engraçadinho e bom para passar o tempo. Esse livro vive em promoção nos sites da vida, mas nunca tinha lido uma resenha dele, não me surpreendeu tanto quanto eu imaginava.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  17. Nati gostei de saber sua opinião sobre a leitura de chick lit. Tenho vontade de ler esse livro, mas nada desesperador. Já li muitas opiniões semelhantes a sua, mas de uma forma geral os leitores gostam dessa história. Valeu pela dica e parabéns pelo texto, ficou bem explicadinho, claro e objetivo.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  18. Esposa 22 é aquele livro que eu vejo em todo lugar, mas que não me desperta aquele interesse enorme, tanto que nunca procurei saber o que as pessoas achavam sobre ele. Achei meio estranho a protagonista aceitar participar de uma pesquisa com um pesquisador anonimo, mas até que fiquei querendo saber no que isso ia dar. Acho que eu leria o livro nas mesmas condições que você, pra combater o tédio.

    ResponderExcluir
  19. Eu li uma resenha dizendo ele era perfeito kkk comprei o e-book e não passei do 1 capítulo, achei sem graça!
    Mas sim, um dia quero tentar mais uns 2 capítulos pelo menos!!
    A capaé liinda, esse lilás, uma fofuraaaa!!
    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!