# Resenha 220 // Caixa de Pássaros

Oi pessoal, tudo bem?

Espero que sim =D Quem acompanha o instagram do blog sabe que semana passada um livro em especial andou tirando o meu sono (felizmente foi só por uma noite) Caixa de Pássaros foi um livro que eu devorei como há muito tempo não havia devorado. A grande sensação da intrínseca que anda gerando burburinho por ai, é a resenha de hoje.


Título: Caixa de Pássaros // Bird Box
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Livro cedido em parceria com a editora




Sinopse: Caixa de Pássaros - Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois de o surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.



No livro conhecemos Malorie. Ela mora com a irmã, até que um dia, elas são surpreendidas com a notícia de que uma pessoa morreu em condições nada normais. Só que o que parecia ser um fato isolado, começa a se replicar em todo o mundo. No, inicio, um caso em países como Rússia, Canadá, mas depois os assassinatos começam a se multiplicar, teorias na internet fazem com que o pânico coletivo se alastre. Antes de morrer as pessoas ficam loucas, atacam quem está perto e se matam em seguida. O que está fazendo isso com as pessoas? Ninguém sabe! A única certeza é que é necessário manter os olhos fechados. 

Há tempos não lia um suspense/ thriller psicológico. E, há mais tempo ainda, não lia um livro que me tirasse o sono porque eu não fazia ideia do que ia acontecer no final. Não conseguia parar de ler Caixa de Pássaros e pude experimentar sentimentos que iam da angustia ao alivio, passando pela pena em um virar de páginas. Um enredo bem construído e repleto de picos onde você vai prender a sua respiração sem nem sentir. Esse é Caixa de Pássaros, um livro que vai brincou com o meu psicológico sem precisar apelar para o terror propriamente dito. 

Caixa é um livro que te conquista pela curiosidade. A trama de Josh é inteligente e instiga o leitor a querer mais. O fato de você não saber o que está do lado de fora, devastando toda a população mundial, te deixa tão assustado quanto as personagens.


























A história intercala passado e presente. Aos poucos vamos entendendo os passos de Melorie e, aos poucos, juntando as peças desse quebra cabeça.  Sobreviver é duro e requer instinto. Felizmente Josh nos brindou com uma protagonista forte e corajosa, disposta a enfrentar qualquer coisa, não apenas para garantir a sua sobrevivência, mas, principalmente, para dar segurança aos seus filhos.

Lendo o livro eu pude refletir sobre o medo do desconhecido e a histeria coletiva. Ler um livro onde toda a razão do ser humano é absorvida pelo pavor de algo que ninguém sabe o que é, é, no mínimo, angustiante. Acredito que o autor quis fazer uma critica à sociedade, primeiramente por colocar nos personagens, a necessidade de andarem "cegos" pelo mundo para não se "contaminarem". Quantas vezes já não nos recusamos a encarar aquele problema que estava nos deixando loucos? E depois por mostrar, justamente, essa ausência da razão e esse instinto selvagem do vale tudo para sobreviver. 

O livro teria sido perfeito se não fosse pelo final. E aqui eu digo com propriedade de que não fui a única que sentiu esse ligeiro declínio no concluir da trama. Apesar do livro dar um desfecho satisfatório para os personagens, faltou aquela emoção que envolveu a trama nos outros 90% da história. E, claro, faltou explicar o mistério que envolve as criaturas que aterrorizam a cidade.

Mergulhar no universo criado pelo Josh foi maravilhoso. Seu livro de estreia não poderia ter sido melhor e eu espero, sinceramente, que ele continue brindando os leitores com histórias enigmáticas e bem construídas.





40 comentários:

  1. Estou com muita vontade para ler esse livro, vejo muitas críticas positivas e de leituras eletrizantes.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar, e olha que esse dias estou procurando o máximo de livros possíveis. Adorei saber que ele e do gênero suspense/ thriller psicológico adoro ultimamente estou dando prioridade a alguns livros do gênero, esse entrou para minha lista mas antes de comprar vou olhar mais resenhas e procurar mais pra ver se e bom mesmo.
    http://chanoinverno.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ola
    adorei sua resenha, eu pensei em comprar este livro mais tive receio já que ninguém q conheço não tinha lido, mas agora fiquei mt curiosa para me envolver e quem sabe perde o sono tb com essa historia, que pelo jeito também tem o jeito de Agatha Christie que nós faz querer desvendar a trama...
    O Blog esta de parabéns

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante! Vou procurar mais informações sobre ele!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Kel!
    Eu vi fotos bem semelhantes com essa sua, e desde então fiquei curioso pelo livro. Thrillers não faz muito meu estilo. Na verdade nunca li nada do gênero, mas este ai me bateu curiosidade, não só pela temática, mas pela narrativa do autor, que outras resenhas tambem falaram super bem. O desenvolvimento da obra parece ter ficado espetacular, e o tema em si é bem sinistro. Atiça minha curiosidade D:

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Estou louca pra colocar esse livro na minha estante, sinceramente. Li coisas muito legais sobre ele, e o enredo pareceu muito bacana. Toda essa ideia de trabalhar em cima do medo das pessoas, daquilo que assusta, parece dar um prato cheio pra uma estória que vai me deixar de ressaca literária.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Kel, tudo bem?
    Eu estou super curiosa para ler caixa de pássaros! Tenho lido muitas resenhas sobre esse livro e a cada uma que leio minha vontade só aumenta!
    Adoro histórias com suspense e isso é o que mais me atrai nesse livro. Espero em breve ter a oportunidade de realizar essa leitura e gostar tanto quanto todo mundo tem gostado!
    Uma pena que o final não foi tão bom quanto você esperava!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. |Oláá
    Estou bem curiosa por essa leitura, acho o enredo e a capa sensacional, a sua resenha me deixou curiosa como todos as outras, que bom que gostou da leitura.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br
    Catharina

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Primeira vez que visito seu blog e adorei, além de ter um lay muito bonito e organizado, a maneira como escreve é envolvente. Concordo que com você quando diz que esse é um livro que te convence pela curiosidade, mas infelizmente a minha ainda não chegou ao ponto de me fazer comprá-lo. Infelizmente minha lista de "não lidos" já está enorme e se eu continuar comprando vou precisar de mais de uma vida para ler tudo.

    Esse lance do pânico coletivo é perturbador e intrigante ao mesmo tempo, pois nos faz pensar o que realmente faríamos se fossemos submetidos a situações como as que acontecem no livro. Se eu não morresse primeiro, eu ia surtar completamente HAHAHA. A capa do livro é linda e fico feliz em saber que o autor se deu tão bem em um romance de estréia.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Uma miga minha leu esse livro e simplesmente se apaixonou
    falou tanto dele pra mim que eu tinha que ver por mim mesma
    então é só esperar chegar e comprovar rsrsrs

    ⋙ Um beijo
    Blog Livros com café
    Instagram - @bloglivroscomcafe

    ResponderExcluir
  11. Aê!!!! Você conseguiu ler!!!!! E nem interfonou pra minha casa!!!! Hahahahahahaha
    Eu disse que o livro era sensacional, não disse? ;P

    Fico feliz que você tenha gostado e se envolvido com o livro. O enredo é muito bom e o autor conseguiu manter a tensão do início ao fim. Eu adorei esse livro e recomendo a todos os leitores!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oiee

    Também gostei muito da leitura rápida e eletrizante porém o final deixou muito a desejar! Não conseguiria ficar de olhos fechados por muito tempo kkk finalmente concordamos com um livro dei a mesma nota ;)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel, sua linda, tudo bem?
    Adorei a análise que você fez: a necessidade de andarem "cegos" pelo mundo para não se "contaminarem". É a primeira que eu vejo interpretando dessa forma e se pararmos para pensar, faz todo o sentido. Principalmente com a opção por esse desfecho. No fim das contas, o implícito pode ser justamente essa crítica. Acho que você desvendou a charada do livro!!!! E se antes eu já queria ler por todos os motivos que você e todo mundo está citando, agora eu preciso ler esse livro, você mudou minha visão sobre ele.
    Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro para conhecer esse mundo criado pelo autor. Realmente deve ser angustiante viver com medo de olhar para fora o tempo todo. Só fiquei chateada em saber que a conclusão da trama não foi tão boa quanto o restante da história, mas mesmo assim acredito que a leitura vale muito a pena.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  15. cara eu li esse livro é achei incrível <3
    só queria um segundo livro e de preferência sob a perspectiva do gary pq acho que ele pode manjar muita coisa sobre as criaturas ou sei lá pode ser um maluco, mas uma coisa é certa: as criaturas são um mistério que precisa ser solucionado.
    foi uma das melhores leituras desse ano.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel!

    Realmente, a maioria das opiniões que eu vejo, sempre mencionam o final desse livro, e sabe que isto me deixa mais curiosa? Caixa de Pássaros esta na minha lista de leituras e pretendo ler logo, como é do meu gênero favorito, estou louquinha para ter esse livro, espero gostar, mas pelo que pude ler na sua resenha, acredito que vou curti muito!

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  17. Raquel, eu me viciei nesse livro enquanto lia, acho que é muito raro alguém não se viciar. Incrivelmente, apesar de normalmente odiar finais abertos, eu gostei muito do final que o Josh deu ao livro. Sei lá, acho que preferi que o mistério não fosse desvendado mesmo... rs... Não fiquei assustada com o livro, mas a angústia foi minha fiel companheira durante a leitura.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Kel, tudo bem?

    Eu quero muito ler esse livro... percebi que ele é instigante... denso...e que prende o leitor do inicio ao fim... mesmo com a ressalva do desfecho fiquei bem interessada... o nome do livro chama atenção para você identificar o porque dos pássaros... adorei...xero!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Kel.
    Realmente essa é uma trama muito inteligente e consegue envolver o leitor de uma maneira rara.
    Ao contrário de você, eu senti emoção até os últimos momentos, naquela tensão de que algo ainda entraria no caminho da protagonista impedindo seu final 'feliz'. Esse é um desfecho que não vai agradar a todos, mas eu gostei, apesar da falta de algumas respostas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Oi Kel, tudo bem? Estou muito ansiosa com esse livro, quero ler logo. Deve ser angustiante acompanhar a história, principalmente por ela causar tantas emoções diferentes, não saber o que está acontecendo para causar toda essa histeria na população e tudo o mais, fora que viver com os olhos fechados, com medo de qualquer coisa deve ser terrível. Achei interessante essa sua visão da crítica que o autor pode ter tentado abordar. Já ouvi outras pessoas falando sobre o final, mas mesmo assim estou bem animada.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  21. Ai Kel, eu amei esse livro do início ao fim! Não sou grande fã dos finais em aberto, mas esse foi ótimo. Apesar da curiosidade sobre 'o que são as criaturas', não sei se teria gostado de uma definição. O incrível do livro é isso, a dúvida, o medo.. nenhum criatura que ele colocasse ali atingiria minhas expectativas rs
    Pena que a intrínseca ainda não sabe se trará outros livros do autor.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  22. Eu adorei esse livro, mas confesso que o final realmente não me agradou muito. Fiquei curiosa para saber como eram as criaturas e em algum momento até achei que isso seria revelado, mas chega ao final e... nada. Acho que a intenção do autor ela mesmo deixar todos mundo louco. Adorei a narrativa, também devorei o livro. Mesmo esse final não tirou o fato da leitura ser ótima.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi Raquel,
    eu li este livro e concordo com tudo que você disse, até com o final. Mas depois de ler a entrevista do autor, consegui entender o que ele queria propor com ele, e hoje mudei de opinião, apenas com final, e agora o livro se tornou meu favorito.
    Tudo nele nos leva a pensar por dias sobre tudo, e como você mencionou, é uma forma de nos mostrar o que está acontecendo com todos e suas manias, e que é necessário ser forte para não se deixar levar.
    Parabéns pela resenha, você disse exatamente o que penso e acredito que muitos outros que já leram ao livro.

    Beijokas Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  24. KEL!!! Quero muito!
    Nossa, eu tô muito curiosa com esse livro. Você não tem noção. Hahahahah
    (E essa sua foto, morri! hahahahaha)

    ResponderExcluir
  25. COMO ASSIM ELE NAO EXPLICA ALGUMAS COISAS? Morri com isso t.t Conheci o livro na Turne INtrinseca, e esta totalmente na lista de livros que eu quero ler, mesmo q seja pegando emprestado haha! Ainda bem q li sua resenha, ao menos começo a leitura com menos expectativas, o que é bem saudável, afinal =] e vou deixar essa dica do final anotada, para nao ter surtos de raiva. Odeio coisas sem explicação. Fiz exatas pa gosto de explicação (não que tenha sido a escolha certa, mas enfim haaha). Adorei a foto, por acaso! \o

    ResponderExcluir
  26. Oi, Kel!
    Esse livro me deixou com um misto de sensações, e até hoje não sei dizer se gostei ou não.
    O final é aberto, essa questão das criaturas não é respondida, e algumas outras coisas me incomodaram. Já sabemos que o livro não tem continuação. E saber pelo próprio autor, que nem ele mesmo sabe explicar algumas coisas, me deixou ainda mais desgostosa. rsrs
    Mas enfim... a história é boa, só não acho que ele soube trabalhar todo o enredo até o fim, fechar a história mantendo o nível da trama.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  27. Oi Kel! Este livro está fazendo algum sucesso na blogosfera e estou nutrindo muita curiosidade em ler. Já vi outras resenhas e assim como a sua elas me mostraram um lado bom do livro e espero mesmo ler

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Já é a segunda resenha q leio sobre esse livro e, mais uma vez, fiquei com falta de ar...
    Nossa, q livro!!! Ele já está anotado na minha lista, mas estou esperando o preço dar uma caída,,,, kkkkkk Parece q ele tá fazendo bastante sucesso e as livrarias estão se aproveitando disso... kkkkkkkk
    Mesmo com o q descreveu do final, acho a leitura vale a pena!
    bjo

    ResponderExcluir
  29. Ei Kel,
    sua resenha refletiu bem todos os meus sentimentos! Também devorei o livro, me senti angustiada e desesperada em vários momentos, e só queria saber o que ia acontecer. E bom, senti uma menção implícita a minha pessoa, rs, como uma das várias insatisfeitas com o final. Só por isso o livro perdeu uma estrela, se não teria sido um 5 estrelas com méritos,r s
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi, Kel!
    Esse tem sido um livro bem controverso, né? Alguns amaram absolutamente o final, outros nem tanto. Só sei que pela premissa em si eu me apaixonei. Quero ler e ter minha própria opinião sobre o desfecho do livro. Espero estar no time dos que gostaram, porque ninguém merece se decepcionar com um final ):
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  31. Adorei esse livro, mesmo com o final que deixa a gente perdido foi uma leitura envolvente que superou minhas expectativas! E tbm teremos novidades em breve!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  32. Eu daria infinitos parabéns ao autor por ele ter feito uma história tão original, diferente de tudo que já li. Gosto muito de thrillers psicológicos, eles realmente nos fazem pensar em inúmeras coisas, nos deixam com a pulga atrás da orelha, e eu adoro isso. Apesar de não ter lido ainda, dá pra perceber essa grande metáfora nas entrelinhas da história.
    Caixa de Pássaros vai ser uma das minhas futuras e muito vem investidas aquisições, assim espero :)

    ResponderExcluir
  33. Oie!
    Caixa de pássaros é um dos livros que mais desperta minha curiosidade! Li muitas resenhas sobre ele e cada vez mais fico louca para ler logo, porém a minha lista de leituras tá imensa e acabo sempre deixando ele pra depois. Adorei a resenha, só me instigou ainda mais.

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Oi Kel, tudo bom?
    Estou louca para ler esse livro e só não comprei na turnê Intrínseca porque se esgotou. Eu gosto muito de ler thriller psicológico, mas já tem uns meses que não leio nada do gênero. Gosto de saber que esse livro literalmente tira o sono do leitor.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Esse livro tem chamado cada vez mais a atenção de nós, leitores. Gosto bastante desse estilo de livro e sentir essas sensações ao ler um livro é emocionante. Bela resenha.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  36. Kel amei sua resenha e já adicionei ao meu skoob para não esquecer, no máximo em julho (meu aniversário) compro e leio =) logo. Será que não terá uma sequência para explicar os detalhes que vc falou que não ficaram tão claros!!!???? Enfim espero poder formular minha opinião em breve, ele está até com um preço bom (fiz uma breve pesquisa na net). Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  37. Oi Kel!
    Ótima resenha! A história desse livro é bem instigante e deixa qualquer um doido para ler!
    Não vejo a hora de embarcar nesse mistério xD

    ResponderExcluir
  38. Oi Kel! Preciso ler este livro, todo mundo vem elogiando, e o fato do final não ter te agradado tanto me deixa mais curiosa para saber o que vou achar, estou lendo que as opiniões vem divergente! Adorei conhecer também o autor através da entrevista que vocês fizeram!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  39. Aiiii esse estou com MUITAAA vontade de ler!!!
    A capa é linda, e a história é incrível só de ler!!
    Mas tenho medo, rsrsrs me lembrou muito o filme Fim dos tempos (que quase morri de medo assistindo, apesar de não desgrudar os olhos da tv, qndo vi).
    Ainda lerei ele, vou arrisca, ler de manhã que dá menos medo, mas preciso sim!!!
    bjoos

    ResponderExcluir
  40. Estou com muito vontade de ler esse livro, nunca li uma história desse gênero e esse me chamou atenção.Parabéns pelo blog.
    Abraços
    http://livrosgold.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!