06 abril 2015

# Resenha 214 // Ordem

Oi queridos, tudo bem?

Hoje é o dia D, ou melhor, dia O, dia de resenhar Ordem, sequencia de Silo. Há um tempo que eu não ficava esperando ansiosamente pelo lançamento de uma continuação. Silo foi um livro que me ganhou pela sinopse e me surpreendeu com um conteúdo denso. Ordem conseguiu ser ainda melhor. Mas isso eu explico aqui embaixo =P

Título: Ordem // Shift
Autor: Hugh Howey
Editora: Intrínseca
Páginas: 512
Livro cedido em parceria com a editora



Sinopse: Essa é a história de Silo, a série escrita por Hugh Howey que desbancou Guerra dos Tronos na lista de livros de ficção científica mais vendidos na Amazon. No primeiro livro da série, a heroína era Juliette, uma mecânica nascida nos subterrâneos. A narrativa de Ordem, que alterna passado e presente, começa em um período anterior ao descrito em Silo, explicando como o mundo de Juliette foi transformado. São apresentados ao leitor um portador do século XXIII; um senador da Geórgia num futuro próximo; um garoto abandonado, cuja história termina quando a de Juliette começa, e Troy, que acorda em 2110 sem saber quem é. Em Ordem, os personagens escapam da morte ao serem congelados em cápsulas criogênicas, sendo acordados de tempos em tempos para tomar remédios, realizarem alguns trabalhos alienantes e depois dormir outra vez. O livro volta no tempo, ao ano de 2049, revelando as decisões tomadas por alguns poucos poderosos, responsáveis por bilhões de mortes que deixarão a humanidade em vias de extinção. Hugh Howey apresenta aos leitores um mundo pós-apocalíptico, com os poucos seres humanos restantes sobrevivendo à atmosfera tóxica do planeta Terra em um silo subterrâneo.


Para evitar dar spoilers, vou falar o minimo possível neste primeiro parágrafo sobre o conteúdo do livro e, como sempre, focar na minha opinião Se o primeiro livro nos mostra uma população confinada dentro de silos, onde cada andar é responsável pelo funcionamento integral do mesmo, onde existe controle populacional e onde os "condenados" são obrigados a saírem do silo para morrerem horas depois, Ordem traz a tona, o que aconteceu para que essas pessoas precisassem habitar os Silos. Como eles foram construídos, de onde surgiu a necessidade, como pensaram no futuro... essas são algumas das curiosidades de todo o leitor de Silo que foram saciadas em Ordem. E... vai ser apenas isso que eu vou contar. =P

Para quem não leu Silo ou nunca ouviu falar na série, trata-se de uma distopia onde por algum motivo (que descobrimos em Ordem) a população teve sair de suas casas e viver em Silos. Várias gerações já se passaram, mas lá estão eles, habitando aqueles prédios cilíndricos embaixo da terra, com mais de 100 andares inferiores.






















Sou suspeita para falar porque eu adoro distopias e, justamente, por amar distopias, já vi muito do mesmo, onde só muda os personagens, mas sempre tem aquela sensação de que você já leu aquilo em algum lugar. Mas com Silo? Essa é de longe a melhor distopia de todas. Silo me conquistou pela sinopse e me arrebatou com o conteúdo. Ordem me deixou de queixo caído, me questionando se meus olhos estavam lendo o que eu, de fato, estava lendo.

Não estou exagerando quando falo que a escrita de Howey é fantástica e muito inteligente. Inicialmente, Ordem me pereceu ser apenas um livro sobre o antes. Mas o autor conseguiu linkar o passado e o presente dos silos de uma forma tão impressionante, que me deixou pasma. Ordem é uma rede de intrigas e de conspirações, só lendo para entender. É tudo tão possível e, ao mesmo tempo tão bizarro... fiquei chocada em grande parte da leitura.

O livro é gordinho, sim, mas você nem sente as páginas passando. Queria devorar o livro porque, a cada capítulo, o autor soltava uma pecinha do enorme quebra cabeças. Mas recomendo que a leitura seja feita com calma, para assimilar cada detalhe. E, acreditem, são muitos.























A narrativa é feita em terceira pessoa e, como disse, mescla o passado e o presente dos silos. Mais uma vez o autor intercala o ponto de vista dos personagens para tecer a narrativa. Nesse livro, grande parte dos personagens são novos. Conhecemos Donny, Anna, Thurman. Todos os personagens são fortes e marcantes. Mas, o mais impressionante é que todos eles são dúbios. Se em um capítulo eu confiava e acreditava em um, no seguinte eu já duvidava de suas intenções. Como o autor consegue fazer isso? Não sei, mas Ordem, assim como Silo, é mais um desses livros eletrizantes que vai e levar para uma outra dimensão onde é impossível achar que existe alguém 100% errado ou 100% certo.

Mergulhar na narrativa de Howey é, se desprender dos personagens, não julgá-los, é refletir e questionar o tempo inteiro. Ordem é muito mais critico e fala de poder, poder acima de tudo. São várias teorias politicas, mas o que mais me chocou foi ver a degradação da pessoa. 

O livro é de arrepiar, com ação, suspense e muita, muita, MUITA intriga. To mega ansiosa para saber o que vai acontecer no último livro da série e até onde toda essa rede de intrigas pode chegar.

#publicalogointrinseca








41 comentários

  1. Adorei a premissa do livro e o seu ponte de vista sobre a história, amo livros desse gênero e já havia visto essa capa em uma livraria e não dei muita atenção, porém agora lendo sua resenha amei demais!
    Parabéns pela resenha foi perfeita! Adoro seu blog e suas dicas!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Suas fotos ficaram lindas!
    Eu nunca ouvi falar da série, ou não lembro. o.O
    Pra ser sincera, de início não gostei do livro, mas sua resenha ficou tão legal, principalmente saber dessas personagens dúbios, achei isso interessante, que deu água na boca!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Kel,
    apesar de ter visto a resenha dos dois livros aqui e achado interessantes, não pretendo ler. esses livros não fazem muito o meu estilo, o que acaba se tornando uma leitura cansativa para mim =/
    adoraria ver no cinema ou em série, mas os livros eu passo :P

    ResponderExcluir
  4. Kel, eu já havia lido várias resenhas de Silo, mas por ser o primeiro livro de uma trilogia e ser uma distopia, eu acabei não dando muita atenção a ele. Eu geralmente tenho preconceito com esses livros, justamente por achar que são mais do mesmo, e fiquei surpresa quando você contrariou na resenha exatamente o que eu estava pensando! Acho que essa é a hora de voltar às trilogias e de mergulhar nas distopias. Vou começar por essa, porque confio em você.
    Ps.: Será que vão fazer um filme? <3
    Um beijinho,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu fiquei muito animada quando fiquei sabendo sobre Silo, mas como é um gênero que não costumo ler e é um livro um tanto denso, eu não o li ainda, mas eu pretendo ler em breve, pois acredito que vou gostar e fiquei super animada ao ver que Ordem consegue ser melhor ainda que Silo, isso é ótimo, né? Enfim, gostei muito da sua resenha e acredito que vou adorar ambos os livros quando os ler.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre vi resenhas de Silo por aí, e fiquei interessada.
    Que bom que A Ordem não caiu na maldição do segundo livro.
    Adorei a sua resenha, dá vontade de ler, pena que eu ando com uma lista de leitura
    tão abarrotada, fora os encalhados da estante :'(
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  7. Eii, Kel
    Eu já ouvi um monte de gente recomendar esse livro (eu também adoro distopias ^^), mas nunca li... Acho que agora está na hora de eu começar, né? Bom, de qualquer forma, muito obrigado pela dica!! Talvez, eu leia, mesmo a capa de Silo sendo bem ruinzinha hehehe...

    Bjs, Juh.
    naosepreocupecomisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da proposta do livro, mas confesso que nunca tinha ouvido falar da série. Me chamou atenção que pra vender o livro, eles tiveram que colocar "desbancou Game of Thrones", sendo que são livros bem diferentes, pelo o que eu entendi. Enfim, foco. Gostei do que você destacou na resenha em relação ao enredo, eu gosto muito de distopias e acho que vou me viciar nessa leitura também. Achei legal você falar que não é mais do mesmo sobre distopias que a gente já conhece, depois de Divergente qualquer distopia fora do padrão é válida, certo?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel, tudo bem?
    Eu gosto muito de distopias e estou muito curiosa com essa série, mas infelizmente tenho tantos na frente que terei que esperar para comprar...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Oi Kel
    Minha nossa que livro!!!!
    Eu acho que não li ainda uma trilogia tão intensa como essa que citou. O silo não tinha me interessado de primeiro momento, mas agora? MINHA NOSSA hahahaha
    Parabens pela resenha incrivel.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li essa série, mas é pq tenho alguns livros na frente.... rsrsrsr
    Mas eu fiquei ainda mais curiosa... cada vez q leio algo sobre Silo fico mais angustiada pra ler logo... kkkkk
    Li a sua resenha com muito cuidado pra não ler algum spoiler... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Eu li outra resenha de Silo e a pessoa falou super mal, não lembro em qual blog. Mas aí você vem em me convence que devo ler essa séria.
    Eu também amo distopias. É um dos meus gêneros favoritos. Gosto especialmente de ver as conspirações, a busca pelo controle. E também o fato de que a humanidade de tem redenção mesmo num mundo destruído.
    Espero poder ler logo os dois livros. E que o próximo não demore.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Vi você falar sobre este livro no canal e agora com a resenha! *-* Nem sei que falar... Tipo, vou sair correndo agora pra comprar o meu!!! (rrs) Fiquei mesmo curiosa por eles.

    Adorando seu blog!
    Um abraço!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  14. Adoro livro com muita intriga. Antes não tinha muito costume de ler distopia, mas agora estou pegando gosto pela coisa e esse parece mesmo ser muito bom. Fiquei empolgada só de ler a sua resenha. Vou procurar para saber mais sobre o livro anterior para colocá-los na minha lista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li Silo, tenho outras leituras na frente. Mas essa continuação parece boa, li outras resenhas que também falaram bem da série. huhuuh, adoro uma intriga! kkkk

    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel, tudo bem?
    Ainda não li o livro O Silo, mas lendo sua resenha me dá muita vontade de adquirir esses dois livros!
    A história parece ser muito interessante e você está tão empolgada com esses livros que me contagiou...rsrs.
    Fico feliz que você tenha gostado tanto desse livro quanto gostou do primeiro, pois geralmente o primeiro livro de uma série ou trilogia é sempre muito melhor que os outros...

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Kel!
    Sou fã de distopias e estou doida para ler Silo! só li resenhas positivas à respeito e confesso que fiquei bastante curiosa para saber com seria viver em um silo.
    O melhor de tudo é saber que a continuação é tão boa quanto o primeiro livro e que o autor conseguiu desenvolver a história sem decepcionar.
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  18. Olá Kel, simplesmente amei sua resenha. Estou me roendo de vontade de ler Silo. A premissa parece ser muito bacana e amo livros desse gênero.
    Mal vejo a hora de ler e conhecer a obra e amei esta capa <3.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  19. Oii Kel, tudo bem? Uau, que resenha!! Já estava meio desanimada em ler "Silo" mas a sua resenha me deixou animada com a leitura novamente, e "Ordem" parece ser ainda melhor. Acho que só vou começar a ler quando tiver "Ordem" em mãos.

    Achei interessante o livro explicar o antes, o que aconteceu para os silos serem formados e tudo mais... acho que vai explicar muita coisa que as pessoas tavam falando que não aconteceu em Silo.

    Ai, essa sensação de duvidar dos personagens, acreditar em um capítulo e no próximo já não ter tanta certeza. Deve ser meio angustiante... mas deve ser uma ótima leitura.

    Adorei a sua resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  20. Achei essa capa diva e a história em si me chamou bastante a atenção. Acredita que eu não conhecia esta série ainda? Até fiquei com vontade de ler, mas já tenho tanta série que preciso terminar que acabo desanimando! Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Essa capa sempre me chama atenção e a do Silo também.
    Mas só agora li alguma resenha, e gostei muito.
    Também adoro distopias!

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  22. Para mim o que vc escreveu no primeiro parágrafo da resenha foi mais que suficiente (desde que li sua resenha de Silo) estou curiosa com essa série. Muito bom saber que Ordem é ainda melhor e que explica muitas questões essenciais.
    A cada dia que passa estou mais envolvida com as Distopias, e olha que li poucas mas já percebi o que vc citou como encontrar elementos semelhantes. Otimo saber que silo e ordem tem uma historia inovadora, criativa e instigante.
    Pelo que li o autor também capricha na complexidade dos personagens, fiquei curiosa e agora mais ansiosa que nunca para ler e torcer pelo lançamento do fechamento dessa trilogia.

    Amei saber um pouco mais da sua opinião e vc me convenceu a investir nessa série. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Kel, tudo bem?
    Eu tenho Silo, mas ainda não li, preciso dar um jeito nisso. Não sabia que esse segundo livo era sobre a origem da sociedade, achei legal dedicar um volume a isso, mesmo intercalando capítulos no presente.
    Eu gosto muito de distopias (não tanto como você, rs), e vamos torcer para o último livro ser tão bom ou melhor que os anteriores
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Kel.
    Ainda não conhecia Silo, mas já tinha ouvido algumas opiniões positivas.
    Mas a sua resenha está maravilhosa. Você conseguiu me deixar com a pulga atrás da orelha kkkk
    agora quero muito ler, mas não posso comprar por enquanto mas vai para a minha lista de desejados. =)

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oiee

    Quero muito ler esta série ganhei da Bru o primeiro livro e pretendo ler em breve vamos ver se consigo:)

    Adorei a resenha e preciso de A Ordem para ontem rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  26. Kel, se tu me intimou a ler Silo e até agora não li na resenha de Ordem me senti mal por ter perdido tanto tempo e não ter providenciado isso antes! Eu amo distopias, é meu gênero literário preferido e me sinto na obrigação de conhecer esta historia! Adorei!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  27. Kel <3

    Ainda não li Silo, mas estou curiosa para lê-lo. Quero conhecer essa série desde que li sua outra resenha KKK. Foi ela quem me despertou a curiosidade para o livro. Quero muito conhecer a escrita do autor. A história me parece fascinante.

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  28. Hey, tudo bem?

    Ai, por que você fez isso comigo? Gostei muito de Silo quando o li e estava ansiosa para ler Ordem, mas agora deu uma sensação de urgência. Preciso saber mais sobre esse mundo criado pelo Hugh, também adoro distopias e essa realmente tem um 'Q" de diferente. Ansiosa para ver se as questões que levantei a partir da leitura de Silo serão mesmo respondidas.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  29. Oi Kel!

    Realmente algumas distopias acabam ficando bem parecidas em vários pontos, principalmente agora que está tão em alta e o melhor é quando o autora consegue superar e inovar, e nesta série é uma alegria ver que autora conseguiu essa inovação e que te conquistou mais uma vez! Espero ler logo, afinal, gostei de ver sua visão sobre Ordem e o melhor, nada de spoilers, rs.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Kel, tudo bem? Acompanhei a sua animação quando leu Silo e quando conheceu o autor na Bienal e sei o quanto você gostou da série. Eu não curto distopias então nunca tinha me atentado para a história, não me chama a atenção. Mas, estou querendo sair um pouco da minha zona de conforto e se é para começar a ler distopia acho Silo uma ótima pedida! Sei o quanto você é criteriosa com as suas leituras e se esse ganhou cinco estrelas e coração de favorito é porque foi merecido!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  31. Meu interesse por Silo e por Ondem se dá inteiramente pela sua recomendação, Kel. Eu gosto muito de distopias, foi o que mais li no ano anterior, mas como estavam todas ficando parecidinhas, acabei parando um pouco. Mas aí vi você louca pela continuação de Silo... pesquisei, pesquisei, e por fim eu decidi que precisava ler, simplesmente isso, porque o negócio me deixou curiosa mesmo.
    *Resenha sem spoiler, obrigada* Gostei que os personagens são fortes, afinal, uma distopia precisa disso, e o cenário (adorei a ideia dos silos), tem tudo pra fazer jus aos seus elogios. Espero me surpreender com essa distopia, porque mais do mesmo já cansei =P

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    A resenha me deixou curiosa sobre o livro e morrendo de vontade de ler também sou fã de distopias e com tantas acabamos encontrado mais da mesma coisa e achei legal essa serie nos trazer algo novo, fiquei interessada no autor que pela resenha pareceu que escreveu uma grande trama !!!!

    ResponderExcluir
  33. Nossa, fiquei com muita vontade de ler o livro e olha que suspense não é muito bem a minha praia não. Mas depois dessa resenha eu fiquei tipo: putz, eu tenho que ler esse livro. Só não gostei muito que ainda tem continuação. Então vou esperar o próximo ser publicado e ler tudo de uma vez ;-)

    ResponderExcluir
  34. Uau!
    Admito que eu já tinha lido comentários sobre o primeiro livro, todos muito positivos, mas até então eu não havia me interessado pela história em si.
    Confesso que agora estou bem curiosa e ansiosa para poder conhecer melhor a narrativa e os personagens. Espero conseguir matar essa vontade logo *-*

    bjs

    ResponderExcluir
  35. Oi Kel, vou parar de vir aqui porque você vai me falir com tanto livro bom. Acho que vou esperar a série toda pra comprar tudo de uma vez e não ficar angustiada que nem você. kkkk Amei o enredo dos livros e espero ler. :) Bjs
    folheandominhavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Essa série tá dando o que falar, só coisas boas por sinal!!! \o/
    Eu amei as capas e foi um dos que mais me chamou a atenção
    1 . eu escolho muito antes de ler distopias, e a história desse me impressionou bem mais!
    2 . tenho medo de distopias kkkkkkk tudo que posso remeter ao fim do mundo me da medo (aiii gente, fazer o que né kkkk), dá vergonha de falar isso, mas esse é um gênero que não tenho preconceito, mas medo e evito, mesmo morrendo de curiosidade de saber no que vai dar!!!
    Mas acho que leria essa série sim!! Tem cara de ser superlegal!
    bjoos

    ResponderExcluir
  37. Conheci Silo através de você, Raquel, e apesar de não ser o gênero literário que curto (olha o preconceito literário aí, rsrs) resolvi dar uma chance depois que li a resenha. Fui na livraria duas vezes, mas não achei o livro. agora que saiu a continuação, Ordem, e depois de ler o que você escreveu na resenha, vou correndo procurar por Silo e compra Ordem junto. Preciso lê-los antes do próximo volume.

    ResponderExcluir
  38. A ideia do mundo distópico eh diferente e bem interessante. Preciso ler silo para ontem.. Só vejo resenhas positivas dizendo q eh uma das melhores distopias!

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  39. Muita gente fala bem desse livro. Eu ainda não sabia muita coisa sobre ele e agora que já sei mais sobre, já quero fazer a leitura. Ainda mais depois de ver a sua resenha. Certeza que vou adorar e ficar empolgada para logo querer o próximo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  40. Oi, tudo bem? Sua resenha me fez ter muita vontade de ler esse livro! Adoro distopias, também, mas estou dando um tempo, por enquanto. Acho que vou gostar dessa! <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Oi Kel, tudo bem?

    Eu não sou fã de distopia, a única séria com esse tema que gostei foi Legend, mas as suas resenhas sobre Silo e Ordem são tão apaixonadas que estou super interessando em descobrir se vou gostar ou não destes livros. Pelo menos pelas sua visão eles parecem ótimos e por isso que dar uma chance.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!