# Resenha 213 // A Mais Pura Verdade

Oiee pessoal, tudo bem?

Hoje vamos falar de um dos livros mais comentados no último mês na blogosfera: A Mais Pura Verdade. Não li a prova, só li o livro e me surpreendi com a leitura, apesar de ter me irritado em alguns momentos. Mas isso eu explico melhor na resenha =D


Título: A Mais Pura Verdade // The Honest Truth
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Livro cedido em parceria com a editora




Sinopse: A Mais Pura Verdade - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável. 


Mark e seu fiel escudeiro, seu cachorro Beau foge de casa preparado para realizar um sonho: escalar uma montanha, independente do que aconteça. Com tudo o que ele precisa dentro da mochila, o garoto vai tentando alcançar o seu objetivo. Pelo caminho, pessoas que acabam marcando de alguma forma. 

Mesmo sem recorrer ao drama da doença (pelo menos não diretamente), Gemeinhart construiu uma história peculiar e grandiosa. É sempre muito bonito enxergar o mundo pelo ponto de vista de uma criança. E a sinceridade e o imediatismo de Mark são muito tocantes. Por onde ele passa, torcemos para que consiga dar mais um passo adiante, que os quilômetros até a montanha diminuam. 

A leitura é rápida, para ser feita em um dia. Mas preparem-se para uma leve angustia e necessidade de saber como tudo vai terminar.























A simplicidade do livro é, sem duvida, o que mais chama a atenção. Essa não é mais uma história de um menino com uma doença grave. Mark quer fazer algo, teoricamente simples para uma outra pessoa, mas, ao mesmo tempo, arriscado, principalmente para ele. Mark quer ser uma criança normal e não ser visto como um doente. Os questionamentos dele são intensos para uma criança. Não sabia se concordava com ele ou se torcia para Mark cair na real e voltar para casa.

Os capítulos são narrados por Mark, intercalados com os "meio capítulos"onde acompanhamos o ponto de vista de Jessie, a melhor amiga que vive um grande dilema de contar ou não contar para onde o menino está indo. A diagramação, como sempre, é linda e no inicio dos capítulos há uma  contagem regressiva dos quilômetros rumo a montanha.






















Algumas (poucas) coisas me incomodaram no livro. A primeira foi a repetição de "A Mais Pura Verdade" em quase toda a página. Da primeira vez foi bonitinho, da segunda legal, da terceira, okay, mas da quarta em diante eu já estava achando totalmente desnecessário. A segunda coisa foi o fato de Mark levar o cachorro para escalar uma montanha cheia de neve dentro de uma mochila. Só eu achei crueldade com o bichinho? Okay que eles tinham uma ligação bem intima, mas passar fome, carregar o cachorro fechado dentro da mochila foi um pouco demais para mim. 

Apesar das ressalvas, o livro é envolvente e intenso. Gostei muito da leitura, apesar de não ao ponto de classificá-la como um liro favorito. A Mais Pura Verdade fala de superação, amizade, determinação e, sobretudo, coragem. Na estreia de Gemeinhart no mundo literário, o autor nos brinda com um livro delicioso, onde, em poucas páginas, nos ensina valores importantes.







41 comentários:

  1. Oi Kel,
    a trama parece ser linda!!
    sabe que eu também tinha pensado nisso sobre o cachorro mas até agora as resenhas que li não tinham falado sobre isso hehe
    gosto de tramas assim, mas "trágicas"... espero conseguir ler este logo! :D

    ResponderExcluir
  2. Tinha lido a resenha desse livro em outro blog e tinha achado bem legal. Falava q o Mark levava sua camera fotográfica pra registrar seus momentos e já me identifiquei.
    Mas a parte q vc comentou do dog fechado na mochila me deixou um pouco agoniada... srrrsrsrs
    Vamos ver se vou me empolgar pra ler...

    ResponderExcluir
  3. Oi Kel,
    Tudo bom xará? Estive meio afastada da blogosfera porque infelizmente tive uns probleminhas de saúde mas agora estou um pouco melhor e tentando me atualizar...rsrs. Então estou com esse livro aqui em casa, e dei ele para minha mãe ler primeiro pois parece bem o estilo dela, apesar de eu ter achado a história bem interessante e querer conhecer mais também, acho que vou acabar lendo viu...rsrs...sobre ele levar o cachorro e realmente uma pena o cachorrinho deve ter sofrido.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel, adorei a tua resenha, ainda nao conhecia o livro, mas fiquei muito curioso para o ler pela sua resenha :)
    Continue assim!
    Ganhou um seguidor para sempre :)

    ResponderExcluir
  5. Ola Kel lindona eu concordo com você a expressão foi muito usada e achei desnecessária. Eu amei esse livro exatamente pelas cenas simples, acabei a leitura terça feira, me emocionei em algumas cenas simples mas que tocam o coração. Mark é um guerreiro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Kel :)
    Minha nossa.... pode parecer puxassaquismo, mas sim... eu amei a resenha.

    Esse livro vem me chamando a atenção desde os comentários que surgiram, primeiras impressões e tudo mais... Ai então começaram as resenhas totalmente destruidoras de coração.
    Eu quero muito ler esse livro, saber o que acontece com Mark é tipo uma necessidade pra mim haha
    Sei que vou me acabar de chorar, mas simplesmente preciso...

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  7. Bom, estou com vontade de ler esse livro, mas já sei que vou me preocupar muito mais com o cachorro do que com o menino (se bem que isso sempre acontece quando há um animal envolvido, então não é muita novidade.) Vi uma entrevista com esse autor e simpatizei muito com ele, me deixou ainda mais curiosa para fazer a leitura. Espero conseguir em breve.
    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do livro de forma geral e compartilho muito de suas opiniões.
    A parte da repetição do A mais pura verdade confesso que não me incomodou.
    A coisa que eu não gostei muito foi que eu estava esperando o livro me surpreender, ou acontecer uma tragédia, ou algo inusitado para dar uma reviravolta do livro, mas não houve.
    Gostei pela simplicidade e pela linda história, porém acho que poderia ser mais aproveitada.
    Enfim, opiniões a parte... ótima resenha!

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esse famoso livro de novo. Já li muitos elogios, mas não é uma leitura que eu gostaria de fazer agora. Achei bem legal que você tenha citado alguns pontos negativos, pois eu já estava cheia de ouvir todo mundo dizendo maravilhas do livro.

    http://leitoresforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo está falando desse livro e eu simplesmente ainda não tive a chance de ler. Eu gostei muito da temática do livro e quando recebi o exemplar fiquei muito animada com a leitura, só não tive tempo mesmo de dar atenção ao livro. Espero muito gostar da leitura como todo mundo, mas sei que alguns pontos que você levantou sobre a história também vão me incomodar ou me irritar um pouco.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel minha linda!!!

    Concordo com você, a repetição de "a mais pura verdade" me incomodou, mas quando foi falada por outros personagens. Porém acho que se eu fosse mais nova teria gostado bem mais. É um livro simples e emocionante, derramei algumas lágrimas, mas não foi O choro sentido. Parabéns pela resenha!

    Beijos
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    eu li o livro e quanto as suas ressalvas, também me incomodaram. Achei o menino Mark bem egoísta e mimado. Esse lance que ele foi para morrer, pura falácia,quem quer morrer, deita e morre. Ele foi imaturo, porém, natural para a idade dele. Tive dó do cachorro e dos pais dele.
    http://www.poesianaalma.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel!
    Como você disse, essa é uma história que chama atenção pela simplicidade.
    É uma história simples e ao mesmo tempo intensa.
    Me encantei com a amizade de Mark e Jessie, e com a lealdade de Beau.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kel!

    Li muitas resenhas positivas sobre "A Mais Pura Verdade". Parece ser bem comovente e com boas aventuras, apesar de que não gostei de saber que o cachorro fica boa parte do tempo dentro da mochila - que dó. Quero ler, mas não no momento.
    Adorei a resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Kel, tudo bem?
    Li apenas a degustação e perdi a data para enviar as impressões para a NC... #sad
    Vou ter que comprar o livro, mas vou esperar um pouco...
    Gostei muito do que li e ao contrário de vc até gostei da repetição do título do livro.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  16. Oi Raquel!

    Concordo com as suas ressalvas, acredito que eu também me incomodaria bastante, como li a prévia apenas, achei legal, mas ainda preciso continuar a leitura para saber se terei a mesma opinião, espero não me decepcionar, mas vi que as avaliações, mesmo ressaltando pontos negativos, estão boas, acredito que vale a leitura.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  17. Eu tambem simplismente amei o livro e um dos meus preferidos de 2015 porque foi uma das minhas peimeiras leituras e ja e um livro que vou levar para toda a vida kkkk beijo amei a resenha e as fotos, ^^
    beijinhos doces
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Diferente de você eu já tinha lido a prova e gostei bastante, talvez por causa disso eu acabei lendo o livro e esperando mais dele, sabe? :/ Mas ao todo eu gostei da leitura e também gostei dessa repetição de "A Mais Pura Verdade" kkkk Mas fiquei completamente irritada ao ver que o Mark levou o cachorro para a montanha, tudo bem que ele é uma criança, mas foi uma crueldade sem tamanho e também bem egoísta da parte do garoto, mas eu fiquei nessa revolta porque sou doida por cachorros mesmo kkkk Enfim, adorei sua resenha e fico feliz que você tenha gostado do livro também.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Kel,
    Parece ser um livro com uma história bonita! Realmente deve cansar depois de ler a mais pura verdade em tudo quanto eh canto hahah

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Estou super curiosa pela leitura, sempre leio resenha sobre e gosto de livro que retratam amizade e coragem, é bem interessante assuntos assim e esse parece ser lindo, afinal, do jeito que estão falando não deve ser atoa. Que bom que curtiu tanto a leitura, a sua resenha etá ótima.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu estou louca para ler esse livro *.* só que a sinopse não me conquistou muito... MAAAAS, já que você disse ele é "envolvente e intenso" talvez eu dê uma chance, hehehe

    Bjs, Juh

    ResponderExcluir
  22. Até a parte que eu li fiquei encantada com a determinação de Mark e o companheirismo de Beau.
    Não sei se carregar o cachorro para cima e para baixo seria o mais sensato, mas tudo bem. Li resenhas que o pessoal não gostou do final. Eu ainda não terminei de ler, mas parece ser um bom livro

    ResponderExcluir
  23. Resenhei esse livro hoje e assim como vc fiquei intrigada com alguns pontos no início do livro; tipo ficava pensando que ele estava sendo egoísta em sair nessa aventura e não pensar nos pais, também pensei na questão do cãozinho ... Mas depois percebi que ele fez o que fez pq tinha prometido ao avô e se não sabia o que a doença faria com ele precisava arriscar tudo na realização dessa promessa. A questão do cãozinho penso que de certa forma o bichinho não conseguiria ficar longe do seu amigo, então se tivesse que sofrer momentaneamente esse seria o preço (ele nunca latia, percebesse???).
    Enfim fiquei emocionada com o final da história e foi ótimo saber sua opinião.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi Kel

    Também não li a prova do livro e pretendo ler muito em breve afinal todo mundo é só elogios, eu como defensora dos animais acho que também vou achar ruim essa parte do cachorro fica na mochila só de ler essa parte já fiquei aflita coitado.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  25. A Mais Pura Verdade foi meu mais intenso caso de amor à primeira vista haha Lembro que lá no início de fevereiro, junto com os lançamentos do mês da NC, no final dos posts dizia "vem mais por aí" e a capa desse livro estava junto. Eu logo pensei que ia me interessar, e não deu outra. Foi só a editora liberar as degustações e eu fiquei morrendo de inveja dos blogueiros rç Realmente me encantei pela estória. Sei que vou me sentir assim quando ler, em um impasse entre torcer que o Mark conclua esse "sonho" ou querer que ele volte para casa, afinal, é imprudente da parte dele fugir para ir escalar uma montanha. E coitado do Beau, eu imaginei que ele acompanhasse o dono de um modo normal, não que ficasse trancado em uma mochila, coitadinho!
    Espero poder ler o livro em breve, o mais breve possível :)

    ResponderExcluir
  26. Oi Kel...
    Você não foi a única que achou uma crueldade com o cachorro. Nossa, achei que eu estava doida .. mas ainda bem que não fui a única a pensar isso.
    Já achei egoísmo levar o bichinho para uma aventura dessa, mas pior foi nos momentos finais, nem sei como Beau teve tanta sorte de sobreviver. Coitado.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Kel! Tenho curiosidade quanto a esse livro mas já sei que vou chorar! Uma observação que você fez e que, com certeza, iria me irritar muito durante a leitura é a repetição da frase "a mais pura verdade", pelo visto exageraram um pouco! Fico feliz que você tenha curtido a leitura!
    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Estou doida para ler esse livro.
    Já li várias resenhas, mas adorei a sua!

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Eu gostei do começo do livro, mas concordo com você: maldade deixar o Beau dentro da mala, tadinho. Ainda bem que ele era bonzinho, né? E eu não sei se começa depois, mas não me lembro de ficar tão incomodada com "A Mais pura verdade" se repetindo o tempo todo. Com certeza quando ler o livro inteiro vou me incomodar hahaha
    Beijos,
    Deia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  30. Quero MUITO ler esse livro, mas ainda não tive tempo! Espero poder lê-lo logo!

    Paulinha
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Kel. Amei a resenha e já li o livro. Eu adorei a leitura e inclusive gostei muito dos "A mais pura verdade" e do companheirismo do Mark com seu cão, só que eu fiquei buscando algo a mais, como se o final pra mim precisasse de uma coisinha só para se tornar mais real ou foi minha ansiedade pra saber como terminava que colocou muita expectativa... Mas de qualquer modo, o livro é muito bom. Bjs
    folheandominhavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi Kel, eu gostei do livro, achei um livro tocante e significativa, mas faltou um elemento mega importante pra mim: a emoção. Não me emocionei durante a trama, e o final aberto me deixou meio assim OK! De qualquer forma dei nota 4 também.

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  33. Sério, de tanto que eu ja li resenhas desse livro tô começando a cansar dele mesmo sem ter lido. E olha que todas diziam maravilhas do livro, com criticas pequenininhas, mas sério de tanto que já ouvi a respeito pelo menos pelos próximos meses eu não o lerei.

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    O livro parece do tipo que faz pensar muito depois que o terminamos a historia me parece muito tocante e emocionante me interessante só achei meio doido ele fugir de casa pois Mark ainda e uma criança !!!

    ResponderExcluir
  35. Eu li mês passado e ameeeeei!!!
    Geeeente, que livro lindoooo!!!
    Confesso que estava economizando, achando que o final seria triste, mas me surpreendeu bastante!!! Foi lindo, criativo e revigorante!!
    A amizade entre o Mark e o Beau, aiiii Senhoooor, que fidelidade, que amor, que tudooo!!! tudo o que eu quero pra mim!! rsrsrsrs
    Ameeei muito, superrecomendo e quero mais do Dan!!!
    bjoos

    ResponderExcluir
  36. Só tenho lido resenhas positivas sobre esse livro. Adoro livros que tratam de superação, determinação e amizade. Só acho que não vou gostar dessa parte do cachorro (tadinho, preso numa mochila?!), sou muito sensível com livros sobre animais.

    ResponderExcluir
  37. Oi Kel, tudo bem?
    Eu tive enormes expectativas a respeito desse livro quando li as primeiras impressões, porém eu me decepcionei um pouco, a parte mais legal é quando ele vai para a montanha, sério, foi uma montanha russa de emoções! Outra coisa que preciso falar é que os personagens são bem constituídos e um cachorro apaixonante haha ♥ A minha avaliação foi a mesma que a sua e espero que a NC publique mais livros do autor e que ele evolua ainda mais a sua escrita!

    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi Kel, tudo bem??

    O livro é tocante, mas não o suficiente para citá-lo como favorito... a repetição da frase me incomodou na leitura e fiquei um pouco irritada... fiquei com dó do cachorro nos primeiros momentos da viagem, colocá-lo ali naquela mochila fechada foi ingenuidade da parte do garoto... sei lá... eu entendi que em certos lugares o cachorro não poderia aparecer, mas prendê-lo... daquela forma... o que eu sei foi que quem me ganhou foi o cachorrinho... xero!!

    ResponderExcluir
  39. Oi Raquel!
    Estou querendo muito ler esse livro, muita gente está elogiando e me parece bem o tipo de autor que eu gosto haha. Gostei muito da sua resenha, me deu ainda mais vontade de ler!
    Beijos!
    Carol
    http://www.livrosajaneladaimaginacao.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi Raquel!
    Estou querendo muito ler esse livro, muita gente está elogiando e me parece bem o tipo de autor que eu gosto haha. Gostei muito da sua resenha, me deu ainda mais vontade de ler!
    Beijos!
    Carol
    http://www.livrosajaneladaimaginacao.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Oi Kel, tudo bem?

    Eu estou doida para ler A Mais Pura Verdade, o livro parece ter uma história tão emocionante e bonita e quero muito conhecê-la.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!