# Papo Literário // Deixem em paz os livros de colorir

Oiee pessoal, tudo bem?

Hoje, como sempre, vamos falar da última polêmica das redes sociais: os livros de colorir. Com certeza você já ouviu falar deles: Floresta Encantada, Fantasia Celta, Jardim Secreto, Mil e Uma Noites, entre tantos outros que inundam as prateleiras das livrarias. Tem mãe, tem filho, tem pai, tem namorado, tem blogueiro, tem autor, colorindo pelo Brasil todo (e pelo mundo também). E, claro, basta algo fazer sucesso para virem as críticas.

#mimimimimimimimi

Assim como tudo na vida, os livros de colorir nunca terão uma unanimidade a favor, mas o problema está em, justamente, desmerecer um trabalho, afinal, não é porque eu não gosto, ou porque eu não sei colorir, que eu vou espalhar aos sete ventos das redes sociais que passar o dia pintando é uma perda de tempo, certo?



A questão é que, em uma semana, eu vi pelo menos cinco pessoas, incluindo autores nacionais, se manifestando publicamente contra os livros de colorir. "Melhor colorir com palavras que com lápis de cor", certo? Hmmm, bem, permitam-me discordar.

A lógica literária é muito engraçada e vira e mexe me faz refletir. Se o foco está em um livro modinha, o problema é que as pessoas só leem best sellers e não dão vez para autores "menores". Se a pessoa só lê livro internacional ou em inglês, o problema é que ela não gosta da literatura nacional. Se ela só lê livro de editoras conhecidas, existe preconceito com as editoras menores. Atualmente o problema está em gostar de um livro de colorir. Afinal, eles não tem história e, vamos combinar, um livro de colorir vende em banca de jornal e custa menos de 10 reais. O que falar de quem pensa dessa forma?

DEIXE-ME PENSAR...

O que algumas pessoas não entendem, ou não querem entender, é que os livros de colorir são o trabalho desses artistas. E o pior é que quem critica não deve nem ter se dado ao trabalho de folhear estes livros e não sabem o que estão perdendo!! São obras belíssimas e, muitas vezes, repletas de detalhes que devem ter dado tanto trabalho quanto escrever uma história de 500 páginas. 

Vamos pensar fora da caixa, né, galera! É muito fácil falar que "brasileiro não compra livro" e depois vir criticar quem tá se divertindo colorindo livro. Fala sério. Cada um no seu quadrado e todo mundo fazendo algo de útil no tempo vago. E nem venha me dizer que você está "só dando a sua opinião" porque opinar não é desrespeitar. 

É errado querer colorir? Claro que não! É entretenimento como qualquer outro livro e o livro de colorir está fazendo bem a muita gente. Ninguém é obrigado a gostar desse tipo de livro, mas desmerecer o trabalho desses autores é um absurdo, principalmente quando a critica vem de pessoas deste mesmo seguimento literário.  Assim fica feio, hein, galera!




Eu leio, eu pinto, eu destruo diário e, principalmente, odeio hipocrisia.  Por isso, vamos parando porque é...



E vamos deixar o amiguinho em paz para colorir, ler e fazer o que ele quiser com os livros. E nada de achar que só porque o livro é de colorir que ele é molezinha. Levo dias para terminar um desenho =P E em breve vai ter resenha para vocês.

Esse é o meu desabafo de hoje

Beijos da #RaquelSincera


35 comentários:

  1. Eu vi uma autora nacional conhecida falando isso, fiquei chocada! Desmereceu o trabalho alheio. Acho que tanto os livros de colorir como os interativos, são uma ótima pedida incentivar as crianças a gostarem de livros, por estarem brincando com eles. E para os adultos também.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
  2. ADOOOOORO ESSA SUA COLUNA KKKKKKKKKKKKKK
    confesso que até o momento não vi ninguém criticando, mas acho a ideia bacana. não sou boa em desenhar e faz muito tempo que não brinco com lápis de cor, então acho que rola uma bela nostalgia, não?
    vi muitos blogueiros postando no insta fotos de seus desenhos, principalmente de Jardim Secreto, que é o bambambam do momento e acho lindo, incrível demais!
    apesar de achar interessante, não compraria para mim... apesar de ser um livro para tirar o estresse, este tipo de livro faz o contrario em mim: só me estressa! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei cada palavra dita kkkkkkkkkkkk sério. Me admiro com esse povo que nao tem o que fazer e critica o gosto alheio.
    Beijos
    www.hicultura.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Meu acho que compartilho do mesmo pensamento livro com história ou de colorir é a mesma coisa, e acho muito feio desmerecer quem faz esse tipo de livro ou até mesmo quem gosta de pintar e relaxar com essa atividade, para mim nada mais é do que recalque kkkk não vende livro no Brasil e vem reclamar de livro de colorir tenha dó, posso até não gostar de pintar ou destruir diários sei lá mas isso não me dá o direito de criticar quem criou o livro ou quem está pintando né.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Kel, tudo bem?

    Adorei seu post e tenho a mesma opinião que você. Também vi esses comentários no facebook é fiquei horrorizada. Adoro livros interativos e estou doida para comprar Jardim Secreto e Floresta Encantada.

    É muito feio esses comentários desrespeitando os autores. Eles com certeza também se dedicaram a fazer o livro, como qualquer autor. Acredito que se a pessoa não gosta tudo bem, mas não deve desrespeita o trabalho de ninguém. Isso é errado e feio.

    Parabéns pelo post e palavras. Concordo com cada palavra.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  6. Kel, adorei!

    Acho que você disse exatamente o que muita gente queria falar.
    Também fiquei chocada com autores nacionais falando negativamente sobre esse tipo de obra.
    Eu particularmente acho que não compraria um livro assim, mas por não saber apreciar a obra. Sou péssima com desenhos e pinturas, e morreria de pena de destruir um livro kkkk
    Mas cada um é cada um e ninguém tem que dizer o que o outro pode ou não gostar

    Bjin da B

    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios
    http://brendalandim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sempre tão sensata, Kel.

    Tive a oportunidade de folhear algumas dessas obras. São belos os desenhos. Tudo lindo! Imagino o trabalho que deve ter sido para ilustrar. E acho muito bacana que está se propondo a colorir. Achei a ideia do livro genial... porém, a proposta é relaxar... e colorir me deixa de saco cheio... não é para mim. E, fico ainda, com uma pontinha de inveja de todos os meus amigos que estão levando a sério essa arte de colorir.

    A cotidiano é feito de modismo. Aposto que essas pessoas que dizem estar indo contra a maré, "eu não vou colorir pq é moda" devem seguir outros tipos de modismo. Inclusive não se importar com modismo pode estar dentro de uma corrente modista.

    Então... é tudo besteira. Se faz a pessoa bem, tem que colorir mesmo.

    Beijos, Fernanda D.
    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Kel, eu ainda não tinha visto ninguém criticando este livro, mas acho também um desrespeito e como você mesmo disse os artistas que os criaram tiveram bastante trabalho e não devem ser desmerecidos...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. Eu também vi autor nacional falando dos livros de colorir. Bom, eu já comprei um porque a minha mãe pediu e agora estou bem animada para colorir com ela. E é aquela coisa, se eu não gosto de algum livro ou seja lá o que for, apenas ignoro tudo o que sai sobre ele. Fim.

    ResponderExcluir
  10. RSRSRSR Falou igual minha professora do pré " Vamos deixar o amiguinho em paz para colorir". Acho hipócrita da parte das pessoas falarem ou melhor criticarem o trabalho de outros autores, sem contar que alguns dos que falam nem ao menos se deram ao trabalho de folear e ver como um livro desses e lindo, e uma forma de arte como a literatura a musica entre outros. Eles deviam ver o quanto e bom autores brasileiros ficarem conhecidos no mundo pelo seus trabalhos, e ver como mais pessoas tem acompanhado esses tipos de livros. Se você não gosta okay e uma opinião sua ninguém vai mudar, mas você critica o que outros gostam criticar a pessoa que escreveu o livro que se foi publicado e faz sucesso por sinal é bom, isso e muita hipocrisia . Adorei o post e apoio #Deixemempazoslivrosdecolorir eu apoio e amo os livros de colorir.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Concordo com TUDO o que você falou. Penso que cada um faz o que quer com o seu dinheiro, quer colorir? Vai colorir. Quer comprar um pacote de biscoito e chamar de bolacha? Vai chamar de bolacha. Afinal, quem trabalhou para comprar foi eu, se quiser chamar de Teko ou comprar uma caixa de lápis de cor e sair pintando todos os livros de colorir do mundo, eu vou fazer isso e o choro é livre! hahahahahaha Sério, acho tão perda de tempo quem gasta saliva tentando falar que não pode comprar livro de colorir, que tem que "colorir com palavras", aham tá, senta lá Cláudia! Enfim, adorei sua opinião e concordo que tudo isso é uma Palha Assada de gente que não tem o que fazer.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Aff, como sempre né Kel! pessoal realmente não tem o que fazer! Agora até já sei o próximo Papo Literário. Os mini barracos que andam rolando em resenhas "negativas" se estiver enganada, vai uma dica =D

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel, comentei esses dias no twitter que que esse monte de livro de colorir sendo lançado já está perdendo a graça, mas no mesmo sentido que me entedio com modinhas as vezes. No entanto sou das pessoas que querem muito um desses livros, e vou comprar o meu em breve. Enfim, esse extremismos de algumas pessoas cansam mas fazer o que é o mundo.

    ResponderExcluir
  14. Rachei com seus gifs hahahaahah
    Vi autor amando, vi autor criticando. O povo reclama de tudo essa é a verdade! Ninguém nunca está satisfeito com nada e isso é chato pra caramba. Mas você disse tudo, esse é o trabalho de um artista. Não da para desmerece-lo só porque a arte dele é com formas e não com palavras.
    Eu amo os livros de colorir, e queria muito conseguir pintar mais! Mas é tanta coisa pra fazer que quando eu paro, raramente pego meu livrinho para colorir. Mas ele está lá, junto com a caixa de lápis de cor mais cara da minha vida hahaah Vou termina-lo. Tenho fé nisso haha

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Ooi Kel!

    Eu fiquei sabendo pela Giu sobre essas autoras contra o livro e olha mimimimimimimimimi
    Concordo contigo, como concordo com o post da Giu sobre o tema.
    Dá muito trabalho para fazer e é muito legal, mas acho que o que incomoda essas autoras é que o fato de que mesmo o livro estando plagiados no google, é um dos mais vendidos todo mundo ta curtindo o que muitas vezes não acontece.
    Como tudo o que faz sucesso, existe um monte de gente para criticar sem ao menos conhecer.

    Como sempre adorei o papo :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel!
    Falou tudo. Pessoa fala tanto em igualdade social e discorda sobre gosto literário. Pelo amor de Deus, hipocrisia nivel máximo. Total estupidez. A mesma coisa em relação aos interativos. Puro mimimi, acho que a pessoa tem que fazer aquilo que lhe faz bem, seja destruindo, pintando, escrevendo ou lendo. Cada livro tem sua essencia e como tal deve ser apreciado assim. Porque ficar misturando um livro de leitura com um de colorir. Me poupe. Aprender a diferenciar é bom hein. E a respeitar tambem.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  17. Concordo plenamente com você.

    Beijos,
    livros-etudomais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Já li tanta coisa sobre esse livros, de gente que se acham intelectual de mais para ficar perdendo tempo colorindo livros. Gente, sério! Se você não gosta?! E dai se tem pessoas que gostam, que estão relaxando ao colorir esses livros. Com certeza é mil vezes mais produtivo do que ficar espalhando ódio nas redes socais

    Ótima reflexão! Apoiado!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Também vi esses comentários e fiquei incomodada. Concordo com você, cada um no seu quadrado, o livro de ilustrações é tão magnífico quanto os demais livros. Acho uma delícia ver um monte de adulto estressado, com vidas de "adultos" parando cinco minutinhos para pintar. Eu não deixei de ler para pintar, e nem vou deixar de pintar para ler, cada um tem seu momento.
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  20. Eu tb vi essa autora nacional (q aliás, eu adoro!) falando sobre esses livros. Ela realmente foi infeliz, mas... deixa pra lá!!!
    Eu ainda não comprei, não pq nao goste de colorir, mas o meu tempo já tá tão escasso (mãe, dona de casa, esposa, fotógrafa, leitora assídua.... ai, cansei!!!!) q preferi não me aventurar por esse caminho, pq sei q vou ficar hooooooras colorindo.
    Bem, assim como massacraram o estilo Hot, os livros de colorir são a bola da vez... vamos ver qual estilo vai ser o próximo!
    bjoooo

    ResponderExcluir
  21. Oi Kel, realmente o povo adora criticar o trabalho alheio, o que é uma pena. Ainda não tenho livros de colorir mas pretendo adquirir para pintar junto com a minha filhota que tem 7 anos. Tenho visto reportagens de como esses livros estão fazendo bem para pessoas de várias idades e na boa, acho que esse pessoal devia comprar o livro e ir pintar também, invés de ficar falando besteira por aí.


    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Kel, tudo bem?
    Eu assino em baixo desse post, e faço de suas palavras, as minhas. Eu comprei Jardim Secreto e a sensação de colorir é tão fascinante como a de realizar a leitura de um livro. Existem várias formas de nós nos expressarmos, e acredito que ler, pintar, destruir diário, assistir um filme, cantar uma música... todas elas se completam e fazem refletir nosso humor e como está nosso astral.
    Ótimo post!

    Beijos =*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  23. Oi Kel, sua linda, tudo bem?
    Sempre tem alguém reclamando, não é verdade. Eu só não entendo o motivo. Eu gosto de ideias criativas e as editoras têm inovado com esses livros em o leitor interage, participa da obra sendo pintando, ou destruindo, risos... E quer saber, tem um deles, que além de pintar, podemos procurar objetos, eu adoro essa atividade.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Kel, toca aqui. Você disse tudo que eu penso sobre está palhaçada. Principalmente vindo dos autores nacionais, que mais parece recalque, por que o livro de colorir é mais famoso que o dele.
    Assim como um livro de palavras tem sua arte, sua forma de entreter e proporcionar divertimento, o livro de colorir também, que alem disso tudo que citei acima serve como uma terapia, o que acaba ajudando muita gente nesse mundão a fora.
    Eu já encomendei os meus de colorir :D e não vejo a hora de poder praticar mais está bela arte.
    Adorei seu post e você disse tudo o que eu também penso a respeito.

    Beijokas Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  25. oi :)
    o povo tá se incomodando demais com isso. tava pensando em escrever um texto esses dias mas fiquei com preguicinha desse povo.
    o que me incomoda é que são autores nacionais falando isso. tipo não pra mim parece que estão ocm inveja pq um livro de colorir tá fazendo sucesso ao invés do livro deles, ao invés de incentivarem a literatura e os artistas que fazem isso pra aliviar o stress das pessoas. pow é uma coisa tão simples e tranquila como colorir e tá fazendo um baita sucesso.
    povo deveria se calar e incentivar isso ao invés de viver criticando.
    eu ainda não testei mas eu adoro colorir.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  26. Olá, Kel!
    Que estranho, é a primeira vez que leio algo sobre isso. Acho que não estou muito atualizada do mundo literário rs Achei legal a sua defesa aos artistas que se empenham para construir livros de colorir, concordo com você. Nenhum trabalho artístico deve ser desvalorizado. As pessoas tendem a colocar suas preferencias como superiores e esquecem que a arte deve ser uma forma de expressão universal e única de cada um. Bom desabafo. parabém! :D

    Luz e literatura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi, Kel!
    Jura que teve gente reclamando? Eu não vi isso!
    Concordo plenamente contigo, os desenhos são as obras desses artistas, um mais lindo que o outro. Eu só não vou comprar porque sou péssima pra pintar e não gosto muito. Mas pra quem gosta e tem paciência, é um ótimo passatempo.Ouvi dizer que até ajudou algumas pessoas em depressão. Cada um deve escolher o que quer ler/pintar e ninguém tem que dar pitaco, né?

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Kelll.... amei esse post! Sério! Eu fiquei chocada também com as coisas que eu li, e dizendo que os desenhos eram tão ridículos que qualquer criança de cinco anos faria. Gente! Como assim? São desenhos lindos e repletos de detalhes, são obras belíssimas como você disse.
    Acho de uma ignorância tremenda quem diz uma coisa dessas, e o mais triste, é que são autores, desmerecendo o trabalho alheio. Depois querem se fazer de injustiçados, e dizer que não valorizam o trabalho deles. Que tal respeitar o dos outros, né!? Fiquei indignada!
    Parabéns pelo post!

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  29. Palha assada mesmo, muito mimimi pro meu gosto.
    Essa gente que tirou pra encher o saco se tornou vítima do próprio preconceito, aposto que morrem de vontade de pegar um livro LINDO desses de colorir e "perder tempo" colorindo. Acabam não fazendo porque pensam que vão ser julgados por estarem colorindo. Aí resta fazer o que? Criticar. Affeeee!! Como se as pessoas que estão lá felizes com seus lápis de cor e os autores estivessem fazendo um tremendo mal pra humanidade '-' Pelo amor!
    #RaquelSincera disse tudo o/\o

    ResponderExcluir
  30. Kel, apoio você em cada palavra. É ridículo desmerecer o trabalho alheio e sinceramente, só consigo pensar em inveja... Porque mesmo essa autora aí falando mal dos livros de colorir (lembro e acompanhei a confusão, só observando hahah), eles fazem mais sucesso do que ela jamais fará. E agora recentemente tivemos a declaração da Ruth Rocha de que Harry Potter e livros do gênero fantástico não são literatura. E ainda por cima tenho de aguentar minha professora dizendo que livros de autoajuda são para pessoas loucas! Não dá, olha. Não dá.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Gente...livro de colorir é tipo remédio? É anti TPM!!!
    Pergunta pro meu marido o que ele acha de livro de colorir? É a solução dos problemas dele! Quando eu tô mais irritada, ele já pergunta logo: "Amor? Cadê aquele seu livrinho que você fica colorindo? Por que você não vai buscar ele e senta aqui do meu lado pra colorir enquanto eu assisto tv?".
    Eu acho até que ele estava meio apreensivo de ver que eu estava terminando Jardim Secreto. Quando cheguei com Floresta Encantada ele realmente pareceu aliviado...
    Hahahahahaha

    ResponderExcluir
  32. Eu acho legal esses livros de colorir e tals, só acho que para mim esses livros não funcionam. Não tenho paciência para tal, mas admiro quem tenha.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  33. Kel concordo com tudo que vc falou. Oh povo para se incomodar com o lazer dos outros. Penso como vc, caso não goste respeite quem gosta ou pelo menos imagine se vc seria capaz de fazer algo melhor. E além disso temos sim que valorizar o trabalho dos artistas - desenhistas que tiveram a criatividade de fazer imagens tão belas e complexas ao mesmo tempo.
    Enfim mais uma ótima reflexão!!! Parabéns.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  34. Eu acho lindos esses livros, tenho em pdf até, mas não tenho paciência, rsrs
    nunca gostei de pintar, nem na escola. Até pensei em comprar um, mas provavelmente vou fazer um ou dois desenhos e pronto.
    Como eu sou ansiosíssima, eu acho que não seria uma terapia para mim, pois eu ia querer piintar tudo de uma vez e tal kkkk
    Para mim eu acho que não daria certo, mas nada contra quem gosta, participo de grupos sobre esses livro no face e me divirto muito vendo as pinturas lindas do povo *-----* o problema é que as canetinhas e lápis de corestãoooo caríssimo, já vi gente falando que 6 canetinhas custa 40,00, daí eu discordo gente, que roubooooo, tem que abaixar esses precos rs
    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!